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Apostila de Eletricidade Industrial, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

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Tipologia: Notas de estudo

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Compartilhado em 27/02/2009

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Baixe Apostila de Eletricidade Industrial e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! ELETRICIDADE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS 2 SENAI-RS – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO REGIONAL Presidente Nato Francisco Renan O. Proença – Presidente do Sistema FIERGS Conselheiros Representantes das Atividades Industriais – FIERGS Titulares Suplentes Manfredo Frederico Koehler Deomedes Roque Talini Astor Milton Schmitt Arlindo Paludo Valayr Hélio Wosiack Pedro Antonio G. Leivas Leite Representantes do Ministério da Educação Titular Suplente Edelbert Krüger Aldo Antonello Rosito Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego Titular Suplente Neusa Maria de Azevedo Elisete Ramos Diretor do Departamento Regional do SENAI-RS José Zortéa DIRETORIA REGIONAL DO SENAI-RS José Zortéa – Diretor Regional Paulo Fernando Presser – Diretor de Educação e Tecnologia Jorge Solidônio Serpa – Diretor Administrativo-Financeiro 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 MOTORES ELÉTRICOS MONOFÁSICOS (FASE AUXILIAR) . . . . . . . . . . . 2 MOTORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.1 MOTOR TRIFÁSICO DE MÚLTIPLA VELOCIDADE . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.1.1 Motor de enrolamentos separados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.1.2 Motor Dahlander . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.1.3 Motor de tripla velocidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.2 MOTOR DE ANÉIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS DOS MOTORES TRIFÁSICOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.1 TENSÃO DE FUNCIONAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.1.1 Ligação estrela-triângulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.1.2 Ligação série-paralelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.2 CORRENTES DO MOTOR TRIFÁSICO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.2.1 Corrente nominal (In) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.2.2 Corrente de partida (Ip/In) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3 ROTAÇÃO DO MOTOR TRIFÁSICO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3.1 Invertendo a rotação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3.2 Determinando a rotação (rpm) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3.3 Velocidade síncrona (ns) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3.4 Velocidade assíncrona (n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3.5 Escorregamento (s) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.4 TORQUE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.5 POTÊNCIA MECÂNICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.6 POTÊNCIA ELÉTRICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.7 RENDIMENTO (n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.8 FATOR DE SERVIÇO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.9 REGIME DE SERVIÇO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.10 CLASSE DE ISOLAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 11 13 13 13 14 15 16 19 19 19 20 21 21 21 22 22 22 22 22 22 23 24 24 25 26 26 27 6 3.11 GRAU DE PROTEÇÃO (IP) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.12 CATEGORIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.13 TOLERÂNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.14 ESQUEMAS DE LIGAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS . . . . . . . . . . . . . 4 SISTEMA DE PARTIDA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.1 PARTIDA DIRETA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.2 PARTIDA INDIRETA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.2.1 Partida compensadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.2.2 Partida série- paralelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.2.3 Partida estrela-triângulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4.2.4 Soft-starter (partida suave) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 REDES ELÉTRICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5.1 REDES ÁEREAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5.2 ELETROCALHA (BUS-WAY) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5.3 ELETROCALHAS E LEITOS PARA CABOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 COMPONENTES ELÉTRICOS INDUSTRIAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.1 TOMADA INDUSTRIAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.2 CHAVES MANUAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.3 DISJUNTOR MOTOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.4 BOTOEIRAS, PEDALEIRAS E FIM DE CURSOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.5 SINALIZADORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.6 SENSORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.7 CONTATOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.8 RELÉ TÉRMICO DE SOBRECARGA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.9 TEMPORIZADORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.10 RELÉ FALTA DE FASE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.11 AUTO-TRANSFORMADOR DE PARTIDA TRIFÁSICO . . . . . . . . . . . . . . 6.12 INTEGRAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.13 INVERSOR DE FREQÜÊNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.14 CONECTORES SAK . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.15 CANALETAS PARA QUADRO DE COMANDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.16 TERMINAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.17 IDENTIFICADORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.18 ACESSÓRIOS PARA CABLEAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.19 ARMÁRIOS PARA QUADROS DE COMANDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.20 FUSÍVEIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.20.1 Fusível Diazed . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.20.2 Fusível NH . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27 28 29 30 33 33 33 34 36 36 37 39 39 39 43 45 45 46 46 47 49 49 51 53 55 57 57 58 59 60 61 62 62 63 63 64 65 66 7 6.20.3 Dimensionando um fusível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.21 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) . . . . . . . . . . . . . . . . . 6.22 TRANSFORMADOR DE COMANDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 SIMBOLOGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 SISTEMAS DE PARTIDA PARA MOTORES TRIFÁSICOS – ESQUEMAS . 8.1 PARTIDAS MANUAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.1.1 Partida direta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.1.2 Partida estrela-triângulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.1.3 Partida série-paralelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.1.4 Partida compensada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.1.5 Partida de motores de múltiplas velocidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2 PARTIDAS AUTOMÁTICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.1 Partida direta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.2 Partida estrela-triângulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.3 Partida série-paralelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.4 Partida compensada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.5 Partida de motor de múltiplas velocidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.6 Partida de motor de anéis (rotor bobinado) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8.2.7 Frenagens para motores elétricos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 INFORMAÇÕES ÚTEIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9.1 NORMAS TÉCNICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9.2 CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE MOTORES ELÉTRICOS . . 