Curso AutoCad - Básico

Curso AutoCad - Básico

(Parte 3 de 15)

- Escolha MODYFY > ERASE - Na área do prompt aparece o comando:

ERASE - Select Objects:

- O cursor se transforma num quadrado, este é chamado de Quadro de seleção.

w.megacursos.com.br 10

- Coloque o quadro na área de contorno - O contorno é destacado.

- O prompt aparecerá novamente Select Objet:

- Pressione <enter>

- o contorno desaparece Você acabou de apagar uma parte do desenho.

Fechando o AutoCAD

Quando você acabar seu trabalho, poderá abrir outro desenho ou fechar o AutoCAD e retornar ao prompt do dos.

- FILE > EXIT > Aparecera um quadro de dialogo com três botões:

Cancel commandVib0005.bmp

Save changes Discard Changes Acione o que corresponde segundo seja o caso.

Os quadros de diálogo

Dentro do conjunto de comandos estos agem interactivamente com quadros de diálogo os quais através dos seus formatos nos oferecem um modo fácil para a comunicação com o AutoCAD, eles apresentam partes especificas e são divididas em grupos e estão delimitados por um retângulo com um nome no alto, esses grupos são denominados botões e estão espalhados pelos quadros de dialogo.

Tipos e Importância

Botões de comando

- Sempre que encontrar um botão de comando no interior indica que una ação sera realizada.

- Os botões com reticencias indicam que a existência de um quadro de dialogo. - Os botões com um símbolo < indicam que a tela será apagada.

- Quando você encontrar um botão com a borda espessa indica que é o default e sera ativado quando pressione a tecla <enter>.

w.megacursos.com.br 1

Botões de seleção São pequenos quadrados com labels o nomes a direita, normalmente em grupos, quando esta ativo, este aparece preenchido, você o seleciona com um clique do mouse no próprio botão. Quadros de seleção

São quadrados que podem estar em branco ou podem ter um X, quando o X aparece indica que esta opção esta ativada, um quadrado em branco indica que a opção esta desativada.

Quadros de lista

Você vê normalmente uma lista com itens para escolher. Se a função tem múltiplas seleções você pode segurara a tecla Shift enquanto seleciona itens da lista clicando com o mouse, e se esta for muito grande, aparecerá uma barra de rolagem.

Listas instantâneas

Às vezes aparece no lugar de um quadro de lista, estas parecem retângulos com uma seta apontada para baixo. O item default aparece no retângulo.

Quadros de edição

Se uma opção requer uma entrada pelo teclado, um quadro de edição o de entrada será fornecido, quando acionado apresenta um cursor em forma vertical, assim pode entrar com um nome ou outro texto, alterando o que esta incluído no quadro. Os comandos ou nomes com caracteres sublinhados, podem ser selecionados pelo teclado apertando a tecla ALT e digitando o caractere sublinhado o que será destacado para sua edição. Você pode movimentar-se entre as opções apertando a tecla TAB, a tecla ESC fecha a lista, os caracteres são ativados pressionado <enter>.

w.megacursos.com.br 12

Interpretação dos prompts

Quando se trabalha com desenhos simples, do próprio AutoCad, e possível manipular os mesmos sem perder a estrutura do desenho original, a través do recurso de salvar como (SAVE AS), o que guardará as transformações feitas no arquivo assim como deixará o original intacto. Agora podemos criar um desenho próprio, para exercícios posteriores, mas devese notar que a partir deste momento tem que se aprender a informar ao AutoCad o que se deseja fazer toda vez que este agirá como se fosse um empregado perfeito, mas que deve ter informações precisas sobre o que se deseja que este faça, estas informações são dadas a partir da linha de prompt. Este processo envolve fatores de especificação de medidas e distancias assim como o uso permanente de um sistema de coordenadas para orientar a direção dos traços das linhas e os ângulos desejados

Especificação de distancias no Autocad

Sistemas de coordenadas a) Coordenadas Polares

A coordenada polar é lançada da seguinte maneira : Vamos supor que iremos desenhar a espessura de um objeto, que tem 15,0 unidades de extensão e 0,15 unidades de espessura.

− Selecione o menu DRAW > LINE; − Marque o primeiro ponto num espaço qualquer, clicando com o mouse na posição deseja;

− Digite @15<0 <ENTER>; Uma linha aparecerá a partir do primeiro ponto selecionado e terminará 15 unidades à sua direita. Esta é uma coordenada polar relativa.

• O Sinal @ indica ao AutoCad que refere-se ao último ponto selecionado. • O 15 é a distância a partir do último ponto selecionado.

• O Símbolo de menor ( < ) indica ao AutoCad o ângulo em que a linha será desenhada, que no caso é 0.

Obs: Os comandos utilizados podem ser encontrados no menu suspenso ou no menu lateral.

w.megacursos.com.br 13 b) Coordenadas Cartesianas Relativas

Siga os seguintes passos:

− Digite @0,.15 <ENTER>; − Digite @-15,0;

− Selecione o comando CLOSE, no menu lateral para fechar a seqüência.

O comando CLOSE desenha uma linha conectando o último ponto do desenho ao primeiro ponto. Neste sistema de coordenadas, as medidas são especificadas digitando-se os valores separados por uma virgula, os mesmos determinarão as distancias de um ponto em relação aos eixos X,Y (horizontal e vertical). Então temos que:

• O Sinal @ indica ao AutoCad que refere-se ao último ponto selecionado. • O 0 é a distância a partir do último ponto selecionado.

• A virgula ( , ) indica ao AutoCAd a variável dos eixos que no caso será Y

• O .15 nos indica a distancia a partir do segundo ponto e direção do traço que no caso esta em sentido positivo no eixo Y por tanto será para cima.

• O Sinal @ indica ao AutoCad que refere-se ao último ponto selecionado. • O 15 é a distância a partir do último ponto selecionado.

• O Símbolo de menor ( < ) indica ao AutoCad o ângulo em que a linha será desenhada, que no caso é 0.

Quando se da entrada de números no computador o uso de virgulas indicam parâmetros de medida diferentes por tanto ao invés destas, deverá se usar o ponto decimal além do que, para entrar com uma medida como a indicada acima é possível dispensar o uso do 0 depois do ponto decimal. Neste exercício podemos notar a opção CONTINUE no menu lateral, ela permite um segmento de linha que possa ser continuado a partir do ponto onde parou, se estabelecemos um comentário técnico podemos dizer que essa opção emite o comando LINE inserindo depois um @ para posicionar o primeiro ponto da linha no último ponto selecionado.

(Parte 3 de 15)

Comentários