Compatibilidade entre ISO 14001 e OHSAS 18001

GESTÃO AMBIENTAL - ISO14001

Requisitos do Sistema de gestão Ambiental

GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO – ohsas 18001

Elementos do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

4.1 Requisitos Gerais

4.1- Requisitos Gerais

4.2 Política Ambiental

4.2- Política de SST :

4.3. Planejamento

4.3- Planejamento

4.3.1 Aspectos Ambientais

4.3.1- Planejamento para Identificação de Perigos e Avaliação e Controle de Riscos

4.3.2 Requisitos Legais E Outros Requisitos

4.3.2- Requisitos Legais e Outros Requisitos

4.3.3 Objetivos E Metas

4.3.3- Objetivos

4.3.4 Programa(S) De Gestão Ambiental

4.3.4- Programa(s) de Gestão da SST

4.4. Implementação E Operação

4.4- Implementação e Operação

4.4.1 Estrutura E Responsabilidade

4.4.1- Estrutura e Responsabilidade

4.4.2 Treinamento, Conscientização E Competência

4.4.2- Treinamento, Conscientização e Competência

4.4.3 Comunicação

4.4.3- Consulta e Comunicação

4.4.4 Documentação Do Sistema De Gestão Ambiental

4.4.4- Documentação

4.4.5 Controle De Documentos

4.4.5- Controle de Documentos e de Dados

4.4.6 Controle Operacional

4.4.6- Controle Operacional

4.4.7 Preparação E Atendimento A Emergências

4.4.7- Preparação e Atendimento a Emergências

4.5. Verificação E Ação Corretiva

4.5- Verificação e Ação Corretiva

4.5.1 Monitoramento E Medição

4.5.1- Monitoramento e Mensuração do Desempenho

4.5.2 Não-Conformidade E Ações Corretiva E Preventiva

4.5.2- Acidentes, Incidentes, Não-Conformidades e Ações Corretivas e Preventivas

4.5.3 Registros

4.5.3- Registros e Gestão de Registros

4.5.4 Auditoria Do Sistema De Gestão Ambiental

4.5.4- Auditoria

4.6 Análise crítica pela administração

4.6- Análise Crítica pela Administração

Paralelo entre a OHSAS 18001 e BS 8800

OHSAS 18001 (CERTIFICÁVEL)

BS 8800 ( NÃO-CERTIFICÁVEL )

3-TERMOS E DEFINIÇÕES :

3- DEFINIÇÕES

3.1- ACIDENTE : evento não planejado que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda.

3.1- ACIDENTE : idem

3.2- AUDITORIA : exame sistemático para determinar se as atividades e resultados relacionados estão em conformidade com as providências planejadas, e se essas providências estão implementadas efetivamente e são adequadas para atender a política e aos objetivos (ver 3.9) da organização.

3.2- AUDITORIA : idem

3.3- MELHORIA CONTÍNUA : processo de aprimoramento do Sistema de Gestão da SST, visando atingir melhorias no desempenho global da Segurança e Saúde no trabalho, de acordo com a política de SST da organização.

NOTA : não é necessário que o processo seja aplicado simultaneamente a todas as áreas de atividade.

3.3- FATORES EXTERNOS : forças fora do controle da organização que afetam as questões de segurança e saúde e precisam ser levadas em consideração dentro de uma estrutura apropriada de tempo, por exemplo, regulamentações, normas industriais

3.4- PERIGO : fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.

3.4- PERIGO : uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente, ou uma combinação destes

3.5- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS : processo de reconhecimento que um perigo (ver 3.4) existe, e de definição de suas características.

3.5- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS : idem

3.6- INCIDENTE : evento que deu origem a um acidente ou que tinha potencial de levar a um acidente.

NOTA : um incidente em que não ocorre doença, lesão, dano ou outra perda também é chamado de “quase acidente”. O termo “incidente” inclui “quase acidente”.

3.6- OBJETIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE : metas, em termos de desempenho da SST, que uma organização estabelece para ela própria alcançar, e que devem ser quantificadas sempre que possível

3.7- PARTE INTERESSADA : indivíduo ou grupo preocupado com, ou afetado pelo, desempenho da SST de uma organização.

