Solid edge

Solid edge

(Parte 1 de 2)

Curso de Treinamento no Solid Edge Versão 14.0

Módulo 1 - Introdução ao Solid Edge

Editores: Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer

Rudolf Schützer José Cardoso

Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Universidade Metodista de Piracicaba

1 Introdução

1.1 Ambientes do Solid Edge

O Solid Edge possui quatro ambientes: Part, Sheet Metal, Assembly e Draft. Cada um desses ambientes cria um tipo diferente de documento do Solid Edge.

O Solid Edge Part é usado para criar modelos individuais de peças. As peças são construídas pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos do ambiente Part têm a extensão de arquivo “.PAR”.

As opções novas adicionadas ao Ambiente Part foram: Extruded Surface, Revolved Surface, Swept Surface e Lofted Surface que permitem que você especifique se as extremidades da superfície estão tapadas ao trabalhar com um perfil fechado. Por o exemplo, as extremidades abertas e fechadas que as opções na barra de Extruded Surface da Barra de Fita permitem que você especifique se a extremidade da superfície é (A) aberta ou fechada. Quando termina uma opção e ajusta uma face é adicionado às extremidades da característica para criar um volume fechado.

O Solid Edge Sheet Metal é usado para construir modelos individuais de peça de chapa dobrada. As peças de chapa dobrada são construídas também pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os modelos de chapa dobrada têm a extensão de arquivo “.PSM”.

O Solid Edge Assembly é usado para criar montagens de peças e de submontagens existentes, ou ainda modelar novas peças no contexto da montagem. Você pode usar as peças do Solid Edge Part ou do Solid Edge Sheet Metal para construir uma montagem. Você também pode usar peças que não foram modeladas no Solid Edge. O Solid Edge Assembly também permite criar layouts 2D para o projeto conceitual de novas montagens. As peças são posicionadas na montagem usando as relações de montagem. Os documentos de montagem (assembly) têm a extensão de arquivo “.ASM”.

O Solid Edge Draft permite criar rapidamente desenhos 2D usando as suas peças ou montagens 3D. Você pode também adicionar gráficos 2D a qualquer vista do desenho ou criar desenhos 2D sem o modelo 3D. Os documentos do ambiente Draft têm a extensão de arquivo “.DFT”.

Ao selecionar um grupo de programa do Solid Edge, você irá encontrar um ícone distinto para cada ambiente. Para abrir o Solid Edge, selecione o ícone para o ambiente que você quer trabalhar.

Os ambientes Part, Sheet Metal, Assembly e Draft simplificam o trabalho que você faz no Solid Edge dando a você uma visão clara dos seus dados de projeto e um conjunto bem organizado de comandos. O Solid Edge abre o ambiente correto para o documento que você seleciona e automaticamente move de um ambiente ao outro para você executar tarefas específicas. Por exemplo, se você der um duplo click numa peça quando estiver trabalhando no ambiente de montagem (Assembly), o ambiente de modelamento (Part) é aberto automaticamente. Você também pode mover-se facilmente e rapidamente entre os ambientes pois eles compartilham muitos comandos e ferramentas de produtividade.

1.2 Interface do Usuário

Se você usa o Microsoft® Windows® você achará a interface do Solid Edge confortável e familiar. O Solid Edge foi desenvolvido especificamente para Windows, então você já sabe como usar muitos dos comandos no Solid Edge. Se você é um operador experiente ou novo de Windows, você descobrirá que no Solid Edge tornase fácil aprender novos comandos e conceitos.

Barra de Feature Surfacing

Área de trabalho Barra de Feature (Feature Bar)

PromptBarra Fita (Ribbon Bar)Barra Principal (Main Bar) Barra de Menu (Menu Bar)

A interface do Solid Edge contém uma série de Barras de Ferramentas (Toolbars) na interface com o usuário, que tornam fácil o acesso a comandos e ajustes de opções.

