Instrumentação Cap 1 - Introdução

Instrumentação Cap 1 - Introdução

(Parte 4 de 4)

• Controlador

• Elemento de comparação

• Quais as variáveis e elementos de controle.

Figura 1.17 – Sistema de controle realimentado

Instrumentação e Controle Capitulo 01 Introdução20

12. Para o sistema abaixo determine e justifique: a) Tipo de controle; b) Sensor (transdutor); c) Condicionador de sinais; d) Controlador; e) Atuador; f) Variável controlada; g) Variável de referência.

Figura 1.18 – Controle de posição de um coletor solar

13. A figura abaixo mostra o controle de temperatura através de um termômetro de bulbo. Quando a temperatura está acima da desejada, o bulbo se dilata abrindo os contatos para alimentação do contator que alimenta a resistência de aquecimento, fazendo que a temperatura decresça. Quando a temperatura decresce, o bulbo se contrai fazendo que os contatos se juntem e ocasione a alimentação da resistência.

Desenhe em diagrama de blocos o sistema de controle e especifique cada elemento e suas respectivas variáveis de entrada e saída.

Quais as variáveis e elementos de controle.

Figura 1.19 – Controle de temperatura a termostato tipo bulbo

Instrumentação e Controle Capitulo 01 Introdução21

14. Numa fábrica de automóveis, deseja-se automatizar o processo de pintura de portas. Um determinado modelo de carro será lançado com um novo padrão de cor que consiste na mistura de tinta vinho com azul. Para obter a cor desejada o processo se dá da seguinte maneira:

• Existe um jato de tinta vinho e um jato de tinta azul, acionado por compressores; • A mistura deve ser feita a medida que se processa a pintura da peça;

dentro das dimensões da peçaPergunta-se:

• Existe um espalhador de tinta movido pelo motor, que espalha a tinta a) O processo em questão é discreto ou continuo; justifique. b) As variáveis manipulada e controlada; justifique. c) Sugira os tipos de sensores e atuadores; justifique. d) Desenhe em bloco a malha ou as malhas de controle e para cada malha diga se o controle é servomecanismo ou regulatório. e) Descreva um algoritmo para o controle usando expressões do tipo ( ativa, lê sensor, se, então, enquanto, interrompa.- lista de comandos)

15. Considere o diagrama esquemático de um processo de produção de barras de alumínio, da figura. Neste processo, é importante que a temperatura do alumínio que chega ao molde esteja “próximo” do valor especificado. Por este motivo, o sensor de temperatura é colocado próximo do molde, a uma distância d da saída do forno. Este fato produz um “atraso de transporte”, que leva a dificuldades de controle. Pergunta-se: a) O processo em questão é discreto ou continuo; justifique. b) As variáveis manipulada e controlada; justifique. c) Desenhe em bloco a malha ou as malhas de controle e para cada malha diga se o controle é servomecanismo ou regulatório.

Figura 1.20 – Controle de uma fabrica de barras de alumínio

(Parte 4 de 4)

Comentários