Apostila - Excel Financeiro

Apostila - Excel Financeiro

(Parte 2 de 7)

9 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Veja a figura abaixo:

Digite o mesmo texto do exemplo acima na célula que você selecionou e observe que, à medida que o texto é digitado, as palavras são deslocadas, veja o exemplo abaixo:

Quando for pressionada a tecla Enter, observe que a altura de todas as células daquela linha serão alteradas, mas elas não possuem o recurso de ajuste automático de texto. Você pode utilizar este recurso para uma faixa de células. Utilize a ferramenta pincel para copiar o formato de uma célula, para várias outras células.

Muitas vezes você precisa digitar um texto que na verdade é um número. Se o número for digitado diretamente, ele será alinhado pela direita. Para que o número seja alinhado pela esquerda diretamente na digitação, você deve pressionar o acento agudo (‘) antes de digitar o número. Veja o exemplo abaixo:

Observe que o número que está na célula A1 foi digitado diretamente e foi alinhado pela direita, e o que foi digitado com o sinal de acento agudo (célula A2), como você pode ver na barra de fórmulas, foi alinhado pela esquerda. Portanto, quando você precisar alinhar um número pela esquerda, antes de digitar o número digite o sinal do acento agudo (‘).

Microsoft Excel Financeiro

10 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

ALTERANDO O CONTEÚDO DE UMA CÉLULA Primeiramente, é preciso posicionar a ponte sobre a célula a ser alterada. Em seguida, ou você digita o valor/texto novamente, ou você edita a célula em questão para alterar o seu conteúdo. Caso opte pela edição, pressione a tecla F2, ou clique na barra de fórmulas sobre o conteúdo da célula que ali está sendo mostrado e altere-o. Para confirmar a alteração, você deve pressionar a tecla ENTER ou clicar no botão de entrada (√ ) na barra de fórmulas.

1. Altere o valor digitado na célula B4 para 150000; 2. Altere o conteúdo da célula K50 para Curso de Computação - Excel; 3. Apague o último sobrenome da célula A1; 4. Digite na célula A5 o valor 154896000000.

Posicione o ponteiro do mouse na moldura da planilha (onde estão as letras das colunas), sobre a borda direita da coluna cuja largura você deseja modificar. Quando o ponteiro assumir o formato de uma seta de duas pontas apontando para a direita e para a esquerda, clique e arraste a borda direita da coluna até ajustá-la à largura que você deseja.

Para alterar a largura através da caixa de diálogo, selecione o número da coluna e vá até o menu formatar, clique na opção coluna e aparecerá outra caixa de diálogo, escolha a opção “largura”.

Veja afigura abaixo:

Microsoft Excel Financeiro

1 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Esta opção exibe mais uma caixa de diálogo, onde você deve informar a largura da coluna, observe a caixa de diálogo abaixo:

Pressione o botão de Ok e as colunas irão automaticamente para a nova largura.

O recurso Auto Ajuste é a forma mais rápida e prática de ajustar a largura de uma coluna. Este recurso ajusta a largura da coluna baseando-se na largura do maior elemento contido em uma célula da coluna. Para utilizar este recurso, selecione a coluna dando um clique sobre a sobre a sua letra e ative o comando de menu “formatar/coluna/auto ajuste de seleção”.

Obs: Para voltar à largura padrão, ative o menu “formatar”, comando “Coluna/Largura Padrão” e a largura da coluna voltarão ao normal.

Para você alterar a altura da linha, o processo é semelhante com a alteração da largura da coluna.

EXERCÍCIO 1. Altere a largura da coluna A de modo que caiba o valor contido na célula A5. 2. Digite XLK INFORMÁTICA na célula C1. 3. Altera a largura da coluna C de modo que ela acomode completamente a frase XLK INFORMÁTICA. 4. Altere a altura da linha 3 até mais ou mesmo o tripulo de sua altura normal. 5. Altere a altura da linha 5 até mais ou menos o dobro da sua altura normal.

Microsoft Excel Financeiro

12 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Clique sobre o botão, ao lado do campo que indica o tamanho atual da letra, para abrir a lista com os tamanhos. Esta lista você deve selecionar um item, conforme o tamanho desejado.

EXERCÍCIO 1. Altere o tamanho da fonte de letra da célula A1 para 18. 2. Altere o tamanho da fonte de letra da célula K50 para 16. 3. Altere o tamanho da fonte de letra da célula A5 para 6.

Clique sobre o botão, ao lado do campo que indica o tipo atual da letra, para abrir a lista com os tipos. Desta lista você deve selecionar um item, conforme o tipo desejado.

1. Altere o tipo de fonte de letra da célula A1 para Arial. 2. Altere o tipo da fonte de letra da célula B4 para Currier New. 3. Altere o tipo da fonte de letra A4 para Modern.

Existem quatro estilos de fontes disponíveis para serem usados no Excel: NEGRITO, ITÁLICO e SUBLINHADO

Para usar um destes estilos em uma célula, basta posicionar o ponteiro de células desejado e clicar nos respectivos ícones da barra de formatação.

EXERCÍCIO 1. Altere o estilo da fonte da célula A1 para Negrito. 2. Altere o estilo da fonte da célula B4 para Itálico. 3. Altere o estilo da fonte da célula A4 para Sublinhado.