3.7- MONITORAMENTO MÉDICO : monitoramento da saúde das pessoas, para detectar sinais ou sintomas de doença relacionada ao trabalho, de forma que possam ser dados passos para eliminar, ou reduzir, a probabilidade de dano adicional

3.8- NÃO-CONFORMIDADE : qualquer desvio das normas de trabalho, práticas, procedimentos, regulamentos, desempenho do sistema de gestão etc, que possa levar, direta ou indiretamente, à lesão ou doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente de trabalho, ou uma combinação destes.

3.8- DOENÇA OCUPACIONAL : doença que se julga Ter sido causada ou agravada pela atividade de trabalho de uma pessoa ou pelo ambiente de trabalho

3.9- OBJETIVOS : metas, em termos de desempenho da SST, que uma organização estabelece para ela própria alcançar.

3.9- INCIDENTE : evento não planejado que tem o potencial de levar a um acidente

3.10- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO : condições e fatores que afetam o bem-estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho.

3.10- FATORES INTERNOS : forças internas à organização que podem afetar sua capacidade de transmitir a política de segurança e saúde, por exemplo, reorganização interna, cultura

3.11- SISTEMA DE GESTÃO : parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização.

3.11- SISTEMA DE GESTÃO : um conjunto, em qualquer nível de complexidade, de pessoas, recursos, políticas e procedimentos : componentes esses que interagem de um modo organizado para assegurar que uma dada tarefa é realizada, ou para alcançar ou manter um resultado especificado.

3.12- ORGANIZAÇÃO : companhia, corporação, firma, empresa, instituição ou associação, ou parte dela, incorporada ou não, pública ou privada, que tem funções e estrutura administrativa próprias.

NOTA : para organizações com mais de uma unidade de negócio, em uma única unidade pode ser definida como uma organização

3.12- ORGANIZAÇÃO : idem

3.13- DESEMPENHO : resultados mensuráveis do Sistema de Gestão da SST, relacionados ao controle da organização sobre seus riscos à segurança e saúde, com base em sua política e objetivos de SST.

NOTA : mensuração do desempenho inclui a mensuração de atividades e resultados da gestão de SST.

3.13- RISCO : idem

3.14- RISCO : combinação da probabilidade de ocorrência e da(s) conseqüência(s) de um determinado evento perigoso.

3.14- AVALIAÇÃO DE RISCOS : idem

3.15- AVALIAÇÃO DE RISCOS : processo global de estimar a magnitude dos riscos, e decidir se um risco é ou não tolerável..

3.15- ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO : avaliação formal do SGSST

3.16- SEGURANÇA : isenção de riscos inaceitáveis de danos

3.16- META : um requisito de desempenho detalhado, quantificado sempre que possível, pertinente à organização, decorrente dos objetivos de segurança e saúde e que precisa ser atendido para que tais objetivos sejam alcançados

3.17- RISCO TOLERÁVEL : risco que foi reduzido a um nível que pode ser suportado pela organização, levando em conta suas obrigações legais e sua própria política de SST.

4.1- REQUISITOS GERAIS

4.2- POLÍTICA DE SST :

  • Autorizada pela alta administração da organização

  • Estabeleça claramente os objetivos e compromisso com a melhoria do desempenho

  • Ser apropriada à natureza e escala dos riscos de SST da organização

  • Incluir o comprometimento com a melhoria contínua

  • Incluir o comprometimento com o atendimento, pelo menos, à legislação vigente de segurança e medicina do trabalho

  • Ser documentada, implementada e mantida

  • Ser comunicada a todos os funcionários, com o objetivo de que eles tenham conhecimento de suas obrigações individuais em relação à SST

  • Esteja disponível para as partes interessadas

  • Seja periodicamente analisada criticamente, para assegurar que ela permanece pertinente e apropriada à organização.

