Fertilizantes Com Múltiplos Nutrientes

Fertilizantes Com Múltiplos Nutrientes

(Parte 3 de 3)

- Nitrilos fosfórico, por exemplo, Nitrilamida fosfórica com a fórmula básica cíclica (NH2)P3N3 e diferentes formulas, por exemplo, 48 + 98

-Ciclo metafosfato com fórmula básica (NH4)3P3N3O6H3. Um Tipo é o de 27 + 60.

4.3 Fertilizantes NK:

Adubos com NK são destinados ao solo rico em fosfatos ou a suplementação de adubação com P.Todos são granulares. O fertilizante ideal de K-N, é o nitrato de potássio (13% N, 38% K). esses são os principais nutrientes absorvidos pelas planas. No entanto, para não existir perigo (já que ele é um componente de explosivos), o nutriente tem por composição de N: K = 1: 3 , além disso ele não é adequado para a maioria dos efeitos de adubação.

Os adubos mais comuns de NK,estão listados na tabela 3-7. A indicação oficial do conteúdo é a mesma que para adubos NPK, ou seja, N+ 0 + K2O. Sendo que o zero indica a falta de P.Fertilizantes de N K com aditivos de outros nutrientes são adequados para adubação líquida, tendo em conta a sua solubilidade em água, por exemplo, a suspensão tipo-1 Wuxal. 

TABELA 2:Tipos de Fertilizantes NK

Fertilizante

Composição

N-K2O contendo em %

BASF

NH4NO3,(NH4)2SO4

16+24

Rústico NK

KCl, às vezes K2SO$

20+20

NK-Hakaphos

Carbamida,(NH4)2SO4,KNO3

20+20

Adubo de suspensão

NH4NO3,carbamida,K2SO3

10+20

Adubo de suspensão

NH4NO3,carbamida,KNO3

20+15

4.4 Fertilizantes de NMg

NMG fertilizantes estão classificadas como os melhores fertilizantes comN, uma vez que fornecem Mg dentro do quadro das adubação com N.o ideal desse tipo de adubo é “MgO”(8%) este é, no entanto, só por vezes para corrigir,por exemplo, se houver ação do cal. a designação geral do tipo de azoto magnésia inclui dois diferentes adubos:

  1. Sulfato de NMg:com composição NH4NO3(2/3NH4-N) e MgSO4.A composição é 20%N e 5%Mg. Esse fertilizante é solúvel em H2O e solo-acidificante.

  2. Carbonato de NMg com compa composição é de 20%N e 5%Mg. osição NH4NO3(1/2NH4-N)e dolomita(CaCO3.MgCO3). O Mg pode ser dissolvido em ácidos.Esse corresponde a cal de nitrato de amônio com magnésio, por exemplo HOECHST sulfato de magnésio.

  3. Mistura de Sulfato de Magnesio, essa mistura é um típico adubo para pastagens e é tratado com 0,2% de cobre.

4.5 Fertilizantes PK

Fertilizantes de Fósforo combinado com potassio são satisfatórios para fertilização básica de depósito dentro do vigamento de rotação de colheita, desde que estes possam ser aplicados em grande parte,independente de tempo e quantidades. Fertilização com N, que é em todo caso variável, pode ser emparelhado então separadamente às condições prevalecentes.

A lista de tipo contém aproximadamente 25 fertilizantes-PK produzidos misturando fosfato e fertilizantes de potássio. Eles podem se agrupar na ordem da solubilidade de P . O componente de potássio consiste em Cloreto de Potássio (KCl) ou Sulfeto de Potássio(K2SO4), e mais recentemente pó de filtro de potássio. Alguns fertilizantes-PK também são comercializado com a adição de magnésio, todos são granulados. A indicação oficial de conteúdos é como para fertilizantes-NPK, é: 0+P2O5+K2O . Porém o zero representando o N perdido foi omitido na tabela abaixo:

Tabela 3: Seleção para Fertilizantes PK.

