Vestibular ufjf 2009

Vestibular ufjf 2009

(Parte 4 de 5)

Questão 2: No verso “Itabira é apenas uma fotografia na parede”, o termo APENAS permite:

a) ressaltar o quanto o poeta está fisicamente distante de Itabira, uma vez que ele saiu de lá há muito tempo, sem nunca mais voltar.

b) enfatizar o fato de Itabira ser uma cidade pequena, de interior, portanto, não merecedora de maior destaque em sua vida atual.

c) destacar o não desejo do poeta de retornar a Itabira, mantendo-a, por isso, somente como registro fotográfico em sua parede.

d) acentuar que, como o poeta viveu muitos anos em Itabira, os valores ali adquiridos permanecem com ele.

e) salientar a contradição entre a vida que o poeta teve em Itabira no passado, com ouro, gado e fazendas, e a atua,l de funcionário público.

Questão 23: Na poesia de Drummond, é comum observar a emergência de um sentimento que pode expressar uma tentativa de ruptura com suas origens, mas sempre marcado pela não realização total desse movimento. Em linguagem poética, isso se revela quase sempre pelo uso de antíteses ou paradoxos. Essa afirmativa pode ser constatada em qual das opções abaixo? a) “Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro” b) “A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,” c) “Este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;” d) “Oitenta por cento de ferro nas almas.” e) “E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,”

Questão 24: Leia o poema de Álvares de Azevedo, abaixo, para responder à questão.

A imagem feminina, conforme está predominantemente representada na primeira parte da obra Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, está bem exemplificada no soneto citado. Considerando essa imagem, é CORRETO afirmar que a possibilidade de o poeta e a mulher amada constituírem família é:

a) nenhuma, pois a mulher está morta.

b) parcial, pois depende da submissão do poeta ao desejo da amada.

c) total, pois, segundo as convenções românticas, o amor sempre prevalece.

d) parcial, desde que o amor platônico seja realizado.

e) nenhuma, pois o poeta apenas representa seu desejo.

Pálida, à luz da lâmpada sombria. Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela maré das águas embalada! Era um anjo entre nuvens d'alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! O seio palpitando
Negros olhos as pálpebras abrindo
Formas nuas no leito resvalando

Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti – as noites eu velei chorando, Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo.

AZEVEDO, Álvares de. Poesias completas de Álvares de Azevedo. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1985, p. 2.

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE LINGUA PORTUGUESA, LITERATURAS, BIOLOGIA E FÍSICA

Pág. 14 de 20

Questão 25: A distribuição adequada de íons nos espaços intra e extracelular é fundamental para o funcionamento das células. Por exemplo, a transmissão de impulsos nervosos, a contração muscular e a secreção de hormônios são totalmente dependentes dessa distribuição e dos fluxos iônicos. Dois importantes íons envolvidos nos processos celulares são o sódio e o potássio que têm concentrações diferente nos meios intra e extracelular. Sobre essas diferenças, é CORRETO afirmar que:

a) a concentração de sódio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta com gasto de ATP.

b) a concentração de sódio e potássio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que os transporta com gasto de ATP.

c) a concentração de sódio é maior dentro da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta sem gasto de ATP.

d) a concentração de potássio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta com gasto de ATP.

e) a concentração de sódio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta sem gasto de ATP.

Questão 26: A clorose variegada das laranjeiras, conhecida como amarelinho, é causada por uma bactéria que, depois de instalada, se multiplica e obstrui o tecido responsável por levar água e nutrientes das raízes para a parte aérea da planta. Entre os sintomas da doença está a diminuição do tamanho dos frutos, tornando-os inviáveis para o consumo. Assinale a alternativa que apresenta o tecido obstruído pela bactéria.

a) parênquima aqüífero b) parênquima clorofiliano c) colênquima d) xilema e) floema

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE LINGUA PORTUGUESA, LITERATURAS, BIOLOGIA E FÍSICA

Pág. 15 de 20

Questão 27: Os quadrinhos de Fernando Gonsales abaixo fazem referência a duas espécies de aranhas. Embora no desenho seja possível visualizar algumas características das aranhas, outras não estão representadas. Assinale a alternativa que apresenta características que identificam esse grupo animal.

