Física da Locomoção de Veículos

Física da Locomoção de Veículos

(Parte 2 de 2)

Transportes - Notas de Aula

· Forças de tração, que contrabalançam as forças que se opõem ao movimento e fazem com que o veículo acelere e desacelere.

Figura 4. Forças atuando em um veículo em movimento.

As forças de tração, também chamadas de força de propulsão, são obtidas através de geradores primários de energia, que transformam energia química (proveniente da queima de combustíveis), energia potencial da água, energia nuclear ou energia eólica em dois tipos de energia: mecânica ou elétrica. A energia elétrica para ser usada é transformada em energia mecânica por transformadores secundários de energia, os motores elétricos. A energia mecânica, por sua vez, é usada para produzir as forças de propulsão, através de rodas, hélices etc. Na Tabela 1 estão listados alguns transformadores primários de energia.

Tabela 1. Geradores primários de energia. Tipo de Energia Tipo de Transformador

Química Motores de combustão externa: turbina a vapor e motores alternativos a vapor

Motores a Combustão interna: motores a gasolina e diesel; turbinas a gás (inclui turbinas aeronáuticas). Motores de foguete.

Potencial Turbinas hidrelétricas Solar Baterias solares Eólica Velas e cataventos

G Ft R

Transportes - Notas de Aula

Os transformadores primários de energia podem ser instalados no veículo ou geram energia elétrica que é transmitida ao veículo por linhas de transmissão, caso do metrô. Nas locomotivas diesel-elétricas, o transformador primário instalado no veículo gera energia elétrica para uso por transformadores secundários também instalados no veículo, que transmitem a energia mecânica para os eixos motrizes.

(Parte 2 de 2)

Comentários