Nome de comércio

P Fertilizante

Fertilizante-K

P2O5+K2O

Peka phosphate potash

superphosphate

KCI

20 + 30

phosphate potash R ( = Reform)

Novaphos

KCI

15 + 20

Phosphate potash R, blue

K2SO.

14 + 22

Rhe-Ka-Phos

Rhenania phosphate

KCI

15 + 25

18 + 20

Thomas potash

Thomas phosphate

KCI

10 + 20

12 + IR

Hyperphos potash

soft-earth rock

KCI

15 + 25

phosphate

20 + 20

4.6 Fertilizantes PMg

P-fertilizantes com conteúdos de magnésio significante ainda não fazem nenhum papel importante dentro Mg necessário. Um exemplo é o tipo de fosfato de pedra de terra-macia com Mg ou o fertilizante Hiperfostato de magnésio 23/7 com 23% P2 O5 e 4% Mg na forma de sulfato de magnésio (7% "MgO"). Alguns dos P-fertilizantes-P contêm Mg como um componente secundário, como por exemplo,o fosfato de Thomas com cerca de 2% Mg.

4.7 Fertilizantes com 3 à 6 nutrientes:

As plantas requerem grandes quantidades de três elementos, bem como e completamente de seis nutrientes.

Três adubos-múltiplos são os que possuem uma maior quantidade dos elementos mais importantes para planta (nitrogênio, fósforo, potássio). Esses três elementos podem gerar 20 possíveis combinações (tabela 3-4). O fertilizante NPK é considerado o mais importante.

Adubos com quatro nutrientes, obtidos pela adição de magnésio são considerados uns dos melhores do tipo NPK.

Vários adubos com três nutrientes listado abaixo já foram discutidos como nutrientes únicos, duplos ou triplos fertilizantes, por exemplo.

  • PS de acordo com fertilizantes NP (análise avançada)

  • NKS: fertilizantes com NK: fertilizantes com sulfato

  • NMgS: fertilizantes com nitrogênio e magnésio

  • KCa: fertilizantes com PK

  • PK :fertilizantes com PK e superfosfato

  • PMgCa: fertilizantes com magnésio e fosfato triplo

  • PCaS: fertilizantes com superfosfato

  • KMgS :fertilizantes com magnésio e potássio

  • KMg: fertilizantes com potássio.

Todas possibilidades indicadas na tabela ¨%$%¨$¨%$ já foram realizadas.

Isto entretanto não pode ser discutido neste trabalho em detalhes.

Os adubos com seis nutrientes, por exemplo,são fertilizantes contendo os principais nutrientes, eles podem ser obtidos combinando nitrogênio,magnésio com fertilizante-PK. Essa combinação forma o fertilizante NPKMgCaS.

Entretanto, combinando a maioria dos elementos em um único fertilizante, torna-se uma prática importante somente na combinação de micronutrientes.

TABELA 4 :Três nutrientes fertilizantes são de 20 combinações dos seis maiores nutrientes.

NPK NMgCa PKMg KMgC

NPCa NMgS PKCa KMgS

NPS NCaS PKS KCaS

NKMg PMgCa MgCaS

NKCa PMgS

NKS

Adubos de cinza são do tipo que contém cinco nutrientes fertilizantes, na verdade traços desses elementos, com excessão do nitrogênio.

Quando os seis mais importantes nutrientes são combinados com os seis melhores micronutrientes,temos como resultado(qualitativo) 220 tipos diferentes de adubos triplos.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Finck,Arnold – Fertilizantes y fertilización – Editora Reverté;1988, Espanha

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Departamento de Química

Fertilizantes

Professor:Omar Gonzales

Fertilizantes com múltiplos nutrientes

Adriana Fresteiro

Alexandre Carvalho

Aline Araújo

João Finamor- 40733

José Mauro Junior

Rio Grande/Julho 2009

(Parte 3 de 3)

Comentários