(Parte 1 de 2)

Concreto Convencional Concreto Convencional

Pode-se dizer que o Concreto Convencionalé aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a diada construção civil.

Seu abatimento (Slump) varia de 40 m a 70 m,podendo ser aplicado na execução de quase todos ostipos de estruturas,com os devidos cuidados quanto ao seu adensa mento.

Na obra, o caminhão pode descarregar diretamente nas formas,ou pode ser transportado por meio de carrinhos de mão, gericas, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado.

Concreto Concreto

Ciclópico Ciclópico

O concreto ciclópicoou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.

A pedra de mão é um material de granulometriavariável, com comprimentos entre 10 e 40 cm e peso médio superior a 5 kg por exemplar.

Concreto Concreto

Bo mbeável Bo mbeável

Os concretos bombeáveis, são elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação que varia de 3 a 5½ polegadas de diâ metro.

Esta tubulação tem início em uma bomba de concreto (onde o Caminhão Betoneira descarrega) e vai até o local de aplicação a distâncias horizontais de até 400 m e verticais de até 160 m.

Concreto Auto Adensável(ou Fluído)

Indicados para concretagensde peças densamentearmadas, estruturas pré-moldadas, fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc.

Este concreto, com grande variedade de aplicações é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade.

Concreto de Alto Desempenho Concreto de Alto Desempenho

O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é dosado para se obter elevada resistência e durabilidade.

O CAD tem suas resistências superiores a 40 MPa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões.

Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desfôrmasmais rápidas, diminuição na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execução da obra.

Concreto Rolado Concreto Rolado

Éutilizadoem pavimentações urbanas, como sub-base de pavimentos e barragens de grande porte. Seubaixo consumo de cimento esua baixa trabalhabilidade,permitem a compactação através derolos compressores

Seu acabamento não é tão bom quanto aos concretos utilizados em pisos Industriais ou na Pavimentação de pistas de aeroportos e rodovias, por isso ele é mais utilizado como subbase.

Concreto para Pavimento Rígido Concreto para Pavimento Rígido

Além da crescente aplicação nas estradas, sua utilização é fundamental na reforma ou construção de pistas de aeroportos, nos corredores de ônibus e em grandes avenidas das cidades.

Existem várias características que tem feito crescer a opção pelo pavimento rígido, entre elas destacamos: Resistência, durabilidade, menor custo de manutenção, economia em iluminação pública, menor risco de acidentes, menor temperatura superficial, entre outras.

Concreto Projetado Concreto Projetado

Concreto que é lançado porequipamentos especiais e em alta velocidade sobre uma superfície, proporcionando a compactação e a aderência do mesmo a esta superfície.

São utilizados pararevestimentos de túneis, paredes, pilares, contenção de encostas, etc.

Este Concreto pode ser projetado porvia-secaou via-úmida, alterando desta forma a especificação do equipamento de aplicação e do traço que será utilizado.

Concreto Pré Concreto Pré--

Moldado Moldado

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

Concreto Concreto

Protendido Protendido

A protensãodo concreto pode ser definida como sendo o artifício de introduzir na estrutura, um estado prévio de tensões, através de uma compressão prévia na peça concretada. Ela é obtida com a utilização de cabos de aço de alta resistência, que são tracionadose fixados no próprio concreto. Os cabos de protensãotêm resistência em média quatro vezes maior do que os aços utilizados no concreto armado.

Dentro das vantagens que esta técnica pode oferecer, temos a redução na incidência de fissuras, diminuição na dimensão das peças devido à maior resistência dos materiais empregados, possibilidade de vencer vãos maiores do que o concreto armado convencional.

Concreto Resfriado Concreto Resfriado

É aquele que tem a temperatura de lançamento reduzida, através da adição de gelo à mistura, em substituição total ou parcial da água da dosagem.

O gelo deve ser moído e ficar à disposição da central dosadora em caminhões frigoríficos. Ele só deve ser colocado no caminhão betoneira, momentos antes da carga.

Sua adição tem como objetivo principal, a redução das tensões térmicas, através da diminuição do calor de hidratação nas primeiras horas. Este procedimento, além de evitar fissuras, mantém por mais tempo a trabalhabilidadee gera uma melhor evolução da resistência à compressão.

O concreto resfriadoé mais utilizadoem estruturas de grandes dimensões, ou seja, barragens, alguns tipos de fundações, bases para máquinas e blocos com alto consumo de cimento

Concreto Colorido Concreto Colorido

O concreto colorido é obtido através da adição de pigmentos à mistura, que é feita diretamente no caminhão betoneira, logo após a dosagem dos outros materiais.

Concreto Leve Concreto Leve

Os concretosleves são reconhecidospelo seureduzidopeso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.

Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre2300 e 2500 kg/m³, os leveschegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³.

Os concretos leves maisutilizados são os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculitae argila expandida.

Sua aplicação está voltada para procurar atender exigências específicas de algumas obrase também para enchimento de lajes, fabricação de blocos, regularização de superfícies, envelopamentode tubulações, entre outras.

Concreto Celular Concreto Celular

Oconcreto celular faz parte do grupo dos concretos leves, com a diferença de que ao invés de utilizar agregados dereduzida massa específica em sua composição, eleé obtido através da adição de um tipo especial de espuma ao concreto.

(Parte 1 de 2)

Comentários