Apostila Inventor 2008

Apostila Inventor 2008

(Parte 2 de 11)

Tangent Circle – Cria um círculo tangenciando três linhas. O primeiro clique determina o ponto de tangência entre o círculo e a primeira linha. O segundo clique determina a tangência entre o círculo e a segunda linha. O terceiro clique determina a tangência entre o círculo e a terceira linha. O terceiro clique determina também o diâmetro do círculo.

Cria uma elipse a partir de um centro, um axis maior e um axis menor. O primeiro clique determina o centro do círculo, o segundo clique determina a direção e o comprimento do eixo axis. O terceiro ponto determina o fim da elipse.

4.5 - Arc ()

Use a ferramenta Arc para criar arcos de três maneiras diferentes: três pontos, um centro e dois pontos e tangente a um ponto final.

Three Point Arc – Cria um arco definido por dois pontos e um terceiro ponto no arco. O primeiro clique determina o início do arco, o segundo clique determina o ponto final do arco (comprimento da distância entre os dois pontos) e o terceiro ponto determina a posição do arco e seu raio.

Center Point Arc – Cria um arco definido por um ponto central e dois pontos finais. O primeiro clique determina o ponto central do arco, o segundo clique determina o raio e o ponto inicial do arco, o terceiro clique determina a conclusão do arco.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 7

Tangent Arc – Cria um arco a partir de um ponto final do uma curva existente. O primeiro clique (clique no ponto final da curva existente) determina o ponto final da tangência. O segundo ponto determina o fim do arco tangente.

4.6 - Rectangle () Cria retângulos definidos pela distância diagonal das extremidades do retângulo ou por três pontos.

Two Point Rectangle – Cria um retângulo a partir de dois pontos, esses dois pontos controlam a distância diagonal das extremidades do retângulo. O posicionamento do retângulo é dado a partir da posição do eixo de coordenadas.

Three Point Rectangle – Cria um retângulo definindo o comprimento e a altura a parir de três pontos. O primeiro e o segunda clique determinam o comprimento e o posicionamento do retângulo. O terceiro clique determina a altura do retângulo. O posicionamento do retângulo não depende da posição do eixo de coordenadas.

4.7 - Fillet ()

Este comando executa o arredondamento de vértices, inserindo um arco com raio especificado durante a execução do comando. O arco é inserido na intersecção de duas linhas. O arco do Fillet é tangente as duas linhas selecionadas. Selecionando o botão Equal o usuário determina que o raio seja igual para todos os arredondamentos de vértices a serem criados.

Este comando executa a criação de chanfros na intersecção de duas linhas ou entre duas linhas não paralelas. O chanfro pode ser especificado como distâncias iguais, duas distâncias desiguais, ou uma distância e um ângulo. Múltiplos chanfros podem ser criados em um único comando. O tipo e o dimensionamento dos chanfros podem ser especificados individualmente.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 8

Opções da caixa de diálogo:

Habilitando a opção o usuário faz com que sejam inseridas cotas alinhadas mostrando o valor do chanfro.

Habilitando esta opção o usuário determina que os valores da distância e ângulo dos chanfros a serem criados serão iguais ao do primeiro chanfro criado.

Equal Distance – Esta opção faz com que o chanfro criado tenha distâncias iguais em relação ao ponto de intersecção das duas linhas.

Unequal Distance – Esta opção faz com que o usuário defina o chanfro a partir de duas distâncias. Estas distâncias podem ser diferentes ou iguais.

Distance and Angle – Esta opção determina a criação de um chanfro por um ângulo em relação à primeira linha e uma distância da intersecção da segunda linha selecionada.

4.9 - Point, Center Point ()

Utilizando este comando o usuário cria pontos, tanto para centro de furos como para pontos de referência no Sketch. O usuário especifica o estilo do ponto para que este seja o centro de um furo (opção padrão) ou um ponto no Sketch utilizando a Style Box, que está localizada na Toolbar Comand. Na janela gráfica, a marcação do centro de um furo aparece com um símbolo de uma cruz e um ponto.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

Centro de FuroPonto no Sketch

w.mapdata.com.br 9

Para que exista precisão maior na inserção de um ponto, o usuário pode clicar com o botão direito do mouse antes de determinar a posição do ponto e em seguida selecionar as opções Midpoint (Ponto Médio), Center (Centro) ou Intersection (Intersecção). Então selecionar na geometria o lugar onde o ponto deve ser inserido de acordo com a opção selecionada.

Para adicionar uma restrição de coincidência entre um ponto e uma geometria já criada, posicione o mouse sobre a geometria até que símbolo de coincidente apareça.

4.10 - Polygon () Este comando cria um polígono com até 120 arestas.

Inscribed – Esta opção determina que o usuário deve criar um polígono utilizando um vértice entre duas arestas para determinar o tamanho e o posicionamento do polígono.

Circumscribed – Esta opção determina que o usuário deve criar um polígono utilizando o Midpoint (Ponto Médio) de uma aresta para determinar o tamanho e posicionamento do polígono.

Number of Edges – Neste campo o usuário deve digitar o número de arestas que o polígono a ser criado terá.

4.1 - Mirror () Este comando faz o espelhamento de uma geometria em relação a uma linha de espelhamento.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

Geometria e Linha de EspelhamentoGeometria, Linha de Espelhamento e Objeto Espelhado

w.mapdata.com.br 10

Para criação do espelhamento, o usuário deve primeiro selecionar a geometria a ser espelhada e em seguida a linha que controlará a distância e posicionamento do objeto criado.

Select – Selecione a geometria a ser espelhada. Mirror Line – Selecione a linha que controlará a distância e o posicionamento do objeto criado.

4.12 - Rectangular Pattern ()

Este comando cria cópias de objetos, de forma linear, ou seja, as cópias são criadas em relação a uma linha que determina o posicionamento das cópias.

Abaixo segue a descrição da caixa de diálogo do comando:

Geometry – Selecione a geometria a ser copiada.

Direction 1 Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias.

Direcition – Selecione a geometria que define a primeira direção para as cópias.

Flip Direction – Determina para qual lado as cópias serão feitas. Count – Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada.

Spacing – Determina a distância entre os objetos copiados. Esta distância pode ser dada por uma equação paramétrica.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 1

Direction 2 Composto de ferramentas que determinam a direção, o número de cópias e a distância entre as cópias.

Direcition – Selecione a geometria que define a segunda direção para as cópias. Flip Direction – Determina para qual lado as cópias serão feitas. Count – Determina o número de cópias a serem feitas incluindo a geometria selecionada.

(Parte 2 de 11)

Comentários