4.1- POLÍTICA DE SST :

  • A alta administração deve definir, documentar e ratificar sua política de SST e assegurar o comprometimento para :

  • reconhecer a SST como parte integrante do desempenho de seus negócios

  • alcançar alto nível de desempenho da SST, em conformidade, no mínimo, com os requisitos legais, e para a melhoria contínua do desempenho em termos de custo-eficácia

  • fornecer recursos adequados e apropriados para implementar a política

  • o estabelecimento e publicação dos objetivos de SST, mesmo que somente através de comunicação interna

  • colocar a gestão da SST como uma primeira responsabilidade dos gerentes de linha, do mais alto executivo ao primeiro nível da supervisão

  • assegurar seu entendimento, implementação e manutenção em todos os níveis da organização

  • o envolvimento e consulta aos funcionários para obter comprometimento dos mesmos em relação à política de SST e sua implementação

  • a análise crítica periódica da política e do sistema de gestão, e a auditoria de conformidade com a política

  • assegurar que os funcionários de todos os níveis recebam treinamento apropriado, e sejam competentes para executar seus deveres e responsabilidades.

4.3- PLANEJAMENTO

4.2- PLANEJAMENTO

4.3.1- PLANEJAMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS E AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS

4.2.1- GENERALIDADES : identificação dos requisitos de SST e o estabelecimento claro dos critérios de desempenho, definindo-se o que é para ser feito, quem é o responsável, quando é para ser feito e o resultado desejado

  • A organização deve manter procedimentos para identificação contínua de perigos, a avaliação de riscos e implementação de medidas de controle necessárias

  • Procedimentos para as atividades rotineiras e não-rotineiras

  • Procedimentos das atividades de todo o pessoal que tem acesso aos locais de trabalho (incluindo subcontratados e visitantes)

A metodologia da organização para identificação de perigos e avaliação de riscos deve:

  • Ser definida com respeito ao seu escopo, natureza e momento oportuno para agir, para assegurar que ela seja pró-ativa ao invés de reativa

  • Assegurar a classificação de riscos e identificação daqueles que devem ser eliminados ou controlados através de medidas, conforme definido em 4.3.3 e 4.3.4

  • Ser consistente com a experiência operacional e a capacidade das medidas de controle de riscos empregadas

  • Fornecer subsídios para a determinação de requisitos da instalação, identificação de necessidades de treinamento e/ou desenvolvimento de controles operacionais

  • Assegurar o monitoramento das ações requeridas, para garantir tanto a eficácia como prazo de implementação das mesmas

4.2.2 – AVALIAÇÃO DE RISCOS :

A organização deve realizar uma avaliação de riscos, incluindo a identificação de perigos

4.3.2- REQUISITOS LEGAIS E OUTROS REQUISITOS

A organização deve :

  • Estabelecer e manter procedimentos para identificar e ter acesso à legislação e a outros requisitos de SST que lhe são aplicáveis

  • Manter essa informação atualizada

  • Comunicar as informações aos seus funcionários e às outras partes interessadas

4.2.3- REQUISITOS E OUTROS REQUISITOS :

Além da avaliação de riscos, a organização deve identificar os requisitos legais aplicáveis a ela, e também quaisquer outros requisitos que tenha subscrito aplicáveis à gestão da SST

4.3.3- OBJETIVOS

A organização deve :

  • Estabelecer e manter objetivos de SST documentados, em cada nível e função pertinentes da organização

  • Revisar seus objetivos considerando os requisitos legais e outros requisitos, seus perigos e riscos de SST, suas opções tecnológicas, seus requisitos financeiros, operacionais e de negócios, bem como a visão das partes interessadas.

  • Estabelecer objetivos compatíveis com a política, incluindo o comprometimento com a melhoria contínua

4.2.4- PROVIDÊNCIAS PARA O GERENCIAMENTO DA SST :

A organização deve tomar providências para abranger as seguintes áreas chave :

  • Planos e objetivos globais, incluindo pessoal e recursos, para a organização atender sua política

  • Ter conhecimentos, aptidões e experiências suficientes sobre SST, ou ter acesso aos mesmos, para gerenciar suas atividades de forma segura e de acordo com os requisitos legais

  • Planos operacionais para implementar providências para controlar os riscos identificados

  • Planejamento para as atividades de controle operacional

  • Planejamento para mensuração do desempenho, ações corretivas, auditorias e análise crítica pela administração

4.3.4- PROGRAMA(S) DE GESTÃO DA SST

A organização deve :

  • Estabelecer e manter programa(s) de gestão da SST para atingir seus objetivos

  • Nos programa(s) atribuir responsabilidade e autoridade em cada função e nível

  • Definir meios e prazos para cumprimento dos objetivos

  • Analisar periodicamente o(s) programa(s) em intervalos planejados e regulares.