9.3 LIMITES DOS SISTEMAS DE PARTIDAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9.4 CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE DE CONDUTORES . . . ANEXO EXERCÍCIOS – EXEMPLOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS ANOTAÇÕES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66 68 70 71 73 73 73 74 74 75 76 78 78 80 82 86 88 92 93 97 97 99 105 106 107 119 123 10 11 1 MOTORES ELÉTRICOS MONOFÁSICOS (FASE AUXILIAR) Os motores monofásicos de fase auxiliar são um dos vários tipos de motores monofásicos existentes. Utilizados principalmente em máquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama etc., são, em geral, máquinas de pequeno porte, já que são fabricados normalmente em potências de até 2 cv. É raro serem encontrados acima desta potência, pois a utilização de motores trifásicos fica economicamente mais viável. O estator desses motores é constituído resumidamente por dois bobinados, chamados bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados; tão logo o rotor atinja sua velocidade, o bobinado de arranque é desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho. A bobina de arranque do motor possui ligado em série consigo um capacitor e um interruptor automático (e é normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automático (na maioria dos motores formado por um interruptor centrífugo associado a um platinado, embora não seja o único modelo existente) desliga a bobina de arranque após a partida do motor. Já o capacitor faz com que surja no interior do motor um campo magnético girante, que impulsionará o motor a partir. Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 ou 220 V), a bobina de trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor tensão de funcionamento do motor (Figura 3). A inversão da rotação é feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6. 12 Fonte: http://www.eberle.com.br/imagens/m3.gif 10/04/2002 Figura 1 – Motor monofásico de fase auxiliar Figura 2 – Motor monofásico de fase auxiliar 2 pólos Figura 3 – Ligações do motor monofásico de fase auxiliar para 110 e 220 V 220V 4 2 3 1 6 51 2 5 3 4 6 110 V rotor bobina de trabalho bobina de trabalho circuito de arranque 1 3 6 5 2 4 interruptor automático capacitor 15 Figura 6 – Bobinas e esquemas de ligação de um motor Dahlander Figura 7 – Polaridade do motor Dahlander Atenção: A quantidade de pólos de um motor é por fase. 2.1.3 Motor de tripla velocidade Um motor de três velocidades pode ser construído basicamente de duas formas: três enrolamentos separados ou um enrolamento comum com um Dahlander. É de extrema importância que o enrolamento Dahlander possa ser aberto no segundo caso, pois, caso contrário, surgirão correntes induzidas quando for alimentado o enrolamento comum, que influenciarão no funcionamento do motor. Portanto, elas não podem existir. A razão para serem evitadas é que nesses motores tem-se exatamente o sistema de um transformador trifásico. Os motores com três enrolamentos preferencialmente são fechados em estrela para evitar os mesmos problemas. Caso necessitem da ligação triângulo, é obrigatória a possibilidade de interrompê-la quando não estiver sendo alimentada. 3 2 1 4 5 6 Esquema de placaEsquema interno com a ligação e numeração das bobinas 1 2 3 4 5 6 R S T R S T baixa alta 1 2 3 4 5 6 baixa 1 24 NN SS Comportamento do campo magnético de um motor 2/4 pólos fechado para baixa rotação. pólo ativo pólo conseqüente pólo conseqüente pólo ativo Comportamento do campo magnético de um motor 2/4 pólos fechado para alta rotação. 1 24 S N alta pólo ativo pólo ativo 16 Figura 8 – Motores de três velocidades 2.2 MOTOR DE ANÉIS O motor de anéis tem um rotor que não está fechado em curto-circuito. Nele o rotor é bobinado e os terminais estão acessíveis externamente através de anéis coletores e escovas (carvão). Através das escovas (carvão), é inserida resistência ao circuito do rotor no instante da partida, que é diminuída aos poucos, conforme o motor vai atingindo velocidade, até que chegue a zero (curto). Neste momento, o comportamento é exatamente igual a um motor tipo gaiola. Figura 9 – Esquematização da ligação de um motor de rotor bobinado 1ª velocidade 3ª velocidade 1 2 3 4 5 6 motor com três enrolamentos comuns 7 8 9 2ª velocidade motor com enrolamento Dahlander e comum 7 4 3 2 5 6 1 1ª velocidade / 2ª velocidade 3ª velocidade 8 9 10 rederede M 3~ reostato estator rotor coletor escovas 17 Como todo motor de indução forma basicamente um transformador, onde o estator é o primário e o rotor o secundário, e neste tipo específico o rotor não está em curto- circuito, não há grande pico de corrente na partida do motor de anéis. A corrente de partida e a corrente nominal têm basicamente o mesmo valor se o motor parte sem carga. Evidentemente, quando parte com carga, há um aumento da corrente de partida, mas esta é muito baixa (Ip/In ≅ 2,5) se comparada com motores de rotor em curto. Esse tipo de motor é indicado para partidas com carga, devido ao grande conjugado de partida. Pode ser usado também em máquinas que necessitam de controle de rotação, pois, conforme se retira ou insere resistência ao rotor, sua velocidade varia. Nesta situação deve-se compensar a carga no motor para evitar o sobreaquecimento, já que a auto-refrigeração (ventoinha) diminui. O valor das resistências de partida, bem como suas potências, devem ser dimensionados especificamente para cada motor conforme as necessidades de torque na partida. Na placa de identificação pode-se ver a tensão e a corrente do rotor, valores que servirão de bases para cálculos. O comando dos circuitos para a instalação desses motores deve ser projetado para que o motor não dê partida se as resistências não estiverem na posição exata (máxima resistência), para evitar o uso incorreto. Estes motores são mais caros que os de rotor em curto, e exigem maiores cuidados de manutenção. Os inversores de freqüência e os soft-starters têm tomado o mercado deles. 20 3.1.2 Ligação série-paralelo Este tipo de ligação exige nove terminais no motor, e é usado com tensões nominais duplas, sendo a segunda o dobro da primeira. Existem basicamente dois tipos de religações para estes motores: estrela / duplo- estrela e triângulo / duplo-triângulo. Figura 11 – Bobinas e ligações de um motor trifásico de nove terminais Os motores de doze terminais não possuem ligações internas entre bobinas, o que possibilita os quatro tipos de religação externamente no motor. As possíveis são 220, 380, 440 e 760*V (*somente para partida). Figura 12 – Bobinas e ligações de um motor trifásico de doze terminais motor nove terminais (triângulo/duplo-triângulo) 1 2 3 4 5 6 9 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 9 motor nove terminais (estrela/ duplo estrela) ST 3 8 5 2 7 4 1 6 9 R 220V 220V 440 V triângulo (∆) S 2 T 3 1 9 R 7 5 8 4 6 220 V duplo-triângulo (∆ )∆ 7 8 9 4 5 6 3 1 2 R S T 22 0 V 22 0 V 76 0 V estrela (Y) 1 4 7 3 6 5 2 8 9 R S T 22 0 V 3 80 V duplo-estrela (Y )Y 220 ∆∆ 1 2 3 6 4 5 7 8 9 12 10 11 R S T 380 YY 1 2 3 7 8 9 10 11 12 R S T 440 ∆ 1 2 3 7 8 9 4 5 6 12 10 11 R S T (760 Y)* 1 2 3 7 8 9 10 11 12 4 5 6 R S T 4 5 6 4 5 6 7 8 9 1 2 3 10 11 12 motor 12 terminais (quatro tensões) (*) somente na partida 21 3.2 CORRENTES NO MOTOR TRIFÁSICO O motor trifásico é um consumidor de carga elétrica equilibrada. Isto significa que todas as suas bobinas são iguais, ou seja, têm a mesma potência, são para mesma tensão e, conseqüentemente, consomem a mesma corrente. Logo, as correntes medidas nas três fases sempre terão o mesmo valor. Internamente as correntes nas bobinas de um mesmo motor sempre serão iguais, independentemente para qual tensão este for conectado. Já na rede (externamente, nos terminais de alimentação) os valores serão diferentes para cada tensão. Figura 13 – Comportamento da corrente nas ligações estrela e triângulo 3.2.1 Corrente nominal (In) A corrente nominal é lida na placa de identificação do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando à potência nominal, sob tensão e freqüência nominais. Quando houver mais de um valor na placa de identificação, cada um refere-se a tensão ou a velocidade diferente. 3.2.2 Corrente de partida (Ip/In) Os motores elétricos solicitam da rede de alimentação, durante a partida, uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a corrente nominal. Este valor depende das características construtivas do motor e não da carga acionada. A carga influencia apenas no tempo durante o qual a corrente de acionamento circula no motor e na rede de alimentação (tempo de aceleração do motor). A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal). Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção. Exemplo: motor trifásico 5cv 380/660 – 8,7/5,0 A A corrente na bobina sempre Será igual ao contrário da rede que terá valores diferentes RT S 1 4 3 6 2 5 5 A 5 A T R S 1 4 2 5 3 6 8,7 A 5A 5A 380 V 660 V 22 3.3 ROTAÇÃO DO MOTOR TRIFÁSICO 3.3.1 Invertendo a rotação Em qualquer motor trifásico, a inversão do sentido de rotação é feita trocando-se na “alimentação” duas fases quaisquer entre si (uma permanece inalterada), diferentemente dos motores monofásicos de fase auxiliar, onde é trocada a ligação do motor (5 por 6). 3.3.2 Determinando a rotação (rpm) A rotação de um motor elétrico trifásico (rotor tipo gaiola) é determinada pelo número de pólos do motor e pela freqüência da rede elétrica. A tensão elétrica não influencia na rotação (a menos que se aplique tensão muito inferior à nominal, o que refletirá na potência e no torque do motor, neste caso podendo até queimá-lo). Atenção: A quantidade de pólos de um motor é por fase. 3.3.3 Velocidade síncrona (ns) É a velocidade do campo magnético girante formado internamente no motor. Através dela pode-se saber o valor da rotação do motor. A equação que determina a rpm (rotações por minuto) é: ns = 2 · 60 · f p Onde: ns = velocidade síncrona em rpm f = freqüência da rede em Hz p = número de pólos. Exemplo: Em um motor de 2 pólos em rede de 60 Hz a rotação será de 3600 rpm. 3.3.4 Velocidade assíncrona (n) Um pouco inferior à velocidade síncrona, a velocidade assíncrona é a rotação medida no eixo do motor. Em síntese, é a verdadeira rotação do motor, descontado- se as perdas; daí o nome de motor assíncrono (em português assíncrono significa fora de sincronismo, no caso entre a velocidade do campo magnético e a do eixo do motor). O valor lido na placa dos motores, portanto valor nominal, é o valor da velocidade assíncrona. 3.3.5 Escorregamento (s) É a diferença entre a velocidade do campo magnético (velocidade síncrona) e a rotação do motor, sendo também chamado de deslizamento. 25 Esta expressão é válida para circuitos formados por resistências. Em circuitos reativos, como nos motores (reatância indutiva - Xl), onde existe defasagem, esta deve ser levada em conta, ficando a expressão assim: P = U x I x 3 x cosϕ Onde: P = potência em Watts (W) U = tensão de linha em Volts (V) I = corrente de linha em Ampères (A) Cosϕ = coseno do ângulo de defasagem entre U e I Para expressar a potência elétrica em cv (cavalo-vapor) ou HP (Horse-Power), a relação é: 1 cv ≅ 736 W; 1 HP ≅ 746 W. Observações: – esta expressão é para cargas trifásicas equilibradas; – cosϕ é o F.P. (fator de potência); – na placa dos motores está impressa a potência mecânica (no eixo). 3.7 RENDIMENTO (η) A energia elétrica absorvida da rede por um motor elétrico é transformada em energia mecânica disponível no eixo. A potência ativa fornecida pela rede não será cedida na totalidade como sendo potência mecânica no eixo do motor. A potência cedida sofre uma diminuição relativa as perdas que ocorrem no motor. O rendimento define a eficiência desta transformação sendo expresso por um número (<1) ou em percentagem. η = Pfornecida (mecânica) Psolicitada (elétrica) A potência fornecida (disponível no eixo) é calculada por: P = U x I x 3 x cosϕ x η A potência recebida (rede) é calculada por: P = U x I x 3 x cosϕ Exemplo 1: Qual é a potência fornecida por um motor trifásico, com rendimento de 90%, que recebe uma potência de 15,5 kW? P = 15,5 kW x 0,90 P = 13,95 kW Exemplo 2: Qual é o rendimento de um motor trifásico em plena carga que tem os seguintes dados de placa: P = 5,4 kW; U = 380 V; I = 9,5 A; F.P = 0,92? P = U x I x 3 x cosϕ x η 5,4 kW = 380 V x 9,5 A x 3 x 0,92 x η η ≅ 0,94 ou 94% 26 3.8 FATOR DE SERVIÇO Fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e freqüência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento. Os valores de rendimento (η), fator de potência (FP) e velocidade podem diferir dos valores nominais, mas o conjugado, a corrente de rotor bloqueado e o conjugado máximo (Cmáx) permanecem inalterados. A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior àquela do motor com carga nominal. O fator de serviço não deve ser confundido com a capacidade de sobrecarga momentânea que o motor pode suportar. Para este caso, o valor é geralmente de até 60% da carga nominal durante 15 segundos. Exemplo 1: motor 5 cv e FS 1,10 Carga máxima admissível no eixo = 5 cv x 1,10 = 5,5 cv Exemplo 2: motor In 8,7A e FS 1,15 Corrente máxima admissível = 8,7 A x 1,15 = 10,005 A Exemplo 3: motor com In 12,4A e FS 1,00 Corrente máxima admissível = 12,4 A x 1,00 = 12,4 A 3.9 REGIME DE SERVIÇO Cada tipo de máquina exige uma condição de carga diferente do motor. Um ventilador ou uma bomba centrífuga, por exemplo, solicita carga contínua, enquanto uma prensa puncionadora, um guindaste ou uma ponte rolante solicita carga alternada (intermitente). O regime de serviço define a regularidade da carga a que o motor é submetido. A escolha do tipo do motor deve ser feita pelo fabricante da máquina a ser acionada, comprando o motor mais adequado a seu caso. Quando os regimes padrões não se enquadram exatamente com o perfil da máquina, deve escolher um motor para condições no mínimo mais exigentes que a necessária. Os regimes padronizados estão definidos a seguir: - regime contínuo (S1) - regime de tempo limitado (S2) - regime intermitente periódico (S3) 27 - regime intermitente periódico com partidas (S4) - regime intermitente periódico com frenagem elétrica (S5); - regime de funcionamento contínuo com carga intermitente (S6) - regime de funcionamento contínuo com frenagem elétrica (S7); - regime de funcionamento contínuo com mudança periódica na relação carga/velocidade de rotação (S8); - regimes especiais. Nas placas dos motores consta seu tipo de regime (Sx). Alguns regimes são acompanhados de dados suplementares (Exemplo: S2 60 minutos). 3.10 CLASSE DE ISOLAMENTO É a determinação da temperatura máxima de trabalho que o motor pode suportar continuamente sem ter prejuízos em sua vida útil. A classe de cada motor é em função de suas características construtivas. As classes de isolamento padronizadas para máquinas elétricas são: CLASSE A - 105°C; CLASSE E - 120°C; CLASSE B - 130°C; CLASSE F - 155°C; CLASSE H - 180°C. 3.11 GRAU DE PROTEÇÃO (IP) É a indicação das características física dos equipamentos elétricos, referenciando-se a permissão da entrada de corpos estranhos para seu interior. É definido pelas letras IP seguidas por dois algarismos que representam: 1º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contato acidental 0 - sem proteção 1 - corpos estranhos de dimensões acima de 50 mm 2 - corpos estranhos de dimensões acima de 12 mm 4 - corpos estranhos de dimensões acima de 1 mm 5 - proteção contra acúmulo de poeiras prejudicial ao equipamento 6 - proteção total contra a poeira 2º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de água no interior do equipamento: 0 - sem proteção 1 - pingos de água na vertical 30 Tabela 1 – Efeitos provocados pela variação de tensão no motor Efeito aproximado da variação da tensão Desempenho do motor tensão 20% acimada nominal tensão 10% acima da nominal tensão 20% abaixo da nominal Conjugado de partida e conjugado máximo aumenta 44% aumenta 21% diminui 19% Corrente de partida aumenta 25% aumenta 10 a 12% diminui 10 a 12% Corrente de plena carga diminui 11% diminui 7% aumenta 11% Escorregamento diminui 30% diminui 17% aumenta 23% Rotação aumenta 1,5% aumenta 1% diminui 1,5% Rendimento pequeno aumento aumenta 1% diminui 2% Fator de potência diminui 5 a 15% diminui 3% aumenta 1% Temperatura diminui 5°C diminui 3°C aumenta 6°C Ruído magnético sem carga aumentoperceptível ligeiro aumento ligeira diminuição Fonte: WEG. Manual de motores elétricos. 3.14 ESQUEMAS DE LIGAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS 220 ∆∆ 1 2 3 6 4 5 7 8 9 12 10 11 R S T 380 YY 1 2 3 7 8 9 10 11 12 R S T 440 ∆ 1 2 3 7 8 9 4 5 6 12 10 11 R S T (760 Y)* 1 2 3 7 8 9 10 11 12 4 5 6 R S T 4 5 6 *(somente na partida) motor trifásico 12 terminais 1 2 3 6 4 5 R S T 1 2 3 6 4 5 R S T Y ∆ motor trifásico 6 terminais 1 2 3 R S T 4 5 6 Y Y motor trifásico 9 terminais 7 8 9 Y 1 2 3 7 8 9 4 5 6 R S T 1 2 3 R S T 4 5 6 ∆ ∆ motor trifásico 9 terminais 7 8 9 ∆ 7 8 9 6 4 5 R S T 1 2 3 31 7 1 2 3 4 5 6 R S T 7 1 2 3 4 5 6 R S T 1ª vel. 2ª vel. motor três velocidades com enrolamento Dahlander e comum 8 9 10 8 9 10 7 1 2 3 4 5 6 R S T 8 9 10 3ª vel. motor de duas velocidades com enrolamentos separados baixa alta 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 R S T R S T motor de três velocidades com enrolamentos separados baixa média alta 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 R S T R S T R S T motor monofásico de fase auxiliar 110 V 1 2 5 6 3 4 220 V 4 32 61 5 L1 L1L2 L2 Para inverter a rotação, troca-se 5 por 6. 