Psicologia Consumidor

Psicologia Consumidor

(Parte 1 de 5)

Psicologia do Consumidor

Licenciatura Ciências do Consumo –1º Semestre Ano Lectivo 2008/2009

Factores que influenciam o comportamento de compra

Kotler(1998) modelocom factoresinternose externos que influenciam o consumidor.

Factores que influenciam o comportamento de compra

Um Modelo ?

Um modelo é uma representação mais ou menos fiel, mas sempre simplificada, de um fenómenoou de um sistema complexo para melhor os compreender, o que permitirá uma melhor actuação sobre ele.

Um Modelo ?

Consumidor: Teorias e Modelos de estudo

As Teorias económicas clássicas

que razõeslevam um indivíduo a comprar e consumir dado produto

em vezde outro,

em dada quantidade,

em dado momento,

As Teorias económicas clássicas

1ª Escola: Corrente Pensamento Económico Início Séc.X

Elaboraram modelo base da

Teoria Económica da Procura

(época:reflectia-semais sobre os bens de 1ª necessidade, indiferenciados ex.pão, sal, vinho) e havia mais preocupação com a produçãoque com consumo.

Dubois, 1993

Modelo de procura global My t Me oKtMp o Y EaSEtP

As Teorias económicas clássicas

Consumidor escolhe porque…

Dubois, 1993

As Necessidades(procura) de bens básicos, comoalimentação, habitação, vestuário, etc., oude luxo, comojóias, perfumes, iates, etc., são ilimitadas ou infinitas! Princípio da Escassez

As Teorias económicas clássicas

Os Recursos(factoresde produção-terra, trabalho, equipamentos ou conhecimentos técnicos) parasatisfazera procura são finitos ou escassos.

As Teorias económicas clássicas As Teorias económicas clássicas

A variável explicativa central do modelo dos economistas:

preferência-exprime prioridade das escolhas.

Dubois, 1993

As Teorias económicas clássicas

1ªConsumidor pode conhecer as suas preferênciaspor todos os produtos susceptíveis de satisfazer as suas necessidades!

Condições de Transparência

Dubois, 1993

3 hipóteses base da teoria:

As Teorias económicas clássicas

Dubois, 1993

A B Prefere A a B? ou B a A?

As Teorias económicas clássicas 3 hipóteses base da teoria:

2ªA estruturade preferência deve ser transitiva.

Se prefereae aentão prefere.. a

Dubois, 1993

As Teorias económicas clássicas 3 hipóteses base da teoria:

3ªMaximização da Satisfação: Prefere-se sempre mais a menos.

preferea

Dubois, 1993

As Teorias económicas clássicas

MicroeconomiaMicroeconomia: : o consumidor irá procurar o consumidor irá procurar maximizar a sua maximizar a sua UTILIDADEUTILIDADE, ou seja, a , ou seja, a satisfação induzida pelo consumosatisfação induzida pelo consumodos produtos.dos produtos.

Um Um bembemeconómicoeconómicoé é útilútilememtermostermos subjectivossubjectivos:: variavaria de de consumidorconsumidor parapara consumidorconsumidor..

Dubois, 1993

“Um consumidor “Um consumidor reparte as suas comprasreparte as suas compras entre diferentes artigos entre diferentes artigos em em função da satisfaçãofunção da satisfaçãosuplementar suplementar induzida pelo consumo de uma unidade de induzida pelo consumo de uma unidade de produto, produto, tendo em conta o tendo em conta o preçopreço” ” MarshallMarshall (1890)(1890)

(Parte 1 de 5)

Comentários