Modelagem do Flange de Dale Schneider

Modelagem do Flange de Dale Schneider

(Parte 1 de 4)

Modelagem do flange Dale Schneider 1

Autodesk Inventor Modelagem do Flange de Dale Schneider

Para elaborar este procedimento utilizamos o Autodesk Inventor Professional 2010, todavia não haverá dificuldades se você utilizar uma versão anterior.

Para realizar este exercício é importante que você já tenha concluído o módulo essencial do Autodesk Inventor Professional, pois é necessário o uso de planos de trabalho e de circular pattern.

Neste exercício vamos projetar um flange denominado Dale Schneider que é parte do Dataset do curso do Autodesk Inventor 2008. Este modelo é utilizado no treinamento para criação das features Hole. É um exercício simples e para criar as features vamos utilizar o comando Extrude.

O Autodesk Inventor é uma aplicação fácil de utilizar e mesmo que você tenha pouca experiência com as ferramentas de modelagem, não encontrará dificuldades.

Este exercício é parte do “challenge” do curso de Autodesk Inventor e por isso os procedimentos não estão bem detalhados, mas de qualquer forma, encorajamos você a nos fornecer seu feedback (E-mail: maurijones@msn.com ) relatando as dificuldades e suas sugestões de adaptação e melhorias.

Modelagem do flange Dale Schneider 2

Parte 1: Criação do sketch do corpo sólido inicial

1. Na guia Model, clique no comando Create 2D Sketch.

2. Clique na guia Sketch e no painel Draw selecione o comando Center Point Circle para criar um círculo. Em seguida aplique uma cota de 1 m para especificar o diâmetro do círculo.

3. Na guia Sketch, no painel Exit, clique em Finish Sketch. Na guia Model, no painel Create selecione o comando Extrude.

Extrude (E)

Cria uma feature ou um corpo adicionando material a um perfil aberto ou fechado.

As features extrudadas são blocos de construção para as peças. As extrusões adicionam removem material das peças ou montagens. As extrusões também podem criar novos corpos sólidos em um arquivo de peça de multicorpos. Podemos especificar uma direção, profundidade, ângulo de conicidade, e o método de terminação para uma extrusão.

4. Na caixa de diálogo Extrude, na seção Extents abaixo de Distance, digite 6 m para especificar a profundidade de extrusão.

Modelagem do flange Dale Schneider 3

4. Clique na guia Sketch e no painel Draw selecione o comando Center Point Circle para criar um círculo na face do corpo sólido recentemente criado conforme mostra a imagem abaixo. Em seguida aplique uma cota de 94 m para especificar o diâmetro do círculo.

5. Na guia Sketch, no painel Exit, clique em Finish Sketch. Na guia Model, no painel Create selecione o comando Extrude.

6. Selecione o círculo criado no centro do corpo sólido para especificar o perfil. Na caixa de diálogo Extrude, na lista de opções Extents selecione All.

- A opção Cut do comando Extrude removerá o corpo sólido recentemente criado do sólido existente o que resultara na peça da ilustração seguinte.

7. Clique na guia Sketch e no painel Draw selecione o comando Center Point Circle para criar um círculo no centro da coroa circular recentemente criada conforme mostra a imagem abaixo. Em seguida aplique uma cota de 98 m para especificar o diâmetro do círculo.

Modelagem do flange Dale Schneider 4

8. Clique na guia Sketch e no painel Modify selecione o comando Offset. Selecione o círculo recentemente criado para criar uma cópia do círculo com afastamento. Em seguida aplique uma cota para especificar 3 m de afastamento. Na guia Sketch, no painel Exit, clique em Finish Sketch.

9. Na guia Model, no painel Create selecione o comando Extrude. Na caixa de diálogo Extrude, na seção Extents abaixo de Distance, digite 41 m para especificar a profundidade de extrusão.

10. Na guia Model, clique no comando Create 2D Sketch. Clique na face circular do corpo sólido para criar um novo sketch. No painel Draw selecione o comando Project Geometry para projetar a geometria conforme mostra a imagem a seguir

Modelagem do flange Dale Schneider 5

Project Geometry

Projeta arestas, vértices, features de trabalho, loops e curvas de objetos existentes para o plano de sketch atual.

Clique em um ou mais objeto para projetar. Na janela gráfica, clique com o botão direito do mouse e selecione Done para concluir o comando.

1. Agora vamos extrudar a geometria projetada. Na guia Model, no painel Create selecione o comando Extrude. Na caixa de diálogo Extrude, na seção Extents abaixo de Distance, digite 8.5 m para especificar a profundidade de extrusão. A extrusão adicionará uma nova característica à peça. Observe a imagem a seguir.

12. Crie um plano de trabalho afastado -1 m da face circular conforme ilustrado na figura abaixo.

Modelagem do flange Dale Schneider 6

13. Agora vamos criar um novo sketch sobre o plano de trabalho. Primeiro crie um círculo no centro de 102.564 m de diâmetro.

Em seguida, na guia Sketch e no painel Draw selecione o comando Line para criar um sketch conforme a figura abaixo.

Crie uma linha de construção para especificar uma distância de 58.318 m do centro do arco de 9 m até o centro da peça.

Parte 2: Criação do sketch dos detalhes Aplique a cota angular de 30 graus para restringir e ajustar a inclinação do sketch em conformidade.

14. Agora vamos extrudar o sketch para criar a nova feature da peça. Na guia Model, no painel

Create selecione o comando Extrude.

Modelagem do flange Dale Schneider 7

Na caixa de diálogo Extrude, na seção Extents abaixo de Distance, digite 8.5 m para especificar a profundidade de extrusão. A extrusão adicionará uma nova característica à peça. Observe a imagem a seguir.

15. Clique na guia Model e no painel Modify selecione o comando Fillet. - Selecione a aresta na parte inferior da feature recentemente criada para criar um filete.

- Na caixa de diálogo Fillet, no campo Radius, digite 4.5 m para especificar o raio do filete.

- Observe o detalhe na figura abaixo.

Fillet (F) Adiciona filetes ou arredondamentos a uma ou mais arestas ou faces.

Arredonda ou cobre as arestas interiores ou exteriores de um componente ou das features de um componente. Podemos criar filetes completamente arredondados, de face, ou de aresta.

Modelagem do flange Dale Schneider 8

15. Clique na guia Model e no painel Pattern selecione o comando Circular Pattern.

- Selecione a feature recentemente criada replicá-la em uma matriz circular conforme mostra a figura abaixo.

- Na caixa de diálogo Circular Pattern, clique no botão Features, em seguida selecione a característica recém criada.

(Parte 1 de 4)

Comentários