O que é verdadeiramente Marketing

O que é verdadeiramente Marketing

Adm. Alírio S. Nogueira Jr jotamarketing.blogspot.com

O que éverdadeiramente marketing ?

Marketing não é...Marketing não é...

uma simples atividadeuma simples atividade uma ferramentauma ferramenta um departamento organizacionalum departamento organizacional

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A1 Na leitura dos principais textos sobre mkt, por vezes, leva-nos a conclusão de que mkt é apenas mais uma entre as muitas atividades da empresa. Equívoco imperdoável, pois ignora a sua abrangência. É fracionar, reduzir ou até mesmo anular a sua eficácia. Alirio; 25/07/2008

Henry FordHenry Ford mais brilhante e insensato homem de marketing

insensatoinsensato

recusou-se a oferecer outra coisa que não um carro preto brilhantebrilhante forjou o sistema de produção para atender as necessidades do mercado

Henry FordHenry Ford pioneiro da indústria automobilística

Muitas pessoas celebram Ford pela razão errada: genialidade em produção.

Sua real genialidade era o Marketing.

Muitas pessoas celebram Ford pela razão errada: Muitas pessoas celebram Ford pela razão errada: genialidade em produgenialidade em produçção.ão.

Sua real genialidade era Sua real genialidade era o o MarketingMarketing..

Marketing MyopiaMarketing Myopia

Theodore Levitt

“A visão curta de muitas empresas as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado”

“A visão curta de muitas empresas as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado” revolucionou o modo de pensar os negócios

Iceberg do MarketingIceberg do Marketing vendaspropaganda publicidade

marca canais logística relações públicas merchandising design o marketing não pode tudoo marketing não pode tudo

Conceitos de MarketingConceitos de Marketing social, gerencial e atualsocial, gerencial e atual proporcionar às pessoas um padrão de vida superior.

proporcionar às pessoas um padrão de vida superior. O papel do marketing

O papel do marketing deixar o Cliente pronto para comprar deixar o Cliente pronto para comprar O objetivo do marketing

O objetivo do marketing

Marketing éuma ideologia para encantar o Cliente.

Marketing éuma ideologia para encantar o Cliente. Na empresa moderna

Na empresa moderna

Conceito social: Conceito social:

Conceito gerencial:Conceito gerencial: Conceito moderno:Conceito moderno:

Definições Definições administração émarketing e criatividade. O resto écustoadministração émarketing e criatividade. O resto écusto

“Marketing éum processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.”

“Marketing éum processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.”

“Marketing éum processo de planejar e executar a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços que são trocados para satisfazer necessidades individuais e organizacionais.”

“Marketing éum processo de planejar e executar a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços que são trocados para satisfazer necessidades individuais e organizacionais.”

Philip Kotler

“Marketing éa satisfação do cliente com lucro”

“Marketing éa satisfação do cliente com lucro”

Peter DruckerPeter Drucker

Marketing Marketing

Marketing éa satisfação do cliente com sustentabilidade.

Marketing éa satisfação do cliente com sustentabilidade.

Marketing Marketing

Marketing é...Marketing é... em ordem de importânciaem ordem de importância

Uma decisãobásica: a firme e consciente disposição de adotá-lo como princípio de trabalho.

Uma Uma decisãodecisãobbáásica:sica: a firme e consciente disposia firme e consciente disposiçção de ão de adotadotáá--lo como princlo como princíípio de trabalho.pio de trabalho.

Um sistemade gestãoempresarial amplo:
dedicado a alcançar e manter equilíbrio entre

os potenciais da empresa e o de mercado.

Um Um sistemasistemade gestãode gestãoempresarial amplo:empresarial amplo:
dedicado a alcandedicado a alcanççar e manter equilar e manter equilííbrio entrebrio entre

os potenciais da empresa e o de mercado.os potenciais da empresa e o de mercado.

Um conjunto de conhecimentos: exaustivos, racionais, precisos e coordenados, que tem teoria própria e usa a experimentação para comprovar suas hipóteses.

