Apostila de word e excel básico

Apostila de word e excel básico

(Parte 1 de 8)

Pag - 1

Word e Excel passo a passo

Autor: Hélio dos Santos Duarte

Pag - 2

1. Clique em Abrir

WORD – Passo 01: Abrir um documento 2. Na caixa Examinar, clique na unidade de disco, pasta ou local da Internet que contém o documento. 3. Na lista de pastas, clique duas vezes nas pastas até abrir a pasta que contém o documento desejado.

Se não conseguir localizar o documento na lista de pastas, você pode pesquisá-lo.

4. Clique duas vezes no documento que você deseja abrir.

Observação Para abrir um documento criado em um outro programa, clique no formato de arquivo desejado na caixa Arquivos do tipo e, em seguida, clique duas vezes no nome do documento na lista de pastas. Você também pode digitar a extensão na caixa Nome do arquivo; por exemplo, digite *.wk4 para localizar os arquivos Lotus 1-2-3 da Versão 4.0.

Dica: Para abrir um documento que você usou recentemente, clique no nome do arquivo na parte inferior do menu Arquivo. Se a lista de documentos usados recentemente não for exibida, clique na guia Geral (comando Opções, menu Ferramentas). Marque a caixa de seleção Listar arquivos utilizados.

Salvar um documento:

Você pode salvar o documento ativo em que está trabalhando, seja ele novo ou já existente. Você pode salvar todos os documentos abertos ao mesmo tempo. Pode também salvar uma cópia do documento ativo com um nome diferente ou em um local diferente. Você pode salvar um documento em outro formato de arquivo para ser usado em outro programa. Por exemplo, pode salvar um documento do Word em um formato de arquivo que pode ser lido por versões anteriores do Word, pelo Microsoft Works ou pelo WordPerfect. Pode também abrir um documento criado em um formato de arquivo diferente em um programa diferente, trabalhar nele no Word e, em seguida, salvá-lo no seu formato original. Por exemplo, você pode abrir um documento do WordPerfect, fazer alterações nele no Word e, em seguida, salvá-lo no formato do Word ou no do WordPerfect. Você pode salvar um documento com uma extensão de arquivo diferente sem alterar o seu formato. Por exemplo, pode salvar um documento do Word com a extensão de arquivo .abc.

O Word está definido para salvar automaticamente os documentos para recuperação caso o programa pendure (pare de responder) ou falte energia. Quando o recurso de AutoRecuperação estiver ativado, as alterações que você fizer em um documento serão salvas em um arquivo de recuperação baseado no intervalo de gravação de AutoRecuperação. Por exemplo, se você definir a AutoRecuperação para salvar a cada 5 minutos, você irá recuperar mais informações do que se defini-la para salvar a cada 10 minutos. Com a AutoRecuperação ativada, se o Word pendurar (parar de responder) enquanto você tiver documentos abertos e você tiver de reinicializar, o Word automaticamente abrirá os arquivos de recuperação quando você iniciá-lo novamente. As informações nos arquivos de recuperação refletem o último momento em que a AutoRecuperação salvou os documentos. A AutoRecuperação não substitui as salvas regulares de seus documentos; o arquivo de recuperação é excluído quando você salva ou fecha o documento.

• Você pode definir o Word para salvar automaticamente um backup toda vez que salvar um documento. O backup lhe fornece uma cópia anterior, para que você tenha as informações atuais salvas e as informações salvas antes delas.

• Você pode salvar várias versões de um documento dentro do mesmo documento. Após ter salvo várias versões do documento, você pode voltar e revisar, abrir, imprimir e excluir versões anteriores.

• Você pode salvar um documento para um site FTP na Internet caso você tenha uma conta em um provedor Internet através de um provedor de serviços de Internet ou para a intranet de sua empresa, se você tiver direitos de gravação para o site FTP.

Exercício :

1. Clique em Salvar

Salvar um documento novo

*** Para salvar o documento em uma pasta diferente, clique em uma unidade de disco diferente na caixa Salvar em ou clique duas vezes em uma pasta diferente na lista de pastas.

Pag - 3

em Criar nova pasta

2. Para salvar o documento em uma pasta nova, clique

3. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o documento.

Observação:

Favoritos

1. Você pode usar nomes longos e descritivos para os arquivos. 2. Se desejar um acesso rápido a esse documento, você pode salvá-lo na pasta Favoritos. Para exibir a pasta Favoritos na caixa Salvar em, clique em Examinar em 3. Para facilitar a identificação e encontrar seu documento rapidamente no futuro, clique em Propriedades no menu Arquivo. Na guia Resumo, digite informações tais como título, assunto, autor, palavras-chave e comentários do documento. Você pode em seguida pesquisar o documento pelas propriedades específicas do arquivo como autor, assunto ou título.

mento

WORD – Passo 02: após salvar o docu- Digitar o texto a seguir:

A história pública do PC começou em agosto de 81, quando a IBM anunciou o IBM Personal Computer-- o IBM original. No fundo, a história começou antes, é claro, mas não muito. Um pequeno grupo de projetistas da IBM precisou de apenas um ano entre o dia da decisão de montar um computador pessoal IBM até o dia em que o PC foi lançado-- um tempo incrivelmente curto para uma instituição tão grande e vagarosa quanto a IBM.

