120 Apostila-CorelDRAW X4

120 Apostila-CorelDRAW X4

(Parte 1 de 3)

CorelCorel CorelCorel

Apresentação

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

01Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

A elaboração dessa apostila foi toda voltada aos designers, futuros designers e curiosos de plantão, que usam o CorelDRAW® e vivem na busca de informações, aperfeiçoamento e reciclagem de suas técnicas. A proposta é simples: incentivar a prática através de lições passo a passo na confecção de logotipos, marcas e objetos já conhecidos, sem esquecer é claro da teoria sobre o programa e algumas noções sobre design, tudo isso com uma linguagem clara e de fácil assimilação.

Toda essa informação foi aliada a mais recente versão do programa usado por designers do mundo todo, o CorelDRAW®X4, que oferece aos usuários um ambiente que desperta a criatividade e torna o trabalho mais prazeroso. O programa produzido pela empresa canadense Corel Corporation já está na sua 14ª versão (X = 10 em algarismo romano + 4, formando 14), e foi evoluindo de acordo com a necessidade e o crescimento do mercado de design no mundo, talvez isso explique a quantidade de ferramentas e funções incorporadas ao software ao longo dessa trajetória.

Hoje, o CorelDRAW é usado em desenhos artísticos, publicitários, logotipos, revistas, livros, jornais, CDs, imagens para Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) cartazes e muito mais elementos que, a partir de agora vamos praticar confeccionando-os e descobrindo as ferramentas usadas nesses trabalhos.

As imagens mostradas nessa apostila são do CorelDRAW®X4 mais todo o conteúdo e exercícios foram feitos com todo o cuidado para que usuários de outras versões do programa (como o X3, o 12 e o 1) também consigam usufruir do conteúdo aqui apresentado.

Fico feliz em contribuir para o crescimento de informação gratuita que a internet vem nos proporcionando, e que foi um dos meios pelo qual aprendi muito do que sei hoje. Um grande exemplo dessa riqueza é o site Apostilando.com que reúne ótimas apostilas e tutoriais que todos podem desfrutar, e é endereço certo pra quem quer aprender.

Bons estudos e sucesso no meio profissional e na busca de mais informação!

Sumário

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

Noções Básicas03
1. O que é Vetor?03

02Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com 2. O que é Bitmap? 03 3. Termos do CorelDRAW 04

Abrindo o CorelDRAW X405

1. A Tela de Boas-Vindas 05 Área de trabalho do CorelDRAW X4 06 Caixa de Ferramentas 07 1. Menus Desdobráveis 07 1ª Lição: Boneco de Neve 10 Salvando Documentos 13 Abrindo Documentos 14 2ª Lição: Logotipo do SEBRAE 15 3ª Lição: Logotipo Mitsubishi 16 4ª Lição: Botão D'água 18 5ª Lição: Logotipo Seleção Brasileira de Futebol 19 Tipos de Preenchimento 20 Atalhos 21 Conclusão 26

Noções Básicas

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

03Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

Antes de começamos a ᰀdesenhar ᴀ, existem algumas noções básicas sobre o programa, tipos de arquivos e termos usados que precisamos conhecer. O CorelDRAW trabalha com vários tipos de arquivos, entre eles os mais usados são imagens comuns de câmeras digitais, da internet ou produzidos por digitalizadores, esses arquivos são chamamos de Bitmap, e o outro tipo é o Vetor, que é, concerteza, o motivo do sucesso do programa.

1. O que é Vetor?

O CorelDRAW usa gráficos chamado Vetoriais, nesse tipo de gráfico as imagens são produzidas por fórmulas matemáticas que determinam a posição, o comprimento e a direção em que as linhas são desenhadas, mas calma! Você não vai precisar aprender fórmulas para poder usar o CorelDRAW, deixa que essa parte o computador faz sozinho. Os Gráficos Vetoriais (ou vetores) são, popularmente, tipos de imagens que não perdem a qualidade quando redimensionamos ou aplicamos um zoom, ao contrário das imagens em Bitmap.

