Proteus Manual Português

Proteus Manual Português

(Parte 4 de 9)

Ao lidarmos com trilhas teremos sempre que Ter o ícone de colocação de trilhas ativado.

Ao ativarmos a ferramenta de colocação de trilhas teremos uma lista com todas as larguras

De trilhas no lado direito da tela.

Escolha a largura de trilha que você quer usando o mouse, em seguida selecione a trilha.

Com o lado direito do mouse, em seguida o programa apresentará um quadro pedindo confirmação de mudança de largura, clique ok que a mudança se efetivará.

MUDANDO UM SEGMENTO DE TRILHA

Ative a ferramenta de colocação de trilha, clique com o lado direito do mouse para selecionar a trilha que você deseja, coloque o mouse sobre um dos extremos do segmento a

ser mudado, clique novamente com o lado direito do mouse, em seguida coloque o mouse

No outro extremo do segmento, clique o lado direito do mouse, você notará que somente este segmento ficou em destaque, escolha a nova largura de trilha , o programa pedirá a confirmação da mudança, clique ok.

APAGANDO UMA TRILHA

Selecione a trilha com o lado direito do mouse, um segundo toque no mouse e a trilha se apagará. A trilha tem que estar na mesma face mostrada no exibidor de layers, no canto esquerdo inferior da tela. A ferramenta de colocação de trilhas tem que estar ativada.

APAGANDO UM SEGMENTO DE UMA TRILHA.

Ative a ferramenta de colocação de trilha , clique com o lado direito do mouse para selecionar atrilha que você deseja, coloque o mouse sobre um dos extremos do segmento

A ser mudado, clique novamente com o lado direito do mouse, em seguida coloque o mouse no outro extremo do segmento, clique o lado direito, você notará que somente este segmento ficou em destaque, novamente com o lado direito do mouse que este segmento se apagará.

DESROTEANDO

O bom dos roteadores de 32 bits é o fato que podemos desrotear com um simples comando acelerando assim nosso processo de execução de protótipos.

Vamos supor que haja um erro em nosso projeto e que queiramos que a placa volte a condição de ligação de componentes e obviamente alterarmos o roteamento.

Clique na ferramenta de colocar traço

Em seguida selecione todo o circuito como um só bloco. Atenção para selecionar desenhe com o lado direito do mouse o quadrado selecionador.

Mover

Apagar

Clique na ferramenta apagar objetos que teremos o roteamento apagado e as ligações de volta.

ROTEAMENTO AUTOMÁTICO.

AJUDANDO O ROTEADOR

A importância do Neck.

O roteador do seu FOTOLITE é inteligente, levando-se em consideração seu preço é excelente. Mas temos que ajudá-lo ativando certos recursos que o ajudarão a vencer os obstáculos .

NECK

Quer dizer pescoço em inglês, no Inglês de nosso programa quer dizer , um traço alternativo mais fino do que estamos usando o qual o computador pode usar para passar pôr ilhas ou mesmo traços próximos, um valor bom para o Neck seria 0.30 mm , o qual é um traço fino, mas seguro para fabricarmos a placa .

Pôr exemplo, se estamos roteando uma placa com trilha de 1 mm de largura e o computador vê uma passagem entre duas ilhas de um CI ele vai usar a trilha alternativa (NECK) para passar pôr esse ponto .o NECK determinado vai aumentar o percentual de sucesso do roteador.

MUDANDO O GRID (GRADE)

Se o roteador não conseguiu rotear uma placa totalmente , faça o seguinte ,desroteie, posicione os componentes de forma à facilitar o caminho para o computador, roteie usando diferentes grids 10, 20, 25,50 para cada gride o computador procede diferentemente, pode ser que ele não ache o caminho no gride 10 mas possa achar no gride 20 , pôr exemplo.

ROTEANDO EM DUAS FACES

Agora que temos uma ferramenta poderosa para fazer placas de circuito impresso por que não usarmos todos os recursos deste programa?

Ao termos desroteado a placa temos de voltar as ligações, vamos usar essas ligações para rotearmos uma placa em duas faces

Vamos chamar o roteador e rotear essa placa em duas faces

Clique SYSTEM/SET STRATEGIES e o quadro acima aparecerá , selecione para o campo VERT(trilhas verticais ) BUTTOM COPPER(face inferior) para que o roteamento vertical seja colocado na face inferior.

Você notará que os traços da camada inferior serão azuis e os traços da camada superior serão vermelhos (essas cores você poderá mudar no SET COLOURS)

MUDANDO UMA TRILHA DE FACE

A qualquer momento podemos mudar de face uma trilha roteada .O indicador de Layer (camadas) no canto inferior esquerdo alterna-se entre TOP COPPER e BUTTOM COPPER a cada toque na barra de espaço ou nas teclas PAGEUP E PAGE DOWN.

Vamos supor que estamos na camada TOP COPPER, para saber em que camada estamos, olhe o indicador de camadas, qualquer trilha pode ser mudada para a camada oposta, basta selecionarmos com o lado esquerdo do mouse a trilha que queremos mudar de face, e mudarmos a camada teclando barra de espaço ou PAGEUP PAGE DOWN.

O programa Apresentará um quadro pedindo a confirmação , tecle ok que a mudança será efetivada.

IMPRIMINDO.

Mais adiante será explicado extensivamente o conceito de camadas, por hora vamos imprimir o layout da placa e a máscara de componentes.

Ao clicarmos o menu OUTPUT/PRINT o quadro abaixo se abrirá:

Devemos escolher uma camada a cada impressão, neste caso a camada TOP COPPER está selecionada e também BOARD EDGE(contorno da placa ) para aparecer na impressão o contorno da placa.

GERANDO FOTOLITO

Seu Fotolite tem a capacidade de gerar fotolito, pois pode tanto imprimir imagem positiva (trilhas Negras fundo Branco) ou imagem negativa (fundo negro linhas transparentes ).

As imagens negativas são usadas pelas indústrias de placas de alta definição ,num processo chamado fotográfico.

As imagens Positivas são usadas por amadores ou pequenas indústrias por um processo chamado serigráfico ou silk screen.

A TECNO TRACE adotou o FOTOLITE por ser especialmente provido de recursos para gerar fotolito negativo, pois utiliza e processo fotográfico para fabricar as placas.

Se você tem uma impressora Jato de tinta, de 600 DPI ou Laser para gerar o fotolito negativo apenas escolha o campo INVERT COLOURS, que você produzirá o fotolito negativo tanto numa transparência para impressora ou imprimir em papel branco e tirar xerox em transparência para retro projetor e reforçar com nosso produto TONER MAGIC .

Caso sua impressora seja mais antiga de 300 dpi siga as instruções abaixo.

Clique OUT/EXPORT EPS vamos exportar o layout do TOP COPPER para ser capturado pelo COREL PHOTOPAINT para fazer a inversão de cores para nós. Depois de gerado o arquivo EPS, saia do FOTOLITE e entre no CORAL PHOTO PAINT, clique arquivo (file), Abrir (open).

Como podemos observar o diretório em que o arquivo EPS do nosso lay out é C: / fotolito/lig. Eps.

Devemos nos encaminhar a esse diretório para carregar este arquivo.

O quadro OPEN AN IMAGE aparecerá, procure o diretório em que o lay out de seu EPS encontra-se e carregue o arquivo.

Um novo quadro aparecerá, Import Eps, clique OK.

O programa então apresentará o QUADRO IMPORT INTO BIT MAP no campo resolução, escolha a resolução de sua impressora.

Clique ok e o lay out aparecerá no CORAL PAINT.

(Parte 4 de 9)

Comentários