Curso AutoCad - Básico

Curso AutoCad - Básico

(Parte 5 de 15)

− No prompt aparecerá:

Upper right corner<12.0,9.0>:, você pode definir o canto superior esquerdo da sua área de desenho.

− Digite 210,148.5 <ENTER>, pois você não precisa de um espaço maior para fazer o desenho;

− Selecione View > Zoom > All, este comando permite que você visualize toda sua área de trabalho para que possa fazer seu desenho em escala total.

− Selecione DATA > DRAWING AIDS;

Aparecerá uma janela de diálogo onde você acionará o Grid com espaçamento de 10 . − Com o mouse, clique dentro da caixa onde está escrito On;

− Digite 10 no X Spacing;

− Digite 10 no Y Spacing;

Obs: Na verdade não é necessário a definição do Y Spacing, pois o mesmo assumirá o mesmo valor que X Spacing, Somente em casos em que você não deseja que ambos sejam iguais é que será necessário definir o Y Spacing.

− Pressione OK. O Processo de desenho

Para a montagem desta peça deveremos traçar um retângulo de 82 x 153 unidades para depois desenhar o interior da mesma w.megacursos.com.br 19

− Selecione DRAW > LINE − No prompt _line From point:, este comando pede o primeiro ponto da linha que você devera fornecer, este pode ser indicado digitando coordenadas específicas ou posicionando o cursor num ponto conveniente para o início do desenho.

− Digite 10,10 <ENTER>;

No prompt To point:, o AutoCad solicita a especificação de um segundo ponto, ao movimentar o cursor a linha de status nos mostrará o sistema de coordenadas que muda para um sistema de coordenadas polares, desta forma podemos ver o local referente ao último ponto selecionado, o cursor também nos mostrará a linha elástica a mesma que poderá ser movimentada em qualquer sentido sempre em relação aos eixos X e Y. Se neste momento pressionamos a tecla F8 ativaremos um recurso de auxilio de desenho denominado o modo ORTHO o mesmo que nos permitirá movimentar o cursor em intervalos horizontais ou verticais, isto no caso de que nosso desenho esteja sendo realizado através da leitura dinâmica de coordenadas, como o desenho já tem um padrão de medidas o melhor será digitar estas na seqüência a seguir:

− Digite @82,0 <ENTER>; ou @82<0, − Digite @0,160 <ENTER>; ou @160<90,

No caso a primeira entrada de medidas refere-se ao sistema de absoluto de coordenadas cartesianas relativas e o segundo modo ao sistema de coordenas polares relativas.

− Selecione Close no menu lateral; − Selecione View > Redraw, caso sua área de trabalho esteja com muitos blips;

Durante um processo de desenho se recomenda fazer um layout do mesmo, isto facilita o planejamento do desenho e forma de desenhar pensando nos elementos que lhe ajudarão a criar esse objeto.

w.megacursos.com.br 20

A seguir usaremos o comando OFFSET para posicionar linhas referenciais, este comando é parecido com o Comando COPY, a diferencia esta em que este permite o posicionamento de apenas uma copia do objeto e em sentido paralelo ao mesmo, mais conservando uma distância especificada. O comando offset funciona só com Linhas, Arcos, Círculos e Polilinhas bidimensionais. Na linha de comando especifique uma distância apropriada para a copia:

− Menu CONSTRUCT > OFFSET − no prompt:

Offset distance or Through <Through>: digite 5”

Em seguida o Autocad apresenta o aviso para selecionar o objeto do qual a cópia será deslocada e o lugar para onde esta será feita:

− no prompt:

Select object to offset: selecione a linha lateral direita Side to offset? Selecione um ponto em qualquer parte interna da linha lateral Select object to offset: pressione <enter> para encerrar o comando Offset

Agora deverá repetir os passos dados, para estabelecer múltiplas cópias das linhas tanto laterais, superior e inferior. o desenho deve apresentar a seguinte forma;

Uso de layout

Neste momento usaremos o comando ARC para desenhar o interior da banheira, para isto começaremos desde o canto mais estrito da mesma, usando as linhas copiadas com offset, como referência para construir arcos sucessivos.

- Menu DRAW > Arc > 3-PointVib0007.bmp Vib0009.bmp

- (****) Intersec: clique na interseção na coordenada 25,60

superiorVib0010.bmp

- (****)Mid point: Escolha o ponto médio na segunda linha horizontal - Escolha a interseção das duas linhas laterais internas

Aparecerá um arco entre as coordenadas selecionadas - Menu DRAW > Arc > Start End Dir (SED) Vib0011.bmp w.megacursos.com.br 21

- Digite @ para selecionar o último ponto como início do próximo arco - no prompt:

End Point: ative (****) para selecionar a interseção das duas linhas do meio

- Você notará que o desenho do arco aparece sendo arrastado enquanto o cursor é movimentado, junto a uma linha elástica a partir do ponto inicial do arco, arraste o cursor para o lado esquerdo do desenho e depois selecione um ponto.

Se na linha de status aparece a palavra ORTHO, pressione F8 para desativar o modo ORTHO pois esta forçará à linha elástica de desenho do arco em uma direção não desejada. Em seguida notará que é desenhado outro arco que será a continuação do primeiro.

- Menu DRAW > Arc > 3-Point - Ative (****) > End Point

- No prompt:

End Point: selecione a parte final do arco que acabou de desenhar, na parte inferior do mesmo - selecione a interseção das duas linhas posicionadas na parte do meio e inferior do desenho Aparece outro arco

Em seguida usaremos o comando MIRROR para espelhar o arco localizado na parte lateral esquerda do desenho, para completar o desenho da banheira.

- Menu CONSTRUCT > MIRROR - No prompt:

Select Objects: Escolha o arco lateral esquerdo, em seguida verá o arco destacado pressione <enter> FIRST POINT OF MIRROR LINE: escolha o ponto do meio da linha horizontal superior Second Point: Pressione F8 para ativar o modo ORTHO novamente e escolha um ponto diretamente abaixo do último ponto selecionado e de um clique no mouse Delete Old Objects? <N>: pressione <enter>

Em seguida será criada uma imagem refletida do arco selecionado.

w.megacursos.com.br 2

Agora deverá apagar as linhas de layout criadas com OFFSET, para isto deverá selecionar estas e depois emitir o comando ERASE. Pa isto deverá clicar sobre as linhas individualmente e quando estas sejam destacadas digite “E” na linha de comando.

Como a parte interna do desenho ainda possúe cantos retos, é possível arredondar estos usando o comando FILLET, este permite unir linhas e arcos nos cantos dos mesmos.

Neste processo pode ser incluído um raio (radius), para produzir uma transição mas suave de um arco para outro o de uma linha reta para outra, da mesma maneira é possível unir duas linhas que não se toquem ou recortar duas linhas cruzadas.

- Menu CONSTRUCT > FILLET - No prompt:

(Trim mode)Current fillet radius=0.0 POLYLINE/RADIUS/<Select two Objects>: escolha Radius Enter Fillet Radius<0’,0”>: digite 4, com essa quantidade o Autocad assume que deseja um raio de 4” para a emenda

- Em seguida pressione <enter> para ativar o comando Fillet novamente - Escolha dos arcos adjacentes

- Em seguida pressione <enter> para ativar o comando Fillet

(Parte 5 de 15)

Comentários