A arte de ensinar

A arte de ensinar

  • A ARTE de ENSINAR

  • GILBERT HIGHET

  • Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

O PROFESSOR

  • REQUISITOS DO BOM PROFESSOR

  • QUALIDADES DO BOM PROFESSOR

REQUISITOS DO BOM PROFESSOR:

  • CONHECER A MATÉRIA QUE ENSINA;

  • GOSTAR DELA;

  • GOSTAR DOS ALUNOS;

  • CONHECER OS ALUNOS;

  • CONHECER OUTRAS COISAS

CONHECER A MATÉRIA

  • O professor não deve apenas conhecer o suficiente de sua matéria.

  • Deve viver o que ensina

  • Conhecer a matéria a matéria o faz sentir capacitado para responder a eventual questionamento.

  • O aprofundamento da matéria evita que se apresente um dogma a partir de uma simples hipótese.

  • O aprofundamento o faz conhecer os fundamentos da matéria

GOSTAR DA MATÉRIA

  • Gostar da matéria implica em acreditar na utilidade de sua matéria.

  • É impossível passar anos a fio aprendendo qualquer coisa sem que sinta natural interesse por ela.

  • Ensinar uma disciplina que não goste, significa viver amargurado.

  • Ensinar uma matéria que não goste, transforma-o num hipócrita.

  • Gostar da matéria, o faz ensinar facilmente e prazerosamente mesmo que esteja cansado, tornando-o bem disposto.

  • Ensinará com empolgação e a transmitirá aos alunos .

GOSTAR DOS ALUNOS

  • Só ensine se você gostar de jovens.

  • E fácil gostar dos jovem por serem jovens e cheios de vida.

  • Deve desfrutar da companhia deles.

  • Pode ser que encontre alunos que não estarão nem um pouco interessado e ou com dificuldades de aprendizado.

  • Ensinará com maior prazer se gostar do grupo.

  • Não tenha atitude como a de um policial na espreita de motim.

DEVE CONHECER OS ALUNOS

  • Pois são diferentes dos adultos

  • Devem ser fixados por nomes e fisionomias.

  • Pode pertencer a “ tipos” e grupos diferentes, que estejam definindo seu comportamento.

DEVE CONHECER OUTRAS COISAS

  • Deve possuir interesses intelectuais excepcionalmente amplos

  • Deve compreender o grande e importante domínio das atividades e realizações do mundo , para transmiti-la aos jovem discípulos.

  • Deve estabelecer uma ponte entre o mundo e a escola.

  • Deve possuir bom humor, para manter os alunos vivos e atentos.

  • O humor ajuda a imprimir a certos assuntos complicados um tom de realidade.

  • Podem funcionar como instrumento de dominação de sua classe.

QUALIDADES DO BOM PROFESSOR

  • BOA MEMÓRIA

  • FORÇA DE VONTADE

  • BONDADE.

BOA MEMÓRIA

  • Ter memória fraca é ridículo e perigoso;

  • Será como o músico que anuncia um grande concerto e esquece a maioria das composições.

  • Um bom professor deve ter boa memória para lembrar de fundamentos essenciais da matéria lecionada;

  • Manifestações de boa memória por parte do professor auxilia e estimula a juventude nas sua tarefas.

FORÇA DE VONTADE

  • Deve ser uma pessoa de decisões rápidas e firmes;

  • Existem várias espécies de diferentes situações adversas que o professor pode enfrentar no dia a dia das suas aulas e dificultar o seu trabalho de lecionar

  • Os jovens não gostam muito de autoridades e podem resistir ao ensino.

BONDADE

  • É muito difícil ensinar algo sem ela;

  • A bondade ajuda a superar dificuldades, sofrimentos e fadiga;

  • Deve ser natural e espontânea;

  • Os discípulos de qualquer idade sentem facilmente que o professor gosta deles , e tendem a retribuir com atenção à disciplina.

Continua...

  • Vale a pena ler esse livro

  • A ARTE de ENSINAR

  • GILBERT HIGHET

  • Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

Comentários