Marketing Global - Parte I

Marketing Global - Parte I

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Marketing GlobalMarketing GlobalMarketing Global

Me. Alírio S. Nogueira Júnior w.jotamarketing.blogspot.com

Me. Alírio S. Nogueira Júnior w.jotamarketing.blogspot.com

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A importância do marketing globalA importância do marketing global Quantas naQuantas naçções?ões?

FMI Banco Mundial166

Membros da ONU185 Departamento de Estado dos EUA189 Países onde a Coca-Cola é vendida195 Enciclopédia Word Book235 Guinnes - Livro dos Recordes Mundiais256

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A importância do marketing globalA importância do marketing global

Segundo o FMI a economia mundial passa por uma das fases mais positivas dos últimos tempos, pois crescerá5% neste ano, a taxa mais elevada das últimas três décadas. Para 2005, espera-se uma expansão de 4,3%.

O comércio mundial de bens e serviços estácrescendo quase 9%. Nas duas últimas décadas cresceu 3 400%.

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A importância do marketing globalA importância do marketing global

As empresas praticam marketing global, basicamente por dos motivos:

a)aproveitar as oportunidades de crescimento e expansão; b)sobrevivência

Marketing GlobalMarketing Global A importância do marketing globalA importância do marketing global

“Empresas que dominam apenas seu mercado nacional, vão perdê-lo, mais dia, menos dia. Fortes concorrentes estrangeiros acabarão desembarcando em seu país e irão desafia-las. Os negócios sem fronteiras estão redefinindo tudo.”

Philip Kotler

(O guru do marketing)

“Hoje temos um sóparâmetro para medir o sucesso de uma empresa: sua participação no mercado internacional. As empresas bem sucedidas chegarão ao sucesso encontrando mercado em todo mundo.”

Jack Welch (ex-CEOda GE)

Vende no exterior mais de US$ 3,25 bilhões por ano Frito-lay

(divisão de salgadinhos da Pepsi-Cola.)

Operações externas representam 70% dos lucros. General Motors

Obtém dois terços de sua receita de sua divisão internacional.

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O marketing global tornouO marketing global tornou--se um imperativo se um imperativo para as empresas:para as empresas:

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Conceito de marketing globalConceito de marketing global

Marketing Global

Significa ampliar os horizontes dos negócios de modo a abranger o mundo na tentativa de identificar oportunidades e riscos.

Global Corporate Banking

““Pensamos globalmente Pensamos globalmente

como você quer e como você quer e atuamos localmente atuamos localmente como você precisacomo você precisa””

O grupo BBVA estO grupo BBVA estáápresente em 37 presente em 37 papaííses, com mais de 8000 agências ses, com mais de 8000 agências e US$ 280 bilhões em recursos e US$ 280 bilhões em recursos administrados de clientes.administrados de clientes.

Explosão de marcasExplosão de marcas Marketing GlobalMarketing Global

Marketing GlobalMarketing Global Natureza do marketing globalNatureza do marketing global

“Pense localmente, aja globalmente.” Respeite os mercados locais, o consumidor local, a linguagem local. Mas aja globalmente.

Peter Drucker Guru de Administração

“Pensar globalmente e localmente.” Ação sem reflexão épéssimo marketing. Esse negócio de alguém pensar lána sede e as subsidiárias simplesmente agirem émarketing perigoso.

Larry Light

Vice-presidente executivo do McDonald’s

“Pensar e agir localmente.” Douglas Daft

Presidente da Coca-Cola Company

Regionalização global: Um produto global pode ser o mesmo em todos os lugares e, ainda assim ser diferente.

O profissional de marketing global deve ter a capacidade de pensar globalmente e atuar localmente.

Calr Spielvogel

Chairmane CEO da agência de publicidade de Backer Spielvogel Bates Worldwide.

Aldeia global homogênea: As organizações têm que desenvolver produtos mundiais padronizados, de alta qualidade e comercializá-los no mundo todo por meio de publicidade, preços e distribuição padronizados.

Prof. Theodore Levitt

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