O uso de data show em sala de aula

O uso de data show em sala de aula

(Parte 1 de 2)

ASSOCIAÇAO DE ENSINO E CULTURA URUBUPUNGÁ - AECU

FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ – FIU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM 2008

WELLINGTON MENDES MATIAS

A IMPORTÂNCIA DO USO DE AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E SEUS BENEFÍCIOS.

PEREIRA BARRETO - SP

2008

ASSOCIAÇAO DE ENSINO E CULTURA URUBUPUNGÁ - AECU

FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ – FIU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR

WELLINGTON MENDES MATIAS

A IMPORTÂNCIA DO USO DE AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E SEUS BENEFÍCIOS

Monografia apresentada às Faculdades

Integradas Urubupungá-FIU, como exigência

parcial para obtenção de título de Especialista

em ................, sob orientação da Profª Msc.

Leiry Máira Coelho Pires de Carvalho

PEREIRA BARRETO - SP

2008

WELLINGTON MENDES MATIAS

A IMPORTÂNCIA DO USO DE AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E SEUS BENEFÍCIOS

Monografia apresentada às Faculdades Integradas Urubupungá-FIU, como exigência parcial para obtenção de título de Especialista em ......................., sob orientação da Profª Msc. Leiry Máira Coelho Pires de Carvalho.

Aprovada com conceito: _______(___________________)

Pereira Barreto, _________de _______________________de 200____.

_______________________

Examinador

DEDICATÓRIA

De nada valeria minha presença na terra, se nada pudesse contribuir com o engrandecimento intelectual do ser humano, essa é a minha contribuição. Posso estar fazendo pouco diante do muito que é necessário fazer, mas sei que minha participação estou dando para fortalecer o conhecimento do próximo e agradeço a Deus por assim permitir.

AGRADECIMENTOS

Nunca deixei de acreditar em Deus, tive momentos de fraqueza. Ele sempre foi meu ídolo me espelho Nele para minhas ações e atitudes perante o mundo. Quando fico desanimado por um momento, paro e peço forças para continuar em frente, pois o mundo é seletivo e somente os bons sobressaem. Obrigado Deus pela sua presença em minha vida, sempre na honra de Jesus.

RESUMO

O uso da tecnologia no ambiente de ensino e aprendizado envolve uma grande variedade de recursos educacionais que estão fundamentados na utilização de computadores e aparelhos audiovisuais, bem como no treinamento de profissionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a opinião dos alunos dos cursos técnicos de enfermagem e farmácia período noturno da Fundação Educacional de Andradina Colégio Stella Maris do Estado de São Paulo, a respeito do uso do audiovisual em sala de aula como exemplos o retroprojetor e o data show, no processo de ensino-aprendizagem. Grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem em decorrência das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade e, conseqüentemente, na área do ensino técnico também.

Foram distribuídos questionários, contendo questões fechadas para 180 alunos dos dois cursos .

Foram questionados, o método para uma aula mais eficiente, a duração das aulas ou atividades teóricas avaliando se é um fator que interfere na aprendizagem , na opinião do aluno somente o professor é o responsável pela sua aprendizagem , quais os principais requisitos de um professor competente ministrando sua aula, se o aluno trabalha isso interfere no tempo de estudo, se estudou e o tempo de conclusão do ensino médio em escola pública ou particular ou em ambas influencia no curso.

As atitudes do professor com os alunos, bem como o tipo de material didático adotado e o tempo despendido nas aulas teóricas podem tanto favorecer quanto prejudicar a aprendizagem. Os resultados permitiram concluir que o uso do áudio visual durante as aulas depende muito mais do professor. A aceitação por parte dos alunos é muito positiva desde que o professor saiba manusear o aparelho fazendo com que a aula seja prazerosa, incluindo sua didática e abordagem do assunto.

Palavras-chave: Audiovisual, retroprojetor, data show,aprendizagem .

ABSTRACT The use of technology in the teaching and learning environment involves a variety of educational resources that are based on the use of computers and audiovisual equipment as well as training of professionals. This study aimed to assess the views of students of technical courses in nursing and pharmacy Educational Foundation of the evening of Stella Maris College Andradina of São Paulo State, regarding the use of audiovisual media in the classroom as examples the overhead projector and data show in the teaching-learning process much emphasis has been given to issues surrounding the process of teaching-learning as a result of constant changes in our society and, consequently, in the field of technical education also.

Questionaires were distributed, containing closed questions to 180 students in two courses. Were questioned, the method to a class more effective, the duration of the theoretical classes or activities is assessing whether a factor that interferes with learning, in the opinion of only the student teacher is responsible for their learning, what the main requirements of a competent teacher ministering its class, the student work that interferes with the time of study, has been studied and the time of completion of secondary education in public school or private or both influences on the course. The attitudes of the teacher with the students and the type of material used and time spent in lectures can promote as much harm to learning. The results showed that the use of audio visual for the classroom depends on much more than teacher. The acceptance by the students is very positive that the teacher knows the device handle making the class is enjoyable, including their teaching and approach the subject. Keywords: Audiovisual, overhead projector, data show, learning.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 09

CAPÍTULO I - 10

1.1 Definições do retroprojetor 10

1.2 Definições do datashow 11

1.3 Levantamento (recursos )dos equipamentos na instituição 11

CAPÍTULO II – 12

2.1 As perguntas feitas aos alunos...................................................................12,13

2.2 Abordagens feitas aos alunos 14

2.3 Tipos de aluno 15

CAPÍTULO III – 16

3.1 Apreciações das aulas pelos alunos usando o audiovisual 16

3.2 Empenho do professor 17

3.3 Estratégias de ensino 18

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

INTRODUÇÃO

O bom profissional nos dias atuais define-se pela capacidade de encontrar e associar informações, de trabalhar em grupo e de se comunicar com desenvoltura.