Essas barras podem ser ativadas ou desativadas através de View; Toolbars. As principais barras são as seguintes: Barra de Menu (Menu Bar), Barra Principal (Main Bar), Barra de Feature (Feature Bar), Barra Feature Surfacing e Barras de Fita (Ribbon Bars). A Barra de Feature Surfacing é uma novidade no SolidEdge V14, ampliando assim as alternativas de trabalho. Ele também contém outras características amigáveis que o ajudam a aprender sobre comandos, manipulações de janelas, especificação de cores, e seleção de elementos.

1.2.1 Menu Bar

A Barra de Menu (Menu Bar) do Solid Edge contém os mesmos menus da maioria das outras aplicações Windows. Quando você clica o nome de um menu, o software exibe um conjunto de comandos específicos para o ambiente do Solid Edge que você escolheu para trabalhar. Para selecionar um comando do menu, apenas clique em cima dele. Os comandos que estão disponíveis para uso são mostrados com texto escuro, enquanto os não ativos são mostrados de forma apagada. As opções de menu que estiverem apagadas, não estão disponíveis. Na seguinte figura o comando Switch to Sheet Metal (Mudar para Chapa Dobrada) não está disponível e é mostrado como uma sombra mais clara que os comandos disponíveis.

1.2.2 Main Bar

A Barra Principal (Main Bar) contém os comandos geralmente usados para manipular documentos, impressão e manipulação de vistas. A Barra Principal em cada ambiente do Solid Edge também contém ferramentas e utilitários projetados para simplificar seu trabalho naquele ambiente. Como os comandos de menu, os botões da Barra de Ferramentas que estão escuros podem ser selecionados, enquanto que os mais claros não podem ser selecionados.

A seguinte barra de ferramentas é a Barra Principal para o ambiente Solid Edge Part:

Quando você está desenhando um perfil no ambiente do Solid Edge Part, a Barra Principal muda conforme a figura abaixo:

Uma barra de ferramentas (Barra de Feature - Feature Bar) específica de um ambiente é exibida no lado esquerdo da janela por default e contém os comandos principais usados em cada ambiente. Você pode usar estes comandos para construir modelos de peça, criar montagens, e produzir desenhos. A Barra de Ferramenta mostrada abaixo é exibida quando você está criando perfis no ambiente de modelamento.

Um botão da Barra de Ferramenta com uma pequena flecha preta no canto direito inferior indica que existe um Submenu. Os Sub-menus dão acesso a outros comandos relacionados. Para exibir o Sub-menu, basta clicar o botão da Barra de Ferramenta e segurar o botão esquerdo do mouse até que o Sub-menu apareça.

1.2.3 Ribbon Bars

Muitos comandos exibem Barras de Fita (Ribbon Bars), que são barras de ferramentas dinâmicas que lhe ajudam a rapidamente especificar as opções dos comandos. Algumas Barras de Fita também lhe guiam pela seqüência de trabalho dos comandos. Estas barras são chamadas de barras de fita Smartstep. Por exemplo, a barra de fita Smartstep mostrada abaixo aparece quando você seleciona o comando Protrusion (Extrusão). Ela apresenta os quatro passos usados para fazer uma extrusão. O passo atual é destacado.

1.2.4 Tool Tips

Se você parar o cursor do mouse sobre um botão da barra de ferramentas, o nome do comando é exibido numa pequena janela próxima ao cursor do mouse. As Barras de Fita também têm Tool Tips para lhe dizer o nome de cada comando da Barra de Fita.

1.2.5 Descrição dos Comandos

Quando o cursor do mouse é posicionado sobre um comando, uma breve descrição do comando é exibida na Barra de Status (Prompt), na parte superior da janela.

1.2.6 Janelas

O Solid Edge exibe modelos em uma ou mais janelas. No ambiente Part, Sheet Metal e Assembly, a janela default contém uma vista isométrica da peça ou da montagem. No ambiente Draft, a janela default contém uma vista 2-D de uma folha de desenho. O Solid Edge automaticamente cria novas janelas quando você seleciona certos comandos. Você também pode criar novas janelas sempre que você necessitar com o comando New Window no menu Window.

Você pode ter múltiplos documentos do Solid Edge abertos ao mesmo tempo. Use o comando Window na Barra de Menu para ver uma lista dos documentos abertos e as janelas que estão sendo usadas para exibi-los. O documento ativo tem um marca de verificação ao lado dele.

