Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Vestibular ufjf 2009, Provas de Engenharia de Telecomunicações

- - - - - - -

Tipologia: Provas

Antes de 2010

Compartilhado em 09/12/2008

alex-nunes-8
alex-nunes-8 🇧🇷

4 documentos

1 / 20

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Vestibular ufjf 2009 e outras Provas em PDF para Engenharia de Telecomunicações, somente na Docsity!     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 1 de 20  Questão 1: Em uma rodovia, a partir do quilômetro 40, a cada 3 km há postos de telefones SOS. Ocorreu um acidente no quilômetro 750 dessa rodovia. A distância do telefone SOS mais próximo do local do acidente é: a) 0,6 km b) 0,8 km c) 1 km d) 1,2 km e) 1,4 km Questão 2: Uma urna contém seis bolas numeradas de 1 a 6. Para sortear dois números, são retiradas simultaneamente e ao acaso duas bolas dessa urna. Qual a probabilidade de que o maior dentre os números assim sorteados seja o número 4? a) 1 3 b) 3 5 c) 1 5 d) 4 15 e) 2 3 Questão 3: Uma gaveta contém somente lápis, canetas e borrachas. A quantidade de lápis é o triplo da quantidade de canetas. Se colocarmos mais 12 canetas e retirarmos 2 borrachas, a gaveta passará a conter o mesmo número de lápis, canetas e borrachas. Quantos objetos havia na gaveta inicialmente? a) 34 b) 44 c) 54 d) 64 e) 74 MATEMÁTICA     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 2 de 20  0 1 2 3 4 5 3 4 5 6 7 8 9 Notas Fr eq üê nc ia Questão 4: Os valores de [ ]0,3x π∈ que satisfazem a desigualdade 3cos 2 x < − são: a) 5 7, 6 6 π π⎤ ⎡ ⎥ ⎢⎦ ⎣ b) 5 ,3 6 π π⎤ ⎤⎥ ⎥⎦ ⎦ c) 5 19, 6 6 π π⎤ ⎡ ⎥ ⎢⎦ ⎣ d) 5 7 17 19, , 6 6 6 6 π π π π⎤ ⎡ ⎤ ⎡ ⎥ ⎢ ⎥ ⎢⎦ ⎣ ⎦ ⎣ U e) 5 7 17, ,3 6 6 6 π π π π⎤ ⎡ ⎤ ⎤⎥ ⎢ ⎥ ⎥⎦ ⎣ ⎦ ⎦ U Questão 5: De quantas maneiras podemos escolher 3 números naturais distintos dentre os inteiros de 1 a 20, de modo que a soma dos números escolhidos seja ímpar? a) 100 b) 360 c) 570 d) 720 e) 1140 Questão 6: Um professor fez o levantamento das notas de uma turma composta de 20 alunos. As notas foram obtidas em uma prova cujo valor era 10 pontos. Veja o gráfico a seguir: Depois de confeccionado esse gráfico, o professor percebeu ter errado a nota de um dos alunos e verificou que, feita a correção, a média das notas dessa turma aumentaria em 0,2 ponto e a moda passaria a ser 7 pontos. A nota que estava errada era: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 5 de 20  Questão 11: P e Q são dois dos pontos em que o gráfico de uma função :f → definida por ( ) bx cf x a += , onde , ,a b c∈ , 0a > e 1a ≠ , intercepta o gráfico da função :g → definida por ( ) 2g x x= . Os pontos P e Q têm abscissas 2 e 4, respectivamente. É CORRETO afirmar que: a) P e Q são os únicos pontos de interseção entre esses dois gráficos. b) A função f é decrescente. c) Os conjuntos-imagem de ambas as funções são iguais. d) O gráfico de f intercepta o eixo y num ponto de ordenada maior que 1. e) log 2a b= . Questão 12: Em uma planície, dois caçadores armados estão localizados nos pontos ( )2,1A e ( )14,2B . Nos pontos de coordenadas ( )4,7C e ( )11,14D , encontram-se duas árvores. Um ponto que está livre do alcance das balas de ambos os caçadores é: a) ( )43, 83− b) ( )7,3− c) ( )43,83 d) ( )7, 22− − e) ( )9,22 Questão 13: Sejam ( ) 4 3 2 11 30p x x x x xα β= + + − + e ( ) 2 2q x x x= + − polinômios na variável x , com coeficientes reais. Se ( )p x é divisível por ( )q x , então os números α e β são ambos: a) inteiros pares. b) negativos. c) primos. d) maiores que 2. e) positivos.     