Curso de programação da HP 48g

Curso de programação da HP 48g

(Parte 1 de 18)

CURSO DE PROGRAMAÇÃO HP48G/GX

CURSO DE PROGRAMAÇÃO HP48G/GX

O site da Eletrônica Manual HP48G/GX http:w.li.facens.br/eletronica 2

Introdução ao Curso

A idéia de um curso de programação em HP48 surgiu devido à falta de uma literatura específica para a calculadora, os manuais até então encontrados tratavam o assunto de maneira superficial e eram geralmente publicados em inglês.

Para o usuário é extremamente frustrante possuir uma ferramenta poderosa e não saber como usá-la. O curso, nesse sentido, é uma alternativa àqueles que pretendem solucionar os seus problemas de forma adequada. Inicialmente o curso englobava operação e programação básica, no entanto, a experiência não foi gratificante, pois havia degraus muito grandes entre os conhecimentos de cada aluno em relação à calculadora. Após um estudo sobre o conteúdo do curso, o mesmo foi separado em dois módulos: - Operação - Programação.

Estes por sua vez são independentes entre si, pois a estrutura da calculadora permite que isto seja feito.

Não há a pretensão de que todos se tornem bons programadores após terminarem o curso. Mas, deve ficar claro que os métodos e ferramentas, fornecidos durante o curso, serão suficientes para que cada um possa aprimorar suas noções de programação até tornar-se um bom programador.

Distribuição da memória

A HP48 tem dois tipos de memória:

- ROM (Read-only memory - memória somente de leitura): é a parte da memória que não pode ser alterada, pois guarda a programação interna da calculadora (conj. de comandos). A HP48G/GX tem 512kbytes de ROM contra os 256kbytes da HP48S/SX e os 64kb de um AT286. Isto significa que a HP48 tem mais instruções internas que a BIOS de um computador!

- RAM (Random-access memory - memória de acesso aleatório): é a parte da memória que podemos modificar, gravar dados e apagar o seu conteúdo. Também é conhecida como memória do usuário, pois é nela que ficam armazenados os programas e demais objetos criados pelo usuário.

Organização do teclado:

O teclado da HP48 dispõe de vários "níveis". Cada tecla tem uma função primária que aparece impressa em branco na própria tecla - por exemplo, [ENTER], [+], [<-]. Três dentre as teclas primárias redefinem as ações das demais teclas. Estas teclas, e suas combinações principais são as seguintes: - [] (chamada de shift esquerdo), ativa as definições em roxo sobre as teclas.

- [] (chamada de shift direito), ativa as definições em verde sobre as teclas.

- [α] (chamada de tecla Alpha), ativa os caracteres impressos em branco correspondentes às teclas usadas na escrita de palavras.

- [α] + [] ativa os caracteres minúsculos, e alguns caracteres especiais para o teclado numérico.

- [α] + [] ativa os caract

Modos de exibição

Ao se realizar uma operação matemática sobre um determinado número, freqüentemente deseja-se obtê modos de exibição de números:

- [STD] notação padrão (todas as 12 casas decimais são mostradas). - [FIX] notação com n casas decimais.

- [ENG] notação no formato de engenharia com n casas decimais.

- [SCI] notação no formato científico com n casas decimais.

Existem duas maneiras para se alterar o modo de exibição: 1. Processo Interativo: - pressione [] [MODES]

- selecione o campo NUMBER FORMAT usando as setas de movimentação do cursor.

- pressione CHOOS para escolher o formato desej

- se o formato desejado for o FIX, SCI, ou ENG aparecerá um campo ao lado indicando o número de casas decimais desejadas. - finalmente pressione OK para confirmar o modo de exibição do display. 2. Processo Manual: - pressione [] [MODES]

- digite o número de casas decimais caso queira utilizar os modos FIX, ENG ou SCI.

- pressione a tecla do menu correspondente ao formato desejado.

Apesar do primeiro processo ser muito mais intuitivo e fácil durante o decorrer do curso utilizar o segundo processo para a maioria dos casos, pois será neste formato (argumento + função) que iremos introduzir a programação. Além disto, veremos mais adiante que estes menus (FIX, SCI, etc) sã é bom começarmos a tomar contato com eles.

Seguindo a mesma idéia das calculadoras científicas normais existem os modos das funções trigonométricas: [DEG], [RAD], [GRAD], que podem ser alteradas por processos semelhantes aos mencionados acima. Existem, ainda os modos de exibição de vetores: [CYLI], [SPHER], [RE]; de exibição de números binários: [BIN], [DEC], [OCT], [HEX] e o sinal de "ponto" [FM,].

O site da Eletrônica Manual HP48G/GX http:w.li.facens.br/eletronica 3

] (chamada de tecla Alpha), ativa os caracteres impressos em branco correspondentes às teclas usadas na escrita de palavras.

] ativa os caracteres minúsculos, e alguns caracteres especiais para o

] ativa os caracteres especiais em todo teclado alfanumérico.

Modos de exibição

Ao se realizar uma operação matemática sobre um determinado número, se obtê-lo sob um tipo de notação. A HP48 oferece os seguintes modos de exibição de números:

[STD] notação padrão (todas as 12 casas decimais são mostradas). [FIX] notação com n casas decimais.

[ENG] notação no formato de engenharia com n casas decimais.

[SCI] notação no formato científico com n casas decimais.

stem duas maneiras para se alterar o modo de exibição:

] [MODES] selecione o campo NUMBER FORMAT usando as setas de movimentação do cursor. pressione CHOOS para escolher o formato desejado e pressione OK se o formato desejado for o FIX, SCI, ou ENG aparecerá um campo ao lado indicando o número de casas decimais desejadas. finalmente pressione OK para confirmar o modo de exibição do display.

] [MODES] digite o número de casas decimais caso queira utilizar os modos FIX, ENG ou SCI. pressione a tecla do menu correspondente ao formato desejado.

Apesar do primeiro processo ser muito mais intuitivo e fácil de ser executado iremos durante o decorrer do curso utilizar o segundo processo para a maioria dos casos, pois será neste formato (argumento + função) que iremos introduzir a programação. Além disto, veremos mais adiante que estes menus (FIX, SCI, etc) são na verdade comandos, desta forma é bom começarmos a tomar contato com eles.

Seguindo a mesma idéia das calculadoras científicas normais existem os modos das funções trigonométricas: [DEG], [RAD], [GRAD], que podem ser alteradas por processos s aos mencionados acima. Existem, ainda os modos de exibição de vetores: [CYLI], [SPHER], [RE]; de exibição de números binários: [BIN], [DEC], [OCT], [HEX] e o

] (chamada de tecla Alpha), ativa os caracteres impressos em branco ] ativa os caracteres minúsculos, e alguns caracteres especiais para o eres especiais em todo teclado alfanumérico.

Ao se realizar uma operação matemática sobre um determinado número, lo sob um tipo de notação. A HP48 oferece os seguintes

[STD] notação padrão (todas as 12 casas decimais são mostradas). [ENG] notação no formato de engenharia com n casas decimais.

selecione o campo NUMBER FORMAT usando as setas de movimentação do cursor. se o formato desejado for o FIX, SCI, ou ENG aparecerá um campo ao lado indicando finalmente pressione OK para confirmar o modo de exibição do display.

digite o número de casas decimais caso queira utilizar os modos FIX, ENG ou SCI.

(Parte 1 de 18)

Comentários