Os vetores proporcionam imagens ideiais para quem precisa de resoluções altas e imagens precisas, além de possibilitar grande facilidade na edição.

2. O que é Bitmap?

Imagens comuns (com extensões .jpg, .png, .bmp, etc) são sempre formadas por pequenos pontos, cada um com uma cor específica. Para entender melhor abra uma imagem em bitmap que você tenha no computador e aplique zoom, aproxime o máximo possível e você notará os pontos que formam a imagem.

Bitmap Vetor

Zoom Zoom

Noções Básicas

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

04Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

3. Termos do CorelDRAW

Objeto: Um elemento de um desenho (imagem, forma, linha, texto, curva, símbolo ou camada). No CorelDRAW cada objeto pode ser editado separadamente, aumentando a qualidade e a facilidade no trabalho;

Desenho: O trabalho criado no CorelDRAW, a arte em si ( logotipos, cartazes, boletins etc.);

Gráfico Vetorial: Imagem gerada a partir de descrições matemáticas que determinam a posição, o comprimento e a direção em que as linhas são desenhadas;

Bitmap: Uma imagem composta de grades de píxels ou pontos;

Janela de encaixe: Uma janela que contém comandos disponíveis e as configurações relevantes para uma ferramenta ou tarefa específica;

Menu desdobrável: Menu que se abre com um grupo de ferramentas relacionadas, aparece quando clicamos e seguramos em alguma ferramenta que contenha uma pequena seta em sua parte inferior;

Texto artístico: Tipo de texto ao qual você pode aplicar efeitos especiais, como sombras;

Texto de parágrafo: Tipo de texto ao qual você pode aplicar opções de formatação e que pode ser editado em grandes blocos.

Esses são os termos essenciais para seguir em frente no seu estudo, mas outros virão, fique atento a tudo o que aparecer na tela do computador e leia tudo, isso vai fazer uma diferença enorme no manuseio do programa, e pesquise sempre, inclusive no menu Ajuda do CorelDRAW, lá você vai encontrar auxílio e esclarecer suas dúvidas mais pertinentes. Lembre-se: A informação é o melhor caminho.

Dica:

Abrindo o CorelDRAW X4

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

05Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

Para abrir o programa CorelDRAW X4 no Windows XP:

1ª Clique no Botão Iniciar; 2º Arraste o cursor até Todos os Programas; 3º Vá até Suite de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X4; 4º Clique em CorelDRAW X4.

1. A Tela de Boas-Vindas

Quando você abre o CorelDRAW X4, a primeira tela a ser vista é a Tela de Boas-

Vindas, que tem a aparência de um manual aberto esperando o seu comando. Nela estão dispostas as tarefas mais comuns referentes ao início do trabalho no CorelDRAW.

Tela de Boas-Vindas

1 - Início Rápido: Contém os comandos mais comuns ao iniciar o trabalho no CorelDRAW; 2 - Novo documento em branco: Abre um novo documento em Branco; 3 - Novo baseado em modelo: Você pode editar modelos prontos para facilitar seu trabalho; 4 - Abrir recente: Abre documentos abertos recentemente; 5 - Visualização prévia: Exibe miniatura e mostra abaixo informações sobre o documento; 6 - O que há de novo: Mostra as novidades da nova versão do programa; 7 - Ferramentas de Aprendizagem: Contém recursos de aprendizagem do programa; 8 - Galeria: Mostra artes impressionantes feitas com o CorelDRAW; 9 - Atualizações: Busca de atualizações dos produtos Corel.

Área de trabalho do CorelDRAW X4

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

06Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

Essa é a área de trabalho da nova versão do CorelDRAW, que a primeira vista não mudou quase nada, mas, se você comparar bem vai ver que existem grandes mudanças em relação a versões anteriores, parte dessas mudanças serão mostradas aqui ao longo desse material.