O comando New Window cria uma nova janela com o mesmo conteúdo da janela ativa. A nova janela torna-se ativa e aparece no topo de todas as outras janelas. Se você muda o conteúdo do documento aberto em uma janela, as outras janelas que contêm o mesmo documento refletem as mudanças. Você pode reduzir as janelas abertas e exibi-las como ícones no espaço de trabalho do Solid Edge.

Você pode automaticamente mudar o tamanho e organizar as janelas com o comando Arrange (Organizar). Você pode organizar todas as janelas, ou somente as janelas que exibem o arquivo ativo. As opções de arranjo são: tiled (dividido), horizontal, vertical e cascade (em cascata).

1.2.7 Comandos de Visualização

Estes comandos permitem manipular ou reposicionar o desenho na tela. Os comandos: Zoom Area, Zoom Out, Fit e Pan são comandos de janela freqüentemente utilizados.

Zoom Area: Permite você clicar e desenhar um retângulo que define a janela de visualização. O que está dentro do retângulo será exibido na tela. É usado tipicamente para aproximar uma região pequena do desenho.

Zoom Out: Permite você afastar a vista com um único clique do mouse. A posição do mouse determina o novo centro da janela e o desenho é afastado sobre aquele ponto. Você também pode apertar e segurar o botão esquerdo do mouse, e então mover o mouse para afastar dinamicamente.

Fit: Faz com que todo o desenho seja exibido na janela. Este comando normalmente é executado depois do comando Zoom Area. O comando Fit permite que todo o desenho fique visível depois da aproximação de uma região.

Pan: Permite mover a área de vista na tela. Isto é feito posicionando o mouse sobre a janela e clicando o mouse uma vez. Então mova o mouse a uma nova posição da tela e clique novamente. Irá parecer que o desenho na janela moveu, mas realmente é a área visível é que se moveu, não o desenho. Você também pode selecionar e segurar o botão do mouse para movimentar a janela dinamicamente.

1.2.8 Comandos de Visualização Dinâmica

Junto aos comandos de visualização na barra principal, existem ferramentas para rotacionar ou re-orientar a visualização da peça.

Rotaterotaciona a vista de uma peça ou montagem selecionando um eixo

ou aresta da peça sobre a qual você quer rotacionar a vista. Pode-se arrastar a peça ou a montagem com o cursor do mouse, ou teclar um ângulo no campo Rotation Angle (Ângulo de Rotação) na Barra de Fita Define View para rotacioná-lo. Segurando as teclas de flecha para cima/para baixo irá rotacionar a peça em incrementos de 15 graus.

Nota: Para retornar uma vista à orientação original, aperte a tecla Home do teclado enquanto estiver neste comando.

Spin Aboutseleciona uma face da peça e então gira a peça ou a montagem

L 8 sobre um eixo que é normal ou pertence à face. Você pode arrastar a peça ou a montagem com o cursor do mouse, ou teclar um ângulo no campo Rotation Angle na Barra de Fita Define View.

Look at Facequando uma face de um modelo é selecionada com este

comando, a vista é rotacionada ficando paralela à face selecionada.

Common Viewspermite olhar numa face ou rotacionar um modelo usando a

seguinte caixa de diálogo. Para definir a vista, clique nas faces correspondentes, flechas ou pontos na caixa de diálogo Common Views, como mostrado abaixo.

Nota: Para retornar uma vista à orientação original use a tecla Home do teclado enquanto estiver no comando Common Views.

O comando Shadedpermite a representação de um modelo sombreado.
O comando Shaded with Visible Edgespermite a representação de um

modelo sombreado com os cantos visíveis.

O comando Visible and Hidded Edgespermite a representação dos cantos

visíveis e escondidos.

O comando Visible Edges permite a representação dos cantos visíveis.

1.2.9 Cores

Você pode customizar as cores do ambiente de trabalho do Solid Edge com o comando Color Manager disponível no menu Tools. A janela do Color Manager oferece duas opções: Use Tools Options color settings e Use individual part styles.

