Desenhos eletricos

Desenhos eletricos

(Parte 2 de 2)

Espírito Santo _

4 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Diagrama Unifilar

Representação simplificada, geralmente unipolar das ligações, sem o circuito de comando, onde só os componentes principais são considerados. Em princípio todo projeto para uma instalação elétrica deveria começar por um diagrama unifilar.

Diagrama Multifilar

É a representação da ligação de todos os seus componentes e condutores. Em contraposição ao unifilar, todos os componentes são representados, sendo que a posição ocupada não precisa obedecer a posição física real em que se encontram. Como ambos os circuitos, (principal e auxiliar) são representados simultaneamente no diagrama, não se tem uma visão exata da “função” da instalação, dificultando, acima de tudo a localização de uma eventual falha, numa instalação de grande porte.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 45

Diagrama Funcional (Elementar)

A medida que os diagramas multifilares foram perdendo a utilidade, foram sendo substituídos pelos funcionais. Este tipo de diagrama representa com clareza os processo e o modo de atuação dos contatos, facilitando a compreensão da instalação e o acompanhamento dos diversos circuitos na localização de eventuais defeitos.

Basicamente o Diagrama Funcional é composto por 2 circuitos:

Circuito Principal ou de Força

Onde estão localizados todos os elementos que tem interferência direta na alimentação da máquina, ou seja, aqueles elementos por onde circula a corrente que alimenta a respectiva máquina.

Circuito Auxiliar ou de Comando

Onde estão todos os elementos que atuam indiretamente na abertura, fechamento e sinalização dos dispositivos utilizados no acionamento da máquina, em condições normais e anormais de funcionamento.

Espírito Santo _

46 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Os diagramas funcionais são os mais importantes do ponto de vista de projeto, permitindo obter uma idéia de conjunto sobre o sistema de comando adotado, que é a base de partida, proporcionando os dados fundamentais para a posterior realização dos diagramas de interligação, nos trabalhos de montagem como também a preparação da lista de materiais.

Diagrama de Blocos

Outro tipo de diagrama explicativo utilizado muitas vezes é o denominado Diagrama de Blocos. Consiste essencialmente em um desenho simples cujo objetivo é apresentar o princípio de funcionamento de uma instalação elétrica industrial.

A necessidade dos diagramas de blocos está muitas vezes no interesse em conhecer o funcionamento de uma instalação sem ter que analisar detalhadamente o diagrama funcional completo, o que levaria muito tempo.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 47

Layout de Montagem

O Layout de montagem constituem um documento importante para orientar a montagem, localização e reparação de falhas em todos os equipamentos que constituem uma instalação elétrica.

O layout que envolva máquinas, equipamentos elétricos, instalações, etc., deve refletir a distribuição real dos dispositivos, barramentos, condutores, etc., e seus elementos separados, como indicar os caminhos empregados para a interconexão dos contatos destes elementos.

Espírito Santo _

48 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Identificação de Bornes em Diagramas de Interligação

Se duas ou mais partes de uma instalação estão interligadas entre si por condutores, estes são ligados em ambos os lados a blocos terminais (régua de bornes). Tanto os terminais quanto os conjuntos de bornes são identificados por letras e números. Para os condutores, foi escolhido o critério da identificação do seu destino em cada borne de conexão. Observe o exemplo abaixo que representa uma interligação de 3 réguas de bornes com suas respectivas numerações.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 49

Partida de Motores

Partida Direta

elétrica permite-se partida direta para motores até 5 HP

Em quase todas as concessionárias de fornecimento de energia (3,72 kW). Entende-se por partida direta, a partida com a tensão de abastecimento.

Seqüência Operacional

Ligação Estando sob a tensão os bornes R, S e T , e apertando-se o botão b1, a bobina do contator c1 será energizada. Esta ação faz fechar o contato de selo c1, que manterá a bobina energizada; os contatos principais se fecharão, e o motor funcionará.

Circuito de Força Circuito de Comando

Espírito Santo _

50 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Interrupção Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos o botão b0; este se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo c1, e consequentemente, dos contatos principais, e a parada do motor.

Nota: Um contator pode ser comandado também por uma chave de um pólo. Neste caso, eliminam-se os botões b0 e b1 e o contato de selo c1, e introduz-se no circuito de comando a chave b1.

Circuito de Comando Diagrama Unifilar

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 51

Acima de 5 HP usam-se dispositivos que diminuem a tensão aplicada aos terminais dos motores e desta maneira limita-se a corrente de partida. Tais dispositivos são:

Chave estrela-triângulo

Esta chave pode ser manual ou automática e se aplica quando o motor é de indução, trifásico e com rotor em gaiola.

O botão de comando b1 aciona o contator estrela c2 e, ao mesmo tempo, o dispositivo de retardamento d1; o contato fechador de c2 atua sobre o contato de c1, fechando a bobina c1 do contator da rede. Assim o motor parte em estrela.

Decorrido o tempo de retardamento, o contato abridor d1, opera e o contator estrela c2 é desligado. Quando o contato abridor de c2 abre, fecha o contator triângulo c3, pois o contato fechador de c1 já estava fechado quando c1 ligou. O motor opera em triângulo. Se quisermos parar o motor, aciona-se o botão b0, interrompendo o contator de rede c1. O contato fechador de c1 abre-se, o contator triângulo é desligado e o motor pára.

Chave estrela-triângulo de partida automática de motores.

Circuito de Força Circuito de Comando

Espírito Santo _

52 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Diagrama Unifilar

(Parte 2 de 2)

Comentários