1 - Barra de Títulos: Mostra o nome do programa, o nome do arquivo aberto e o local; 2 - Barra de Menus: Meio de acesso a diversos comandos importantes para o manuseio; 3 - Barra de Ferramentas: Conjunto de atalhos de opções dos menus (Novo, Abrir, Colar...); 4 - Barra de Propriedades: Comandos que mudam dependendo da ferramenta selecionada; 5 - Caixa de Ferramentas: Contém ferramentas para criação, preenchimento e modificação; 6 - Barra de Status: Mostra informações importantes sobre o documento aberto; 7 - Janela de Desenho: Área onde podemos criar nosso trabalho; 8 - Página de Desenho: Área correspondente a uma página, parte que pode ser impressa; 9 - Paleta de Cores: Disponibiliza as diversas cores do CorelDRAW.

Caixa de Ferramentas

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

07Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

A Caixa de Ferramentas do CorelDRAW possui as ferramentas necessárias para a vetorização e edição de imagens, é necessário que estejamos bem familiarizados com ela, pois se trata do conjunto de ferramentas mais importantes do programa. Com a Caixa de Ferramentas podemos criar, preencher e modificar Objetos

1. Menus Desdobráveis

Existem algumas ferramentas que escondem outras, essas ferramentas têm sempre uma peque seta em sua parte inferior, que quando clicamos nos mostra o que chamamos de menu desdobrável. Os menus desdobráveis são grupos de ferramentas com funções relacionadas ou interligadas, por exemplo: a ferramenta cortar é o acesso ao menu que tem as ferramentas Faca, Borracha, Excluir segmento virtual e a própria Cortar.

1 - Seleção: Ferramenta usada para selecionar, dimensionar, inclinar e girar os objetos no programa;

2 - Grupo Editar forma:

- Forma: Edita a forma dos objetos; - Pincel borrar: Distorce um objeto em vetor sendo arrastado sobre ele;

- Pincel áspero: Distorce o contorno quando arrastado sobre o objeto;

- Transformação: transforma objetos usando os recursos na barra de propriedades Rotação Livre, Reflexão angular livre, Escala livre e Inclinação livre.

3 - Grupo Cortar:

- Cortar: Permite mover áreas indesejadas dos objetos; - Faca: Permite cortar objetos;

- Borracha: Permite apagar áreas do desenho;

- Excluir segmento virtual: Permite excluir as partes de objetos entre interseções.

4 - Ferramentas de Zoom:

- Zoom: Altera o nível de ampliação na janela de desenho; - Mão: Controla que parte do desenho fica visível na janela de desenho.

Caixa de Ferramentas

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

08Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

5 - Ferramentas de Curva:

- Mão Livre: Permite desenhar segmentos de linhas únicos e curvas; - Bézier: Permite desenhar curvas, um segmento de cada vez;

- Mídia artística: Fornece acesso às ferramentas Pincel, Espalhador, Caligráfico e Pressão;

- Caneta: Permite desenhar curvas, um segmento por vez;

- Polilinha: Permite desenhar linhas e curvas no modo de visualização;

- Curva de 3 pontos: Permite desenhar curvas e definir os pontos inicial, final e central;

- Conexão: Une dois objetos por uma linha;

- Dimensão: Desenha linhas de dimensão verticais, horizontais, inclinadas ou em ângulo.

6 - Ferramentas inteligentes:

- Preenchimento inteligente: Permite criar objetos a partir de áreas contornadas para então aplicar um preenchimento;

- Desenho inteligente: Converte pinceladas a mão-livre em formas básicas e curva suave.

7 - Ferramentas Retângulo:

- Retângulo: Permite criar quadrados e retângulos; - Retângulo com 3 Pontos: Permite desenhar retângulos em ângulo.

