Apostila - Excel Financeiro

Apostila - Excel Financeiro

(Parte 5 de 7)

Valor Juros = (Dias atrasados *Perc.Juros) * Valor Valor a pagar = Valor + Valor Juros

4. Faça a correção ortográfica e depois imprima também esta tabela.

Todos sabemos que nossas mentes registram mais facilmente uma imagem do que texto ou números. É também muito mais fácil analisar um gráfico do que uma planilha. Através de um gráfico obtêm-se, rapidamente, uma idéia dos números que ele representa. Numa planilha, ao contrário, é preciso comparar cada número com outros para, só depois, saber o que eles realmente significam. Acrescentar gráficos às planilhas, ao contrário do que você possa pensar, é relativamente simples. O Excel oferece diversos tipos de gráficos pré-definidos, o que simplifica o nosso trabalho a apenas informar alguns detalhes tais como: a faixa de células onde estão às informações que serão usadas no gráfico, o tipo de gráfico, o título principal, do eixo x, do eixo y e alguns outros.

Construa a pequena planilha a seguir:

Para criarmos um gráfico devemos seguir alguns passos, os quais serão descritos a seguir:

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- A primeira coisa a fazer é selecionar a faixa de células que contém as informações que deverão ser representadas o gráfico. Selecione a faixa A1:D4. - Clique o ícone Auxiliar Gráfico que irá iniciar a criação do gráfico.

- Pressione o botão esquerdo do mouse para confirmar a faixa selecionada.

- Logo após você ter soltado o botão do mouse o Excel exibirá a caixa de diálogo Auxiliar Gráfico - Etapa 1 de 5. Neste momento o Excel está pedindo para você conferir a faixa de células usadas para criar o gráfico. Caso esteja errado arrume-o. Clique o botão Próximo ou pressione ENTER para confirmar e passar à próxima etapa. - O Excel passará à etapa 2 de 5, na qual você deverá escolher o tipo de gráfico que deseja usar. Para isto, basta clicar no quadro referente ao gráfico desejado. Depois de escolhido o tipo de gráfico não esqueça de clicar o botão Próximo ou pressionar ENTER para seguir adiante. - Agora o Excel está na etapa 3 de 5, onde você deverá escolher uma das possíveis variações do tipo de gráfico escolhido no passo anterior. Depois de escolher uma das variações confirme a operação passando à próxima etapa clicando o botão Próximo. - Neste momento estamos na etapa 4 de 5, onde o Excel exibe uma prévia do gráfico. Normalmente o Excel converte cada linha de valores da tabela selecionada em uma série de dados separada no gráfico. A legenda identifica cada uma das séries de dados do gráfico. Como o gráfico representa as séries de dados através de colunas, o Excel utiliza os dados da primeira linha para rotular o eixo X. Os dados da primeira coluna são usados como os itens de legenda. Se quiser, você pode trocar as séries de dados selecionando a opção colunas ao invés de linhas, o que irá inverter a representação no gráfico. Não esqueça de confirmar esta etapa clicando o botão Próximo. - Agora o Excel se encontra na etapa 5 de 5. Neste momento você deve introduzir o título principal, o do eixo X e o do eixo Y. Coloque como título principal a frase “Contas do Trimestre”. Para título do eixo X, digite “Meses” e, para o título do eixo Y, digite “Contas”. Você pode pressionar o botão Finalizar ou teclar ENTER para que o gráfico esteja terminado e visível na tela. Uma vez criado o gráfico, é fácil movê-lo ou dimensioná-lo. Basta dar um clique sobre ele e, em seguida, aparecerão vários quadrinhos sobre as bordas do gráfico. A partir daí, é só arrastar um dos quadrinhos para aumentar ou diminuir o seu tamanho. Para movimentar a gráfico, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre ele e arrastá-lo para a nova posição.

MODIFICANDO O GRÁFICO Além de modificar o tipo de gráfico e acrescentar ou remover linhas de grade com os botões da barra de ferramentas gráficas, você também poderá fazer modificações em partes específicas do gráfico (tais como selecionar uma nova fonte de letra para os títulos, ou reposicionar a legenda). Para isso será preciso selecionar o gráfico a modificar dando um duplo clique sobre ele. Agora o que você tem a fazer é selecionar a parte do gráfico que será alterada. Basta clicar sobre o local desejado e este ficará cercado com os famosos quadrinhos, o que indica que está selecionado. Para abrir a janela de formatação, clique duplo sobre a área do gráfico a ser modificada. Qualquer parte do gráfico você poderá selecionar e alterar dependerá apenas da sua criatividade.

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IMPRIMINDO UM GRÁFICO Para imprimir o gráfico de uma planilha, temos duas formas:

- Imprimir somente o gráfico: para isto é necessário clicar duplo sobre o gráfico para que ele seja selecionado, abrir o menu arquivo e escolher a opção imprimir. As opções para a impressão do gráfico são quase iguais às usadas para imprimir a planilha, portanto, você não terá dificuldade em entendê-las. - Imprimir o gráfico junto com a planilha: basta imprimir a planilha que o gráfico é impresso junto, logo abaixo da planilha. Mas se você for imprimir apenas uma faixa de células, para que o gráfico seja impresso, será necessário selecionar a faixa de células onde o gráfico está posicionado. Tirando este detalhe usa-se o processo normal de impressão. Corrija e imprima a planilha.

EXERCÍCIO Construa a planilha abaixo:

Faça a correção ortográfica e imprima a planilha. Construa um gráfico para esta planilha seguindo os seguintes passos:

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- Destaque a faixa de células A3 : H9. - Clique sobre o botão Auxiliar Gráfico.

