Apostila Inventor 2008

Apostila Inventor 2008

(Parte 4 de 11)

Este comando faz com que arcos e linhas se tornem alinhados simetricamente em relação a uma linha selecionada. Restrições de simetria são adicionadas a geometria selecionada.

4.30 - Show Constraints ()

Utilize este comando para que visualizar as restrições aplicadas a linhas e arcos selecionados. Utilizando o comando também se pode remover alguma restrição desnecessária clicando com o botão direito do mouse sobre a restrição apresentada e em seguida clicando na opção Delete.

Utilize o comando Extend para estende curvas quando for necessário fechar uma geometria aberta ou para utilizar a extensão da linha como referência.

Utilize este comando para apagar linhas desnecessárias e também para limpar sobras de linhas que podem ter sido geradas durante a criação da geometria.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 18

Utilize este comando para separar linhas cruzadas. Com o cursor sobre uma das linhas cruzadas é possível visualizar um preview do split. Os segmentos separados continuan com as restrições anteriormente aplicadas, como, horizontal, vertical, parallel, perpendicular, Collinear. As restrições, equal e symmetric, são eliminadas onde necessário.

Utilize este comando para mover ou fazer cópias de geometrias. A movimentação ou cópia é feita de um ponto da geometria até um ponto especifico na tela.

Select – Selecione a geometria que será movimentada ou copiada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Copy– Quando esta opção é habilitada o software mantém a geometria original no mesmo lugar e movimenta uma cópia até o ponto indicado. Precise Input – Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Move.

>> More:

Relax Dimensional Constraints: Never: As dimensões irão permanecer fixas, a operação do movimento obedece todas as dimensões associadas com a geometria selecionada. Se isto não for possível, a operação não será válida e um diálogo de advertência será apresentado.

If No Equation: As dimensões que são uma função podem sofrer alterações.

Always: Todas as dimensões lineares e angulares associadas com a geometria selecionada poderão ser alteradas.

Prompt: (Default) Se a operação do movimento não puder ser executada, um diálogo de advertencia é mostrado explicando o problema e oferecendo soluções.

Pronpt: Break Geometric Constraints

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 19

Never: As restrições são quebradas, a operação do movimento obedece a todas existentes. Se isto não for possível, a operação não será válida e um diálogo de advertência será apresentado.

Always: Somente restrições Fixas associados com a geometria selecionada são suprimidos. Todas as restrições entre a geometria selecionada e a não selecionada são suprimidos exceto paralelo, perpendicular, e o igual.

Prompt: (Default) Se a operação do movimento não puder ser executada, um diálogo de advertencia é mostrado explicando o problema e oferecendo soluções.

4.35 – Copy () Utilize este comando para fazer uma ou mais cópias de geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão copiadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Clipboard [Ctrl-C] – Conserva uma cópia provisória da geometria selecionada para colar [Ctrl V] no Sketch. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.36 – Scale () Utilize este comando escalonar geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão escalonadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Scale Factor - Ajusta o valor exato para multiplicar as dimensões da geometria selecionada. O campo também mostra o valor dinâmicamente enquanto o usuário arrasta o ponteiro na janela gráfica. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.37 - Rotate ()

Utilize este comando para rotacionar geometrias em relação a um ponto ou então para gerar e rotacionar uma cópia da geometria selecionada no 2D Sketch.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 20

Select – Selecione as geometrias que serão rotacionadas. Por Default esta opção está selecionada. Center Point – Selecione um ponto na geometria, este ponto será o ponto de referencia para do objeto. Angle – Digite um valor para rotação da geometria. Copy – Habilite esta opção para que seja feita uma cópia da geometria e em seguida a rotação desta cópia. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Copy.

4.38 – Stretch () Utilize este comando para prolongar geometrias selecionadas no 2D Sketch.

Select – Selecione as geometrias que serão prolongadas. Por Default esta opção está selecionada. Base Point – Selecione um ponto na geometria, este será o ponto de referencia para a operação. Precise Imput - Com esta opção habilitada é possível atribuir coordenadas para o comando Stretch.

4.39 - Project Geometry ()

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria do modelo (arestas e vértices), estes são projetados no Sketch ativo. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho.

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria (Adaptada à forma do Modelo), utilize como ferramenta um work plane. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 21

Quando o usuário adiciona uma dimensão ou uma medida ao modelo, o valor dessas operações é estabelecido como parâmetros para o modelo. O usuário pode usar os parâmetros em equações para gerar novos parâmetros ou definir nomes para estes parâmetros e utilizá-los pelo nome.

Mostra os nomes e valores dos parâmetros automaticamente criados durante o processo de modelamento. Quando é inserida uma dimensão ou uma Feature ao modelo, os parâmetros são nomeados.

Parameter Name – É o campo que mostra o nome do parâmetro. Para alterar o nome padrão de um parâmetro para um nome descritivo do mesmo, clique sobre este e digite o novo nome. Quando o usuário atualiza o modelo, todos os parâmetros dependentes são atualizados em relação ao novo nome.

Units – É o campo que mostra a unidade de medida que foi utilizada para criação do parâmetro.

Equation – É o campo que mostra a equação que gera o valor do parâmetro. Se o parâmetro é um valor normal, o valor é mostrado, arredondado para a precisão definida nas opções do modelo. Para alterar a equação, clique sobre a equação existente e entre com a nova equação.

Nominal Value – É o campo que mostra o valor real da equação. Tolerance - É o campo que controla a tolerância aplicada ao parâmetro. Selecione Upper, Nominal e Lower. Model Value – É o campo que mostra o tamanho atual calculado do parâmetro.

Export Parameters Check Box – Adiciona os parâmetros nas propriedades customizadas do modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas às Parts Lists e nas relações de materiais. Habilite a opção para adicionar o parâmetro.

Comment – É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um comentário clique no campo e em seguida digite o comentário.

É o campo aonde são criados os parametros pelo usuário. Para adicionar um parametro o usuário deve clicar no botão Add e adicionar a nova linha, e então preencher os valores para o novo parâmetro.

Parameter Name – É o campo onde é mostrado o nome do parâmetro. Clique no campo e digite o nome.

Units – É o campo onde é mostrada a medida utilizada para o parâmetro. Para determinar a unidade, clique sobre o campo e selecione o tipo de unidade.

Equation – É o campo onde é gerado o valor do parâmetro. Clique no campo e entre com o valor da equação para o parâmetro.

Value – É o campo onde é mostrado o valor real da equação.

(Parte 4 de 11)

Comentários