Apostila - Excel Financeiro

Apostila - Excel Financeiro

(Parte 4 de 7)

Uma função nada mais é do que uma fórmula pré-definida que efetua um tipo de cálculo específico. Tudo o que você precisa para utilizar uma função é fornecer a ela os valores apropriados para efetuar esses cálculos. Tal como as fórmulas criadas pelo usuário, as funções devem começar com um sinal de igual (=) para que o Excel saiba interpretá-las como fórmulas e não como texto. É aconselhável digitar o nome da função e o nome das células em maiúsculo.

= SOMA() : Soma todos os valores do grupo ou células indicadas. Ex.: = SOMA(A1 : C1) ou =SOMA (A1 ; B1 ; C1)

= MÉDIA() : Calcula o valor médio do grupo ou célula indicadas. Ex.: =MÉDIA(A1 : C1) ou =MÉDIA (A1 ; B1 ; C1)

= Raiz(): Calcula a raiz quadrada da célula indicada. Ex.: = RAIZ(A1)

Construa a planilha a seguir:

Para a célula F8, digite a seguinte fórmula: =D8 * E8 Copie a fórmula da célula F8 para o grupo F9 : F12 Para a célula F14, digite a seguinte fórmula: =SOMA(F8 : F12)

As linhas de grade exibidas na sua planilha são simplesmente referências, que têm por objetivo auxiliar o usuário a se situar enquanto trabalha na planilha. Mas você pode optar por imprimi-las ou não junto com os dados da planilha. Para destacar seções específicas da planilha, você pode acrescentar bordas ou sombreados a suas células. Não confunda as linhas das bordas, acrescentadas para realçar uma determinada faixa de células, com as linhas de grade utilizadas para definir as bordas das células na planilha. As bordas acrescentadas com propósitos estéticos serão impressas mesmo que você decida não imprimir as linhas da grade da planilha.

Microsoft Excel Financeiro

23 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Para poder visualizar melhor a borda acrescentada às células, remova as linhas de grade da planilha. Para remover as linhas de grade da planilha, basta abrir o menu Ferramentas, clicar sobre a opção Opções e, na caixa de diálogo que será aberta, desativar a opção Linhas de Grade. Caso deseje colocar novamente as linhas de grade é só repetir o processo e ativar a opção linhas de grade. Para envolver um grupo de células com bordas, destaque o grupo e clique no botão Tipos de Bordas. Selecione o tipo de borda desejado.

EXERCÍCIO 1. Construa a planilha a seguir, mas só desative as linhas de grade quando for inserir as bordas.

COR DO FONTE Outro recurso usado para melhorar o visual de sua planilha é a utilização de cores. A alteração da cor do texto de uma célula é feita por meio do botão Cor da Fonte, que está localizado na barra de formação. A letra T indica que ele altera a cor do texto e o quadrado sobreposto ao T mostra as cores atuais da fonte, que é preta como padrão. Para selecionar outra cor, dê um clique sobre a seta que está ao lado do botão para abrir a caixa de seleção de cores.

COR DO PADRÃO (FUNDO) Para mudar a cor de fundo de uma célula é preciso usar o botão cor, que possui a figura de um balde. Selecione a faixa de células B5 até E13 e dê um clique sobre a seta ao lado do botão Cor. Saiba que as cores utilizadas na planilha apenas serão impressas se você estiver usando uma impressora colorida.

Com este botão você pode centralizar colunas selecionadas, ou seja, centralizar títulos em várias células. Para utilizá-lo escreva o título, selecione as células na qual você deseja que o título seja centralizado e pressione o botão centralizar nas colunas. Pronto! O título da sua planilha já está centralizado.

Microsoft Excel Financeiro

24 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Alem da barra de ferramentas de formatação que é a forma mais rápida de fazer a formatação de uma célula ou uma faixa de células, o Excel lhe oferece outro recurso, que por meio do menu Formatar comando células. Veja a figura seguinte:

Após utilizar este comando, o Excel lhe apresentará uma caixa de diálogo com cinco pastas, sendo as mais utilizadas as de formatação de números e a de formatação de texto.

Veja abaixo a pasta fontes que será a primeira que veremos:

Para alterar o formato dos dados contidos em uma célula ou uma faixa de células através da caixa de diálogo formatar células, selecione a célula ou a faixa de células que você deseja formatar. Na pasta fontes você pode alterar a apresentação dos caracteres que estejam na área selecionada. Na lista fonte selecione a fonte que você quer usar, se normal, itálico, negrito ou ainda negrito e itálico. Na lista tamanho, você escolhe o tamanho da fonte. Na lista sublinhada, selecione o tipo de sublinhado, que pode ser nenhum, simples, duplo, contábil simples e contábil duplo. Na lista cor, selecione uma cor, se a sua impressora é em preto e branco, selecione a opção automática. No grupo efeitos, selecione qualquer combinação, tachado, sobrescrito, subscrito. E por último, visualize sua opção na área de visualização para verificar se o seu texto

Microsoft Excel Financeiro

25 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

“amostra” está como você deseja, se não estiver, escolha outra opção. Dê um clique sobre o botão de Ok ou pressione a tecla Enter.

Obs: O modo mais rápido de se formatar uma célula ou uma faixa de célula é pela barra de ferramentas formatação.

