Proteus Manual Português

Proteus Manual Português

(Parte 6 de 9)

O CONTORNO DA PLACA

O fotolite tem uma camada especial chamada de Edge. Esta camada é utilizada para registrar as dimensões da placa. Temos que acionar a camada (LAYER EDGE) para fazermos o contorno da placa.

Graphic Mode

Selecione o ícone GRAPHICS MODE (segundo ícone da segunda fileira) e em seguida o ícone BOX (segundo ícone da primeira fileira)

Na parte inferior esquerda da tela tem o selecionador de camadas (LAYERS) escolha EDGE.

Vamos desenhar uma placa de 5x5 cm, o que equivale a 50 mm X 50 mm. Desenhemos uma linha que limita as bordas da placa.

O display de coordernadas esta localizado no canto inferior direito coloque o cursor sobre a origem que você terá coordenadas (ooo, 0000).

Clique com o lado esquerdo do mouse e o mantenha pressionado leve o mouse até as coordenadas (050,000) mantendo o mouse pressionado deslize para a direita até as coordenadas (050,050) que um quadrado se formará este é o contorno de nossa placa.

Como o quadrado abaixo:

Você acabou de desenhar um quadrado de 5 x 5 cm.

O comando ZOOM teclas de F5 até F12 servem para distanciarmos ou aproximarmos a imagem sendo que a tecla F 12 faz a placa ocupar a tela inteira.

Você já pode notar que nossa placa ocupa a tela toda e que ela está cheia de pontos eqüidistantes esses pontos se cha­mam Grid visual, eles nos facilitam o traçado e o alinhamento do nosso desenho, tela de 1 em 1 mm. Esse espaçamento é muito grande para desenharmos dentro da placa, teremos que mudá-lo.

COLOCANDO COMPONENTES, PARA ROTEAMENTO MANUAL.

Antes de começar a colocar os componentes, devemos mudar o LAYER de trabalho para TOP.

Clique no selecionador de camada no canto inferior esquerdo e escolha TOP COPPER.

Novamente o quadro de mudança de layer de trabalho está na tela, usando as Setas selecione TOP. Tecle ENTER.

O fotolite tem vários componentes arquivados em Bibliotecas

(LIBRARIES), com o comando para colocar componentes, acessa­remos tais componentes e os colocaremos na placa.

COLOCAÇÃO DE COMPONENTES

Colocação de componentes

Seleção de componentes

Clique no Ícone PLACEMENT E ROUTING MODE (o segundo ícone da primeira fileira)

Em seguida PACKAGE PLACEMENT AND EDITING (colocação, envólucro e edição) como mostra o desenho acima.

Clique sobre a letra P (PLACEMENT) colocação

Aparecerá uma relação de componentes escolha Dil8 e clique duas vezes, pois vamos colocar um circuito integrado de 8 pinos ,cujo código dentro da lista de componente é DIL8.

FAZENDO A ANOTAÇÃO

Leve o mouse no centro da placa e clique que aparecerá um invólucro de 8 pinos sobre a placa. Clique no Ícone Edit object a segunda seta à direita, em seguida leve o mouse sobre o componente e clique um quadro de edição aparecerá, no campo Part Id digite CI-1.

O componente ficará como o da figura

O componente ficará como o da figura ao lado.

GIRANDO UM COMPONENTE

Se você necessitar girar este componente, selecione o componente com o lado direito do mouse, você notará que ao selecionar o componente este ficará em destaque, Escolha o menu Edit, em seguida pressione a tecla girar a cada toque o componente girará 45 graus.

APAGANDO UM COMPONENTE.

Para apagar um componente basta selecionar com o lado direito do mouse, o componente ficará em destaque, com um segundo clique do lado direito o componente se apaga.

O COMANDO UNDO este comando é o grande destaque de qualquer software de alto nível, teclando a letra U desfazemos o último comando, por exemplo, se você apagar um componente da placa pôr engano, destruindo a parte toda de um trabalho, tecle U que o componente retorna a tela juntamente com as ligações que foram apagadas, este comando é muito útil procure exercitá-lo.

COLOCANDO O RESISTOR

Usando as ferramentas de colocação e anotação de componente coloque R1

Na biblioteca seu código é res40.

Usando as setas leve o resistor até as coordenadas (0407,280) ENTER ESC

Sua placa ficará assim

MOVIMENTANDO UM COMPONENTE

Os últimos 3 ícones da fig. acima à direita são respectivamente ferramenta para movimentar componente, ferramenta para copiar componente e ferramenta para apagar componente.

MOVIMENTANDO UM COMPONENTE

Selecione o componente com o lado direito do mouse, em seguida clique na ferramenta para movimentar componente, um quadrado aparecerá ao redor do componente selecionado, com o mouse movimente-o para onde quiser.

COPIANDO UM COMPONENTE

Selecione o componente com o lado direito do mouse, em seguida escolha o ícone copiar componente um quadrado aparecerá em volta do componente leve-o para onde quer a cópia do componente.

COLOCANDO TRILHAS.

Vamos colocar uma trilha de 1 mm = 40 mils ou thou ou th milésimos do pino 6 do CI-1 e o terminal quadrado do resistor R1.

Clique no ícone TRACE PLACEMENT

Aparecerá do lado direito as larguras de trilhas disponíveis em mils (milésimos de polegada) ,escolha T40 que quer dizer 1 mm.

Agora é só começar a traçar, leve o mouse nos respectivos pontos e trace. Nossa placa terá este aspecto:

APAGANDO TRILHAS

Com o lado direito do mouse selecione o segmento ou a trilha que você deseja apagar, um segundo clique apaga esta trilha .

MUDANDO A LARGURA DE UMA TRILHA

Selecione com o lado direito do mouse, a trilha que deseja mudar de largura, uma vez selecionada a trilha torna-se vazia, com o mouse clique a nova medida da largura no quadro à direita da tela.

BLOCOS

SELECIONANDO OS ELEMENTOS DE UM BLOCO

COPIANDO UM BLOCO.

Depois de selecionado um bloco pode ser copiado usando a ferramenta copiar a primeira acima.

MUDANDO UM BLOCO.

Depois de selecionado um bloco pode ser mudado de lugar com a segunda ferramenta.

APAGANDO UM BLOCO.

Um bloco pode ser apagado com a terceira ferramenta acima

TERMINAIS, ilhas (PADS )

(Parte 6 de 9)

Comentários