c3d tutorial survey topografia

c3d tutorial survey topografia

(Parte 1 de 7)

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

1 AutoCAD Civil 3D - Survey

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

O uso do Survey do Civil 3D na Topografia

Configuração do Survey (Setup) Importação e visualização dos dados da topografia Análise e redução dos dados da topografia Criação manual de dados da topografia Relatórios e uso da informação da topografia Exemplos de entrada de dados

O Survey (significa topografia) faz parte do AutoCAD Civil 3D 2009 (C3D) e é tudo que a topografia necessita para organizar os dados dos levantamentos e disponibilizar esses dados para cálculos. O C3D contem um conjunto completo de ferramentas para que o topógrafo descarregue e processe a informação topográfica, realize ajustes na rede de pontos e verifique os dados cruzados e importe tais pontos do levantamento de modo a criar um desenho no C3D. Os elementos da topografia também proporcionam opções adicionais para detalhar pontos com figuras e trabalhos com linhas. Outras opções oferecem a capacidade de incluir azimutes, coordenadas e calcular orientações basejadas nas observações astronômicas. A capacidade de documentar, que é fundamental para quem tem que entregar relatórios será testada ao ter que fazer alterações finais. Consulte Understanding Survey no Help do C3D.

Parte 1 - Configuração do Survey (Setup)

Exercício 1: 1.- Inicie o C3D.

2.- menu File > Open > Survey-1.dwg (IMPORTANTE: Ver final deste capítulo, na página 6). Esses arquivos estão na pasta Help de instalação do C3D. Quando se instala o C3D, ele cria uma pasta com o nome Help \ Civil 3D Tutorials \ Drawings e nesta pasta temos uns 8 arquivos com o nome Survey. O ideal é copiar os arquivos .dwg para a pasta \Documentos\Autodesk\Tutorial Civil 3D - Dados por exemplo, de forma a fazer alterações sem modificar os exemplos originais. A primeira coisa a fazer é mudar as unidades para metros e o sistema de coordenadas para SIRGAS2000. Note que dentro dessa pasta Help tem alguns .pdf.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

Abra o Toolspace: use o menu Survey > Open Survey Toolspace Selecione a aba Settings. e verifique se está na unidade Metros (aba Settings). Na aba Units and Zone clicar no pequeno triângulo preto à direita da caixa desdobrável do Drawing Units a fim de alterar Feet Meters.

Na aba Ambient Settings altere as unidades para o sistema métrico: Alterar foot meter e inch centimeter, expandindo as coleções e revisando todos os itens de Property mostrados na figura a seguir. Para isso, expanda cada Property clicando no sinal “+” a fim de abrir as propriedades e altere Unit clicando nesta célula e depois no pequeno triângulo preto ao lado da unidade foot (pés).

3.- No Toolspace clique na aba Survey a fim de criar/editar o Banco de Dados. 4.- Clique direito (quer dizer: clicar com o botão direito do mouse) em Survey Database > e selecione a opção (clicar com o botão esquerdo do mouse) New Local Survey Database.

5.- O C3D abrirá a janela New Local Database: digite Topografia 1 (ver figura a seguir) a fim de criar uma nova pasta em \Documentos\Autodesk\Banco de Dados com esse nome, dentro da qual serão armazenados os dados do trabalho Survey-1. Poderíamos criar uma pasta com o nome de um Município e nela salvar diferentes trabalhos, como por exemplo Estrada EM-1, BR-116, Fazenda-1, etc. Ao levar para o notebook os dados do C3D, além do arquivo Survey- 1.dwg é preciso copiar também essa pasta. Vale o mesmo para os arquivos de configuração dos instrumentos topográficos e o template.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

Neste passo 5, o C3D abre um janela onde devemos digitar Topografia 1 para o nome da pasta, na qual será criado o novo Banco de dados do Survey, como mostra a figura a seguir.

Essa pasta será criada onde seu C3D estiver configurado no Workspace para colocar os seus trabalhos. Neste exemplo, foi na pasta \Documentos\Autodesk\Banco de Dados. Note que, dentro dessa pasta exite uma subpasta com o mesmo nome Topografia 1, onde serão criados arquivos pelo C3D. Caso tenha criado uma pasta por engano, feche o C3D e exclua a mesma usando o Windows Explorer. Veja na figura a seguir, que existe uma outra pasta denominada Tutorial_Civil3D. Aquela outra pasta Tutorial Civil 3D – Dados é onde eu copiei as pasta Drawing e outros arquivos que pertencem aos Tutoriais do C3D, e que foram criados numa pasta Help, durante a instalação do sistema. Para evitar que haja alteração ou exclusão indevida, eu uso uma cópia dos mesmos, conforme recomenda os manuais de ajuda da Autodesk. Você deve experimentar criando uma pasta RS e ver onde ela fica localizada em seu computador, e depois poderá excluí-la usando o Windows Explorer (Ver figura a seguir). Isto é importante, pois demonstra onde seus dados estarão sendo criados e atualizados quando usa o C3D. É diferente do AutoCAD, onde os dados são armazenados no arquivo de desenho .DWG (Ele permite abrir um desenho do C3D mas não mostrará todas as informações.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

Caso tenha digitado um nome com a grafia incorreta, poderá usar o Windows Explorer para corrigir. Poderemos excluir uma pasta que foi criada apenas para testar e ver o seu local, alterar o nome caso a grafia esteja incorreta, etc. Ao retornar à janela do C3D e clicar nessa pasta que ainda mostrará como estava antes da alteração, o C3D mostrará um ícone de advertência indicando que aquela pasta não foi localizada. Para corrigir, é necessário atualizar o Survey Databases, clicando direito e selecionando a opção Set Worwing Folder, e indicando o local da nossa pasta _Banco de Dados como mostra a figura a seguir. Ao clicar no botão OK, o C3D irá atualizar os nomes das sub-pastas para os atualmente existentes. Isso vale também para o caso de copiarmos uma pasta completa para um outro computador, como por exemplo um notebook que não esteja usando os recursos da rede Vault.

database settings

6.- Clique direito no nome desse banco de dados Topografia 1 e selecione a opção Edit survey Neste passo 6, vamos configurar esse banco de dados do Survey. Para isso, clique direito no nome desse banco de dados Topografia 1 e selecione a opção Edit survey database settings..., como mostra a figura a seguir. Isto será visto no próximo exercício.

EXPANDIR a coleção Survey: Clique no sinal “+” ao lado de Topografia 1, ou o equivalente, dando dois cliques nesse banco de dados, o C3D abrirá uma relação das pastas existentes sob a mesma.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

declarações de imposto de renda, e-mails, etcnunca deveriam ficar lá dentro da instalação do

Além desses arquivos, veja em \Documentos\Autodesk\C3D 2009\enu\Survey\ tem os arquivos dos aparelhos de topografia (Equipment database), como mostra a figura a seguir. IMPORTANTE: Há dois motivos que eu recomendo para não instalar os seus arquivos pessoais e os dados do C3D lá no meio dos arquivos do Windows: Fica difícil de encontrá-los para fazer cópias de segurança e, principalmente, se ocorrer a necessidade de re-instalar o Windows (seja por apagamento devido a algum vírus, ou simples atualozação), estaremos pondo em risco os nossos trabalhos. Assim, as pastas dos dados do AutoCAD, do Civil 3D, do Office, topoGRAPH, Windows, como é a maneira default da Microsoft. Numa rede de computadores, os arquivos de dados ficam num servidor seguro, onde se fazem cópias de segurança periódicas. Porque os computadores pessoais e notebooks não devem seguir o mesmo exemplo, mantendo nossos dados numa partição a parte.

do Windows Xp e anteriores) e não c:\...Documents and Settingsou c:\... Usuário, ou algo

Por isso tenho indicado a Pasta \Documentos (do Windows Vista, ou \Meus Documentos no caso parecido, pois a primeira coisa que se faz é tirar nossas dados de dentro das pastas do Windows, colocando-os preferentemente numa partição separada.

Outro hábito importante:

trabalho anterior. Portanto, salve o Survey-1 como Survey-1A.dwg,1B, ...1C, por exemplo. Uma

Antes de fazer grandes alterações em um trabalho ou um arquivo, costumo salvá-lo com outro nome. Se algo sair errado, ou eu desejar voltar à situação anterior, basta salvar o atual e abrir o outra opção é acrescentar a data da alteração (no formato inverso), como por exemplo Survey-1 2009-05-09.dwg e assim obteremos uma listagem em ordem cronológica ao classificar os arquivos por ordem do Nome. Para ficar mais claro: antes de iniciar as alterações, porém logo após alterar as unidades para metros, eu savei o desenho Survey-1. Depois fui fazendo os demais passos deste exercício e, ao final, salvei o desenho como Survey-1A.dwg, e assim o fiz até finalizar este exercício. Antes de iniciar o exercício seguinte, eu abro o desenho Survey-1A.dwg que já estará na unidade

Survey-1B.dwg. Ao termibar o Exercício 2, salvo esse arquivo e depois uso o Salvar Comoa fim

Metros (convém revisar antes de começar os passos do Exercício 2), e salvo com um novo nome, de gravar um novo desenho Survey-1C.dwg que será usado no Exercício 3 e assim por diante. Em alguns exercícios, antes de fazer alterações importantes, podemos gravar etapas intermediárias de um arquivo. Serve para poder voltarmos atrás ou partir de um determinado ponto. É o caso de usarmos Survey-1B-passo 4.dwg, por exemplo para o desenho antes de iniciar as alterações que comessam nessa parte do exercício que estamos fazendo. O arquivo Survey- 1A.dwg e o Survey-1B.dwg irão conter o arquivo usado antes de começar o Exercício 2.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

Configuração do Equipamento (Exercício 2)

settingsO C3D irá abrir uma janela com muitas linhas. Mostrada na página seguinte.

Continuaremos com o mesmo arquivo Survey-1A.dwg e que contém as alterações efetuadas no exercício anterior, e o mesmo banco de dados Topografia 1, pois estou seguindo os mesmos exemplos existentes no Tutorials (civil_tut.pdf) da Autodesk, a fim de facilitar aos iniciantes no C3D. Veja no início da página 6, uma figura onde destaca-se as quatro operações efetuadas no exercício anterior e as que faremos neste exercício. Clique direito no nome do banco de dados Topografia 1 e selecione a opção Edit survey database Units: Eu já configurei o Coordinate zone para o Datum SIRGAS da região sul do Brasil. Distance = Meter. Note que, embora tenhamos configurado o Settings do C3D e o Template para o sistema métrico, aqui ainda estava usando pés. É o que sempre aconselha o Neyton em seu blog: adquira a “mania” de revisar o sistema métrico, pois o C3D e os programadores da Autodesk só enxergam o sistema métrico dos americanos, e a pior coisa que pode nos acontecer não é o estar trabalhando em pés, mas sim misturar dados em pés e metros no mesmo trabalho. Aproveite para arrumar as unidades da Pressão e da Temperatura e passar o Confidence level de

95 para 9%. É interessante imprimir a figura da página seguinte e comparar as alterações recomendadas pelo tutorial da Autodesk. Estaremos criando outras pastas e outros trabalhos, e essa configuração do Survey é algo muito improtante.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

Exercício 2: 1.- Clicar direito em Equipment Database e selecionar New (ver figura acima). 2.- Criar Topografia 1 (ver figura acima).

