Curso AutoCad - Básico

Curso AutoCad - Básico

(Parte 4 de 15)

w.megacursos.com.br 14

Opções de comando a) Menu Lateral

Ao ligar o AutoCad aparecerá no Menu Lateral o que é chamado de Menu Raiz. O Menu Lateral é dividido em várias partes que por sua vez são subdividas em categorias, como DISPLAY, DRAW e EDIT.

No menu, três itens são seguidos por dois-pontos ( DIM, UCS e SAVE ), os dois-pontos ( : ) indica que o comando anterior é um comando do AutoCad e ao ser selecionado iniciará o comando. Dois itens são seguidos de pontos (...) ( LAYER e PLOT ), esses itens são comandos que geram quadros de diálogo. Todos os outros itens são nomes de menus (submenus) contendo os comandos relacionados a essa atividade em particular. Por exemplo, ao selecionar o menu EDIT aparecerá o submenu do EDIT, que aparecerão seguidos de dois-pontos, pois cada um deles ativa um comando. A palavra next que aparece no final da lista ao acionar o menu EDIT indica que há uma outra lista com mais comandos. Para acionar é só posicionar o mouse sobre a palavra next e clicar. Para retornar ao menu de edição original, acione previous.

Verifique também que ao final dos menus existe as palavras LAST, DRAW e EDIT. O menu LAST permite que você vá diretamente aos respectivos menus, o DRAW ou EDIT permite que você vá diretamente para esses menus, de onde quer que você esteja no sistema de menus. No alto a palavra AutoCad faz com que você retorne ao menu raiz.

b) Menu Suspenso

O Menu Suspenso é utilizado para se ter acesso a comandos muito utilizados de maneira rápida e prática. A maioria dos comandos utilizados serão acionados por este menu. Para acessar a alguns comandos você precisa passa por varias camadas, por isso o AutoCAD facilita seu uso através dos menus suspensos, estos são uma forma de acessar rapidamente a estos comandos. Para acessar aos menus suspensos:

- Mova o cursor até a linha de status- o cursor se transforma numa seta - Mova o cursor lateralmente - As opções são destacadas.

- Destaque MODIFY - clique w.megacursos.com.br 15

- Aparecerá um menu suspenso com comandos do menu EDIT. - Destaque ERASE - clique no apontador

- Aparecera outro submenu com um mais opções

- Este é denominado um Menu em Cascata que oferece as

outras opções de um comando em particular.

Para sair do menu suspenso: - mova o cursor para a área de desenho e de dois cliques ou pressione a tecla ESC.

Configuração da área de trabalho

Limpeza da Tela

Em determinado momento a tela pode estar cheia de blips ( blips Ö "+" são os pontos que ficam marcados na tela mas que não fazem parte do desenho). Para limpar a imagem da tela de blips, use o comando REDRAW.

Procedimento: − Selecione VIEW no menu suspenso;

− Selecione REDRAW ALL;

Definição dos Limites do Desenho

Uma das vantagens do AutoCad é que você não fica limitado às bordas do papel para desenhar seu projeto, pois existe a possibilidade de dimensionar o seu desenho como for mais conveniente. Mas deve tomar cuidado pois ao momento de plottar seu desenho, existe a possibilidade de não caber na folha desejada. Para evitar este problema, deve limitar a área de trabalho do seu desenho, de forma que seja dimensionado para a folha que irá utilizar, pois a definição dos limites do desenho nada mais é do que limitar o tamanho do papel ou a área necessária para um desenho.

Uso da Grade e Snap

Modo Grade Ao acionar o modo de Grade você terá as grades no seu desenho para auxilia-o no layout, estas são uma espécie de grelha usadas dentro de w.megacursos.com.br 16 processos de desenho complexos. Para acionar o modo Grade é só acionar a tecla F7 que liga e desliga esse modo, ou ser ativada a través da caixa de diálogo Drawing Aids. Nesta Caixa, você pode definir entre outras coisas o espaçamento entre as grades.

Modo Snap Este modo força o cursor a pular para uma distância específica. Ele é útil para manter a precisão enquanto você indica distâncias com o cursor. A tecla F9 liga e desliga o modo Snap. Esta opção pode também ser ativada a través da caixa de diálogo Drawing Aids. Nesta Caixa, você pode definir entre outras coisas o espaçamento do snap. O modo Snap trabalha em conjunto com o Grid.

Especificação de Unidades

Primeiro vamos criar um arquivo. Para isso siga o procedimento descrito pois iremos simbolizar os caminhos para os menus e seus respectivos comandos, da seguinte maneira:

A maioria dos menus serão acessados pelo Menu Suspenso, caso for utilizado o menu lateral, será indicado no decorrer do procedimento.

Procedimento:

− Selecione FILE > NEW;

Aparecerá o quadro de diálogo "Create new drawing" − Digite EXEM01,

− Pressione o botão OK;

A AutoCad abre um novo arquivo de desenho com o nome determinado. A área de desenho neste momento deverá estar vazia. Logo após aparecerá no final da tela o prompt de comandos.

Command: Isso indica que o AutoCad está esperando um comando.

Agora, você usará o modo Default de medidas do AutoCad que esta baseado em o arquivo de um protótipo denominado ACAD.DWG o mesmo que está w.megacursos.com.br 17 baseado em um sistema de medidas decimal. Nesse estilo, números inteiros representam polegadas, e unidades decimais são polegadas decimais. Podemos facilmente comprovar este fato a través da caixa de diálogo Units Control, a partir deste momento deveremos fazer uma alteração no sistema de medidas, para desenhar nossa primeira peça.

Procedimento:

− Selecione Data > Units;

Aparecerá o quadro de diálogo como mostrado abaixo. − Deixe o Units no tipo decimal;

− Precision, a precisão será de 0.0;

− Deixe o Angle no tipo Decimal Degree;

− Pressione o botão de OK

O Grupo Units permite a seleção do tipo de unidade de medidas. O Grupo Angles permite a seleção do tipo de ângulo.

Sistemas de medidas

No sistema de unidades de medida podemos tomar o modelo o mesmo que tem 15 unidades de medida as que podem ser incluídas nos diferentes estilos de unidades de medidas fornecidos pelo AutoCad.

Sistema de Medida Apresentação da medida pelo AutoCad

Scientific 1.50E+01 (polegadas) Decimal 15.0 (polegadas) Engineering 1'-3" (entrada como 1'3") Architectural 1'-3" (entrada como 1'-3") Metric 15.0 (convertido para métrico na plotagem) Fractional 15" (entrada como 15")

Definição da área de desenho

O desenho a ser feito é da seguinte peça. Banheira w.megacursos.com.br 18

Para facilitar na montagem desta peça, deve-se fazer as definições dos limites do desenho para que ele possa caber numa folha de papel e as grades para ajudar na construção e outros.

Procedimento: Como no decorrer da explicação foi dado o procedimento de abertura de um novo arquivo e definição de unidade e precisão, não irei dar os passos, partiremos desse ponto. − Selecione DATA > DRAWING LIMITS;

− No prompt aparecerá:

ON/OFF/<Lower left corner> <0.0,0.0>:, você pode definir o canto inferior esquerdo da sua área de desenho, mas vamos deixar o default (Valor pré definido do AutoCad). − Pressione <ENTER>;

(Parte 4 de 15)

Comentários