Um Um conjunto de conhecimentosconjunto de conhecimentos:: exaustivos, racionais, precisos e coordenados, exaustivos, racionais, precisos e coordenados, que tem teoria prque tem teoria próópria e usa a experimentapria e usa a experimentaçção ão para comprovar suas hippara comprovar suas hipóóteses.teses.

a batalha

pelos sonhos das PESSOAS

Marketing é...Marketing é...

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A2 Mkt é uma nova concepção de administração empresarial a partir de uma disposição consciente e disciplinada de se inserir no mercado e construir estratégias de planejamento e gestão dos próprios negócios.

Mkt nada mais é que planejamento adequado da relação produto-mercado. Alirio; 25/07/2008

Usos indevidos do termo Usos indevidos do termo a) marketing e vendasa) marketing e vendas b) marketing e comunicaçãob) marketing e comunicação

marketing diretocomunicação direta
tele marketingtele serviços
marketing digitalcomunicação digital
marketing políticocomunicação política

confusão confusão c) designações imprópriasc) designações impróprias mktde guerra, mktpessoal, endomarketing, mkt de relacionamento, mktpromocional, mktviral etc.

Usos adequados do termo Usos adequados do termo a) marketing reversoa) marketing reverso gestão estratégica visando o mercado fornecedor.

b) demarketingb) demarketing gestão estratégica que visa compatibilizar as relações entre os potenciais, as necessidades e expectativas da empresa e seus Clientes em situações especiais.

Exemplo:o recallde veículos.

“Sóvende bem, quem compra bem.”“Sóvende bem, quem compra bem.”

Conceitos FundamentaisConceitos Fundamentais

OfertaOfertaOferta necessidades fisiológicasnecessidades fisiológicas necessidade de segurançanecessidade de segurança necessidade de participaçãonecessidade de participação necessidade de estimanecessidade de estima necessidade de auto-realizaçãonecessidade de auto-realização

Pirâmide de MaslowPirâmide de Maslow hierarquia das necessidades humanashierarquia das necessidades humanas

O quese faz emMarketingO quese faz emMarketing Identifica-se desejos e os atende.Identifica-se desejos e os atende.

melhor ajuste possívelmelhor ajuste possível

Marketing MóbileMarketing Móbile

EmpresaEmpresa MercadoMercado

AmbienteAmbiente

Mix de MarketingMix de Marketing

Os 4 P’sOs 4 POs 4 P’’s

PProductroduct UUtilidadetilidade PropostaPropostaProposta

PPricingricing

PPromotionromotion PPlacelace

VValoralor

CComunicaomunicaççãoão CConveniênciaonveniência variáveis controláveisvariáveis controláveis

Produto como UtilidadeProduto como Utilidade a) a) Utilidade bUtilidade báásica:sica:mmíínimo que esperam de vocênimo que esperam de você

QUIZQUIZ Você jVocê jááperguntou perguntou ààs pessoas com as quais s pessoas com as quais trabalha, se você atende as expectativas delas?trabalha, se você atende as expectativas delas? b) b) Utilidade tangUtilidade tangíível:vel:itens que podem ser descobertos no itens que podem ser descobertos no momento da compra.momento da compra.

Exemplo:Exemplo:marca, embalagem, qualidade e estilo.marca, embalagem, qualidade e estilo.

QUIZQUIZ Qual a imagem que as pessoas têm do Qual a imagem que as pessoas têm do profissional que você profissional que você é?? c) c) Utilidade ampliada:Utilidade ampliada:tudo que se agrega de valor ao produto.tudo que se agrega de valor ao produto.

QUIZQUIZ Quais os serviQuais os serviçços que você poderia agregaros que você poderia agregar para diferencipara diferenciáá--lo dos concorrentes?lo dos concorrentes?

MarcaMarca

Um sUm síímbolo, um design, um nome, ou tudo isso mbolo, um design, um nome, ou tudo isso junto e muito mais (aquilo que o identifica).junto e muito mais (aquilo que o identifica).