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 6 de 20  Questão 14: Considere os pontos ( )2, 1P = − − , ( )0,0Q = e ( )1,2R = do plano. Sobre a circunferência que passa por esses três pontos, é CORRETO afirmar que: a) seu centro está no 4º quadrante. b) PQ é um diâmetro. c) ela é tangente à reta = 0y . d) seu centro está sobre a reta de equação y x= − . e) ela é tangente à reta − + =10 0y x . Questão 15: Uma caixa d’água sem tampa, em formato de um cubo de 1m de aresta, completamente cheia, é inclinada 30° em torno de uma aresta da base. O percentual do volume de água que permanece nessa caixa d’água, em relação à sua capacidade, é um valor entre: a) 68% e 69%. b) 69% e 70%. c) 70% e 71%. d) 71% e 72%. e) 72% e 73%. Questão 16: O conjunto formado por todos os valores de k para os quais a equação ( )senx cos 2 1x k+ = − tem solução é: a) [ ]0,2 b) [ [1,1− c) ] [, 1−∞ − d) ] [2,+∞ e) 1 2,1 2⎡ ⎤− +⎣ ⎦     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 7 de 20  Questão 17: Leia o trecho a seguir. Em Atenas, no século V a.C., normalmente quando o escravo de um particular era libertado, ele passava a ser considerado: a) cidadão com plenos direitos. b) indivíduo que obrigatoriamente participava do exército da cidade. c) meteco , estrangeiro livre residente na cidade. d) escravo do Estado, sujeito a trabalhos forçados. e) indivíduo que ameaçava a cidade, sendo, portanto, expulso. Questão 18: Sobre o contexto de consolidação do poder da Igreja na Idade Média, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA. I - O cristianismo e todas as suas instituições podem ser considerados elementos unificadores do mundo europeu após a crise do Império Romano e as invasões bárbaras. Nessa longa trajetória, a Igreja de Roma assume o seu papel de liderança religiosa, através do combate às heresias. II - Desde os primeiros tempos do período medieval, a união entre as Igrejas Ocidental e Bizantina representava o símbolo da unidade da cristandade. Os papas procuravam favorecer o Império Bizantino e consolidar a Igreja Ortodoxa, visando a aumentar a influência da Igreja romana no universo cristão ocidental. III - Havia grupos considerados heréticos, como os valdenses e os cátaros, que criticavam a hierarquia católica e não reconheciam a autoridade papal. Havia também outros movimentos que foram incorporados pela Igreja Católica e que levaram à formação de ordens religiosas, como franciscanos e dominicanos. a) Todas estão corretas. b) Todas estão incorretas. c) Apenas a I e a II estão corretas. d) Apenas a I e a III estão corretas. e) Apenas a II e a III estão corretas. HISTÓRIA A aspiração máxima do escravo, obtido por guerra, era alcançar a alforria. Vários textos aconselhavam a promessa de liberdade como estímulo. A decisão de libertar o escravo partia do senhor na imensa maioria dos casos e, com freqüência, o candidato à alforria pagava seu preço ao dono. (CARDOSO, C. O trabalho compulsório na antiguidade. Adaptado. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 57)      COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 10 de 20  Questão 23: As duas imagens, a seguir, ilustram momentos distintos da trajetória dos trabalhadores brasileiros no século XX. Observe, com atenção, e, em seguida, marque a alternativa INCORRETA. Manifestação no bairro do Brás na cidade de São Paulo - Greve de 1917 Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br.> Acessado em 25/10/2008 Trabalhadores homenageiam Vargas na Esplanada do Castelo, 1940. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/ CDA Vargas) Disponível em: <http:// www.cgtb.org.br >. Acessado em 25/10/2008 Continua ...     