Centro de Formação Profissional Waldyr Diogo de Siqueira

Sistema de Lubrificação

  • Motores Diesel

Mecânica de veículos a Diesel

  • Sistema de Lubrificação

  • Autor:

  • Luiz Carlos Gomes Silva

  • Período: 06/04/2009 à 12/06/2009

  • Instrutor: Alencar Frota

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

  • O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre partes móveis do motor para diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor. O sistema de lubrificação garante que todas as peças móveis especialmente pistões, virabrequins, eixo do comando de válvulas, bielas e tuchos, funcionem sem que as superfícies de contato entre eles e demais componentes realizem muito atrito (contato entre duas superfícies) entre si, diminuindo assim os desgaste elevado e superaquecimento.

Funções da Lubrificação

  • Diminuir atrito com conseqüente diminuição do desgaste das partes móveis;

  • Auxiliar na limpeza retirando carvões e partículas de metais que se formam durante o funcionamento do motor;

  • Arrefecimento auxiliar;

  • Vedar os anéis do pistão e a parede do cilindro;

  • Reduzir ruídos; amortece os choques e as cargas entre os mancais.

  • Outras Funções; Economizar combustível;

  • Reduzir a Poluição;

          • Melhorar o desempenho e a vida útil dos equipamentos.

Componentes do sistema de lubrificação

Cárter

  • Cárter

  • Filtro de sucção

  • Bomba de óleo

  • Válvula aliviadora de pressão

  • Filtro de óleo

  • Galerias principais e tributárias

  • Canais de lubrificação de mancais e bielas

Para que servem?

  • Cárter –Vedar a parte inferior de bloco e armazenar o óleo lubrificante, que será succionado por uma bomba, e percorrerá todo o sistema de lubrificação e que por gravidade retornará ao próprio cárter onde dará inicio ao mesmo processo.

Filtro de sucção – Instalado a montante da bomba ou acessíveis externamente é responsável pela retenção das partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar a bomba, além de realizar uma filtragem preliminar.

  • Filtro de sucção – Instalado a montante da bomba ou acessíveis externamente é responsável pela retenção das partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar a bomba, além de realizar uma filtragem preliminar.

Bomba de óleo - Succionar o óleo e o enviar sob pressão ao filtro de óleo e a todas as partes móveis do motor.

    • Bomba de óleo - Succionar o óleo e o enviar sob pressão ao filtro de óleo e a todas as partes móveis do motor.

Válvula aliviadora de pressão - Para evitar danos a bomba em que a pressão suba demasiadamente, é que existe a válvula aliviadora de pressão, que faz parte do óleo retornar ao cárter.

  • Válvula aliviadora de pressão - Para evitar danos a bomba em que a pressão suba demasiadamente, é que existe a válvula aliviadora de pressão, que faz parte do óleo retornar ao cárter.

Filtro de óleo - Basicamente, os filtros lubrificantes devem atender às funções de reter todos contaminantes que possam causar danos ao perfeito funcionamento do motor, mantendo as características de estrutura do óleo, uniformidade de circulação e eficiência no período de uso pelo motor.

  • Filtro de óleo - Basicamente, os filtros lubrificantes devem atender às funções de reter todos contaminantes que possam causar danos ao perfeito funcionamento do motor, mantendo as características de estrutura do óleo, uniformidade de circulação e eficiência no período de uso pelo motor.

Galerias principais e tributárias e canais de lubrificação de mancais e bielas

  • O lubrificante que sai do filtro segue por diversas passagens (pequenos canais perfurados ou criados na fundição do bloco), atingindo todos os componentes que precisam lubrificação. O primeiro fluxo chega à chamada galeria principal de óleo, disposta longitudinalmente ao bloco, com o justo objetivo de atingir assim toda a sua extensão. Desta galeria, derivam outros canais ou orifícios (conforme o motor) que atingem primeiramente o virabrequim, atuando sobre os mancais principais e bielas.

O óleo que circula dentro do motor fica depositado na parte baixa do bloco, conhecida como cárter, já que neste ponto não apenas por razões físicas, ele mantém-se mais resfriado em relação ao que circula pelo motor. Do cárter, o óleo é sugado pela bomba de óleo através de um tubo coletor que tem em sua extremidade um filtro de malha grossa (filtro de sucção) para retenção das partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar a bomba. Óleo segue para o filtro onde é filtrado, eleminado as impurezas presentes no mesmo, e em seguida o óleo entra nas galerias fazendo a lubrificação de todas os componentes necessários.

  • O óleo que circula dentro do motor fica depositado na parte baixa do bloco, conhecida como cárter, já que neste ponto não apenas por razões físicas, ele mantém-se mais resfriado em relação ao que circula pelo motor. Do cárter, o óleo é sugado pela bomba de óleo através de um tubo coletor que tem em sua extremidade um filtro de malha grossa (filtro de sucção) para retenção das partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar a bomba. Óleo segue para o filtro onde é filtrado, eleminado as impurezas presentes no mesmo, e em seguida o óleo entra nas galerias fazendo a lubrificação de todas os componentes necessários.

