Apostila Inventor 2008

Apostila Inventor 2008

(Parte 7 de 11)

Extents Angle - permite definir um ângulo para a revolução.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 31

To Next – permite realizar a operação até o próximo sólido.

To – permite realizar a operação até um sólido, superfície ou Work Plane desejado, em função de um eixo e geometria escolhidos.

Fron – To permite realizar a operação apartir de incío e fim definidos pelo usuário, sendo que o início não necessariamente precisa ser onde inicia-se a geometria.

Full - indica que a revolução será completa 360°.

Match Shape

Selecione o tipo de propagação de forma: Match Contour ou Match Shape. Esta opção está disponível somente no ambiente Part quando um perfil aberto for selecionado.

Match Shape ou Match Countour – Quando a opção Match Shape estiver habilitada, uma Feature de revolução tipo “preenchimento” será criada. O final do perfil aberto será estendido até o eixo de revolução (se possível).

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 32

Vista lateral Vista Isométrica Comando aplicado

Match Shape ou Match Countour - Quando a opção Match Shape estiver desabilitada, o perfit aberto será fechado estendendo até o encontro na primeira face.

Vista lateralVista Isométrica Comando aplicado

5.3 – Hole ()

Esta ferramenta é utilizada para criar uma Feature de furo podendo ser simples, com rebaixo, escareado, roscado ou cônico.

Placement

From Sketch - Requer um centro que geralmente é representado pelo , centro de circulos ou ponto final de uma geometria já existente, quando se utiliza a opção From Sketch nesse caso utilizamos o botão Centers para selecionar o centro desejado.

Linear – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar primeiramente a face onde a furação será criada. Em seguida o usuário deve selecionar duas arestas, ao selecionar a primeira aresta com a opção Reference 1, automaticamente é aberta a caixa de diálogo do comando General Dimension e então o usuário deve determinar a distância do centro do furo até a aresta selecionada e após a seleção da segunda aresta utilizando a opção Reference 2, o processo de dimensionamento é o mesmo.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 3

Concentric – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar primeiramente a face onde será criada a furação, utilizando a opção Plane. Em seguida o usuário deve selecionar uma face ou aresta cilíndrica para que a furação seja criada no mesmo centro do objeto selecionado.

On Point – Quando esta opção é selecionada o usuário deve selecionar um Work Point determinando que este seja o centro do furo criado. Em seguida utilizando a opção Direction o usuário deve deteriminar à direção na qual será criada a furação selecionando uma face, um Work Plane, uma aresta ou um Work Axis.

Tipos de Furos Drilled (Furo Simples) – Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro e a profundidade do furo.

Counterbore (Furo com rebaixo) – Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro e a profundidade do alojamento (rebaixo) e o diâmetro e a profundidade total do furo (nesta profundidade deve-se considerar que a profundidade do rebaixo está incluída nesta medida).

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 34

Spotface (Furo com rebaixo) - Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro e a profundidade do alojamento (rebaixo) e o diâmetro e a profundidade total do furo (nesta profundidade deve-se considerar que a profundidade do rebaixo não está incluída nesta medida).

Countersink (Furo escareado) - Neste caso as medidas necessárias serão o diâmetro maior e o ângulo do alojamento (escareado) e o diâmetro e a profundidade total do furo (nesta profundidade deve-se considerar que a profundidade do escareado está incluída nesta medida).

Termination Permite especificar o que determina a profundidade do furo.

Distance - Permite definir um valor numérico para a profundidade do furo. Through All - Define que o furo será passante. To - Permite definir uma face ou um plano como terminação para o furo.

Flip - Inverte a direção do furo. Disponível quando utilizadas as opções de terminações Distance e Through All.

Surface – Determina que a terminação do furo será uma face do modelo ou uma superfície. Disponível quando utilizada a opção de terminação To.

Extended Face - Determina uma face entendida como terminação do furo. Disponível quando utilizada a opção de terminação To.

Infer IMates - A opção deve ser selecionada para se colocar automaticamente um iMate em uma borda circular.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 35

Drill Point Determina se o final do furo será em ângulo ou plano.

Hole Types Simple Hole – Quando for necessário um furo simples o usuário deve habilitar esta opção.

Opção Simple Hole Ligada

Tapped Hole - Para fazer furos roscados deve-se habilitar a opção Tapped Hole para acessar o quadro de classificação da rosca.

Opção Tapped Ligada Opções para definição da rosca

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 36

Thread Type Permite definir a norma da rosca

Size Define o diâmetro nominal da rosca

Class Define a classe da rosca

Designation Define o passo da rosca

Diameter Define em que diâmetro será feito a rosca

Minor: diâmetro menor. Pitch: define um diâmetro imaginário que passa através do ponto médio do filete da rosca. Major: diâmetro maior.

(Parte 7 de 11)

Comentários