- Na caixa de diálogo Etapa 1 de 5 verifique se a faixa de células está correta. Caso não esteja, arrume-a e depois clique sobre o botão Próximo. - Na caixa de diálogo Etapa 2 de 5 selecione o tipo de gráfico de colunas e confirme a operação pressionando a tecla ENTER. - Na caixa de diálogo Etapa 3 de 5 selecione uma das variações do gráfico de colunas e depois confirme a operação pressionando a tecla ENTER. - Na caixa de diálogo Etapa 4 de 5 apenas clique o botão Próxima para passar à próxima etapa. - Na caixa de diálogo Etapa 5 de 5 digite os seguintes títulos para o gráfico: principal - DEMONSTRATIVO DE VENDAS, eixo X - FILIAIS, eixo Y - VENDAS. Após ter digitado os títulos, confirme a operação pressionando a tecla ENTER.

BI M5 TUBARÃO

Escondendo uma coluna ou uma linha: Carregue a planilha da Indústria Construtora Civil Ltda. Muitas vezes em uma planilha existem informações que são vitais para o cálculo das fórmulas, mas ou outro lado, você não gostaria que estas informações chegassem ao conhecimento de qualquer pessoa. Como por exemplo, o valor dos salários dos diversos funcionários de uma empresa, é vital para o cálculo da folha de pagamento, porém, não seria ético que os funcionários tomassem conhecimento dos salários de seus colegas. Felizmente o Excel tem um recurso que resolve este problema. É possível, através dele, esconder uma ou mais linhas e/ou colunas da planilha.

Para esconder uma coluna ou uma linha, siga os passos abaixo:

- Clique sobre a letra da coluna ou número da linha para selecioná-la. Isto deve ser feito sobre a borda da área de planilha. - Clique sobre a linha ou coluna com o botão direito do mouse para chamar o menu de atalho. - Clique o botão ocultar e a coluna ou linha desaparecerá.

- Esconda as colunas C e G e as linhas 4 e 8.

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REEXIBINDO COLUNA OU LINHA Para reexibir a coluna ou linha escondida, siga os seguintes passos:

- Com o ponteiro do mouse sobre a borda selecione duas linhas ou colunas, a que está a esquerda e a que está à direita da coluna escondida, se for coluna; ou a que está abaixo e a que está acima da linha escondida, se for linha. - Clique com o botão direito do mouse sobre as linhas ou colunas selecionadas. - No menu Atalho, escolha a opção Reexibir e a sua linha ou coluna estará visível novamente. - Reexiba as colunas C e G e as linhas 4 e 8.

INSERINDO LINHAS OU COLUNAS Para inserir linhas ou colunas inteiras: Para inserir uma linha em branco ou uma coluna em branco, clique, na borda da área de planilha, sobre a linha ou a coluna que deverá se deslocar para dar espaço à nova linha ou coluna. Então clique no botão direito do mouse e, no menu Atalho, selecione a opção Inserir. Uma nova linha ou coluna aparecerá em branco na planilha.

- Insira colunas novas em C e F. - Insira linhas novas em 3 e 7.

Para apagar linhas ou colunas inteiras: Para apagar uma linha ou coluna, clique, na borda da área de planilha, sobre a linha ou coluna que deverá ser apagada. Então clique no botão direito do mouse e, no menu Atalho, selecione a opção Excluir. A linha ou coluna selecionada é apagada, puxando a seguinte para seu lugar.

- Apague as colunas em branco inseridas; - Apague as linhas em branco inseridas;

Muitas vezes, ao trabalhar com planilha muito grandes, no sentido horizontal e/ou vertical, tem-se a necessidade de repartir a tela em duas para poder ver duas partes da mesma planilha ao mesmo tempo. Para repartir a planilha é muito simples, seja na horizontal ou vertical. Basta posicionar o ponteiro do mouse sobre uma pequena folha visível na extremidade superior da barra de rolagem vertical ou sobre a extremidade esquerda da barra de rolagem horizontal, quando o mouse estiver posicionando, ele assumirá a forma de uma cruz dividida ao meio e com flechas em duas direções. Nesse momento, você deve pressionar o botão esquerdo do mouse e arrastar a linha que divide a planilha para a posição desejada. Para voltar à planilha ao normal, basta arrastar a divisão de volta ao seu lugar de origem.

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O Excel dispõe de até 16 planilhas por arquivo. Isto é, você pode criar uma planilha de compras, de vendas, de estoque, de preços, etc. em apenas um arquivo. Para tanto, na parte inferior da tela do Excel, existem guias, cada qual representando uma planilha do arquivo atual (Plan1, Plan2, Plan3...). Para começar uma planilha nova em seu arquivo, clique em um dos Plans e crie-a. A parte mais interessante do uso de várias planilhas em um mesmo arquivo, é que você pode relacioná-las, isto é, trabalhar com valores de planilhas diferentes, bastando para isso, em suas fórmulas, indicar a planilha a que a célula pertence. Exemplo:

No exemplo acima, a fórmula retornaria o valor da soma entre a célula G8 da Plan2 e a célula D15 da Plan4.

EXERCÍCIO 1) Crie as seguintes tabelas:

Plan1 D4=C4+(C4*C$2)

Plan2

A4=Plan1!A4 B4=Plan1!B4 D4=Plan1!D4*C4

Tabela de Preços reajustados

Reajuste para venda: 25%

Código DescriçãoCusto Venda

15 Berinjela R$4,0 R$5,0 20 Goiaba R$3,0 R$3,75 25 Maçã R$8,0 R$10,0 30 Laranja R$6,0 R$7,50 35 Uva R$7,0 R$8,75 40 Manga R$9,0 R$1,25 45 Mamão R$3,0 R$3,75

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Plan3 A4=Plan1!A4 B4=Plan1!B4 D4=Plan1!D4*C4

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