1 2 3 4 5 6 R S T 1 2 3 4 5 6 R S T alta baixa motor Dahlander 32 35 Na partida compensada, os valores da corrente na rede e no motor são diferentes, por terem tensões diferentes. A maior corrente será no motor, por ter a menor tensão, já que a potência de entrada é a mesma de saída (considerando um transformador ideal). Figura 17 – Esquematização de uma partida compensada A partida compensada – embora tenha as desvantagens do custo elevado, de ocupar grande espaço físico e ter o número de partidas por hora limitado devido ao autotrafo – é bem mais eficiente que os outros sistemas tradicionais e é indicado para máquinas que necessitem partir com carga. Na partida, os valores da potência, corrente (rede) e conjugado reduzem proporcionalmente ao quadrado da redução da tensão. A corrente no motor diminui conforme a saída do autotransformador. Figura 18 – Autotrafo trifásico primário taps (derivações) secundário M 3~ autotrafo trifásico tensão de saída 220 x 0,65 = 143 V motor trifásico 1,5 KVA corrente na rede I = P / (U x 3 ) I = 634 / (220 x 3 ) I = 1,66 A corrente no motor I = P / (U x 3 ) I = 634 / (143 x 3 ) I = 2,55 A potência na partida 1,5 x 0,652 = 0,634 KVA In = P / (U x 3 ) In = 1500 /( 220 x 3 ) In = 3,93 A(Imotor = tap x In) (Irede = tap 2 x In) 36 Tabela 2 – Comportamento da corrente no auto-transformador Correntes Taps primário taps secundário 80% 0,64 x I 0,80 x I 0,16 x I 65% 0,42 x I 0,65 x I 0,23 x I 50% 0,25 x I 0,50 x I 0,25 x I fórmulas (tap)² (tap) (tap) – (tap)² 4.2.2 Partida série-paralelo Sistema possível para motores de 9 e/ou 12 terminais. Divide-se em dois tipos: série-paralelo triângulo, aplicável às redes de 220 V, e série-paralelo estrela, para redes de 380 V. A partida do motor é feita com as bobinas conectadas em série, fazendo com que a tensão se divida entre elas. Depois que o motor atinge rotação nominal, faz-se a troca das ligações para paralelo, recebendo, assim, cada bobina a tensão total. A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potência. Assim, é extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em máquinas com baixo conjugado resistente de partida. 4.2.3 Partida estrela-triângulo Esse sistema é usado nos motores para duas tensões com relação Y-∆ e no mínimo seis terminais, devendo obrigatoriamente a menor delas coincidir com a tensão da rede. O que se faz é uma ligação “errada” (de forma proposital e controlada), onde se conecta o motor para a maior tensão (Y) no momento da partida, aplicando-lhe a menor tensão (rede - ∆). Depois de embalar por completo, trocam-se as ligações para que fiquem corretas. motor de indução 220/380 V Placa de identificação Figura 19 – Esquematização de uma partida estrela-triângulo para uma rede 220 V rede 220 V partida: conecta-se o motor para 380 V (ligação estrela). funcionamento: conecta-se o motor para 220 V (ligação triângulo). Tempo: o motor deve embalar completamente 37 Uma partida estrela-triângulo oferece redução de três vezes do pico de corrente. Em igual proporção ocorre a redução do conjugado do motor, fato que indica uma partida sem carga. O sistema não é recomendado em máquinas que exigem grande torque inicial. 4.2.4 Soft-starter (partida suave) É um sistema microprocessado projetado para acelerar, desacelerar e proteger motores elétricos de indução trifásicos, fornecendo aumento e/ou redução progressiva da tensão ao motor, através de tiristores. Com esta chave é possível ajustar os valores de torque e corrente em função da solicitação da carga acionada, ou seja: a corrente exigida será a mínima necessária para o aceleramento do motor. A instalação e a regulagem de sistemas totalmente eletrônicos é feita acompanhando-se o manual do equipamento; já a reparação de defeitos no soft-starter requer bastante conhecimentos na área eletrônica. Com a chave soft-starter é possível ter ajuste da tensão de partida por tempo pré- definido, pulso de tensão na partida para cargas com alta inércia; proteções contra falta de fase e sobrecorrente, faixa de limitação da corrente, rampas de aceleração e desaceleração etc. Para a aquisição correta, é importante saber o número de partidas por hora necessário antes da instalação. Em paralelo ao soft-starter usa-se um contator (by-pass) que faz a alimentação do motor após terminado o processo de partida, evitando desgaste dos componentes. Exemplos de aplicação: ventiladores e exaustores, bombas centrífugas e dosadoras, agitadores, misturadores, centrífugas de açúcar, esteiras transportadoras e compressores. Figura 20 – Chaves soft-starter Fonte: http://www.weg.com.br/con tents/prod/automacao/auto m_06_b.jpg 10/04/2002 Fonte: http://200.170.17.200:99/ catalogue/donnees/photo s/TL1/11282.gif 10/04/2002 40 Descrição dos módulos com desenhos a – Módulos retos RSD - Reta Standard de Distribuição RSA - Reta Standard de Alimentação RED - Reta Especial de Distribuição REA - Reta Especial de Alimentação Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 23 – RSD As retas standard têm 2 m de comprimento. As RSD possuem aberturas de 40 em 40 cm, na face oposta à tampa, para a conexão de cargas. As RSA não apresentam estas aberturas; destinam-se, exclusivamente aos circuitos de alimentação. As retas especiais (RED e REA) são retas, com tamanho inferiores a 2 m, feitas sob encomenda. Possuem quatro barras condutoras para 100, 225, 400 ou 800 A. Sob encomenda, são fornecidas com 5 barras (Neutro e Terra separados). b - Módulos horizontais São todos montados a partir de caixa standard (padrão),acrescida dos respectivos canais: CHD (curva horizontal à direita) - possui os canais A e D CHE (curva horizontal à esquerda) - possui os canais A e B THD (“T” horizontal à direita) - possui os canais A, C e D THE (“T” horizontal à esquerda) - possui os canais A, B e C THC (“T” horizontal central) - possui os canais A, B e D CRH (cruzeta horizontal) - possui os canais A, B, C e D Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 24 – CRH B C DA 41 c - Módulos verticais CVA (curva vertical ascendente) - possui as saídas A e B CVD (curva vertical descendente)- possui as saídas A e D TVA (“T” vertical ascendente) - possui as saídas A, B e C TVD (“T” vertical descendente) - possui as saídas A, C e D TVC (“T” vertical central) - possui as saídas A, B e D CRV (cruzeta vertical) - possui as saídas A, B, C e D Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 25 – CRV d - Módulos de entrada BLM - Bocal de ligação macho BLF - Bocal de ligação fêmea CCM - Caixa de cabos macho CCF - Caixa de cabos fêmea Estes módulos servem de elementos de alimentação dos barramentos. São especialmente dotados de conexões aptas a receber contato com condutores de cobre. Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 26 – CCM e BLM CCM BLM A B C D 42 e - Módulos intermediários RDF - Redução com fusíveis MTF - Módulo de transposição de fases JDD - Junta de dilatação A RDF é usada na troca da seção dos barramentos (de 400 para 100 A, por exemplo). A MTF altera a seqüência de fases. A JDD é para compensar a dilatação linear das barras. Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 27 – JDD-MTF e RDF f - Módulos de saída CXD - Caixa de derivação CXD/CP - Caixa de derivação com proteção São utilizados para a ligação de cargas à linha de distribuição, pelo sistema plug-in. Possuem enxufes (contatos de pressão) isolados da caixa por uma placa de resina fenólica cuja conformação impede a ligação da caixa de forma errônea. As caixas de derivação são fixadas ao barramento por meio de braçadeiras adequadas que as acompanham. São fabricadas para as seguintes correntes: 25, 63, 100 e 200 A. São fornecidas com bases para fusíveis (Diazed para caixas 25 e 63A e NH para caixas 100 e 200A). As CXD/CP possuem sistema de proteção das pessoas contra contatos acidentais. Fonte: http://www.flexmaster.com.br 26/04/2002 Figura 28 – CXD JDD - MTF RDF CXD 45 6 COMPONENTES ELÉTRICOS INDUSTRIAIS Este capítulo trata dos componentes mais destacados para as atividades de um eletricista industrial, observando características genéricas. Dados mais completos de um componente são obtidos diretamente com o fabricante através de catálogos. 