4.4- IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

4.4.1- ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE

A organização deve :

  • Definir, documentar e comunicar responsabilidades e autoridades ao pessoal que gerencia, desempenha e verifica atividades, instalações e processos que tem efeito sobre os riscos de SST

  • Nomear um membro da alta administração para assegurar a implementação do SGSST. A responsabilidade final é da alta administração

  • Fornecer recursos para implementação, controle e melhoria do SGSST

NOTA : recursos incluem : recursos humanos, qualificações específicas, tecnologia e recursos financeiros

4.3- IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

4.3.1- ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE :

  • A responsabilidade final é da alta administração e ela deve estar ativamente envolvida na melhoria contínua do desempenho do SGSST

  • A prática é atribuir a uma pessoa do nível mais alto da administração a responsabilidade específica para assegurar que o SGSST está adequadamente implementado e atende os requisitos, em todos os locais e esferas de atuação dentro da organização

Em todos os níveis as pessoas devem ;

  • Ser responsáveis pela segurança e saúde dos funcionários que elas gerenciam e outros com quem elas trabalham

  • Ser conscientes de sua responsabilidade pela segurança e saúde das pessoas que podem ser afetadas pelas atividades que elas controlam, por exemplo, contratados

  • Ser conscientes da influência que sua ação ou omissão pode ter sobre a eficácia do SGSST

4.4.2- TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA

A organização deve :

  • Garantir que o pessoal exerça as tarefas com competência, seja através de treinamento ou experiência

  • Estabelecer e manter procedimentos para assegurar que seus funcionários, trabalhando em cada nível e função estejam conscientes da importância :

4.3.2- TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA :

A organização deve tomar providências para identificar as competências requeridas, em todos os seus níveis, e para organizar qualquer treinamento que seja necessário

  • da importância da conformidade com a política e procedimentos de SST, e com os requisitos do SGSST

  • das conseqüências de SST, reais ou potenciais, de suas atividades de trabalho, e dos benefícios para sua segurança e saúde resultantes da melhoria do seu desempenho pessoal

  • de suas funções e responsabilidades em atingir a conformidade com a política e procedimentos de SST, e com os requisitos do SGSST, inclusive os requisitos de preparação e atendimento a emergências (ver 4.4.7)

  • das potenciais conseqüências da inobservância dos procedimentos operacionais especificados

4.4.3- CONSULTA E COMUNICAÇÃO

A organização deve :

  • Ter procedimentos para assegurar que as informações pertinentes a SST são comunicadas para e a partir dos funcionários e de outras partes interessadas

  • Documentar as providências para o envolvimento e consulta aos funcionários e as partes interessadas informadas

Os funcionários devem :

  • ser envolvidos no desenvolvimento e análise crítica das políticas e procedimentos para a gestão de riscos

  • ser consultados quando existirem quaisquer mudanças que afetem sua segurança e saúde no local de trabalho

  • ser representados nos assuntos de segurança e saúde

  • ser informados sobre quem é (são) seu(s) representantes nos assuntos de SST, e sobre o representante nomeado pela administração (ver 4.4.1)

4.3.3- COMUNICAÇÕES :

A organização deve estabelecer e manter medidas, quando apropriado, para :

  • A comunicação eficaz e aberta de informação sobre SST

  • A obtenção de assessoria e serviços de especialistas

  • Envolvimento dos funcionários e consulta dos mesmos

4.4.4- DOCUMENTAÇÃO

A organização deve :

  • Estabelecer e manter informações, em papel ou em meio eletrônico, para :

  • descrever os principais elementos do sistema de gestão e a interação entre eles

  • fornecer orientação sobre a documentação relacionada

NOTA : é importante que a documentação seja retida pelo período de tempo mínimo requerido, para eficácia e eficiência

4.3.4- DOCUMEMNTAÇÃO DO SGSST :

  • importante para a implementação de um SGSST

  • seja mantida no mínimo requerido de eficácia e eficiência

  • a organização deve assegurar que uma documentação suficiente esteja disponível, para possibilitar que os planos de SST sejam completamente implementados e proporcionais à suas necessidades

