Apostila de AutoCad Avançado

Apostila de AutoCad Avançado

(Parte 3 de 9)

O comando “X Axis Rotate UCS” permite que a UCS seja rotacionada com relação ao eixo X. Basta acionar o comando e digitar o grau de rotação desejado.

¾ Comando: “Y Axis Rotate UCS”

Ícone:

Barra de Ferramentas: UCS Linha de Comando: UCS <ENTER> Y <ENTER>

O comando “Y Axis Rotate UCS” permite que a UCS seja rotacionada com relação ao eixo Y. Basta acionar o comando e digitar o grau de rotação desejado.

¾ Comando: “Z Axis Rotate UCS”

Ícone:

Barra de Ferramentas: UCS Linha de Comando: UCS <ENTER> Z <ENTER>

O comando “Z Axis Rotate UCS” permite que a UCS seja rotacionada com relação ao eixo Z. Basta acionar o comando e digitar o grau de rotação desejado.

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 14

Visualizações e Órbitas: ¾ Comando: “3D Orbit”

Ícone:

Barra de Ferramentas: Standard Toolbar Menu: View > 3D Orbit Linha de Comando: 3Dorbit <ENTER>

O comando “3Dorbit” permite que o seu desenho seja visualizado em sua órbita tridimensional em tempo real. (Dependendo do equipamento ou do tamanho do arquivo em MB).

Ao acionar o comando, aparecerá um círculo verde, o qual servirá como centro de referência para sua órbita.

Dentro do comando “3Dorbit”, (Em quanto o círculo estiver aparecendo), você poderá clicar com o “Botão direito do Mouse”, então aparecerá uma Sub-janela, a qual veremos agora seus comandos e seus Sub-comandos.

Os círculos menores servirão para definir a orientação da rotação, de 0º ou 90º graus.

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 15

1. Exit: Sair do comando 3Dorbit. 2. Pan: Acionar o comando Pan. 3. Zoom: Acionar o comando Zoom Realtime: 4. Orbit: Acionar o comando 3Dorbit. 5. More: O Comando more irá abrir mais 10 Sub-Itens, os quais veremos abaixo:

5.1. Adjust Distance: Este comando é apenas para zoom, semelhante ao Realtime. 5.2. Swivel Camera: Este comando permite que você determine um ponto como pivô de rotação para ajuste de uma câmera. 5.3. Continuous Orbit: Este comando permite a rotação contínua de seu plano cartesiano. 5.4. Adjust Clipping Planes: Este comando permite que você faça cortes no desenho.

5.5. Front Clipping on: Permite que você acione o corte frontal. 5.6. Back Clipping on: Permite que você acione o corte traseiro.

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 16

6. Projection: O Comando Projection irá abrir mais 2 Sub-Itens, os quais veremos abaixo:

6.1. Parallel: Permite que você visualize seu desenho de uma forma paralela. 6.2. Perspective: Permite que você visualize seu desenho de uma forma perspectiva.

7. Shadings Modes: O Comando Shadings Modes irá abrir mais 6 Sub-Itens, os quais veremos posteriormente.

8. Visual Aids: O Comando Visual Aids irá abrir mais 3 Sub-Itens, os quais veremos abaixo.

8.1Compass: Este comando habilitará um eixo de orientação X, Y e Z, conforme mostrado abaixo:

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 17

8.2. Grid: Este comando habilitará um grid, mas apenas no s eixos X e Y. 8.3. UCS Icon: Este comando habilitará o ícone da UCS 3D, que nós já conhecemos.

9. Reset View: Este comando permite que se retorne a vista inicial, resetando todas as alterações feitas até o momento. 10. Preset Views: O Comando. Preset Views irá abrir mais 10 Sub-Itens, os quais veremos posteriormente:

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 18

View:

Para facilitar um pouco mais, e que tenhamos uma melhor compreensão de todas as vistas que veremos abaixo, foi colocado junto à figura da cadeira, um dado, o qual contem um número em cada face, sendo que cada número de 1 à 6, possuem uma correspondência com as vistas planas do desenho já as combinações de três números estão relacionadas com as vistas isométricas do desenho. Conforme veremos abaixo:

Vista Plana Vista Isométrica

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 19

¾ Comando: “Top View”

Ícone:

Barra de Ferramentas: View Menu: View > 3D View > Top Linha de Comando: View <ENTER> Top <ENTER>

O comando “Top View” permite que você tenha uma vista superior do desenho. O número “1” (Vista Superior), é correspondente ao acento da cadeira.

¾ Comando: “Botton View”

Ícone:

Barra de Ferramentas: View Menu: View > 3D View > Botton Linha de Comando: View <ENTER> Botton<ENTER>

O comando “Botton View” permite que você tenha uma vista inferior do desenho. O número “2” (Vista Inferior), é correspondente ao fundo da cadeira.

© Copyright 2002-2003 - Todos os direitos reservados para Roberto Saramago 20

¾ Comando: “Front View”

Ícone:

Barra de Ferramentas: View Menu: View > 3D View > Front Linha de Comando: View <ENTER> Front <ENTER>

O comando “Front View” permite que você tenha uma vista frontal do desenho. O número “3” (Vista Frontal), é correspondente à frente da cadeira.

¾ Comando: “Back View”

Ícone:

Barra de Ferramentas: View Menu: View > 3D View > Back Linha de Comando: View <ENTER> Back <ENTER>

(Parte 3 de 9)

Comentários