6.1 TOMADA INDUSTRIAL A tomada industrial é usada na alimentação de máquinas que requerem correntes de valores maiores, normalmente acima de 16 A. Existem em diversas formas físicas e com variado número de pólos (3F + N + T, 2F + N, 3F + N etc.). Os tipos de tomadas mais usados são: a) tomadas para ambientes normais (IP – 00) b) tomadas para ambientes especiais (IP – 44, IP – 67 etc.): - modelo à prova de explosão - modelo à prova de umidade, gases, vapores e pós - modelo à prova de explosão. Na instalação destas tomadas é importante criar um padrão para a conexão dos fios evitando-se problemas com seqüência de fases e outros condutores. Fonte: STECK; plugs e tomadas blindadas Brasikon Fonte: PIAL LEGRAND; material elétrico para instalações Figura 31 – Tomadas e plugues industriais 46 6.2 CHAVES MANUAIS Para comandar um motor elétrico, é necessário um dispositivo de manobra que o ligue e/ou desligue quando se desejar. Existem vários tipos de componentes para esse fim, cada um com sua empregabilidade, vantagens e desvantagens. As chaves manuais são exemplos de dispositivos de manobras para motores elétricos, sendo talvez a maneira mais simples e econômica de se fazer. Fisicamente variam conforme sua aplicação e fabricante. O funcionamento elétrico das chaves manuais, ou seja, como são fechados seus contatos internos, dependerá da aplicação da chave. Elas poderão ser específicas para determinada máquina ou aplicáveis em situações gerais. Fonte: http:// www.margirius.com.br 20/10/2001 Figura 32 – Chaves manuais 6.3 DISJUNTOR MOTOR O disjuntor motor é utilizado para conduzir ou interromper um circuito sob condições normais, assim como interromper correntes sob condições anormais do circuito (curto-circuito; sobrecarga e queda de tensão). Nesses disjuntores a corrente é ajustada no valor exato do motor. O acionamento destes componentes é manual, através de botões ou alavanca. Alguns dispositivos auxiliares podem ser acoplados a esses disjuntores para atender a finalidades específicas. Exemplos: - bloco de contatos auxiliares usado para sinalização (elétrica ou sonora), intertravamento etc.; - bobina de impulso, usada para desligamento a distância etc. - bobina de subtensão, usada para desligamento a distância, proteção de quedas de tensão etc. 47 Símbolos dos dispositivos auxiliares bobina auxiliar bobina de impulso bobina de subtensão Figura 33 – Disjuntor motor 6.4 BOTOEIRAS, PEDALEIRAS E FIM DE CURSOS Estes são os interruptores usados nos circuitos elétricos industriais. As botoeiras são instaladas em portas de quadro de comando, em frente de máquinas etc. As pedaleiras são utilizadas em máquinas onde o operador liga e/ou desliga o equipamento com o pé. Já os fins de curso tem a maior aplicação como limitadores de deslocamento e proteção de máquinas. Cada cor de botão indica um tipo de atividade, conforme descrito por norma, sendo que cada empresa pode criar seu próprio padrão. O mais comum é utilizar vermelho para as funções Emergência e/ou desliga e verde e preto para ligar. U < Fonte: http://200.170.17.200:99/catalo gue/donnees/photos/TL1/8123. gif 18/042002 I> I> I> M 3~ relé térmico: proteção de sobrecargas relé eletromagnético: proteção de curto-circuito mecanismo de disparo dispositivo auxiliar R S T 50 Existem também os sensores magnéticos, que fazem a comutação elétrica mediante a presença de um campo magnético externo, proveniente de um imã permanente ou de um eletroímã. Os sensores ópticos atuam quando ocorre a interrupção dos raios de luz provenientes de um emissor para um receptor, devidamente alinhados. Alguns sensores têm seu nome relacionado com a grandeza física que determina seu acionamento, como, por exemplo, pressostato, termostato, fluxostato, vacuostatos, tacostatos, etc. A ligação de um sensor a um circuito divide-se basicamente em dois tipos: sensores para ligação direta – devendo-se observar sua tensão e corrente máxima – e sensores para ligação indireta, devendo-se ligar com relés apropriados, onde estarão os contatos para comutação. Para os sensores de proximidade, a distância para acionamento varia conforme modelo e fabricante. Em sensores que necessitam de alimentação deve-se observar se são para AC ou DC. Figura 36 – Sensores Pressostato Fonte: http://www.margirius. com.br 10/04/2002 Termostato Fonte: TONINI; controles de temperatura 10/04/2002 Fonte: http://200.170.17.200:99/ catalogue/donnees/photo s/TL3/XT1XT7.gif 10/04/2002 Sensores de proximidade 51 6.7 CONTATOR Um contator nada mais é que uma chave liga e desliga, sendo que seu acionamento é eletromagnético ao invés de manual, ou seja, ocorre através de um eletroímã. Figura 37 – Contator: esquema de funcionamento Figura 38 – Modelos de contatores Figura 39 – Identificação padrão para contatos e bobina bobina contatos principais contatos auxiliares 1L1 3L2 5L3 13NOA1 A2 4T2 6T32T1 21NC 31NC 43NO 14NO 22NC 32NC 44NO Identificações utilizadas nos contatos auxiliares: NC = normally closed (normalmente fechado) NO = normally open (normalmente aberto) 1-2 = contato normalmente fechado contato móvelcontato fixo núcleo móvel núcleo fixo bobina Fonte: http://200.170.17.20 0:99/catalogue/donn ees/photos/TL1/110 27.gif 10/04/2002 Fonte: http://200.170.17.200: 99/catalogue/donnees /photos/TL1/10911.gif 10/04/2002 52 Embora o alto custo dos contatores, muitas são as vantagens de usá-los no lugar de chaves manuais. Com eles é possível: -comando à distância de grandes cargas através de pequenas correntes; -velocidade de abertura e fechamento dos contatos elevada; -automatização de circuitos; -etc. Exemplo de circuito: Figura 40 – Acionamento com contator A tensão em que será energizada a bobina do contator vem impressa junto à ela. Existem, para acionamento em CA 60 Hz, desde 24 até 600 V; para acionamento em CC desde 12 até 440 V. Estes limites podem variar conforme o fabricante e/ou modelo. Um contator poderá ter 2, 3 ou 4 contatos principais (embora o mais comum sejam 3), onde serão chamados de contatores bipolares, tripolares ou tetrapolares. Já a quantidade de contatos auxiliares, bem como a condição NA – NF, varia muito. Alguns modelos de contatores trazem inclusive a possibilidade de acrescentar-se através de blocos aditivos frontais e/ou laterais, outros contatos auxiliares. Os contatores podem ter somente um dos tipos de contatos (auxiliares ou principais) ou ambos. Assim, classificam-se como contatores (ou ainda: de força, ou principal, ou bi, tri, tetrapolar) aqueles que possuem os contatos principais (mesmo que tenham também contatos auxiliares) e, contatores auxiliares aqueles que aí sim, só possuem contatos auxiliares. Este último exercerá funções apenas no circuito de comando da instalação, como por exemplo, aumentar o número de contatos auxiliares disponíveis de um contator tripolar (ligando-os em paralelo). Com função semelhante à dos contatores auxiliares existem os relés de comando que mudam basicamente só na aparência física. F N carga R S Tbobina: baixoconsumo (mA) circuito de força: corrente com valor maior. comando à distância 55 6.9 TEMPORIZADORES Os temporizadores possuem funcionamento semelhante a um contator auxiliar, diferenciando-se na comutação dos contatos que não ocorrem simultaneamente a energização ou desenergização de sua bobina. O atraso (tempo) pode ser regulado de acordo com a necessidade da instalação. Os temporizadores mais usados são eletrônicos ou pneumáticos. Alguns modelos são motorizados. Nem todos temporizadores necessitam de alimentação individual. Alguns são usados como blocos aditivos e outros simplesmente ligados em série (como se fosse um interruptor simples) com o componente a temporizar. Quanto ao funcionamento os tipos mais comuns são: a) Temporizador com retardo na energização (ao trabalho – ON-delay) Energizando-se a bobina, os contatos levam um tempo predeterminado para mudar de posição. Ao desligar, instantaneamente os contatos assumem a posição normal. Figura 43 – Temporizador ON-delay com contatos separados Figura 44 –Temporizador ON-delay com contatos comutadores b) Temporizador com retardo na desenergização (ao repouso – OFF-delay) Energizando-se a bobina, os contatos instantaneamente mudam de posição. Quando desenergizada, seus contatos demoram um tempo pré-ajustado para retornar à posição normal. Figura 45 – Temporizador OFF-delay A1 A2 55 67 56 68 A1 A2 6557 6658 A1 A2 55 56 68 56 c) Temporizador