Como os conceitos éticos influenciam nossa Vida

Como os conceitos éticos influenciam nossa Vida

Como os conceitos éticos influenciam nossa vida

Por Caroline Lemes

Nós, seres humanos, temos determinados valores e costumes, seguimos certos princípios que achamos que são corretos tanto para nós como para nossa sociedade. Devido a essa nossa postura, esse modo de pensar e agir, que surgem os conceitos éticos. Por isso, a ética, nada mais é que o conjunto de princípios e valores bem estruturados que estabelecemos para proceder em nossa sociedade.

A ética está profundamente ligada com a nossa vida social. Ações éticas implicam em ações que beneficiam a comunidade, como por exemplo, em uma empresa é necessário que as pessoas dentro dela saibam se respeitar, convivendo em harmonia, sabendo separar, através dos conceitos éticos da corporação, o que é certo e o que é errado para o bem de todos que trabalham naquele ambiente.

Outro exemplo é no setor político, onde deve prevalecer o interesse da população como um todo, e não o de uma minoria privilegiada com acesso ao poder. Um bom governo é aquele que nos dá acesso a toda informação, do que está entrando e qual está sendo seu destino; é conseguir melhorar as condições de vida do povo. Isso é ser ético. A criação de novos impostos que acabam a sufocar a economia são ações não-éticas. Pagamos tantos impostos, mas não sabemos em que esse dinheiro está sendo realmente investindo.

A prática dos valores éticos em todos os setores da nossa sociedade influencia diretamente a vida de todos nós. Porém, os ideais éticos, ainda não são tão difundidos nas pessoas.

Comentários