A segunda opção, Use individual part styles, permite que você selecione individualmente para cada módulo do Solid Edge cores diferentes para as peças em trabalho.

A primeira opção, Use Tools Options color settings, permite que você selecione as cores do ambiente de trabalho usando o comando Options (Opções) no menu Tools. Para tanto, basta selecionar esta opção e em seguida selecionar o botão Change para abrir automaticamente a janela Options do menu Tools com todas as opções ativadas, conforme a figura abaixo.

1.2.10 PickQuick

Quando você quer selecionar um objeto localizado próximo a outro objeto, você pode usar a Barra de Ferramentas do PickQuick, conforme mostrado abaixo. Mova o cursor do mouse sobre os objetos e pare. Quando três pontos (reticências) aparecer ao lado do cursor do mouse, clique o botão esquerdo ou direito do mouse para exibir a barra de ferramentas do PickQuick. Com o movimento do cursor do mouse sobre cada botão desta Barra de Ferramentas, os objetos que você pode selecionar com o PickQuick são destacados. Para selecionar um elemento destacado, clique o número correspondente da Barra de Ferramentas.

1.3 Criando Modelos Sólidos

Modelos Sólidos são criados usando seções 2D chamadas perfis. Antes de começar a criar o sólido você deve primeiro decidir o método de criação do sólido que você deve usar. Estes métodos criarão as chamadas Feature Base ou a parte bruta do material da peça. Qualquer um desses métodos lhe obrigará a criar um perfil 2D do material, depois o perfil é extrudado, ou revolucionado, ou seguir ao longo de um caminho, ou migrar entre seções. Abaixo são apresentados exemplos dos comandos que podem iniciar um modelo.

Protrusionusado para extrudar, projetar uma seção a uma distância

linearmente.

Revolved Protrusionusado para rotacionar uma seção em torno de um

eixo.

Eixo de Rotação

Perfil Rotacionado

Swept Protrusionusado para fazer com que a seção percorra um caminho.

Caminho Percorrido Perfil

Perfil 2 Perfil 1

Lofted Protrusionusado para migrar de uma seção para outra.

As seções 2D são chamadas de perfis no Solid Edge. Os perfis para criação de uma nova peça, ou uma Feature Base, devem ser necessariamente fechados.

1.3.1 Planos de Referência

Quando um documento Part é criado, você vai notar três retângulos na Área de trabalho. Estes retângulos são chamados Planos de Referência. Você pode imaginálos como sketches 2D em um ambiente 3D. A qualquer hora que você quiser desenhar perfis 2D, você terá primeiro que escolher um plano. Existem três planos default no Solid Edge Part. Eles são orientados no espaço 3D relativos as vistas superior, frontal e direita.

y - z plane x - z plane x - y plane

Para começar uma nova peça, você tem que decidir qual plano de referência irá usar.

1.3.2 O Ambiente de Perfil

Uma vez que você tenha selecionado o comando certo, e selecionado o plano de referência, uma nova janela é criada. A nova janela é um plano, vista 2D usada para criar perfis. Junto à nova janela de perfil, o Solid Edge também mudará a barra de features para barra de ferramentas de desenho 2D, como por exemplo linhas e arcos.

Uma vez que o perfil está completo, simplesmente selecione o botão Finish na Ribbon Bar para retornar ao comando feature.

Crie um novo documento no Solid Edge usando o comando New (Novo)na

1.4 Criando Documentos Barra Principal ou no menu de File (Arquivo).

O comando New exibe a janela de diálogo New. A orelha General apresenta os modelos de documento que você pode usar para criar um novo documento.

1.4.1 Templates

O Solid Edge vem com quatro arquivos modelos (templates): Normal.par para o ambiente Part, Normal.psm para o ambiente Sheet Metal, Normal.asm para o ambiente Assembly, e Normal.dft para o ambiente Draft. Quando você cria um novo documento, ele recebe temporariamente um nome com a mesma extensão do arquivo modelo que você escolheu. Por exemplo, se você cria um novo documento usando como modelo o Normal.par, é dado ao documento o nome de Part.par. Você pode definir um nome permanente para o documento na primeira vez que você salvar o arquivo com o comando Save.

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