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Seis Sigma - Apostilas - Engenharia da Qualidade, Notas de estudo de Gestão da Qualidade

Apostilas de Engenharia da Qualidade sobre o estudo do Seis Sigmas, Conceito, Histórico, Metodologia, Vantagens, Casos de Sucesso.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 03/06/2013

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Baixe Seis Sigma - Apostilas - Engenharia da Qualidade e outras Notas de estudo em PDF para Gestão da Qualidade, somente na Docsity! Carlos Maurício Erik Antonio Jéssica Souza Paula Ramos Índice Introdução...............................................................................................................................02 Conceito..................................................................................................................................03 Histórico .................................................................................................................................05 Metodologia............................................................................................................................06 Vantagens .............................................................................................................................08 Casos de Sucesso .................................................................................................................09 Conclusão...............................................................................................................................12 Bibliografia..............................................................................................................................13 Empresas como a Bombardier, GE, Polaroid, ABB e Seagate designaram um alto executivo para, em tempo integral, conduzir, incentivar e supervisionar as iniciativas Seis Sigma em toda a organização. O responsável pela estratégia deve desenvolver um amplo plano para implementar e disseminar o Seis Sigma pela empresa. O quadro a seguir dá uma visão geral das características básicas dos principais "personagens" da estratégia Seis Sigma. 04 Histórico Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. Ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros que conseguiam vender produtos de melhor qualidade e custos inferiores. Nessa época, a Motorola destinava cerca de 5% a 10% dos investimentos - as vezes até 20% - para corrigir defeitos em seus produtos, o que equivalia cerca de US$ 900 milhões por ano. Desenvolver o 6-Sigma era então uma questão de sobrevivência. Ao passar o controle de uma fábrica da Motorola que produzia televisores nos Estados Unidos para uma empresa japonesa, com a mesma força de trabalho, mesma tecnologia e os mesmos projetos. A fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. A partir disso ficou claro que o problema era o gerenciamento em si. O presidente da empresa na época encaminhou a companhia para o 6-Sigma e tornou-se um ícone na área empresarial, em grande parte devido ao que realizou em qualidade na Motorola. Alguns anos mais tarde, em 1996, a empresa norte americana General Eletric (GE) propôs a si mesma o desafio de atingir o nível de qualidade 6-Sigma em todos os seus processos: do projeto à fabricação, prolongando-se até os serviços. Começava a nascer então o caso mais famoso de aplicação sistemática e bem sucedida da ferramenta 6-Sigma, sendo até hoje considerado modelo a ser seguido por todos. Sob a liderança de seu presidente Jack Welch, os resultados foram tão rápidos quanto surpreendentes. Sem sombra de dúvidas essa experiência foi importante não só para a GE, mas também para o futuro do 6-Sigma no universo empresarial, uma vez que a ferramenta se enriqueceu com as contribuições de Welch e de seu pessoal da GE. Porém, é importante citarmos que o destino do 6-Sigma implantado na GE teria sido outro se não fosse o apoio incondicional do então presidente executivo da empresa Jack Welch. Diferentemente do que se acredita, o 6-Sigma não se ocupa da qualidade no sentido tradicional, ou seja, a conformidade com as normas e requisitos internos. Na verdade, o programa redefine qualidade como o valor agregado por um esforço produtivo e busca que a empresa alcance seus objetivos estratégicos. Cada vez que acontece um erro, a empresa gasta tempo e dinheiro para corrigi-lo. Isso quer dizer que, ao projetar e fabricar produtos quase sem defeitos, ou a prevenir a possibilidade de erros, ela está contendo gastos. 05 Metodologia: O método DMAIC é utilizado, na maioria dos projetos, para desenvolver a metodologia seis sigma:: A fase Measure abrange ações relacionadas à mensuração do desempenho de processos e à quantificação da variabilidade dos mesmos. Através de consenso entre os integrantes da equipe Seis Sigma da empresa, são identificadas as "Variáveis de Entrada de Processos- Chave "(KPIVs) e as "Variáveis de Saída de Processos-Chave" (KPOVs). Nessa fase, são utilizadas ferramentas básicas como, por exemplo: as métricas Seis Sigma, a Análise de Sistemas de Medição (MSA), a Análise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA) e o Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Na fase Analyse, são analisados os dados relativos aos processos estudados, com o objetivo principal de se conhecer as relações causais e as fontes de variabilidade e de desempenho insatisfatório de tais processos, visando a melhoria dos mesmos. Nessa fase, as ferramentas utilizadas incluem: visualização de dados, testes de hipótese, análise de correlação e regressão, e análise de