Para ensinar bem, o professor deve saber organizar o seu dia-a-dia, lidar com situações não-pedagógicas que podem interferir no seu trabalho, bem como organizar seu tempo e recursos didáticos. O processo de ensino-aprendizado que utiliza recursos computacionais e audiovisuais vem apresentando nos últimos anos um desenvolvimento significativo em função do avanço tecnológico e do emprego de novos modelos pedagógicos (Harasim, 1987; Abrami e Bures, 1996; Dede 1996).

Este trabalho mostra a importância do uso de audiovisual (retroprojetor e o data show) em sala de aula como instrumento de ensino e auxilio. Foram feitas várias perguntas através de um questionário aos alunos sobre o audiovisual durante as aulas abordando vantagens e desvantagens. Foram questionados, o método para uma aula mais eficiente, a duração das aulas ou atividades teóricas avaliando se é um fator que interfere na aprendizagem , na opinião do aluno somente o professor é o responsável pela sua aprendizagem , quais os principais requisitos de um professor competente ministrando sua aula, se o aluno trabalha isso interfere no tempo de estudo, se estudou e o tempo de conclusão do ensino médio em escola pública ou particular ou em ambas influencia no curso.

Um aspecto importante é o fato de, ao estimular a utilização de mais de um sentido (audição e visão) com o audiovisual, permite ao apresentador no caso o professor jogar com a transição entre eles. Conteúdos importantes podem ser apresentados oralmente e reforçados visualmente com a apresentação de uma imagem, reforçando a mensagem.Enfim a importância deste trabalho está na necessidade do uso de novos recursos em sala de aula como o uso do retroprojetor e data show, que envolvam oportunidades de melhor compreender os fatores que propiciam a aprendizagem.

CAPÍTULO I

1.1-DEFINIÇÃO DO RETROPROJETOR –

É um dispositivo ou aparelho capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de plástico transparentes, popularmente conhecidas como transparências. Nos projetores usuais, o operador fica voltado para a tela a fim de poder acompanhar a projeção. Dessa formam numa situação de ensino, o expositor não pode ficar voltado para o auditório, acompanhando a reação dos espectadores. No retroprojetor, isso não ocorre, o expositor permanece voltado para os espectadores, dando as costas para a projeção, pois o seu local de trabalho é a plataforma do retroprojetor.

O retroprojetor apresenta os elementos básicos dos projetores de transparências. A lâmpada (sistema de iluminação) é geralmente de potência entre 600W e 1.000W, com filamento de tungstênio-halogênio. O refletor é fixo no aparelho e dirige o feixe de luz para cima. Usando o retroprojetor têm-se como vantagens, é simples usar o retroprojetor (aparelho com um conjunto de lentes), poder ser usado em quase todas as salas que possuam eletricidade, pode ser usado com as luzes da sala acesas,pode ser preparadas com antecedência o que economiza tempo,as transparências: Têm baixo custo, podem ser preparadas fácil e rapidamente, podem ser usadas repetidamente,e o aluno acompanha as aulas juntamente com a apostila, (xérox da transparência) ou pode copiar os textos. ) .A fixação da aprendizagem é de 30% para o que se ouve, 40% para o que se vê, 50% para o que se vê e ouve e 70% para o que se faz. Como todo recurso visual, o conhecimento sobre o funcionamento do equipamento é importante para o apresentador que pretenda utilizá-lo. Em que pese o fato de diversos modelos estarem disponíveis no mercado, os princípios gerais são os mesmos. Há algumas desvantagens, em função de utilizar uma lâmpada, saber como trocá-la e ter uma lâmpada ou outro retroprojetor de reserva é fundamental, pois, com freqüência, elas queimam. A principal causa é desligar o equipamento de ventilação com a lâmpada ainda muito quente, o apresentador pode fazer isso ao final de uma apresentação, o que não o afetará, mas quem for utilizar a seguir terá problemas. Em suma, a audiência espera que, já que selecionou um determinado recurso visual, o apresentador saiba fazê-lo funcionar adequadamente.

1.2- DEFINIÇÃO DO DATA SHOW-

Um projetor de vídeo processa um sinal vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção usando um sistema de lentes é necessário um computador portátil. Todos os tipos de projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem, e os mais modernos podem corrigir inconsistências como curvas, borrões e outras através de ajustes manuais.

Projetores de vídeo são usados principalmente para apresentações, conferências, treinamento. O conteúdo é projeto no telão desta forma tendo ótima qualidade, principalmente nas imagens, um instrumento auxiliar de interação entre o professor e o aluno na sala de aula.

Ele dá qualidade à aula quando projeta no telão a síntese dos pontos do conteúdo a ser ministrado; quando projeta filmes; exibe a internet; usa figuras, sons, imagens etc. É um grande instrumento a serviço das práticas pedagógicas só depende da habilidade do apresentador.

1.3 – LEVANTAMENTOS (recursos) DOS EQUIPAMENTOS NA INSTITUIÇÃO

É importante que para o professor desempenhar o seu papel como transmissor de informações ele disponha por parte da instituição, elementos que possam ser usados durante as aulas. Recursos visuais são importantes pontos de apoio numa apresentação e aula, tanto para a audiência quanto para o apresentador.

(Parte 1 de 2)

Comentários