estrela-triângulo Construído especialmente para os sistemas de partida estrela-triângulo automático, proporciona que haja maior segurança na comutação do motor da ligação de partida para a de funcionamento, já que oferece defasagem nas trocas de ligações, garantindo, assim, que o contator triângulo só entre quando o contator estrela estiver fora e o arco elétrico, extinto. Quando energizada sua bobina, o contato estrela instantaneamente é acionado (ligando o contator estrela). Decorrido o tempo de ajuste, o contato retorna à posição inicial e, após alguns milisegundos (50 ms geralmente), aciona o contato triângulo (ligando então o contator triângulo). Permanece assim até que seja desenergizado. Figura 46 – Temporizador estrela-triângulo d) Temporizador cíclico Quando energizado, mantém-se abrindo e fechando seus contatos nos tempos ajustados ininterruptamente até que seja desligado. Possui funcionamento semelhante a um pisca- pisca. Figura 47 - Temporizadores A1 A2 15 16 18 25 26 28 Y ∆ Fonte: SIEMENS - CD Dispositivos de Controle e Distribuição Fonte: TELEMECANIQUE, Catálogo de produtos Fonte: http://www.weg.com.br/conte nts/prod/capacitores/cp_tem porizador.jpg 57 6.10 RELÉ FALTA DE FASE Este relé é um componente eletroeletrônico que monitora um circuito elétrico verificando a presença, ou não, das três fases. Desliga-o caso isso ocorra, evitando que a máquina funcione com falta. Alguns modelos verificam também a presença do neutro, sendo então chamados de relé falta de fase e neutro. A ligação desses componentes exige um circuito apropriado com dispositivos de controle a distância integrado (contator, por exemplo), pois a atuação ocorre com a modificação da posição de um contato auxiliar, que então deve atuar em um circuito de comando. Normalmente o contato que deve ser conectado em série ao circuito é o contato NA (normalmente aberto), pois fecha assim que recebe os condutores energizados da rede elétrica. Figura 48 – Esquema básico para a ligação de um relé falta de fase 6.11 AUTOTRANSFORMADOR DE PARTIDA TRIFÁSICO Usado na partida indireta do tipo compensada, este autotransformador é responsável pela diminuição da tensão aplicada no motor no instante inicial. O valor da tensão de saída desses autotransformadores é expresso em percentagem, normalmente nos valores 65 e 80%. Os autotransformadores têm a seguinte identificação em seus terminais: R, S, T → bornes de alimentação do autotransformador 65 ou 80% → bornes de saída 0 (zero) ou Y (estrela) → bornes que devem ser curto-circuitados no momento da partida, ou seja, deve-se ligar as bobinas em estrela. No dimensionamento do autotransformador devem ser levados em conta: a tensão nominal da rede, a potência nominal do motor, o número máximo de partidas por hora (normalmente 10 para motores de baixa potência), o tempo aproximado de cada partida e os taps de saída necessários. FF(N) R S T (N) L1 L2 ao circuito de força 60 6.14 CONECTOR SAK É o modelo de conector mais utilizado em quadros de comando. Destina-se principalmente à interligação dos circuitos elétricos que estão em diferentes locais, como, por exemplo, no cofre e no painel da máquina. Os modelos podem ter pequenas diferenças conforme o fabricante mas são formados basicamente com as características mostradas na tabela a seguir. Tabela 3 – Conectores SAK Conectores tipo SAK melanina (Krg): cor marrom, temperatura de trabalho (máx.): 130°C, bastante rígido (por conseqüência, fácil de quebrar). materiais de fabricação X características poliamida 6.6 (PA): cor bege, temperatura de trabalho (máx.): 100°C, bastante flexível. modelos conector de passagem (normal), conector para aterramento(verde-amarelo) e conector porta fusível (fusível de vidro). tamanho fio (mm²) cabo (mm²) corrente (A) 2,5 0,5 – 4,0 0,5 – 2,5 27 6 0,5 – 10,0 0,5 – 6,0 47 16 2,5 – 25,0 4,0 – 16,0 87 principais tamanhos 35 6,0 – 50,0 10,0 – 35,0 143 acessórios tampa final, placa de separação, ponte conectora, poste (garrade fixação) e identificadores. fixação engate rápido em trilho DIN35 e/ou TS-32 Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção. Fonte: http://www.conexel.com.br Figura 53 – Conectores SAK ponte conectora placa de separação tampa final poste identificador trilho 61 6.15 CANALETAS PARA QUADRO DE COMANDO Estas canaletas são usadas para a proteção de cabos e fios em painéis de comando e em máquinas operatrizes. Protegem também todos os condutores instalados e distribuídos nas instalações elétricas em geral. São fabricadas geralmente em PVC rígido na cor cinza. Existem os modelos: fechada, semifechada e aberta. Tabela 4 – Tamanhos comerciais de canaletas Comprimento largura (mm) altura (mm) 15 20 20 20 30 30 30 50 50 50 80 50 110 50 150 50 30 80 50 80 2 metros 80 80 Fonte: SENAI-DN. Tabelas e diagramas elétricos. Fonte: http://www.reimold.com.br Figura 54 – Canaletas  pode ser secionado onde for preciso tampa removível 62 6.16 TERMINAIS Uma conexão realizada com cabo flexível não oferece boa garantia de contato. Para que isso aconteça de forma mais eficiente, utilizam-se terminais prensados nas pontas desses condutores. São diversos os tamanhos e modelos existentes, variando conforme o fabricante. Tabela 5 – Terminais isolados Terminais pré-isolados macho e fêmea macho e fêmea olhal anel pino luva forquilha (garfo) Cor da isolação X Condutor (Ref.: CRIMPER) vermelho 0,25 – 1,50 mm² (22 – 16 AWG) azul 1,10 – 2,60 mm² (16 – 14 AWG) amarelo 2,70 – 6,00 mm² (12 – 10 AWG) As características dimensionais dos terminais podem serem diferentes de um fabricante para outro; a conexão aos cabos é feita com o alicate prensa terminais (existem vários modelos). Fonte: CRIMPER; terminais pré-isolados 6.17 IDENTIFICADORES Usados em conectores, condutores e em vários outros componentes, os identificadores auxiliam na montagem de uma instalação completamente mapeada, ficando muito fácil executar qualquer tipo de serviço posterior. São vários os modelos, cores e tamanhos existentes, tendo cada um sua aplicação. Os identificadores trazem impressos letras, números e símbolos, atendendo a mais diversificada necessidade. Os identificadores utilizados em condutores são também chamados de anilhas. 65 6.20.1 Fusível Diazed Diazed é o modelo de fusível utilizado em instalações industriais nos circuitos com motores. É do tipo retardado e fabricado para correntes de 2 a 100 A. O conjunto de proteção Diazed é formado por: tampa, anel de proteção – ou, alternativamente, cobertura de proteção –, fusível, parafuso de ajuste e base unipolar ou tripolar (com fixação rápida ou por parafusos). O fusível possui na extremidade um indicador que tem a cor correspondente à sua corrente nominal, que é a mesma cor do parafuso de ajuste. O indicador desprende- se em caso de queima, podendo ser visto pelo visor da tampa. Seu interior é preenchido com uma areia especial, de quartzo, que extingue o arco voltaico em caso de fusão. O parafuso de ajuste tem a função de não permitir a substituição do fusível por outro de maior valor, já que o diâmetro da extremidade que fica em contato com este é diferente para cada corrente (exceção para 2, 4 e 6 A, quando o parafuso tem a mesma bitola, embora diferenciado nas cores). A fixação deste parafuso é feita com uma chave especial chamada de chave para parafuso de ajuste (ou chave rapa). Na base, a conexão do fio fase deve ser no parafuso central, evitando que a parte roscada fique energizada quando sem fusível. Tabela 6 – Código de cores dos fusíveis Diazed Corrente nominal (A) Código de cor Base 25 Base 63 Base 100 2 4 6 10 16 20 25 35 50 63 80 100 Rosa marrom verde vermelho cinza azul amarelo preto branco cobre prata vermelho Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção 66 Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção. Figura 58 – Componentes de um conjunto de segurança Diazed 6.20.2 – Fusível NH O fusível NH é usado nos mesmos casos do Diazed, porém é fabricado de 6 a 1.250 A. O conjunto é formado por fusível e base. A colocação e/ou retirada do fusível é feita com o punho saca-fusível. Existe nele um sinalizador de estado (bom/queimado), porém não em cores diferentes, como no Diazed. Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção. Figura 59 – Componentes de um conjunto de segurança NH 6.20.3 Dimensionando um fusível Para determinar o fusível de um circuito que terá um motor elétrico, deve-se conhecer a corrente nominal (In) do motor, a corrente de partida (Ip/In) e o tempo que o motor leva para acelerar totalmente. fusível base NH punho tampa anel de proteção fusível parafuso de ajuste base chave rapa cobertura de proteção 67 Com base nisso consulta-se o gráfico tempo X corrente, na figura a seguir, fornecido pelo fabricante de fusíveis. Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção. Figura 60 – Curva característica tempo/corrente: fusíveis Diazed Exemplo 1: motor trifásico In = 10 A; Ip/In = 7,1; tempo de partida = 5 s. - a corrente de partida será: 10 x 7,1 = 71 A; - o fusível que suporta este valor por 5 s é o de 20 A; - como 20 A é maior que a In (10 A), usa-se então o fusível de 20 A. Observação: Há casos em que a corrente do motor é maior que a encontrada para o fusível no gráfico. Usa-se, então, o primeiro superior à corrente nominal (In) do motor. 70 6.22 TRANSFORMADOR DE COMANDO Usado na alimentação dos circuitos de comando, servem para fornecer um valor de tensão desejado e também isolar elétricamente esses circuitos da rede elétrica. Geralmente possuem várias opções de entrada e saída de tensão permitindo ligação nos valores desejados. É importante aterrar um dos condutores da saída do transformador e também colocar fusíveis tanto no primário como no secundário. Fonte: SIEMENS. Compilado para manobra e proteção. Figura 64: transformador de comando. 71 7 SIMBOLOGIA Ao desenharmos um circuito elétrico, onde aparecem vários componentes, representamos esses através de símbolos, com o objetivo de facilitar a construção do desenho. Embora existam normas que padronizam esses símbolos, a realidade é que encontramos nas indústrias uma variedade muito grande de símbolos para um mesmo componente pois algumas empresas preferem criar simbologia própria do que seguir determinada norma. Apesar de tudo, com uma boa observação, é possível para o profissional da área decifrar todos os símbolos que eventualmente se possa encontrar. A simbologia a seguir é a adotada para este manual. Letra Utilização B botoeira, fim de curso, chave de comando em geral D contator auxiliar, temporizador F dispositivo de proteção H sinalizador K contator principal M motor N retificadores e baterias S sensor T transformadores R resistência C capacitor 72 botoeira sem retenção botoeira com retenção fim de curso contato auxiliar contato relé térmico de sobrecarga temporizador com retardo na energização (ON-delay) temporizador com retardo na desenergização (OFF-delay) 28 17 18 temporizador Y ∆ - contatos fusível A1 A2 contator - bobina A1 A2 Y∆ temporizador Y ∆ - bobina temporizador com retardo na energização - bobina temporizador com retardo na desenergização - bobina cruzamento com ligação cruzamento sem ligação aterramento sinalização sonora (buzzer) sinalização visual (lâmpada) Símbolo Descrição V instrumento de medição resistência elétrica diodo retificador Ø conector A1 A2 A1 A2 tº termostato P pressostato bobina (indutor) capacitor motor trifásico motor trifásico duas velocidades - Dahlander motor trifásico duas velocidades - enrolamentos separados motor monofásico motor trifásico de rotor bobinado 1 3 5 2 4 6 relé térmico de sobrecarga 1 3 5 2 4 6 contator - contatos principais 1 3 5 2 4 6 chave seccionadora tripolar 100% 80% 65% Y autotransformador trifásico de partida Símbolo Descrição freio mecânico na desenergização freio mecânico na energização 1 3 5 2 4 6 M 1∼ M 3∼ M 3∼ 2/4P M 3∼ 4/6 P M 3∼ disjuntor tripolar 75 Observações: – na partida estrela, quando usado motor 12 pontas, fecham-se em curto os terminais 10, 11 e 12; – na partida triângulo, se usado motor 9 pontas triângulo, basta desprezar os terminais 10, 11 e 12 (ver 3.1.2 Ligação série-paralelo). 8.1.4 Partida compensada Figura 66 – Diagrama elétrico da lógica de funcionamento partida série-paralelo estrela com reversão Y YY X Y 0 X X po si çã o X X X X X X XXX Y Y X X X XX X X XX X X X 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 X X X X X X X 19 08 21 10 23 12 R S T T4 T5 T6 18 07 16 09 14 11 T1 T2 T3 T7 T8 T9 U< B0 fu nc io na m en to pa rti da R S T T1 T2 T3 partida série-paralelo triângulo com reversão ∆∆ X 0 X X po si çã o X X X X X X XXXX X X XX X X XX X X X 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 XX X X X X X 32 20 05 24 01 30 R S T T4 T5 T6 31 27 09 21 13 25 T1+T12 T2+T10 T3+T11 T7 T8 T9 29 30 31 32 X X XXX XX ∆ ∆ ∆∆ 76 Observações: – a alimentação deve ser feita nos terminais R, S e T, e o motor conectado aos terminais T1, T2 e T3; – devem ser observados a potência do motor e o número máximo de partidas por hora indicado para a chave, a fim de não superaquecer o transformador, o que pode provocar sua queima; – o tap de saída pode ser trocado para a posição desejada; – a chave deve permanecer na posição partida até que o motor atinja sua velocidade nominal; após isso, deve ser trocada para a posição marcha (rapidamente); – algumas chaves têm seus componentes (contatos e/ou transformador) imersos em óleo isolante para refrigeração e/ou eliminação do arco elétrico; – o relé térmico de sobrecarga deve ser ajustado para a In do motor. Atenção para os casos onde se emprega o relé térmico ligado a TCs, pois a relação de transformação deve ser considerada. 8.1.5 Partida de motores de múltiplas velocidades motor Dahlander sem reversão 0 X1 2 X po si çã o 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 13 14 15 16 X XX XX X 1 2 6 5 9 10 R S T T1 T2 T3 4 7 12 T4 T5 T6 motor Dahlander com reversão 10 24 20 23 8 14 R S T T1 T2 T3 2 21 16 T4 T5 T6 2 X 1 0 X X po si çã o X X X X X X X X X 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 1 2 X X X X X X X X X X X X 77 motor de duas velocidades com enrolamentos separados sem reversão 1 2 3 4 5 6 R S T T1 T2 T3 8 10 12 T6 T5 T4 0 X1 2 X X po si çã o 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 X X X motor de duas velocidades com enrolamentos separados com reversão 1 2 3 4 5 6 R S T T1 T2 T3 8 10 12 T6 T5 T4 0 X 1 2 X X po si çã o 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 X XX 13 14 15 16 1 2 X X X X 17 18 19 20 X X 80 8.2.2 Partida estrela-triângulo Circuito de força: partida estrela-triângulo sem reversão Circuitos de comando: 01 – circuito com temporizador ON-delay e sinalização partida/funcionamento; 02 – circuito com temporizador Y∆ e sinalização partida/funcionamento; Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (*): (Ipartida / 3 ) x 15 seg. ⇒ K1 e K2: (In / 3 ) x FS ⇒ K3: (In / 3) x FS.; ⇒ F4: (In / 3 ) (x FS). Força Comando 01 Comando 02 Observação: No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor (ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). F1 F2 F3 K1 K2 F4 M 3∼ 6 4 5 1 2 3 K3 1 3 5 2 4 6 1 3 5 2 4 6 2 4 6 1 3 5 1 3 5 2 4 6 R S T K3 D1 K1 K2 K2 N B1 B0 R F4 F5 95 A1 D1 K3 K1 D1 67 L1 K2 K3 13 14 43 4468 96 1 2 K3 L2 A2 A1 A2 A1 A2 A1 A2 65 66 3 4 21 22 13 14 21 22 13 14 K3 K2 L2K1 N B1 B0 R F4 F5 95 96 1 2 3 4 L1 K2 K3 13 14 43 44 A1 A2 Y K3K2 D1 D1 K1 K3 43 44 13 14 13 14 K1 15 18 28 22 21 22 21 A1 A2 A1 A2 A1 A2 25 81 Circuito de força: partida estrela-triângulo com reversão Circuitos de comando: 01 – circuito com reversão simples e sinalização partida/funcionamento Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (*): (Ipartida / 3 ) x 15 seg. ⇒ K1 e K2: In x FS ⇒ K3: (In / 3 ) x FS ⇒ K4: (In / 3) x FS ⇒ F4: (In / 3 ) (x FS). Força Comando 01 Observação: * No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor (ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). 