Veja abaixo a pasta de Alinhamento:

Esta pasta é ma das mais utilizadas. Para utilizar os recurso que esta pasta possui, selecione, uma célula ou uma faixa de células e escolha a opção que você deseja aplicar. Na lista horizontal, você escolhe como você quer que saia o seu texto na horizontal. Na área Vertical também, você escolhe como você quer que saio o texto na vertical. Na área Orientação, você escolhe como você quer que o texto seja visualizado.

Agora veremos a pasta número, observe a figura abaixo:

Microsoft Excel Financeiro

26 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Nesta pasta você escolhe opções para a formatação de números, contidos em uma célula ou em uma faixa de células. Para utilizar esta pasta, selecione uma célula ou uma faixa de células que contenha números. Na lista categoria, selecione o tipo de número que você deseja formatar. Na lista códigos de formatação escolha um código e observe que irá aparecer um exemplo abaixo da área código. Na área código você digita, ou modifica um código. Pressione o botão de Ok e sua formatação de números está concluída.

Obs: Para formatação de números rápida, utilize os botões que estão na barra de ferramentas formatação.

Vamos ver agora a pasta padrões:

Nesta pasta você escolhe a cor que você quer aplicar em uma célula ou em uma faixa de células. Para utilizar este recurso, selecione a célula ou a faixa de células e escolha a cor desejada.

Obs: Um modo mais rápido de utilizar este recurso é utilizando os botões Cor e Cor da fonte na barra de ferramentas formatação.

Na pasta bordas, escolha o tipo de borda que você deseja introduzir na sua célula ou em sua planilha. Para utilizar este recurso, selecione a célula ou a faixa de células que você deseja colocar uma borda e na área borda escolha qual o lado que a borda será introduzida. A área estilo, o tipo de borda e na área cor a cor da borda. Pressione o botão de Ok, ou a tecla Enter e a borda que você escolheu será colocada na céula ou faixa de células que você selecionou.

Obs: Este recurso você poderá utilizar pelo botão Tipos de Bordas na Barra de ferramentas formatação.

Microsoft Excel Financeiro

27 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Depois de construída a planilha, completada com dados e fórmulas ajustada esteticamente, é natural que você queira imprimi-la. Antes, porém, de iniciar a impressão, é necessário checar como que ela sairá no papel. O Excel possui um recurso chamado ajustar as margens e ver na tela como será a impressão no papel.

Para imprimir usando todas as definições padrões do Excel, você pode clicar no botão Imprimir, ou selecionar a opção Imprimir do menu Arquivo e clicar Ok. Para imprimir mais de uma cópia da planilha, na caixa de diálogo Imprimir, digite a quantidade desejada. Para imprimir somente algumas páginas, selecione a opção Páginas e digite a página inicial e final nas caixas de texto de e até. Em seguida, clique no botão Ok. Para ver na tela como sairá à impressão antes de imprimir a planilha, clique no botão Visualizar Impressão. Para alterar as margens, clique sobre o botão Margens e arraste as linhas que aparecem delimitando as margens esquerda, direita, superior e inferior. Para alterar outros detalhes como cabeçalho e rodapé, por exemplo, devemos clicar sobre o botão Configurar para abrir a caixa de diálogo Configurar Página, onde poderemos optar por clicar os botões Cabeçalho ou Rodapé para defini-los ou excluí-los. Para definir se a impressão

Microsoft Excel Financeiro

28 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo- será no estilo retrato ou paisagem, se a largura e altura da planilha deverão ser ajustadas para uma página ou se deverá ser impressa no seu tamanho normal, sendo partida em páginas, basta selecionar os referidos botões. Depois de tudo alterado, não esqueça de clicar o botão Ok da caixa de diálogo Configurar Página. Para visualizar diversas páginas, caso sua planilha seja bastante grande, clique os botões Anterior ou Próximo da janela da Impressão Prévia. Depois é só clicar o botão Imprimir e sua planilha será enviada para a impressora.

Obs. 1: Caso sua planilha seja muito grande e não caiba em uma única folha, o Excel a dividirá em páginas da seguinte forma: primeiro para baixo e depois para o lado.

Obs. 2: Caso deseje imprimir apenas um pedaço da planilha você terá que clicar no botão Configurar Página da Janela Imprimir e, na janela Configurar Página, clicar o botão Planilha. Na caixa de texto área de Impressão informe a área a imprimir no formato célula superior e esquerda: célula superior direita (por exemplo: B5 : D10). Clique Ok para voltar á janela Imprimir.

Obs. 3: Caso deseje verificar se você não errou nada durante a digitação dos títulos e de qualquer texto que você tenha digitado, basta posicionar o ponteiro de células no célula A1, abrir o menu Ferramentas e clicar sobre a opção Verificar Ortografia. O Excel irá parar na primeira palavra desconhecida que ele encontrar, dando possibilidades para você de trocar a palavra por uma outra sugerida, ou corrigir à que está errada e colocá-la de volta na planilha, ou ainda ignorá-la caso esteja correta. Sempre antes de imprimir uma planilha é bom verificar a ortografia.

EXERCÍCIO 1. Construa a planilha a seguir:

Méd. Bim. 1 = Média (N1 : N3) Méd. Bim. 2 = Média (N1 : N3) Méd. Final = Média(Bim1;Bim2)

Microsoft Excel Financeiro

29 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

2. Faça a correção ortográfica e depois Imprima esta planilha. 3. Construa mais esta planilha:

(Parte 4 de 7)

Comentários