Apostila - Excel Financeiro

Apostila - Excel Financeiro

(Parte 3 de 7)

Para copiar, ou seja, manter onde está mas também colocar em outro lugar, selecione primeiro o grupo de células a ser copiado. Em seguida clique no botão Copiar para passar para a área de transferência. Uma moldura com tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo deverá ser copiado. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será copiado na nova posição.

É possível, também, copiar o conteúdo de apenas uma célula para uma faixa com várias células, utilizando o mesmo procedimento. A única diferença é que você selecionará apenas uma célula para copiar e uma faixa com várias células para Colar.

Obs: Após ter clicado no botão Copiar, pressione ESC, se quiser cancelar o processo.

EXERCÍCIO 1. Copie o grupo de células A1 : A3 para A5. 2. Copie a célula B1 para a faixa B5 : B10. 3. Copie o grupo de células A1 : C2 para C7. 4. Copie o grupo de células B1 : C3 para C10. 5. Copie o grupo de células A1 : C3 para E1.

Copiar

Colar Recortar

Microsoft Excel Financeiro

16 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Alça de preenchimento é aquele pequeno pontinho preto que existe no canto inferior direito da célula selecionada. Ela é bastante útil em muitas tarefas. Dentre elas: Copiar: Selecione a célula (ou grupo de células) que deseja cópias, clique na alça de preenchimento e arraste na direção desejada indicando o número de cópias. Seqüências: Você pode poupar muito trabalho em criação de seqüências de datas, números, meses, etc. fazendo uso da alça. Para isso, digite os dois primeiros valores da seqüência (um ao lado do outro ou um sobre o outro), por exemplo: A1 = janeiro A2 = Fevereiro. Depois selecione as duas células e arraste a alça de preenchimento indicando a direção e a extensão da seqüência.

Obs: Caso queira seqüências não consecutivas (1, 2, 4, 6 ou janeiro, abril, julho, outubro) deve digitar os dois primeiros valores com a diferença desejada entre cada item da seqüência.

O Auto Preenchimento nada mais é que uma lista de seqüências préprogramadas que o Excel possui, sendo que você também pode acrescentar listas ou seqüências próprias que costuma utilizar no seu dia a dia. Para utilizar este recurso oferecido pelo Excel, ative no menu “ferramentas” o comando “opções”, note a abertura da caixa de diálogo Opções. Dê um clique sobre a guia “listas” para ativá-la. Veja a figura abaixo:

Na área listas personalizadas você vê as listas que já está incluída e nota que os dias da semana e meses estão lá. No item Nova lista, que já vem selecionado quando você ativa esta pasta, que é utilizado para você criar uma nova lista, pressionando o botão adicionar. Na caixa Entradas da Lista, você deve digitar a série de entradas, separando-as com vírgula. Após terminar de digitar a lista, pressione o botão de Ok e você já poderá utilizar a nova lista no auto preenchimento.

Microsoft Excel Financeiro

17 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

1) Crie a seguinte tabela, sendo que as seqüências deverão ser criadas pela alça de preenchimento.

Vendas

Código Nome JaneiroFevereiroMarço Abril

101 João Bertoldo 500 600 700 800 201 Arnoldo Ribafrades 100 200 300 400 301 Osmaralho Felisberto 1 5 9 13

401 Marivaldina

Esquinigrena 14 23 32 41

501 Juvenaldo Ostrogofrindo10 12 14 16 601 Esmerlindo Jubaribi 4 8 12 16

Para apagar o conteúdo de células, selecione a célula ou o grupo de células e pressione a tecla Delete (ou Del). O conteúdo das células é imediatamente apagado.

EXERCÍCIO 1. Apague o conteúdo das células da faixa A5 : A8. 2. Apague o conteúdo das células da faixa B5 : B10. 3. Apague o conteúdo das células da faixa C7 : E8. 4. Apague o conteúdo das células da faixa C10 : D12. 5. Apague o conteúdo das células da faixa E1 : G3.

1) Crie a Planilha a seguir:

Aumenta Nr. de casas decimais Diminui Nr. de casas decimais Separador de milhares Formato Percentual Formato moeda

Microsoft Excel Financeiro

18 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Para que os números sejam mostrados com um ponto a cada três dígitos e a vírgula decimal, é preciso formatá-los. Você pode aplicar o formato moeda (R$ 950.340,0), percentual (50,0%) ou o separador de milhares (847.873,8). Para formatar uma célula, clique na célula mais acima e mais à esquerda e araste até a célula mais abaixo e mais à direita do grupo. Em seguida, clique no botão do formato desejado. Formate as células da planilha que contém valores com o Separador de Milhares.