Marca não Marca não ééo que você tem ou mostra, o que você tem ou mostra, mas o que as outras pessoas percebem, mas o que as outras pessoas percebem, retêm e armazenam na memretêm e armazenam na memóória, caso ria, caso exceda suas expectativas.exceda suas expectativas.

Quanto custa um copo de Quanto custa um copo de áágua mineral em um bar?gua mineral em um bar? E pE p’’ra quem estra quem estáácaminhando sobre um sol abrasador?caminhando sobre um sol abrasador? E pE p’’ra quem estra quem estááse afogando?se afogando?

O grande desafio doO grande desafio do marketing modernomarketing moderno

Criar valor que possaCriar valor que possa deixar o Cliente cada vezdeixar o Cliente cada vez menos sensmenos sensíível ao prevel ao preççoo

QUIZQUIZ Quais os investimentos que jQuais os investimentos que jááfez e faz em você?fez e faz em você?

Quanto você pode cobrar pelo seu trabalho?Quanto você pode cobrar pelo seu trabalho?

Preço como valorPreço como valor

Praça como ConveniênciaPraça como Conveniência

Em que mercado você estEm que mercado você estáádisposto a trabalhar?disposto a trabalhar?

Você estVocê estáádisposto a abandonar o aconchego do disposto a abandonar o aconchego do seu lar e o convseu lar e o convíívio com seus velhos amigos?vio com seus velhos amigos?

Promoção como ComunicaçãoPromoção como Comunicação QUIZQUIZ Qual imagem profissional você pretende assumir?Qual imagem profissional você pretende assumir?

O que somos se transmite comO que somos se transmite com muito mais eloqmuito mais eloqüüência do que asência do que as coisas que fazemos ou dizemos.coisas que fazemos ou dizemos.

Lembre-seLembre-se

Mix de MarketingMix de Marketing variáveis controláveisvariáveis controláveis

Ambiente ExternoAmbiente Externo variáveis incontroláveisvariáveis incontroláveis

Econômicos Sócio-Culturais Políticos / Legais Ecológicos Tecnológicos

ClientesClientesClientes ConcorrentesConcorrentesConcorrentes

Fatores AmbientaisFatores AmbientaisFatores Ambientais

Objetivo do MarketingObjetivo do Marketing fazer com que:fazer com que:

Pensamento crie...Pensamento Pensamento crie...crie...

...sentimento que induzasentimento ...sentimento que induza que induza

...comportamento...comportamento...comportamento controlecontrolecontrole

Gerente de MarketingGerente de Marketing responsabilidades:responsabilidades:

análiseananááliselise planejamentoplanejamentoplanejamento implementaçãoimplementaimplementaççãoão riscos e oportunidades do mercado seleção de mercado-alvo e as estratégias de marketing desenvolver o mix de marketing avaliar os resultados das estratégias e dos programas

Quanto?Quanto?

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A3 Custa alguma coisa o tempo todo.

Quem concebe um negócio já pressupõe uma proposta de mkt. Alirio; 26/07/2008

QuestionamentosQuestionamentos

O que você tem feito para deixar o seu potencial Cliente vaidoso?

O que você tem feito para deixar o seu potencial Cliente vaidoso?

QuestionamentosQuestionamentos

Como você quer ser percebido pelo mercado?

Como você quer ser percebido pelo mercado?

A4 As pessoas são movidas por vaidade, desejos, prestígio,segurança

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Preço baixo - sinalizador de miséria. Ninguém vai comer no Mc'donalds, mas sim vai em busca de prestígio de uma marca internacional.

Eles vendem um conceito. Alirio; 02/08/2008

Independente do que você pode fazer, ou pensa que pode, comece a fazer, pois a ousadia tem poder, genialidade e mágica.

Independente do que você pode fazer, ou pensa que pode, comece a fazer, pois a ousadia tem poder, genialidade e mágica.

MensagemMensagem

...inovador...inovador ...diferente...diferente

...inspirado...inspirado

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