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 11 de 20  Marque a alternativa INCORRETA. a) A mobilização dos trabalhadores no período anterior à Revolução de 1930 favoreceu a fixação de leis de apoio aos trabalhadores ainda na Primeira República. b) Durante o Governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a elaboração de uma legislação trabalhista e sindical ganhou um tratamento mais sistemático que no período anterior. c) Os Institutos de Aposentadorias e Pensões criados durante a chamada “Era Vargas” asseguravam determinados benefícios apenas às categorias reconhecidas pelo Ministério do Trabalho. d) Embora a sociedade brasileira fosse majoritariamente rural, a fixação de direitos trabalhistas aos trabalhadores rurais ocorreu apenas na década de 1960. e) Alguns direitos trabalhistas só foram fixados no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988, a exemplo da licença-maternidade, descanso semanal, férias remuneradas e 13° salário. Questão 24: Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944. A grande mãe Rússia consolidou para sempre A união indestrutível das repúblicas livres. Viva a criada pela vontade dos povos, Única, poderosa União Soviética. Formamos o nosso exército nas batalhas, Varreremos os infames inimigos do caminho! Nas batalhas, decidimos o destino das gerações, Levaremos nossa Pátria para a glória ! Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que: a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas. b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929. c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a idéia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham. d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar. e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 12 de 20  Questão 25: “Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.” (http://www.ambientebrasil.com.br/ acessada em: 25 set. 2008). Nos mapas a seguir, são apresentadas as áreas de ocorrência de impactos ambientais causados pela ação do homem no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE na legenda o impacto predominante. a) b) c) d) e) FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2006 Área de contaminação dos solos por agrotóxicos. Área de mineração contaminando o solo e a água. Área de vegetação nativa extinta. Área urbano-industrial sujeita à poluição hídrica e atmosférica. Área sujeita à desertificação. GEOGRAFIA     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 15 de 20  Questão 28: Leia o fragmento de texto a seguir. A região descrita acima pertence ao território: a) da Bolívia. b) da India. c) do Nepal. d) do Suriname. e) do Tibete. Questão 29: O comércio mundial cresceu cerca de 20% nos últimos 4 anos. Segundo dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), o PIB per capita cresceu 3,7% na América Latina, 3% na África e 6,2% na Ásia. Nos países desenvolvidos, a média foi de 1,9% entre 2003 e 2006. Tudo isso gerou mais divisas e proporcionou melhorias no padrão de vida, especialmente de populações de países emergentes como Brasil, Índia e China. Com mais dinheiro, eles estão comendo mais e melhor, isso significou intensificação da demanda mundial principalmente de carnes e derivados de leite. Fonte: Galileu Especial Vestibular 2009. São Paulo: Globo, 2008. A afirmativa de que a melhoria das condições de vida gera o aumento da fome mundial e a atual crise dos alimentos corresponde a um diagnóstico baseado em pressupostos da teoria populacional a) darwiniana. b) malthusiana. c) marxista. d) ortodoxa. e) reformista. “Primeiro, o altiplano. Esse imenso planalto espremido contra o céu, a 4 mil metros de altitude. À noite, a temperatura chega a 10 graus negativos. É impossível permanecer aquecido nos barracos de lona. Não há lenha. Somente o vento, que sopra furioso. As aldeias são quinhões de terra cultivados. Enfiados de forma desajeitada em grossos pulôveres, os índios percorrem longas distâncias a pé, vergando-se sob cargas enormes. Tristes, silenciosos e aniquilados, eles sofreram com a lei dos mais fortes. Mas, de vez em quando, formidáveis explosões sociais os levam de volta à memória dos poderosos. A aldeia se chama Condor Iquiña. Ela não existe no mapa, está esquecida. Pela estrada passam apenas dois ônibus por semana. Aqui, os aymarás sobrevivem graças ao cultivo da batata, à criação de lhamas e de alpacas. Quando não chove, o rebanho morre. E os humanos fogem.” LEMOINE, Maurice. Impasse pela força do voto. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Pólis e Instituto Paulo Freire. Ano 2, n.14, setembro 2008     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 16 de 20  Questão 30: A interpretação geopolítica, difundida, sobretudo, pela geógrafa Bertha Becker, revela três grandes períodos que marcaram a ocupação da Amazônia desde a formação territorial brasileira: primeiro, entre 1616 e 1930; segundo, entre 1930 e 1985; terceiro, a partir de 1985. O ano de 1966 é considerado como o momento em que o “Estado tomou a decisão de iniciar e ordenar um ciclo de devassamento amazônico num projeto geopolítico para a modernidade acelerada da sociedade e do território nacionais.” Políticas Públicas Territoriais na Amazônia Brasileira - Conflitos entre conservação ambiental e desenvolvimento 1970-2000 é a tese de doutoramento de Neli Aparecida de Mello apresentada à Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e a Université de Paris X Nanterre. Disponível em: http://www.amazonia.org.br. Acesso em: 25 set. 2008. Adaptado. Leia as afirmativas a seguir. I - A Amazônia foi vista como solução para as pressões sociais internas advindas da expulsão de pequenos produtores do Nordeste e do Sudeste pela modernização da agricultura. II - A crise do petróleo de 1974 obrigou a alteração da geopolítica regional, transformando a Amazônia numa grande fronteira de recursos a serem exportados por meio da implantação de grandes projetos minerais e hidrelétricos, fazendo de Carajás sua maior expressão. III - O segundo choque do petróleo, a elevação dos juros internacionais, o aumento da dívida externa e o projeto Calha Norte marcam o término do segundo período. Assinale a alternativa CORRETA. a) Apenas a afirmativa I é verdadeira. b) Apenas a afirmativa II é verdadeira. c) Apenas a afirmativa III é verdadeira. d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. Questão 31: Devemos admitir que estão ocorrendo mudanças muito importantes em relação ao papel do Estado. Finda a fase do capitalismo dominada pelo Estado do bem-estar social, pelo menos nos países centrais europeus, instaurou-se um período dominado pelo chamado capitalismo neoliberal em que o Estado foi instado a “encolher”, em detrimento do crescente poder das grandes corporações transnacionais. COSTA, Rogério Haesbaert da & PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006. Adaptado. A perda de poder do Estado nacional é explicada: a) pela formação e consolidação dos grandes organismos econômicos internacionais como a ONU. b) pela parceria com as maiores empresas estatais na criação de infra-estruturas básicas. c) pela rigidez locacional das empresas junto com as políticas de consolidação da legislação trabalhista. d) pelo aumento da autonomia empresarial que passou a comandar os circuitos financeiros. e) pelo movimento de estatização de empresas privadas alimentado pelas propostas neoliberais.     COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO ‐ COPESE  PRÓ‐REITORIA DE GRADUAÇÃO ‐ PROGRAD  CONCURSO VESTIBULAR 2009 – 1ª Fase  PROVA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E QUÍMICA  Pág. 17 de 20  Questão 32: Observe o mapa e as figuras a seguir.                                             Correlacionando-se os elementos que atuam na formação dos solos, assinale a alternativa que CORRETAMENTE associa o perfil de solo à sua respectiva localização no mapa. a) X 1; Y 2; Z 3. b) X 2; Y 1; Z 3. c) X 3; Y 1; Z 2. d) X 2; Y 3; Z 1. e) X 1; Y 3; Z 2. 1 2 3 (X) (Y) (Z) PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved