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Gestão de Pessoas: Competências e Liderança, Notas de estudo de Engenharia Agrícola

Este documento aborda a importância da gestão de pessoas na organização, enfatizando a importância de competências corporativas e humanas, liderança, comunicação, aprendizagem e proatividade. Além disso, discute o conceito de competência, suas componentes e como elas podem ser desenvolvidas para melhorar o desempenho individual e organizacional.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 02/10/2009

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alex-sandro-bassi-portelinha-7 🇧🇷

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Baixe Gestão de Pessoas: Competências e Liderança e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Agrícola, somente na Docsity! Gestão de Pessoas Diversidade e Competências Administração de RH Gestão de Pessoas CONTÁBIL Antes de 1930 LEGAL 1930 a 1950 TECNICISTA 1950 a 1965 ADMINISTRATIVA 1965 a 1985 ESTRATEGICA 1985 a hoje Aumentar o envolvimento dos colaboradores e integrar sistemas de suporte • treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios Foco: indivíduos e suas relações (sindicatos, sociedade) Mão-de-obra era “comprada” – enfoque contábil leis trabalhistas Conceito de Gestão de Pessoas “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.” Fisher e Fleury (1998) • Onde sua equipe quer estar no futuro ? • E você, está se preparando para estar nessa equipe do futuro? ALGUMAS EQUAÇÕES… • E o que falta para chegar lá? Situação Atual Visão de Futuro Estra tégia • Obj etivo s • Pla nos d e Aç ão • Dec isões A lógica é simples... Competências •CORPORATIVAS •DAS PESSOAS •“... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.”( DURAND - 1998) • “... um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.” ( Fleury - 2000) OS CONCEITOS DE COMPETÊNCIASOS CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS ENFIM…. . COMPETÊNCIA CORPORATIVA Conjunto de qualificações e tecnologias essenciais de difícil imitação por parte dos concorrentes e necessárias para o atingimento dos objetivos estratégicos (capabilitys). . COMPETÊNCIA HUMANA Conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos pelos diferentes níveis de gestão para atingir os objetivos específicos de cada função (comprometimento) CAPACIDADE DE TRANSFORMAR CONHECIMENTOS , HABILIDADES E ATITUDES EM RESULTADOS. COMPETÊNCIA Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional. GESTÃO DE PESSOAS por COMPETÊNCIAS LIDERANÇA COMUNICAÇÃO APRENDIZAGEM PROATIVIDADE VISÃO ESTRATÉGICA ADAPTABILIDADE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TRABALHO EM EQUIPE NEGOCIAÇÃO CAPACIDADE DE ANÁLISE Competências Individuais COMPETÊNCIA Capacidade em tomar iniciativa diante das situações profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias. CONHECIMENTOS •Noções de Planejamento •Conhecer a Área de Atuação • Técnicas de Comunicação • Técnicas de Mediação • Empreendedorismo • Conhecimento do Cliente HABILIDADES •Comunicar-se •Tomada de Decisão •Negociar – ganha ganha •Capacidade de Realização •Capacidade de Trabalhar em Equipes ATITUDES •Iniciativa •Autonomia •Dedicação •Agilidade de Raciocínio •Criatividade •Raciocínio Lógico •Versatilidade •Determinação •Visão Estratégica •Interesse •Disponibilidade •Persistência •Comprometimento. PROATIVIDADE COMPETÊNCIA Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham habilidades e conhecimentos diversos e complemen- tares, propiciando o surgimento de sinergia e otimização de resultados. CONHECIMENTOS •Técnicas de Motivação •Técnicas de Resolução de Conflitos •Sistemas Humanos de Personalidade •Coaching •Comunicação Interpessoal HABILIDADES •Administrar Conflitos •Acolher Opiniões •Capacidade de Trabalhar em times •Negociar •Persuadir e Convencer •Capacidade de argumentar •Emitir e receber Feedback •Observar •Delegar ATITUDES •Respeitar diferenças •Cordialidade •Flexibilidade •Bom Humor •Auto-controle •Cooperativismo •Respeito a Hierarquia •Empatia •Comprometimento •Conviver com Ambigüidades •Proatividade TRABALHO EM EQUIPE COMPETÊNCIA Domínio e aplicação efetiva de conhecimentos técnicos, procedimentos, normativos e sistemas de gestão, visando ao cumprimento de atividades, resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos e/ou produtos requeridos na sua área específica de atuação CONHECIMENTOS •Conhecimentos Técnicos •Conhecimentos dos Processos, Normas e Procedimentos. •Conhecimento do Cliente •Redação e Língua Portuguesa •Tecnologia de Ponta e HABILIDADES •Administrar Tempo •Capacidade de Síntese •Planejar •Capacidade Analítica •Auto Desenvolvimento •Destreza ATITUDES •Discernimento •Raciocínio Lógico •Agilidade de Raciocínio Interesse •Pré-disposição a aprender •Comprometimento •Concentração •Boa Memória CONHECIMENTOS ESPECIFICOS COMPETÊNCIA Capacidade de identificar, relacionar, discriminar e examinar os componentes de um processo fornecendo as informações válidas e precisas para a tomada de decisão. CONHECIMENTOS •Conhecer o “Negócio” •Metodologia de Pesquisa •Redação em língua portuguesa HABILIDADES •Redigir •Argumentar •Planejar •Analisar criteriosamente •Ter Visão Sistêmica ATITUDES •Imparcialidade •Raciocínio Lógico •Agilidade de raciocínio •Concentração •Boa Memória •Posicionamento CAPACIDADE DE ANÁLISE COMPETÊNCIA Argumentar estrategicamente, objetivando resultados satisfatórios para as partes envolvidas principalmente, para a organiza- ção, tanto em ambientes externos como em internos. CONHECIMENTOS •Técnicas de Negociação •Técnicas de Comunicação •Gestão da Informação •Conhecer a Organização •Conhecimento do Assunto •Técnicas de Planejamento •Noções de Orçamento e Finanças HABILIDADES Gerenciar Equipes •Administrar Conflitos •Motivar •Delegar •Peticionar •Orientar e Ensinar •Persuadir e Convencer •Feedback Comunicação •Expor idéias com Clareza •Dialogar •Apresentar em Publico •Poder de Síntese •Administrar recursos •Auto confiança •Objetividade •Decisão ATITUDES •Respeitar a opinião do outro •Imparcialidade •Inter-relacionamento pessoal •Senso de Humor •Empatia •Determinação Carisma •Capacidade Influenciar •Comprometimento •Capacidade Estratégica •Flexibilidade •Agilidade de Raciocínio •Versatilidade NEGOCIAÇÃO COMPETÊNCIA Pré-disposição para aprender, vontade de se manter continuamente atualizado e buscar sempre oxigenar o conhecimento. CONHECIMENTOS •Saber que não sabe •Conhecer os Objetivos e Metas HABILIDADES •Técnica de Estudo Dirigido •Saber administrar o tempo •Auto-desenvolvimento •Planejamento ATITUDES •Curiosidade •Interesse •Disponibilidade •Concentração •Boa Memória •Disciplina •Gosto pela Leitura •Motivação APRENDIZAGEM Referências Bibliográficas •KANAANE, Roberto – Comportamento Humano nas Organizações – O Homem Rumo ao Século 21, Editora Atlas, São Paulo, 1994. •RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho – Qualidade de Vida no Trabalho, Editora Vozes, São Paulo, 1994. •MOURA, Ana Rita e CARVALHO, Maria do Carmo – Libere sua Competência – Transformando Angústia Existencial em Energia Motivacional, Editora Livros, Rio de Janeiro, 1999. •MOTTA, Paulo Roberto – Transformação Organizacional, Editora Qualitymark, São Paulo, 1999. •NISEMBAUM, Hugo – A Competência Essencial, Editora Infinito, São Paulo, 1999. •NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka – Criação de Conhecimento na Empresa, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997. •STEWART, Thomas A - Capital Intelectual, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. •PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. A Competência Essencial das Organizações. Harvad Business Review, 1990.
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