8 - Ferramentas Elipse:

- Elipse: Permite desenhar elipses e círculos; - Elipse com 3 pontos: Permite desenhar elipses em ângulo

9 - Ferramentas Objeto:

- Polígono: Permite criar estrelas e polígonos simétricos; - Estrela: Permite criar estrelas perfeitas;

- Estrela Complexa: Estrelas complexas que apresentam lados com interseção;

- Papel gráfico: Simula um papel quadriculado;

- Espiral: Permite desenhar espirais simétricas e logarítmicas.

Caixa de Ferramentas

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

09Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

10 - Ferramentas Formas perfeitas:

- Formas Básicas: Trás várias formas básicas que podem ser usadas em nossos trabalhos; - Formas de Seta: Setas de diversas formas, direção e número de pontas;

- Formas de Fluxograma: Permite desenhar símbolos de fluxograma;

- Formas de Banner: Modelos de objetos de fita e formas de explosões;

- Formas de Legenda: Permite desenhar legendas e etiquetas.

1- Texto: Permite a digitação de palavras como texto artístico ou de parágrafo.

12 - Tabela: Permite desenhar e editar tabelas.

13 - Ferramentas interativas:

- Mistura: Mistura dois objetos; -Contorno: Aplica contorno a um objeto;

- Distorcer: Distorção do tipo Empurrar e Puxar, Zíper e Torcer (na barra de propriedades);

- Sombreamento: Aplica sombras aos objetos;

-Envelope: Dá forma a um objeto arrastando os nós do envelope;

-Extrusão: Aplica a ilusão de profundidade a objetos;

-Transparência: Aplica transparências aos objetos.

14 - Ferramentas Conta-gotas:

- Conta-gotas: Copia as propriedades do objeto; - Balde de tinta: Permite aplicar as propriedades copiadas com o conta-gotas aos objetos.

15- Contorno: Abre menu desdobrável para acesso rápido às configurações de contorno.

16 - Preenchimento: Menu desdobrável para acesso às caixas de diálogo Preenchimento.

17 - Ferramentas Preenchimento interativo:

- Preenchimento interativo: Permite aplicar vários preenchimentos; - Preenchimento de malha: Permite aplicar uma grade de malha a um objeto.

1ª Lição

CorelDRAW GRAPHICS SUITEX4

10Flávio Rodrigues - flavio-jrs@hotmail.com

Vamos começar praticando a vetorização de alguns logotipos e imagens simples, aumentando o nível de acordo com o aprendizado. Esse método foi adotado por ser mais eficiente que alguns praticados em outros materiais.

1ª Lição: Boneco de Neve

Geralmente quando precisamos vetorizar alguma imagem é porque ela não apresenta a qualidade ideal para o nosso trabalho, como esse boneco de neve. Suponhamos que você precise dessa imagem para um trabalho, com essa imagem aí não tem jeito de ficar bom, você vai precisar vetorizá-la.

Vamos lá?!

1º Copie a imagem do boneco de neve acima e cole na área de trabalho de CorelDRAW X4 ou qualquer versão anterior que esteja usando no momento;

2º Depois de colar dê um clique com o botão direito do mouse em cima da imagem (Boneco de Neve) e no menu que aparecer clique em Bloquear Objeto, isso vai impedir que a imagem se mova e dificulte o processo de vetorização;

3º Existem algumas ferramentas que produzem formas predefinidas muito úteis (retangulos, triângulos, círculos, etc), usaremos uma delas nessa lição, clique na ferramenta Elipse localizada na caixa de ferramentas ao lado;

4º Pra facilitar tente seguir as medidas do boneco, colocando os objetos por cima da imagem. Leve o cursor do mouse até a bola de baixo de corpo do boneco e clique no botão esquerdo, segure e arraste sem soltar o botão de mouse até que o tamanho do círculo esteja parecido com o original, se precisar de um círculo perfeito pressione Ctrl no teclado quando estiver criando o objeto.

(Parte 1 de 3)

Comentários