1 3 5 F2 K1 F4 A B C K2 K4 1 3 5 1 3 5 1 3 5 5 4 6 1 2 3 M 3∼ 2 4 6 2 4 6 2 4 6 2 4 6 1 3 5 2 4 6 K3 F3F1 K4 D1 K1 L∆ K3 N B1 B0 R F4 F5 95 96 21 22 22 21 A1 A2 A1 A2 D1 13 14 A1 A2 55 56 1 2 3 4 K4 B2 3 4 B2 1 2 K2 22 21 A1 A2 B1 1 2 K2 K1 K3 31 32 A1 A2 K3 13 14 K4 K1 K2 K4 43 44 K4 LY 13 14 21 22 31 32 K2K1 43 44 43 44 82 8.2.3 Partida série paralelo Circuito de força: partida série-paralelo estrela sem reversão Circuito de comando: 01 – circuito com temporizador ON-delay Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (**): (Ipartida/4) x 15 seg. ⇒ K3: (In / 4) x FS ⇒ K1, K2 e K4: (In / 2) x FS ⇒ F4 e F5: (In / 2) (x FS). Força (*) Comando 01 Observações: * O esquema de força refere-se a motores 12 pontas (4 tensões – 220, 380, 440 e 760 V). Para motores 9 terminais estrela (ver 3.1.2 Ligação série-paralelo), basta desprezar os números de terminais 10, 11 e 12 no esquema. ** No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor (ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). B0 R F6 F4 95 96 1 2 F5 95 96 A1 A2 A1 A2 A1 A2 A1 A2 A1 A2 B1 K3 D1 K1 K2 K4 D1 K3 K1 K1 K3 N 3 4 55 56 13 14 13 14 4 3 2 1 F1 F2 F3 1 3 5 2 4 6 M 3∼ 1 3 5 2 4 6 1 3 5 2 4 6 3 2 1 6 5 4 7 8 9 10 11 12 F4 F5 K1 K2 K3 K4 A B C 1 3 5 1 3 5 2 4 6 2 4 6 1 3 5 2 4 6 85 Circuito de força: partida série-paralelo triângulo com reversão Circuitos de comando: 01 – circuito com temporizador ON-delay Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (**): (Ipartida / 4) x 15 s ⇒ K5: In / (4 x 3 ) x FS ⇒ K1, K2, K3, K4 e F4: (In / 2) x FS ⇒ K6: In / (2 x 3 ) x FS. Força (*) Comando 01 Observações: * O esquema de força refere-se a motores 12 pontas (4 tensões – 220, 380, 440 e 760 V). Para motores 9 terminais triângulo (Ver 3.1.2 Ligação série-paralelo), basta desprezar os números de terminais 10, 11 e 12 no esquema. ** No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor (Ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). F1 F2 F3 1 3 5 2 4 6 M 3∼ 7 8 9 4 5 6 F4 K2 K6 A B C 1 3 5 2 4 6 1+12 2+10 3+11 K5 2 4 6 2 4 6 1 3 5 1 3 5 2 4 6 1 3 5 K3 K4 1 3 5 2 4 62 4 6 K1 1 3 5 B0 R F5 1 2 F4 95 96 A1 A2 A1 A2 A1 A2 A1 A2 A1 A2 B1 K5 D1 K2 K1 K6 D1 N 3 4 55 56 13 14 13 14 21 22 K6 K5B2 3 4 A1 A2 A1 A2 K3 K4 K1 K2 K2K1 K5 K1 K1 K2 K2 B1 B2 K5 13 14 43 44 1 2 1 2 21 22 21 22 21 22 43 44 43 44 31 32 31 32 86 8.2.4 Partida compensada Circuito de força: partida compensada sem reversão Circuito de comando: 01 – circuito com temporizador ON-delay e sinalização de partida/funcionamento; Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (*): (Ipartida x 0,64) x 15 seg. ⇒ K1: (In) x FS ⇒ K2(**): (In x 0,64) x FS ⇒ K3(**): (In x 0,23) x FS ⇒ F4: In (x FS). Força Comando 01 Observações: * No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior a corrente nominal do motor (ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). ** Os valores dos componentes são para um autotransformador com taps de 65 e 80% (para outros valores, ver 4.2.1 Partida compensadora). 100% 80% 65% Y F1 F2 F3 1 3 5 K1 K2 K3 F4 T1 A B C M 3∼ 1 3 5 1 3 5 1 3 5 2 4 6 2 4 6 2 4 6 2 4 6 K3 D1K2 L2K1 K1 K3 B1 B0 R F5 95 96 21 22 21 22 A1 A2 A1 A2 A1 A2 D1 K2 13 14 A1 A2 65 66 1 2 3 4 L1 K1 K3 13 14 43 44 1 2 T1 13 14 K1K3 K1 31 32 43 44 F4 87 Circuito de força: partida compensada com reversão Circuito de comando: 01 – circuito para reversão simples Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3 (*): (Ipartida x 0,64) x 15 seg. ⇒ K1, K2 e K3: In x FS ⇒ K4(**): (In x 0,64) x FS ⇒ K5(**): (In x 0,23) x FS ⇒ F4: In (x FS). Força Comando 01 Observações: * No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor (ver 6.20.3 Dimensionando um fusível). ** Os valores dos componentes são para um autotransformador com taps de 65 e 80% (para outros valores, ver 4.2.1 Partida compensadora). 100% 80% 65% Y 1 3 5 2 4 6 K1 K2 K3 F4 K4 K5 T1 A B C M 3∼ 2 4 6 1 3 5 1 3 5 2 4 6 1 3 5 2 4 6 2 4 62 4 6 1 3 5 1 3 5 K5 A1 A2 D1 A1 A2 K1 K2 K2 N B1 B0 R F4 F5 95 96 22 21 A1 A2 43 44 1 2 3 4 1 2 T1 K2 K1 22 21 A1 A2 K2 3 4 13 14 13 14 K4 A1 A2 K3 A1 A2 K1 K3 K5 K3 K5 K4 K4K3 D1 43 44 21 22 31 32 13 14 13 14 43 44 13 14 21 22 55 56 B2K1 90 Circuito de força: motor de dupla velocidade com enrolamentos separados, sem reversão Circuitos de comando: 01 – troca simples de velocidade 02 – troca instantânea de velocidade Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3*: Ipartida (maior) x 5 s ⇒ K1: In(baixa) x FS ⇒ K2: In(alta) x FS ⇒ F4: In(baixa) (x FS) ⇒ F5: In(alta) (x FS). Força Comando 01 Comando 02 Observações: * As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considera-se a maior delas. ** Deve ser conferida junto ao motor a seqüência correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades. M 3∼ 4/6 P 1 3 5 F1 F2 F3 F4 F5 2 4 6 2 4 6 1 3 5 1 3 5 1 3 5 2 4 6 2 4 6 K2K1 1 2 3 4 5 6 R S T A F4 B0 B1 K1 K1 F5 N 95 96 1 2 3 4 13 14 B2 K2 3 4 13 14 A1 A2 K2 K2 K1 22 21 22 21 A1 A2 B1B2 2 1 1 2 A F4 B0 B1 K1 K1 F5 N 95 96 1 2 3 4 13 14 B2 K2 3 4 13 14 A1 A2 K2 K2 K1 22 21 22 21 A1 A2 (**) 91 Circuito de força: motor de dupla velocidade com enrolamentos separados com reversão Circuito de comando: 01 – comando para troca simples do sentido de rotação e instantânea para mudança de velocidades Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3*: Ipartida (maior) x 5 s ⇒ K1 e K2: In(baixa) x FS ⇒ K3 e K4: In(alta) x FS ⇒ F4: In(baixa) (x FS) ⇒ F5: In(alta) (x FS). Força Comando 01 Observações: * As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considera-se a maior delas. ** Deve ser conferida junto ao motor a seqüência correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades. A F4 B0 B1 K1 K1 F5 N B2 K2 A1 A2 K2 K2 K1 A1 A2 B1B2 B3 K3 K3 B4 K4 A1 A2 K4 K4 K3 A1 A2 B3B4 K1 K2 K3 K4 31 32 31 32 31 32 31 32 F6 95 9695 96 3 4 3 4 13 14 13 14 13 14 13 14 3 4 3 4 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 21 22 21 22 21 22 21 22 (**) M 3∼ 4/6 P 1 2 3 4 5 6 F1 F2 F3 1 3 5 2 4 6 1 3 5 2 4 6 F4 F5 K1 K2 K3 K4 1 3 5 1 3 5 2 4 6 1 3 5 2 4 6 2 4 6 2 4 6 A B C 1 3 5 92 8.2.6 Partida de motor de anéis (rotor bobinado) Circuito de força: motor de rotor bobinado Circuito de comando: 01 – aceleração automática por temporizadores Dimensionamento dos componentes: ver: 2.1.4 Motor de anéis. Força Comando 01 F1 F2 F3 1 3 5 2 4 6 M 3∼ K1 K2 K3 K4 R1 R2 R3 F4 1 3 5 2 4 6 1 3 5 1 3 5 1 3 5 2 4 6 2 4 6 2 4 6 R S T A1 A2 K2 A1 A2 K3 A1 A2 K4D1 D2D3 D1D2 D3 K2 13 14 K2 65 66 65 66 65 66 11 12 A A1 A2 F4 B0 B1 K1 K1 F5 N 95 96 1 2 3 4 13 14 95 Circuito de força: motor com frenagem por contra corrente Circuito de comando: 01 – frenagem ao desligar o circuito Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2, e F3: Ipartida x 5 s ⇒ K1 e K2: In x FS ⇒ F4: In (x FS) Força Comando 01 Observações: * O tempo a ser ajustado em D1 e D3 será de acordo com a necessidade da máquina (inércia). ** O motor deverá ter classe de isolação e regime de serviço apropriado para esse tipo de frenagem. 1 3 5 4 6 1 3 5 2 4 6 F1 F2 F3 K1 F4 A B C 1 3 5 2 4 6 K2 2 M 3~ A A1 A2 F4 B0 K1 F5 N 95 96 1 2 B1 3 4 13 14 B2 D2 3 4 A1 A2 K2 K2 K1 22 21 22 21 1 2 B2 1 2 B1 A1 A2 A1 A2 K1K2 32 31 32 31 D1 57 58 57 58 13 14 D1 D2 D1 D2D3 D4 43 44 43 44 D4 D3 (**) (*) 96 Circuito de força: motor com frenagem por CC Circuito de comando: 01 – circuito para frenagem manual através de botão desliga Dimensionamento dos componentes: ⇒ F1, F2 e F3: Ipartida x 5 s ⇒ K1, K2, K3 e K4*: In x FS Força ⇒ F4*: In (x FS) Comando 01 Observações: * A tensão DC aplicada no momento da frenagem deve provocar uma corrente no bobinado do motor não superior a In do mesmo. ** O motor deverá ter classe de isolação e regime de serviço apropriado para esse tipo de frenagem. K3 K4 1 3 5 2 4 6 F1 F2 F3 K1 F4 A B C K2 1 3 5 1 3 5 1 3 5 2 4 6 2 4 6 2 4 6 2 4 6 1 3 5 M 3∼ N A F4 B0 B1 K1 K1 F5 N 3 4 13 14 B2 K2 3 4 13 14 A1 A2 K2 K2 K1 22 21 22 21 A1 A2 B1B2 2 1 1 2 K3 A1 A2 K4 A1 A2 K1 K2 K3 K4 K3 B0 31 32 31 32 21 22 21 22 3 4 1 2 95 96 13 14 T1 N1 (**) 97 9 INFORMAÇÕES ÚTEIS 9.1 NORMAS TÉCNICAS Sigla Significado EN BS CEE CEI CENELEC DEMKO KEMA NBN NEMKO NEN ÖVE Europäische Norm – Norma Européia British Standard – Normas Técnicas da Grã-Bretanha (já parcialmente adaptadas à IEC) International Commission on Rules for the Approval of Electrical Equipment – normas internacionais, principalmente para materiais de instalação (são parcialmente adotadas nos países escandinavos para dispositivos de manobra de baixa tensão até correntes nominais de 63 A). Comitato Elettrotecnico Italiano – Comissão Eletrotécnica Italiana Comite Européen de Normalisation Eletrotechnique – Comitê Europeu de Normalização Eletrotécnica (secretaria geral em Bruxelas). Danmarks Elektriske Materielkontrol – repartição dinamarquesa de controle de produtos elétricos que publica normas e concede certificado de conformidade. Keuring van Elektrotechnische Materialen – entidade holandesa de ensaios de produtos elétricos que concede, entre outras, aprovações CSA para fabricantes europeus. Belgische Normen – normas técnicas belgas, editadas pelo Instituto Belga de Normas (em partes já adaptada à IEC). Norges Elektriske Materiellkontrol – repartição norueguesa de controle de produtos elétricos; publica normas e concede certificados. Nederlands Norm – normas técnicas holandesas Österreichischer Verband für Elektrotechnik – Associação Austríaca de Eletrotécnica. As normas ÖVE são amplamente compatíveis com a VDE e IEC.
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