corel draw\Apostila Corel Draw 10 Portugues Completo

corel draw\Apostila Corel Draw 10 Portugues Completo

(Parte 1 de 7)

Sumário

INTRODUÇÃO _ 3 TELA DE APRESENTAÇÃO _ 3

FERRAMENTAS ZOOM E ENQUADRAMENTO20
GRAVANDO, FECHANDO E ABRINDO UM DOCUMENTO23
CONFIGURANDO PÁGINAS26
DESENHANDO E TRANSFORMANDO29
FERRAMENTA FORMA29

CRIANDO FIGURAS SIMPLES _ 5 FERRAMENTA SELEÇÃO _ 16 COLORINDO OS OBJETOS _ 19 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS _ 36

RECURSOS COM OBJETOS48
EFEITOS56

FERRAMENTA TEXTO _ 6 COMANDO EDITAR TEXTO _ 69 CORREÇÃO ORTOGRÁFICA _ 71

FORMAS PARA O TEXTO ARTÍSTICO_________________________73 TEXTO COM FIGURAS _ 73 TEXTO EM 3D _ 74

EFEITOS ESPECIAIS80
EFEITO LENTE80

EFEITO POWERCLIP _ 81 ADICIONAR PERSPECTIVA _ 82 COMBINAÇÃO DE EFEITOS _ 83

EFEITOS 3D8
CRIATIVO90

Página: 3

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

O CorelDRAW é um completo programa de desenhos que trabalha com imagens vetoriais, oferecendo várias ferramentas e efeitos que permitem uma arte de alta qualidade e com acabamento profissional. Estas imagens criadas a partir do CorelDRAW são formadas por um conjunto de equações matemáticas instruindo o computador como desenhar as linhas, e que cores elas terão.

Considerado o software de computação gráfica mais popular para PC’s, o CorelDRAW 10 é sem dúvida um estúdio artístico completo. Apesar do pacote compreender outros programas, vamos voltar toda nossa atenção ao programa central - suficiente para criarmos ilustrações precisas, desenhar trabalhos artísticos de forma livre, desenhos técnicos envolvidos em projetos de engenharia, enfim, qualquer coisa que sua imaginação permitir.

Ao executar o CorelDRAW pela primeira vez, você verá a tela de boasvindas que o ajudará na escolha do tipo de documento queremos abrir.

Ela poderá ser oculta em um novo carregamento, bastando para isto desativar a caixa de verificação Mostrar esta tela de boas-vindas ao iniciar, em seguida, clique no ícone Novo gráfico, para conhecermos o nosso estúdio artístico.

Página: 4

CorelDRAW 10 Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Página: 5

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Se alguém lhe pedisse para fazer um desenho à mão livre, com lápis e papel, qual seria a sua dificuldade? Bem, se existe alguma, ela continuará no CorelDRAW. Mas tirando os desenhos de formas livre, encontramos diversos recursos que estão ao alcance de todos.

Abaixo encontramos a barra de ferramentas para desenhos com diversos botões com suas respectivas funções e atalhos entre parênteses. Em seguida, utilizaremos algumas dessas ferramentas para criarmos figuras simples.

Página: 6

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Figuras geométricas

Na barra de ferramentas para desenhos, encontramos quatro botões específicos para a adição de formas no CorelDRAW, estas formas podem ser retângulos, elipses, polígonos, espirais e algumas formas perfeitas.

Para que qualquer um destes desenhos seja adicionado na página, você deve clicar na ferramenta desejada e arrastar o ponteiro do mouse sobre a página ou área de trabalho, se você manter a tecla <CTRL> pressionada enquanto o desenho é adicionado, o Corel manterá a altura e largura dele, iguais.

Existem duas maneiras para alterar as propriedades de desenho dos botões da barra de ferramentas para desenhos. A primeira é dando duplo-clique na ferramenta de sua preferência, surgindo então uma janela onde você escolhe as opções para a ferramenta selecionada.

A outra maneira é alterando as opções da barra de propriedades da ferramenta, que se modifica de acordo com a ferramenta selecionada. Veremos estas propriedades conforme avançarmos nas ferramentas.

Página: 7

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Retângulo

Esta ferramenta permite a criação de retângulos e quadrados. Para desenhar retângulos você deve selecionar a ferramenta retângulo e arrastar o cursor pela página até a altura e a largura desejada para o seu retângulo, se sua intenção for desenhar um quadrado, repita o mesmo procedimento com a tecla <Ctrl> pressionada.

O arredondamento dos cantos é definido através barra de propriedades do retângulo.

Página: 8

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Elipse

A ferramenta Elipse permite que sejam feitas formas ovais, se você fizer esta elipse com a tecla <CTRL> pressionada, o Corel manterá o mesma altura e largura para o objeto, tornando esse objeto um círculo.

Utilizando os botões da barra de propriedades Elipse, você conseguirá desenhar além das elipses e círculos, desenhos em formato de arcos e tortas, e ainda alterar o ângulo destes desenhos.

Página: 9

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

O ângulo da abertura do arco ou da torta pode ser alterado pelas opções Ângulos iniciais e finais das propriedades da elipse ou mudando diretamente a posição do nó da elipse, conforme você arrasta este nó o ângulo se altera, se você manter este nó dentro do perímetro da elipse durante o arraste, a elipse se transformará numa torta e mantendo fora, a elipse passará a ser um arco.

Para fixar os movimentos do nó em incrementos de 15 graus você deve manter a tecla <CTRL> pressionada enquanto o arrasta.

Página: 10

CorelDRAW 10

Celta Informática - F: (1) 4331-1586

Ferramentas Polígono (Y), Espiral (A) e Papel gráfico (D)

Estas ferramentas estão juntas em um único botão formando um menu desdobrável. Para você selecionar uma delas diferente da atualmente exibida, é necessário manter o botão do mouse pressionado por alguns instantes sobre ela, que surgirá os outros botões onde você poderá clicar na ferramenta de sua preferência.

(Parte 1 de 7)

Comentários