Apostila - Excel Financeiro

Apostila - Excel Financeiro

(Parte 7 de 7)

É a operação de curtíssimo prazo que bancos fazem à empresas para ajuste de fluxo de caixa. A taxa de juros do hot money é linear, a mesma é apresentada na forma de taxa mensal, ou seja, multiplicada por 30.

Para juro exato temos que utilizar o número de dias do calendário, entretanto o mercado utiliza o número de dias do mês sendo 30 e o ano com 360 dias, portanto ao calcular juros onde datas são mencionadas devemos fazer os ajuste conforme o exemplo abaixo.

Microsoft Excel Financeiro

41 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Neste método o cálculo é efetuado através do método exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Fórmula M=C*(1+i)n I=(M/C)1/n – 1 EXEMPLO

Tomo um empréstimo de R$10.0,0 por 120 dias, a uma taxa de 3,5% a.m. Qual seria o montante a ser desembolsado para o pagamento do empréstimo?

Em diversos casos você terá o valor final e necessitará do valor inicial, neste caso teremos que utilizar o recurso atingir meta.

1º PASSO

2º PASSO Selecione no menu a função FERRAMENTAS, e a opção ATINGIR META.

Microsoft Excel Financeiro

42 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

3º PASSO Depois de digitado os campos solicitados Definir célula: célula onde será mostrado o resultado. Para valor: valor utilizado como base de cálculo. Alternando célula: célula onde a formula é informada para cálculo.

Clique em OK e o resultado será posicionado na célula B1.

EXEMPLO Necessito da taxa de juros aplicada na operação financeira.

Lembre-se de formatar as células B1 e B4 como moeda, B2 e B3 como data, e B5 como percentual. A formula utilizada na célula B5 é =(B4/B1)(30/(B3-B2))-1

EXEMPLO Necessito calcular o prazo de uma aplicação

Microsoft Excel Financeiro

43 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

Um item relevante do excel é o assistente de funções onde se encontra formulações matemática, trigonométricas, estatísticas, financeiras entre outras. Para acessar esta função basta acionar o menu INSERIR e selecionar a opção FUNÇÃO (Fx).

Para calcular o valor futuro selecionamos a categoria Financeira e a função VF, neste instante abrirá um assistente onde informaremos os valores de taxa, período, pagamento, valor presente e tipo, efetuado este procedimento o excel irá calcular o resultado desejado.

1º PASSO Construa a planilha abaixo

Microsoft Excel Financeiro

4 ©2002 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo-

2º PASSO

Posicione o cursor na célula onde será exibido o resultado, selecione o menu INSERIR, selecionar a opção FUNÇÃO, em seguida selecione a categoria FINANCEIRA e a função VF.

Pronto seu montante (VF) já está calculado.

(Parte 7 de 7)

Comentários