Analise a seguinte planilha:

Para construir acima, siga os passos a seguir:

1) Coloque o ponteiro de células na célula A1 e digite o título todo em maiúsculo; 2) Coloque o ponteiro de células na célula A3 e digite o subtítulo também em maiúsculo; 3) Digite na célula A6 a palavra DEPARTAMENTO 1, e nas células A7, A8, A9, A10 e A11, os departamentos 2, 3, 4, 5, e 6; 4) Digite nas células B5 a palavra JANEIRO, na célula C5 a palavra FEVEREIRO e na célula D5 a palavra MARÇO, todas as linhas à direita; 5) Digite os valores nos seus devidos lugares; 6) Altere a largura das colunas até que elas fiquem do tamanho adequado; 7) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e aumente o tamanho da fonte para 16; 8) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e aumente o tamanho da fonte para 14; 9) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e coloque o seu conteúdo em negrito; 10) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e coloque o seu conteúdo em itálico.

Microsoft Excel Financeiro

19 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

O Excel tem um corretor ortográfico, o funcionamento dele é semelhante ao corretor ortográfico do Word for Windows. Para utilizar o corretor ortográfico, selecione uma única célula se você quer verificar a ortografia da pasta inteira; selecione uma faixa se você quer verificar uma parte da planilha, como por exemplo, um gráfico; ou ainda, selecione uma única palavra ou expressão na barra de fórmulas para verificar palavras individuais. Depois de selecionada a planilha, a faixa ou a palavra que você deseja, pressione o botão Verificar Ortografia ou use no menu Ferramentas o comando Verificar Ortografia. Se o verificador de ortografia encontrar algum erro, ele, lhe apresentará a seguinte caixa de diálogo:

Na caixa de diálogo acima você pode optar pela opção ignorar o erro, usando o botão Ignorar. Substituí-lo pela ortografia correta mostrada na caixa sugestões, usando o botão alterar, ou incluir a palavra no dicionário, usando o botão adicionar. Depois de terminada a correção ortográfica, o verificador ortográfico apresenta a seguinte caixa de diálogo:

Pressione o botão de Ok, e a ortografia da sua planilha ou célula está pronta.

Microsoft Excel Financeiro

20 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Todo o complexo e delicado trabalho que se realiza em uma planilha permanecem sob risco de ser perdido até o documento ser gravado no disco. Se faltar energia ou se o computador entrar em pane, adeus. Você terá que recomeçar tudo de novo, desde o princípio. Para se manter afastado de catástrofes desse tipo, é suficiente adotar uma regra muito simples: salve a sua planilha imediatamente após ter introduzido nela qualquer informação valiosa. Para gravar a planilha, clique no botão do disquete ou selecione a opção Salvar do menu Arquivo. Sempre que você grava uma planilha pela primeira vez, o Excel exibe uma caixa de diálogo chamado Salvar Como. Selecione o diretório onde deseja salvar e no campo Nome do Arquivo digite TABELA. Depois é só clicar sobre o botão Ok e a planilha será salva no diretório selecionado com o nome de TABELA. Depois da primeira vez, o Excel não mais exibe a caixa de diálogo Salvar Como. Se desejar salvar a planilha com outro nome, selecione a opção Salvar Como do menu Arquivo.

Sempre que você desejar fazer alterações em uma planilha criada anteriormente e armazenada em disco, será necessário primeiro abri-la, ou seja, trazê-la para a tela do Excel. Para fazer isto, clique no botão Abrir Planilha Existente ou selecione a opção abrir do menu Arquivo. A seguir, o Excel exibe a caixa de diálogo Abrir Planilha, muito semelhante à caixa de diálogo Salvar Como. Nesta caixa você deve selecionar o diretório e informar o nome da planilha a ser recuperada ou selecioná-la na lista de planilhas mostradas na tela. Em seguida, clique no botão Ok para que a planilha seja trazida para a tela do Excel.

Abra a planilha de nome TABELA gravada anteriormente.

Microsoft Excel Financeiro

21 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

EXERCÍCIO Construa a planilha a seguir:

ELABORANDO FÓRMULAS As fórmulas constituem a genuína força motriz de uma planilha. Se você definir adequadamente uma fórmula, ela calculará a resposta correta quando for introduzida em uma célula, e daí por diante se manterá sempre atualizada, recalculando os resultados sempre que qualquer um de seus valores for modificado. É como dispor de um batalhão de escravos dóceis, rápidos e, o que é melhor, inteligente. Sempre que você for digitar uma fórmula em uma célula, obrigatoriamente ela deve começar com um sinal de igual (=). As fórmulas se constituem de endereços de células, operadores aritméticos e, ocasionalmente, valores.

Os operadores aritméticos que podem ser usados em uma fórmula são os seguintes:

+ (Sinal de adição) Somar - (Sinal de subtração) Subtrair * (Asterisco) Multiplicar / (Barra) Dividir (Circunflexo) Potenciação

Digite para a célula A1 o valor 100, para a célula B1 o valor 150 e para a célula C1 o valor 50. Para criar uma fórmula na célula A3 que some os três valores, digite em A3 o seguinte: = A1 + B1 + C1.

Outros exemplos de fórmulas:

Para a célula A4 : = A1 * B1 / C1 Para a célula A5 : = (B1 + C1)*A1 Para a célula A6 : = (B1 - A1)C1

Microsoft Excel Financeiro

2 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

(Parte 3 de 7)

Comentários