a) ausência de pedipalpos (palpos), ausência de quelíceras, ausência de antenas, seis pares de patas, corpo dividido em cefalotórax, abdome e pós-abdome b) um par de pedipalpos (palpos), um par de quelíceras, ausência de antenas, quatro pares de patas, corpo dividido em cefalotórax e abdome c) dois pares de pedipalpos (palpos), um par de quelíceras, ausência de antenas, quatro pares de patas, cefalotórax fundido com abdome d) um par de pedipalpos (palpos), um par de quelíceras, um par de antenas, quatro pares de patas, corpo dividido em cefalotórax e abdome e) ausência de pedipalpos (palpos), dois pares de quelíceras, ausência de antenas, três pares de patas, corpo dividido em cefalotórax, abdome e pós-abdome

Questão 28: A pele e os anexos (glândulas, escamas córneas, penas, pêlos etc) constituem o tegumento que exerce diferentes funções nos diversos grupos de vertebrados. Com relação às funções do tegumento, é CORRETO afirmar que:

a) em peixes e mamíferos, participa do processo digestivo. b) em aves e mamíferos, atua na manutenção da temperatura. c) em anfíbios e répteis, realiza trocas gasosas. d) em anfíbios e aves, contribui com a locomoção. e) em peixes e répteis, protege contra desidratação.

Questão 29: Em relação ao processo fotossintético, analise as afirmativas a seguir.

I - Na fotossíntese, a produção de ATP, através da fotofosforilação, ocorre tanto durante o dia quanto à noite.

I - Na fotossíntese, a radiação mais absorvida pelas clorofilas é a verde e, em função disso, as folhas das plantas também são verdes.

I - A taxa de fotossíntese nas plantas é afetada pela quantidade de luz, mas não pelas variações na temperatura.

IV - Na fotossíntese, o oxigênio liberado pelas plantas no ambiente é proveniente da H2O. V - A fotossíntese pode contribuir para a redução do aquecimento global em decorrência do consumo de gases relacionados ao aumento do efeito estufa.

Continua ...

CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase PROVA DE LINGUA PORTUGUESA, LITERATURAS, BIOLOGIA E FÍSICA

Pág. 16 de 20

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

a) I e I b) I e IV c) I, IV e V d) I e IV e) IV e V

Questão 30: Um pesquisador, interessado em estudar mecanismos da evolução animal, fez o seguinte experimento: “cortou pela metade as orelhas de 10 coelhos (5 machos e 5 fêmeas) e cruzou-os entre si. Quando nasceram os filhotes, cortou-lhes também as orelhas pela metade e cruzou-os entre si. O pesquisador repetiu esse procedimento (corte das orelhas pela metade e cruzamento dos coelhos) por 15 gerações, nas mesmas condições experimentais”. Na 16ª geração, constatou que os coelhos apresentavam orelhas tão longas quanto as da primeira geração.

A partir dos resultados desse experimento, é CORRETO afirmar que:

a) a hipótese de Malthus sobre a modificação de uma população, após várias gerações, foi comprovada.

b) a teoria mendeliana sobre a segregação independente dos alelos está correta. c) a hipótese de Lamarck sobre a herança de caracteres foi comprovada. d) os seres vivos somente se modificam quando há mudanças nas condições ambientais. e) os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.

Questão 31: O albinismo é uma alteração genética decorrente da ausência de melanina e que tem como conseqüência a baixa pigmentação da pele, cabelos e olhos claros e problemas de acuidade visual. Na seqüência bioquímica relativa à produção de melanina, apresentada abaixo, o alelo dominante A é responsável pela produção de uma enzima que converte fenilalalina em tirosina. O alelo dominante B, de forma independente, é responsável pela produção de uma enzima que converte tirosina em melanina. Em qualquer ponto dessa seqüência bioquímica, a ausência de um dos alelos dominantes inviabiliza a produção de melanina.

Qual a probabilidade de que um casal de genótipo AaBb tenha um descendente que seja albino? a) 1/16 b) 3/16 c) 7/16 d) 9/16 e) 13/16

(Parte 4 de 5)

Comentários