Tipos de sistemas de lubrificação

  • sistema por salpico;

  • Utilizado em motores estacionários monocilíndricos de uso agrícola;

  • Neste sistema o pé da biela apresenta um prolongamento afilado denominado pescador;

  • Uma bomba alimenta com óleo o pescador;

  • Ao girar o motor o óleo é borrifado pelo pescador nas paredes dos cilindros e nas demais partes móveis no interior do bloco.

sistema de circulação e salpico;

  • sistema de circulação e salpico;

  • Neste sistema uma bomba força a passagem do óleo através de uma galeria principal contida no bloco do motor, ao mesmo tempo que abastece as calhas de lubrificação por salpico

  • Da galeria principal o óleo, sob pressão, é direcionado a passar através do eixo de manivelas, do eixo de comando de válvulas e do eixo dos balancins.

  • O óleo que escapa dos eixos é pulverizado na parte superior das paredes dos cilindros, nos pistões e nos pinos das bielas.

SISTEMA DE CIRCULAÇÃO SOB PRESSÃO;

  • SISTEMA DE CIRCULAÇÃO SOB PRESSÃO;

  • Utilizado nos motores de tratores agrícolas;

  • Óleo sob pressão;

  • Passa através dos eixos (manivelas, comando de válvulas e balancins);

  • A parte superior dos cilindros e dos pistões é lubrificada pelo óleo que escapa de furos existentes nas conexões das bielas com os pinos dos pistões;

  • A parte inferior das paredes dos cilindros e dos pistões é lubrificada pelo óleo pulverizado de furos existentes nas conexões da árvore de manivelas com as bielas.

  • Devido a longa distância e diversas galerias percorridas pelo óleo neste sistema, o requerimento de pressão na maioria dos motores dos tratores varia de 15 a 40 psi, podendo em alguns casos chegar até 65 psi.

Classificações & Especificações

  • Dos Óleos Lubrificantes

Especificação dos óleos lubrificantes:

  • QUALIDADE: classificação API

  • VISCOSIDADE: classificação SAE

  • SAE – “Society of Automotive Engineers” ou seja “Sociedade de Engenheiros de Automóveis”

  • API – “American Petroleum Institute” ou seja “Instituto Americano de Petróleo”

SAE - Sociedade de Engenheiros de Automóveis

  • A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100o Celsius, apresentando duas escalas:

  • De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa “Winter” ou seja “Inverno”. De alta temperatura (de 20 a 60).

  • Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

API - Instituto Americano de Petróleo

  • .A sigla API aparece associada a dois conjuntos de letras: API S?, API C? ou API S?/C?.

  • API-S? - para motores à gasolina; API-C? – para motores a diesel; API-S?/C? – para ambos os motores

  • A letra “S” significa “service station” e a letra “C”, “commercial”.

  • A última letra (?) indica a quantidade de dispersantes e antioxidantes. Quanto mais próxima ela estiver do final do alfabeto, mais moderno e aditivado será o lubrificante. Ex: SH é mais aditivado que SG. 

  • Portanto, quanto mais próximo ao final do alfabeto, de melhor qualidade o lubrificante é, por conseqüência, mais caro. Você pode usar um lubrificante acima da letra especificada (estará pagando mais caro por isso, mas nem sempre é necessário um óleo de maior especificação), porém nunca deve usar óleo de especificação API menor (Exemplo: se seu veiculo exige SJ, nunca coloque SE,SF, etc.)

Evolução da classificação Service Station ou Spark:

O API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos também:

  • O API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos também:

  • ACEA: Association of Constructors of European Automobiles;

  • ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee,

  • Montadoras: os fabricantes de veículos e de motores também têm desenvolvido testes e especificações próprias para lubrificantes.

Diagnóstico de Defeitos

  • Pressão do óleo muito baixa;

  • Indica que pode haver vazamento de óleo, problemas com a bomba ou insuficiência de óleo. Qualquer que seja a razão, pare o carro imediatamente e chame um mecânico. Prosseguir rodando nestas condições, pode acarretar danos sérios por lubrificação inadequada ou inexistente, de diversas partes do motor!

Pressão do óleo muito alta;

  • Pressão do óleo muito alta;

  • Indica que o filtro de óleo pode estar demasiadamente sujo ou até mesmo entupido, a válvula de alívio pode ter problemas ou alguma galeria entupida. Apesar ser um pouco menos grave, da mesma forma providencie reparo urgente, pois se for caso de entupimento de galerias, os riscos serão tão graves como na situação anterior.

Perguntas e Respostas

  • O motor aceita qualquer tipo de óleo lubrificante?

  • Não. O recomendado pelo fabricante é sempre utilizar um óleo lubrificante que atenda as normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança. Ele deve ser testado sob em condições de trabalho a que se aplica o motor. A substituição por outro material com especificação diferente da recomendada, pode provocar desgaste prematuro dos componentes móveis do motor. Por esse motivo, o uso adequado do óleo lubrificante garante maior durabilidade e qualidade no funcionamento do propulsor

  • Publicado em Abril 28th, 2009 Clube do Diesel

Quando se deve trocar o óleo do veículo?

  • Existem diferentes tipos óleo lubrificante. No manual do proprietário constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguido a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado. Os óleos lubrificantes são divididos em:

  • · Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 KM

  • · Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 KM

  • · Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 KM

  • · Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 KM

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