Microsoft Excel Financeiro

13 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Ao digitar uma informação para uma célula, o Excel usa o alinhamento padrão para aquele tipo de dado. Para alterar o alinhamento, posicione o ponteiro na célula a ser alterada e clique em um dos botões de alinhamento: ou à esquerda, ou à direita, ou ao centro. Células do tipo numérico que ainda não tenham sido formatadas também podem ser modificadas no seu alinhamento.

EXERCÍCIO 1. Altere o alinhamento da célula A1 para o centro; 2. Altere o alinhamento da célula C1 para à direita; 3. Altere o alinhamento da célula K50 para o centro; 4. Altere o alinhamento da célula K50 para à esquerda.

Quando você quiser desfazer a sua última entrada de dados ou o último comando executado, selecione o comando “Editar/voltar” na barra de menu ou dê um clique sobre o botão Voltar, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão. O comando voltar mostra a última ação executada, que pode ser desfeita. Para utilizar o comando voltar, você deve ativá-lo logo após a operação que deseja desfazer. Se você quiser repetir o último comando executado, selecione o comando “Editar/Repetir” na barra de menu ou dê um clique sobre o botão Repetir, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão ao lado do botão Voltar.

EXCLUÍNDO UMA PLANILHA DA PASTA DE TRABALHO Para apagar uma planilha da pasta de trabalho, você deve selecioná-la, dando um clique sobre a guia que corresponde a planilha que você deseja excluir, e ativar o comando de menu “Editar/Excluir Planilha”.

Como mostra a próxima figura:

Após a exclusão de uma planilha, as demais que estavam à sua direita tomam o seu lugar, sem mudar o nome.

Microsoft Excel Financeiro

14 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Se você quiser iniciar uma nova planilha, acabou de entrar no Excel e ainda não abriu nenhuma planilha do disco, pode começar a criar. Se você já iniciou ou abriu uma planilha existente no disco e quiser começar uma nova, clique no botão Abrir Planilha Nova. Se houver na planilha atual algo que ainda não tenha sido gravado, o Excel perguntará se deseja salvar as alterações.

CENTRALIZANDO TÍTULOS NA PLANILHA Certifique-se de que o título foi digitado na primeira coluna da planilha. Depois destaque a partir da célula onde está digitado o título até a extremidade direita da planilha, mas somente a linha do título. A seguir, clique no botão de Centralizar.

SELECIONANDO INTERVALOS Muitas vezes você pode precisar realizar uma mesma operação para um agrupamento de células, ao invés de uma célula, somente. Para evitar ter que aplicar a operação para cada célula individualmente, você pode destacar todas as células e fazê-la para o grupo todo. É um processo bastante simples que, no entanto, poupa muito do seu trabalho. Para selecionar células utilizando o mouse: Primeiro, posicione o ponteiro de células na célula mais a esquerda e mais acima do grupo a ser selecionado. Depois, clique o botão esquerdo do mouse e, mantendo pressionado, arraste-o na diagonal até chegar à célula mais a direita e mais abaixo do grupo a ser selecionado, e então solte o botão do mouse. Pronto, está feita a seleção do grupo de células. Usando o teclado: Primeiro, usando as teclas de seta, posicione o ponteiro de células na célula mis à esquerda e mais acima do grupo a ser selecionado. Depois, pressione a tecla Shift e não solte. A seguir, usando as teclas de seta desloque o ponteiro de células até a célula mais a direita e mais abaixo do grupo de células a ser selecionado. Então solte a tecla Shift e o grupo estará selecionado.

Obs: Para cancelar a seleção basta selecionar uma outra célula isolada com o mouse ou com o teclado.

EXERCÍCIO 1. Digite para as seguintes células os seguintes valores:

A1 : 100 B1 : 200 C1 : 300 A2 : 50 B2 : 150 C2 : 250 A3 : 150 B3 : 250 C3 : 300 2. Selecione o grupo de células A1 : A3 com o mouse. 3. Selecione o grupo de células B1 : B3 com o mouse. 4. Selecione o grupo de células C1 : C3 com o mouse. 5. Selecione o grupo de células A1 : B3 com o mouse. 6. Selecione o grupo de células B1 : C3 com o mouse. 7. Selecione o grupo de células A1 : C3 com o mouse. 8. Selecione o grupo de células B1 : B3 com o mouse. 9. Selecione o grupo de células A1 : A3 com o teclado. 10. Selecione o grupo de células C1 : C3 com o teclado. 1. Selecione o grupo de células A1 : B3 com o teclado. 12. Selecione o grupo de células B1 : C3 com o teclado. 13. Selecione o grupo de células A1 : C3 com o teclado.

Microsoft Excel Financeiro

15 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Para movimentação ou cópia de grupos de células, você pode usar tanto os botões da barra de ferramentas padrão, como as opções do menu Editar e as opções do menu de Atalho, que pode ser acessado com um clique no botão direito do mouse sobre a área da planilha. Nós usaremos os botões da barra de ferramentas padrão por ser de fácil assimilação e padrão para todos os programas do Windows. Para mover células, ou seja, tirar de onde está e colocar em outro lugar, você deve primeiramente selecioná-las da maneira que foi vista anteriormente. Em seguida, clique no botão Recortar, para passar o grupo para a área de transferência. Uma moldura de tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo terá que ser movido. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será transferido para a nova posição.

Obs: Após ter clicado no botão Recortar, pressione ESC, se quiser cancelar o processo.

(Parte 2 de 7)

Comentários