Artigo A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Artigo A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

2

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA.

Fernando Pacheco Botelho

Economista; Professor Universitário nos cursos de Direito, Enfermagem e Nutrição da Doctum Guarapari/ES; MBA em Finanças e Controladoria pela FGV/ES e mestrando em Economia Empresarial pela UCAM/RJ.

Ao ingressar em uma faculdade o aluno percebe que muita coisa vai mudar em sua vida, o ato de estudar terá que ser inserido no seu cotidiano. Esta disciplina é primordial e se faz necessária neste primeiro momento do estudante, pois¹:

O objetivo da Metodologia Científica é tomar os neo-universitários pela mão e caminhar ao seu lado, acompanhando-os em seus primeiros passos de vida universitária, indicando o caminho certo na procura do saber superior, iluminando problemas para que melhor possam vê-los a assumir e a desenvolver hábitos de estudo e técnicas de trabalho que tornem realmente produtivos os anos de vida universitária, tão preciosos e, não raro, tão mal aproveitados.

Metodologicamente a cadeira responsável por dar as boas vindas ao novo aluno é a Metodologia Científica, ela significa o estudo dos caminhos do saber, do conhecimento científico.

O perfil do aluno do ensino superior, principalmente o estudante do período noturno, é de ser o chamado aluno-trabalhador. Na sua maioria são pessoas que além de estudar também trabalham durante o dia, sendo assim se observa o primeiro obstáculo a ser superado, o de conciliar a vida acadêmica com a pessoal e profissional.

O compromisso do estudo não significa a total renuncia da vida pessoal. Existem algumas dicas para se obter maior eficácia nos estudos, são:

  • Planeje o seu tempo colocando-o em um cronograma, detalhando o seu tempo útil;

  • Disponibilize no mínimo duas horas para estudar todos os dias, utilize uma hora para cada matéria;

  • Se prepare para as aulas, faça a leitura prévia, participe ativamente das aulas e depois faça uma revisão do que foi aprendido em sala de aula;

  • Farta pesquisa é um pressuposto básico do bom aluno, utilize a biblioteca á vontade, forme grupos de estudo para discussão dos temas pesquisados.

A linguagem acadêmica, principalmente no curso de Direito, e as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são outras dúvidas do estudante, contudo estas vão sendo dissipadas com o se próprio uso no decorrer do curso.

Os alunos devem desde o primeiro semestre se esforçar em usar as normas da ABNT, pois desta forma estarão se familiarizando com as mesmas e quando o momento de elaborar as suas monografias chegar já dominem por completo o seu uso, esta dica vale também para uma importante ferramenta de estudo, a informática.

Gostaria de levantar ainda uma questão muito importante no mundo acadêmico, o aprendizado. A aprendizagem na sua essência é um fenômeno construtivo, então podemos afirmar que aprender passa por uma postura constantemente reconstrutiva. Lembre-se que o maior objetivo do aluno é aprender, não basta apenas passar de semestre. “” Aprender é a maior prova da maleabilidade do ser humano, porque, mais que adaptar-se à realidade, passa a nela intervir. ””²

Saber pensar não combina com a intensa e única dependência do mestre, pois esta subordinação completa nos torna submissos e ignorantes. O que se espera do estudante universitário é que tenha autonomia e o pensamento critico e criativo, para obter o saber superior e produzir conhecimento.

¹RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo, Atlas, 1985, p.16.

DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo, Cortez, 2001, p.47.

Comentários