4.4.5- CONTROLE DE DOCUMENTOS E DE DADOS

A organização deve :

  • Estabelecer e manter procedimentos para o controle de todos os documentos e dados exigidos por esta especificação OHSAS, para assegurar que :

  • possam ser localizados

  • sejam periodicamente analisados, revisados quando necessário e aprovados, quando à sua adequação, por pessoal autorizado

  • as versões atualizadas dos documentos e dados pertinentes estejam disponíveis em todos os locais onde são executadas as operações essenciais ao efetivo funcionamento do SGSST

  • documentos e dados obsoletos sejam prontamente removidos de todos os pontos de emissão e uso ou, de outra forma, garantidos contra o uso não-intencional

  • documentos e dados arquivados, retidos por motivos legais e/ou para preservação de conhecimento, sejam adequadamente identificados

4.3.5- CONTROLE DE DOCUMENTOS :

As organizações devem tomar providências para assegurar que os documentos estejam atualizados e sejam aplicáveis aos propósitos para os quais foram criados

4.4.6- CONTROLE OPERACIONAL

A organização deve :

  • Identificar aquelas operações e atividades associadas aos riscos identificados, onde as medidas de controle necessitam ser aplicadas.

  • Planejar tais atividades, inclusive manutenção, de forma a assegurar que sejam executadas sob condições específicas através :

  • do estabelecimento e manutenção de procedimentos documentados, para abranger situações onde sua ausência possa acarretar desvios em relação à política de SST e aos objetivos

  • da estipulação de critérios operacionais nos procedimentos

  • do estabelecimento e manutenção de procedimentos relativos aos riscos identificados de SST, de bens, equipamentos e serviços adquiridos e/ou utilizados pela organização, e da comunicação dos procedimentos e requisitos pertinentes a serem atendidos por fornecedores e contratados

  • do estabelecimento e manutenção de procedimentos para o projeto de locais de trabalho, processos, instalações, equipamentos, procedimentos operacionais e organização do trabalho, incluindo suas adaptações às capacidades humanas, de forma a eliminar ou reduzir os riscos de SST na sua fonte

4.3.6- CONTROLE OPERACIONAL :

  • A SST deve estar completamente integrada na organização e em todas as suas atividades

  • A organização deve definir a alocação de responsabilidades, inclusive financeira, na estrutura de gestão

  • A organização deve assegurar que as pessoas tenham a autoridade necessária para desempenhar suas responsabilidades

  • A organização deve alocar recursos adequados dimensionados ao seu porte e natureza

4.4.7- PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS

A organização deve:

  • Estabelecer e manter planos e procedimentos para identificar o potencial e atender a incidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e reduzir as possíveis doenças e lesões que possam estar associadas a eles

  • Analisar criticamente seus planos e procedimentos de preparação e atendimento a emergências, em particular após a ocorrência de incidentes ou situações de emergência

  • Testar periodicamente tais procedimentos, onde exeqüível

4.3.7- PRONTIDÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS :

Uma organização deve tomar providências para criar planos de contingência para emergências previsíveis e para mitigar seus efeitos

4.5- VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA

4.5.1- MONITORAMENTO E MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO

A organização deve :

  • Estabelecer e manter procedimentos para monitorar e medir, periodicamente, o desempenho da SST. Esses procedimentos devem assegurar :

  • medições qualitativas e quantitativas, apropriadas às necessidades da organização

  • monitoramento do grau de atendimento aos objetivos de SST da organização

  • medidas proativas de desempenho que monitorem a conformidade com os requisitos do(s) programa(s) de gestão de SST, com critérios operacionais, e com a legislação e regulamentos aplicáveis

  • medidas reativas de desempenho para monitorar acidentes, doenças, incidentes (incluindo quase acidentes) e outras evidências históricas de deficiências no desempenho da SST

  • registro de dados e resultados do monitoramento e mensuração, suficientes para facilitar a subsequente análise da ação corretiva e preventiva.

