6 Sigma - Utilização do Six Sigma para o Alcance do Nível 5 de Maturidade do CMMI

6 Sigma - Utilização do Six Sigma para o Alcance do Nível 5 de Maturidade do CMMI

(Parte 1 de 3)

Utilização do Six

Sigma para o Alcance do Nível 5 de

Maturidade do CMMI

Carla Ilane Moreira BezerraCarla Ilane Moreira Bezerra

Paula Luciana Ferreira da CunhaPaula Luciana Ferreira da Cunha Carlo Giovano Pires

Fca. Márcia G. S. Gonçalves

Fabiana G. Marinho Luciana Ferreira Trindade

Agenda

O Atlântico

Estratégias de Melhoria

CMMI e Six Sigma O que se espera

O Atlântico

•Organização de pesquisa e desenvolvimento localizada em Fortaleza-Ceará

•Soluções em tecnologia da informação

•Desenvolve projetos na linha de software, hardware e sistemas embarcados

•Desenvolve soluções em J2EE, J2ME e .NET

•Organização associada ao CPqD

Estratégias de Melhoria

•Qualidade como ferramenta estratégica

•Estruturação de processos com base no BSC e planejamento estratégico

•Breve histórico

Nasce uma organização voltada para a Qualidade: O Atlântico é criado pelo CPqD em novembro de 2001

Em fevereiro de 2006 o

Atlântico é avaliado como CMMI Nível 3, sendo a primeira organização Norte/Nordeste com esse nível de maturidade

Estratégias de Melhoria Estratégias de Melhoria

•Metodologia que fornece abordagem de

Six Sigma medição orientada a dados para melhoria contínua de processos

•Busca satisfação do cliente

•Objetivos:

Reduzir a variação no processo (causa de defeitos) Six Sigma: garantia de 9,9966% de chance de sucesso

Six Sigma

Mas será que 9% bom já não é o suficiente?

Vamos comparar...

Six Sigma

Numa maternidade...

Six Sigma

Visão Clássica da Qualidade

XVisão de Qualidade 6 Sigma

Falta de energia elétrica durante 7 horas a cada mês

Falta de energia elétrica durante 1 hora a cada 34 anos

Six Sigma

Visão Clássica da Qualidade

XVisão de Qualidade 6 Sigma

200.0 receitas médicas erradas por ano

68 receitas médicas erradas por ano

Metodologia PDMAIC Metodologia PDMAIC

CMMI e Six Sigma

Six Sigma e CMMI para melhoria de processos de SW:

•É possível usar Six Sigma desde primeiros níveis do CMMI, em iniciativas isoladas

•Six Sigma fornece ferramentas para construir os níveis 4 e 5

•Uso conjunto: resultados concretos da melhoria de processos

(Parte 1 de 3)

Comentários