(Parte 6 de 7)

Escolha dos cossinetes As escolhas dos cossinetes é levando-se em conta as suas características, em relação à rosca que se pretende executar.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo36

Talhadeira e Bedame Descrição

A Talhadeira e o Bedame são ferramentas de corte feitas de um corpo de aço, de secção circular, retangular, hexagonal ou octogonal, com um extremo forjado, provido de cunha, temperada e afiada convenientemente, e outro chanfrado denominado cabeça.

Talhadeira

Bedame (vista frontal)

Bedame (vista lateral)

Utilização Servem para cortar chapas, retirar excesso de material e abrir rasgos.

Características 1.O bisel da cunha é simétrico ou assimétrico

2.A aresta de corte deve ser convexa e o ângulo de cunha varia com o material a ser talhado, conforme, tabela abaixo:

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo37

CUNHA MATERIAL 50º Cobre

60ºAço Doce 65ºAço Duro 70ºFerro fundido e bronze fundido duro

3.Os tamanhos são entre 150 e 180 m 4.A cabeça é chanfrada e temperada

Comentários

A cabeça do bedame e da talhadeira é chanfrada e temperada brandamente para evitar formação de rebarbas ou quebras.

As ferramentas de talhar devem ter ângulos de cunha convenientes, estar bem temperadas e afiadas, para que cortem bem.

Ponteira

É uma ferramenta semelhante á talhadeira, porém com a extremidade de corte em forma de ponta arredondada, para efetuar furos em concreto e alvenaria.

Tal como a talhadeira, é uma ferramenta bastante usada pelos eletricistas e encanadores para efetuar rasgos ou furos destinados a embutir os eletrodutos ou canos d'água, esgoto, gás, etc.

Punção de Bico

Descrição

É uma ferramenta de aço carbono, com ponta cônica temperada e corpo geralmente octogonal ou cilíndrico recartilhado.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo38

Martelo e Macete

Martelo O Martelo é uma ferramenta de impacto, constituída de um bloco de aço carbono preso a um cabo de madeira, sendo as partes com que se dão os golpes, temperadas.

Utilização

O Martelo é utilizado na maioria das atividades industriais, tais como a mecânica geral, a construção civil e outras.

Comentários

Para o seu uso, o Martelo, deve ter o cabo em perfeitas condições e bem preso através da cunha. Por outro lado, deve-se evitar golpear com o cabo do martelo ou usá-lo como alavanca.

O peso do Martelo varia de 200 a 1000 gramas.

•Utilizado em trabalhos, com chapas finas de metal, como também na fixação de pregos, grampos, etc.

•Destina-se a serviços gerais como exemplo; rebitar, extrair pinos, etc. Muito utilizado em serviços pesados como chapas de metal, etc.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo39

•Sua estrutura permite a realização de trabalhos em chapas de metal, etc.; sem contudo danificar ou marcar o material trabalhado.

Macete

O Macete é uma ferramenta de impacto, constituída de uma cabeça de madeira, alumínio, plástico, cobre, chumbo ou outro, e um cabo de madeira.

Utilizado para bater em peças ou materiais cujas superfícies sejam lisas e que não possam sofrer deformação por efeito de pancadas. Para sua utilização, deve ter a cabeça bem presa ao cabo e livre de rebarbas.

Comentários O peso e o material que constitui a cabeça, caracterizam os macetes.

Serra Tico-Tico

Aplicada nos serviços de corte em chapas de aço, metais não ferrosos, madeira (maciça ou compensada), fórmica, matéria plástica, acrílicos.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo40

Escadas

Muitas vezes, o profissional tem necessidade de trabalhar no alto, em uma torre, no teto, numa marquise ou num telhado. A escada é um equipamento auxiliar do instrumentista e o ajudará muito se for adequada ao serviço.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo41

Ferramentas de curvar tubos metálicos rígidos

Tubos de pequeno diâmetro (1/2", 3/4" e 1") podem ser curvados na obra sem grande dificuldade, principalmente se for usada ferramenta adequada.

Existem máquinas especiais que executam o curvamento de tubos, mesmo de diâmetros maiores que 1", com esforço produzido por prensa hidráulica, podendo o tubo ser aquecido, a fim de que a curva seja feita sem deformação da seção do tubo. Essas máquinas somente são empregadas em instalações muito pesadas e de grande porte.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo42

Tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Todos os tubos são de seção circular, apresentando-se como cilindros ocos. A grande maioria dos tubos funciona como condutos forçados, isto é, sem superfície livre, com o fluido tomando toda área da seção transversal Fazem exceção apenas as tubulações de esgoto, e às vezes os de água, que trabalham com superfície livre, como canais.

(Parte 6 de 7)

Comentários