  • estabelecer e manter procedimentos para a calibração e manutenção dos equipamentos utilizados no monitoramento e mensuração

  • reter os registros das atividades e dos resultados da calibração e manutenção dos equipamentos

4.4- VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA

4.4.1- MONITORAMENTO E MENSURAÇÃO

  • Tanto medidas qualitativas como quantitativas devem ser consideradas, ajustadas conforme as necessidades da organização

  • A mensuração do desempenho inclui :

  • medidas proativas de desempenho que monitoram a conformidade (por exemplo inspeções), com as providências tomadas de SST (por exemplo permissões de trabalho)

  • medidas reativas de desempenho que monitoram acidentes, quase acidentes, doenças, incidentes e outras evidências históricas de desempenho deficiente quanto à SST

4.5.2- ACIDENTES, INCIDENTES, NÃO-CONFORMIDADES E AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS

A organização deve :

  • estabelecer e manter procedimentos para definir responsabilidades e autoridade para:

  • tratar e investigar os acidentes, incidentes e as não-conformidades

  • adotar medidas para reduzir quaisquer conseqüências oriundas de acidentes, incidentes ou não-conformidades

  • iniciar e concluir ações corretivas e preventivas

  • confirmar a eficácia das ações corretivas e preventivas adotadas

  • implementar e registrar quaisquer mudanças nos procedimentos documentados, resultantes de ações corretivas e preventivas

4.42- AÇÕES CORRETIVAS :

Onde forem encontradas deficiências, devem ser identificadas as causas-raiz,e devem ser tomadas as respectivas ações corretivas

4.5.3- REGISTROS E GESTÃO DE REGISTROS

A organização deve :

  • estabelecer e manter procedimentos para a identificação, manutenção e descarte de registro de SST, bem como dos resultados de auditorias e análises críticas

  • arquivar os registros de forma a permitir o rastreamento das atividades envolvidas, a sua pronta recuperação, sendo protegidos contra avarias, deterioração ou perda. O período de retenção deve ser estabelecido e registrado

4.4.3- REGISTROS :

A organização deve manter os registros necessários para demonstrar conformidade com os requisitos legais e outros requisitos

4.5.4- AUDITORIA

A organização deve :

  • estabelecer e manter um programa e procedimentos para auditorias periódicas do SGSST a serem realizadas de forma

  • determinar se o sistema está em conformidade com as disposições planejadas para a gestão da SST, inclusive os requisitos desta especificação OHSAS

  • verificar se o sistema foi devidamente implementado e está sendo mantido

  • verificar se o sistema é eficaz no atendimento à política e aos objetivos da organização

  • analisar criticamente os resultados de auditorias anteriores

  • fornecer à administração informações sobre os resultados das auditorias

As auditoria sempre que possível devem ser conduzidas por pessoal independente daquele que tem responsabilidade direta pela atividade que está sendo examinada.

NOTA : a palavra independente, neste caso, não significa necessariamente externo à organização.

4.4.4- AUDITORIA :

  • As auditorias devem ser conduzidas por pessoas competente e independentes da atividade que está sendo auditada

  • Sua abordagem deve ser ajustada ao porte da organização e à natureza dos perigos

  • As auditorias devem abranger as seguintes questões :

  • o SGSST é capaz de atender os padrões requeridos de desempenho?

  • a organização está atendendo todas as suas obrigações com relação à SST?

  • quais são os pontos fortes e fracos do SGSST?

  • a organização está realmente fazendo e atendendo o que ela apregoa?

  • Os resultados das auditorias devem ser comunicados a todo pessoal pertinente, e tomadas as ações corretivas que se fizerem necessárias

4.6- ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO

  • a alta administração, em intervalos por ela determinados, deve analisar criticamente o SGSST, para assegurar sua conveniência, adequação e eficácia

  • a análise crítica deve ser documentada e deve abordar a eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do SGSST, à luz dos resultados de auditorias , das circunstâncias e do comprometimento com a melhoria contínua

4.5- ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO :

  • A organização deve definir a freqüência e o escopo das análises críticas periódicas do SGSST

  • As análise devem levar em consideração :

  • o desempenho global do SGSST

  • o desempenho de elementos individuais do sistema

  • as observações das auditorias

  • fatores internos e externos, tais como mudança organizacional, pendências legais, introdução de nova tecnologia, etc

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