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

3.- Clicar direito em Topografia 1 (Equipment Database) 4.- Na caixa de diálogo New Equipment Database, na propriedade Miscellaneous (Ver figura a seguir. Caso a coluna com os valores não apareça, basta clicar direito em Property e selecionar a opção Show All Columns ou Reset Columns. 5.- Revisar a configuração do Standard Deviations, pois ela determina a precisão das medições da topografia basejadas no aparelho que as mediu. 6.- Clicar em OK para fechar a caixa de diálogo Novo Equipamento. 7.- Expandir o Topografia 1 que está abaixo de Equipment Database e selecionar o equipamento

Note, na figura abaixo, que também existe a opção Deletepara excluir um aparelho

Topografia 1 clicando direito e selecione Make current e esse nome ficará em negrito. É o caso de trabalharmos com mais de um aparelho, com diferentes características e precisões, o C3D possibilita cadastrar todos eles. cadastrado. Usei a mesma figura para representar em destaque, essas duas opções. 8.- Selecione a coleção da Base de dados de prefixos da figura Figure Prefix Database e clique direito e selecione New. Ver figura no início da página anterior.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

9.- Digite Topografia 1. 10.- Expanda Figure Prefix Databases e clique direito em Topografia 1 > New. 1.- No campo Name digite LOT. 12.- Marque a caixa Lot Line como Yes. 13.- Clique no campo Site e digite Topografia 1.

AutoCAD Civil 3D 2009 http://www.simeaogomes.blogspot.com/ Eng Agr Simeão Dias Gomes

14.- Todas as figuras que coincidem com o nome de prefixo LOT (Parcela) terão a configuração

Linha da parcela estabelecida como Sim (Yes). Qando a figura for inserida no desenho, o C3D criará linhas de parcela no desenho do Site Topografia 1. Clique em OK. 15.- Clique direito em LOT e selecione a opção Make Current fixando-a como atual (em negrito).

No próximo exercício veremos outras configurações. Continue usando o mesmo arquivo do exercício anterior. Opcionalmente, salve antes com o nome Survey-1B.dwg.

Ajuste e verificação das configurações

Neste exercício, veremos e executaremos diversos tipos de configuração para a topografia. A configuração de usuário de topografia é específica de uma conta de início de sessão de usuário do Windows e só afeta aos elementos de topografia, não à base de dados nem aos dados do desenho. A configuração da base de dados de levantamentos é específica dos elementos de topografia de uma base de dados de levantamentos do C3D.

Exercício 3:

1.- Clicar no ícone para abrir a caixa de diálogo de configuração Survey User Setings. 2.- Marque a caixa de seleção Use External Editor. 3.- Ative todas as caixas de seleção nos seguintes grupos de propriedades Network Preview,

selecione a opção Edit Survey Database Settingscomo mostra a figura abaixo, para abrir a

Setup Preview, e Figure Preview. 4.- Clique em OK para salvar as configurações. 5.- No Toolspace, na aba Survey, expanda o Survey Databases e clique direto em Topografia 1 e caixa de diálogo de configurações do banco de dados da topografia (ver figura está na página 5).

6.- No grupo de propriedades Precision, configure Angle, Distance, Elevation, e Coordinate digitando os seguintes valores 4, 3, 3, e 4 respectivamente. Latitude e Longitude, deverão ter o valor 8. Estes valores são independentes dos valores das configurações do desenho (Drawing Settings) e afeta a todos os aspectos da interface de usuário que mostra os dados da topografia. 7.- No caso do grupo de propriedades valores default da análise pelo método dos quadrados mínimos (Least Squares Analysis Defaults), confira se as seguintes opções estejam como segue:

Tipo de ajuste da rede: Tridimensional Nível de confiança: 9% Realizar deteção de erros: Yes

8.- Clique em OK para gravar as configurações e fechar a caixa de diálogo Configuração da base de dados dos levantamentos.

(Parte 1 de 7)

Comentários