Curso AutoCad - Básico

Curso AutoCad - Básico

(Parte 2 de 15)

- Acesa a formato de arquivos de uma grande quantidade de sistemas, até os de a SILICON GRAPHICS.

- Acesa a uma ampla base de software adicional para aperfeiçoar a funcionalidade do AutoCAD.

Primeira visão do Autocad

Para acionar o AutoCad siga os seguintes passos:

- Digite ACAD e pressione < ENTER >.

Aparecerá uma mensagem informando que o AutoCad está sendo carregado. Logo após ser carregado, aparecerá a tela de abertura do AutoCad com as seguintes informações.

- Versão do AutoCad; - Para quem o programa está registrado

- Revendedor

- Logotipo da Autodesk

• Os passos a seguir levam em consideração que o subdiretório onde o

AutoCad se encontra esta definido em path e que as linhas já estão definidas no autoexec.bat.

w.megacursos.com.br 7

A tela de abertura do AutoCad

A tela do AutoCad é dividida em quatro partes.

• Área de Menu Lateral; • Área de Prompt;

• Área de Desenho;

• Linha de Status.

A área de desenho ocupa a maior parte da tela, é neste espaço que você irá trabalhar na montagem de seus desenhos e onde aparecerá tudo o que deseja. Ao movimentar o mouse aparecerá um cursor em forma de cruz, sendo que a intersecção destas retas é denominado "cursor de tela". É ele que permitirá a montagem e mudança do desenho projetado.

No alto da tela, está a linha de Status onde o AutoCad lhe passará informações instantâneas do desenho. À direita do centro está as coordenadas X e Y do último "ponto de seleção" do cursor na tela ou da "posição atual" do cursor.

• Para ativar e desativar o Sistema de Coordenadas pressione a tecla F6 (Liga ou Desliga).

No canto inferior esquerdo esta uma seta em forma de "L". Esta seta é o ícone do Sistema de Coordenadas do Usuário (UCS - User Coordinate System), que informa sua orientação no desenho. O X e Y são as coordenadas e o W indica que você está no sistema de coordenadas do mundo, onde, X indica o andamento do cursor da Esq./Dir. (Positivo), Y indica o andamento do cursor de Baixo/Cima (Positivo) e Z posiciona um ponto no espaço (Positivo ou negativo). À direita da tela está o menu lateral que nos permite acessar a maior parte dos comandos do AutoCad.

Abaixo desta área se encontra a linha de prompt que apresentará mensagens com perguntas ou respostas do AutoCad à sua entrada de comandos.

• Se for um usuário inexperiente, procure sempre observar as mensagens desta área pois todas as informações e comunicação com o AutoCad serão passadas nesta linha.

w.megacursos.com.br 8

Ao movimentar o mouse para a parte superior da tela, na linha de status aparecerá o chamado menu suspenso, com comandos que serão comentados no decorrer da apostila.

Trabalhando com arquivos do Autocad

Comandos básicos

Abrir um arquivo existente

- FILE > OPEN - selecione C:\ACADR13\COMMON\SAMPLE - clique duas vezes

- Selecione SEXTANT - ok , este nome aparece no quadro de dialogo.

- Ao aparecer o desenho: digite PLAN a tela passa a bidimensional.

PLAN ; para passar a tela bidimensional.

- Para passar a uma imagem plana de um UCS a imagem bidimensional, na área do prompt aparece uma mensagem solicitando um comando, selecione CURRENT, você pode escolher os relacionados com PLAN e que podem ser:

Current= Ativo Ucs= UCS especificado World= System coordinate system (sistema mundial de coordenadas).

Uso de ferramentas básicas

Uso do ZOOM

- Escolha: VIEW > ZOOM > WINDOW, na linha dos menus suspensos (linha de status). - Posicione o cursor no lugar donde quer aplicar o zoom

- na linha de comando o AutoCad pede para posicionar o primeiro ponto:

First corner.

- Clique e arraste formando um retângulo - na linha de comando aparecerá:

Other corner. - Clique para completar a ação - a área é ampliada.

Neste exercício você usou Window do comando Zoom para definir a área a ser ampliada, note que o AutoCAD pede definir o primeiro canto da janela e depois o w.megacursos.com.br 9 outro, esta opção é usada, não apenas para definir a área a ser ampliada para definir visões, mas também para definir e selecionar objetos de edição.

Para retornar à visão normal escolha: VIEW > ZOOM > PREVIUS - a tela volta à posição original.

Salvar o Trabalho

Quando se trabalha com processo de desenhos demorados é necessário salvar o desenho periodicamente enquanto você trabalha, para evitar perdas de dados de forma involuntária mas se você não o faz, o AutoCAD salva automáticamente o trabalho a cada 120 minutos, gerando então um arquivo de reserva, que leva a extensão *.SV$. As configurações de salvamento são múltiplas dependendo da forma de operação do AutoCad e de acordo com as necessidades do usuário. Quando trabalhamos num arquivo novo a opção SAVE e iniludível, este comando salvará rapidamente seu arquivo, mais se o arquivo e um pre-carregado, a melhor opção é a de SAVE AS.

- É possível salvar o arquivo com o mesmo nome o criar outro nome o que implica a criação de um novo arquivo. - FILE > SAVE > Você notara alguma atividade no disco rígido.

- FILE > SAVE AS > Quadro de dialogo > Digite “Exemplo”

- o nome original desaparece e é colocado o nome digitado, a extensão atribuída pelo programa é .DWG, esta é criada automaticamente pelo AutoCAD - clique OK.

É importante salvar os arquivos com nomes diferentes enquanto você estiver criando desenhos alternativos, pois isto possibilita o fato de poder salvar uma idéia, e no caso de eventuais quedas de energia o perdas de dados involuntárias ainda é possível voltar ao ponto no qual paro antes disso acontecer.

Como fazer mudanças

(Parte 2 de 15)

Comentários