Não muito tempo depois, chegou a primeira inclusão da IBM à família do PC, o PC XT, que incluía a capacidade de armazenamento em disco rígido. O PC XT logo tornou-se o sucessor do PC original. A Compaq acompanhou o PC XT no outono de 83 com outro computador portátil-- chamado Compaq Plus.

Em agosto de 84, a IBM introduziu o PC AT, que tinha velocidade de processamento muito maior do que o PC e o PC XT. O PC AT foi um sucesso e, nos anos seguintes, serviu como computador pessoal de liderança da IBM, inspirando uma série dos chamados clones, muitos deles oferecendo recursos aperfeiçoados e preços mais baixos.

**** Leia com atenção:

Abaixo estão algumas teclas de atalho, onde você poderá excluir caracteres do texto, copiar e mover blocos do texto, inserir caracteres especiais e o mais importante selecionar o texto (pois sem a seleção não é possível executar nenhuma funcão no editor de textos.

Selecionar texto e elementos gráficos

*Selecione o texto mantendo pressionada a tecla SHIFT e pressionando a tecla que move o ponto de inserção.

Até o fim de uma palavraCTRL+SHIFT+SETA À
Até o fim de uma linhaSHIFT+END
Até o início de uma linhaSHIFT+HOME
Uma linha para baixoSHIFT+SETA ABAIXO
Um linha para cimaSHIFT+SETA ACIMA
Até o fim de um parágrafoCTRL+SHIFT+SETA
Até o início de um parágrafoCTRL+SHIFT+SETA
Uma tela para baixoSHIFT+PAGE DOWN
Uma tela para cimaSHIFT+PAGE UP
Até o fim de uma janelaALT+CTRL+PAGE

Para estender uma seleção Pressione Um caractere para a direita SHIFT+SETA À DIREITA Um caractere para a esquerda SHIFT+SETA À ESQUERDA DIREITA Até o início de uma palavra CTRL+SHIFT+SETA À ESQUERDA ABAIXO ACIMA DOWN Até o início de um documento CTRL+SHIFT+HOME

Excluir um caractere à esquerda
Excluir uma palavra à esquerda

Excluir texto e elementos gráficos BACKSPACE CTRL+BACKSPACE

Excluir um caractere à direita
Excluir uma palavra à direita
Recortar o texto selecionado para a Área de transferência
Desfazer a última ação

Copiar e mover texto e elementos gráficos – Antes destas ações é necessário selecionar o texto.

Copiar texto ou elementos gráficos
Criar AutoTexto
Colar o conteúdo da Área de transferência

CTRL+C ALT+F3 CTRL+V

Uma quebra de linha

Inserir caracteres especiais SHIFT+ENTER

Uma quebra de página
Uma quebra de coluna
O símbolo de copyright
O símbolo de marca registrada
O símbolo de marca
Reticências

Pag - 4 CTRL+ENTER CTRL+SHIFT+ENTER ALT+CTRL+C ALT+CTRL+R ALT+CTRL+T ALT+CTRL+ponto

Faça vários testes com estas teclas. Lembre-se, caso queira retornar a última ação, digite as teclas CTRL + Z ou clique no botão desfazer digitação .

Você também pode utilizar o mouse para selecionar blocos de texto: Para selecionar faça o seguinte:

Qualquer quantidade de texto: Arraste o mouse sobre o texto, clicando o botão esquerdo Uma palavra: Clique duas vezes na palavra. Um elemento gráfico: Clique no elemento gráfico. Uma linha de texto: Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique. Várias linhas de texto: Mova o ponteiro para a esquerda das linhas até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e arraste para cima ou para baixo. Uma frase: Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase. Um parágrafo: Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo. Vários parágrafos: Mova o ponteiro para a esquerda dos parágrafos até que ele assuma a forma de uma seta para a direita, clique duas vezes e arraste para cima ou para baixo. Um bloco de texto grande: Clique no início da seleção, role até o fim da seção, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique. Um documento inteiro: Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique três vezes.

Exercício :

Não muito tempo depois, chegou aoutro com-

1. Selecione e copie para o final do texto o seguinte fragmento : putador portátil-- chamado Compaq Plus. 2. Selecione todo o texto e mova para depois do fragmento acima. 2.2 Insira no final do texto o símbolo de copyright 3. Mova para o final do texto o primeiro parágrafo.

WORD – Passo 03 - FORMATAÇÃO

Formatação de caracteres e parágrafos

Para aplicar formatação de caracteres a uma única palavra, clique na palavra. Para aplicar formatação de caracteres a várias palavras ou a alguns caracteres de uma palavra, selecione o texto.

Exercicio:

Digite o texto abaixo e aplique as seguintes formatações: (salve o texto como Evolução da arquitetura)

Centralizado(não esqueça: selecione

Título : antes de executar a área do texto antes ) Arial, 16, negrito

Corpo do Texto:

Justificado

Times New Roman, 12, itálico.

(Parte 1 de 8)

Comentários