variância. A fase Improve consiste, fundamentalmente, no desenvolvimento de Projetos de Experimentos (DOE), com o objetivo de se conhecer a fundo cada processo, através da mudança estrutural de níveis de operação de diversos fatores, simultaneamente, do processo em estudo. A informação obtida com o DOE auxilia a identificar o ajuste das variáveis-chave para modificar e otimizar o referido processo. Na fase Control, são implementados diversos mecanismos para monitorar continuamente o desempenho de cada processo. Entre as técnicas adotadas, destacam-se as seguintes: Cartas de Controle (Target Chart, Nominal Chart, Z Chart, CUSUM Chart), Planos de Controle, Testes de Confiabilidade e Processos à Prova de Erros 06 Casos de Sucesso São Paulo, março de 2003 - Para solucionar problemas fabris, reduzir custos, aumentar a produtividade, a capacitação no desenvolvimento de projetos e otimizar instalações existentes, a Votorantim Cimentos investiu na criação de grupos de black belts e green belts através da metodologia Six Sigma. Com esta ação, vários ganhos já foram computados pela empresa, como a redução de custo financeiro estimado em R$ 490 mil ao ano. "Esta queda foi conquistada com o estudo de um grupo de black belts, realizado no ano passado, cujo objetivo era reduzir o consumo térmico de um forno de clinquer, resultando em menor utilização de carvão e gerando mais economia para a fábrica", informa Jorge Wagner, Diretor de Sistemas de Excelência da Votorantim Cimentos. A Votorantim Cimentos está desenvolvendo outras iniciativas, como o projeto ambiental de redução de emissão de pó na captação de cinza leve da usina termelétrica de Charqueadas/RS e o projeto de melhoria da qualidade, que reduz o desvio padrão de resíduo insolúvel do cimento expedido da Fábrica de Rio Branco/PR, de 1,04 para 0,6%. 09 Casos de Sucesso Seis Sigma lembra, a princípio, os esforços de Qualidade Total, comuns nos anos 80 e 90, entretanto há importantes diferenças conceituais. O Seis Sigma apresenta um forte foco em resultados, preferencialmente financeiros. O método de solução de problemas é bem estruturado e disciplinado, incluindo uma grande quantidade de ferramentas, das quais boa parte envolve estatística mais avançada. As pessoas responsáveis pela implementação das melhorias, são colaboradores da própria empresa (chamados de Black Belts ou Green Belts), que conhecem a cultura da organização e seus processos, e que são treinados para aplicação da metodologia. A formação desses colaboradores permite que os resultados sejam alcançados com maior rapidez. Essas pessoas se tornam grandes potenciais, por conhecerem métodos quantitativos avançados, ferramentas para solução de problemas que É fato que para muitos, o primeiro impacto é de que se tratava de mais uma "moda do mês", porém o tempo e os resultados foram gradualmente mudando esse conceito. Foram feitos projetos com diversos focos, como agilização e melhoria da qualidade de aceitação de novos negócios, administração de contratos e de pagamentos de sinistros, redução de cancelamento de contratos de produtos específicos e individuais, melhor aproveitamento das oportunidades de vendas, entre outros. Um ano após o início do processo, o retorno financeiro devido aos projetos dos Black Belts já superava em 5 vezes o investimento realizado. Outra contribuição foi que o aumento de 44,4% dos prêmios ganhos ocorridas em 2001 não exigiu aumento de custos fixos de retaguarda (BackOffice), tampouco o incremento do efetivo. Em vista do sucesso alcançado, partimos para o treinamento dos Green Belts, colaboradores que são mantidos em sua função e que recebem treinamentos em Seis Sigma e Lean. Foi dada a opção de inscrição voluntária, e ficamos surpresos com a procura bem superior ao número de vagas. Cada Green Belt fez 2 projetos na sua própria área de atuação, e novamente os resultados dos projetos foram surpreendentes. Desta feita, somos hoje a primeira seguradora na América Latina a utilizar este conceito e filosofia, e de forma eficaz 10 Casos de Sucesso Em 1996, a empresa norte-americana General Electric (GE) propôs a si mesma o desafio de atingir o nível de qualidade 6-Sigma em todos os seus processos: do projeto à fabricação, prolongando-se até os serviços. Sob a liderança entusiasmada de seu presidente Jack Welch, os resultados foram tão rápidos quanto surpreendentes. A experiência foi importante não só para a GE, mas também para o futuro do 6-Sigma no universo empresarial, uma vez que a ferramenta se enriqueceu com as contribuições interpretativas de Welch e de seu pessoal. A GE acabou se tornando, além de um estudo de caso, um modelo a ser seguido por inúmeras empresas. Na GE, o 6-Sigma contribuiu não apenas para ajustar a entrega de seus produtos e serviços às exigências dos clientes -reduzindo a zero o span, ou intervalo de tempo entre o que os clientes queriam e o que ela oferecia. Lá, ele provou ser uma excelente ferramenta para o treinamento generalizado em gestão, aplicável tanto a um centro de atendimento aos clientes como a um ambiente de chão de fábrica. Estes highlights do livro Jack Definitivo (ed. Campus), escrito por Jack Welch em colaboração com John A. Byrne, jornalista da revista Business Week, recontam a peculiar história de sucesso de uma empresa e um programa. A General Electric se tornou uma das primeiras a adotar 6-Sigma e reportou benefícios de mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação. Além disso, teve um papel essencial na popularização do 6-Sigma 11
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