(Parte 4 de 13)

b) A variávelo do tipo double em todos os outros tipos de variáveis. Discuta o que acontece com a precisão das variáveis.

2.3 Crie um programa que exemplifique a utilização de ponteiros. Que contenha pelo menos a declaração de um ponteiro, sua inicialização com zero, a obtenção do endereço de uma variável com o operador ‘&’ e o acesso ao dado representado pelo ponteiro.

2.4 Utilize as diretivas #define para criar constantes e emprege estas constantes para inicializar as variáveis do programa acima.

2.5 Analise o seguinte programa:

/* Testando 1,2,3 */ #define Default_Y 2 void main() { const int num = 10; int y = Default_Y; const int *ptr = 0; ptr = # *ptr = *ptr + y; }

Aponte onde está o erro e explique por quê.

Curso de Linguagem Computacional C/C++

Sistemas Industriais Inteligentes – DAS – CTC – UFSC 17

3 Entrada/Saída Console

As rotinas de entrada/saída do console se encontram nas bibliotecas "stdio.h" e "conio.h" e, por isso, estas bibliotecas devem ser incluídas nos programas aplicativos através da diretiva

‘include’: #include <stdio.h>

#include <conio.h>

Algumas das funções de entrada e saída para a console mais utilizadas são apresentadas a seguir:

3.1 Printf()

A função printf() é uma das funções de E/S (entrada e saída) que podem ser usadas em C.

Ela não faz parte da definição de C mas todos os sistemas têm uma versão de printf() implementada. Ela permite a saída formatada na tela.

Já vimos duas aplicações diferentes da função printf() :

printf(“Bom Dia!!!!”); printf(“Este é o número dois: %d”, num);

A função printf()pode ter um ou vários argumentos. No primeiro exemplo nós colocamos um único argumento: “Bom Dia !!!!”. No segundo entretanto, colocamos dois: “Este é o número dois: %d” que está à esquerda e o valor 2 à direita da vírgula que separa os argumentos.

Sintaxe de printf(): printf(“string-formatação“, < lista de parâmetros >);

A string de formatação pode conter caracteres que serão exibidos na tela e códigos de formatação que indicam o formato em que os argumentos devem ser impressos. No nosso segundo exemplo, o código de formatação %d solicita a printf() para imprimir o segundo argumento em formato decimal na posição da string onde aparece o %d .

Cada argumento deve ser separado por uma vírgula.

Além do código de formatação decimal (%d), printf() aceita vários outros. O próximo exemplo mostra o uso do código %s para imprimir uma cadeia de caracteres:

/* Exemplo da função Printf() */ #include <stdio.h> int main(int argc, char* argv[]) { printf(“%s esta a %d milhoes de milhas \n do sol.”, “Venus”, 67);

A saída será:

Venus está a 67 milhoes de milhas do sol.

Aqui, além do código de formatação, a expressão de controle de printf() contém um conjunto de caracteres estranho: \n.

Curso de Linguagem Computacional C/C++

Sistemas Industriais Inteligentes – DAS – CTC – UFSC 18

O \n é um código especial que informa a printf() que o restante da impressão deve ser feito em uma nova linha. A combinação de caracteres \n representa, na verdade, um único caractere em C, chamado de nova-linha (equivalente ao pressionamento da tecla ‘Enter’ em um editor de texto).

Os caracteres que não podem ser obtidos diretamente do teclado para dentro do programa (como a mudança de linha) são escritos em C, como a combinação do sinal \ (barra invertida) com outros caracteres. Por exemplo, \n representa a mudança de linha.

A string de formatação define a forma como os parâmetros serão apresentados e tem os seguintes campos: "%[Flags] [largura] [.precisão] [FNlh] < tipo > [\Escape Sequence]" onde:

Flags Efeito - justifica saída a esquerda + apresenta sinal (+ ou -) do valor da variável

Em branco apresenta branco se valor positivo, sinal de - se valor negativo

# apresenta zero no início p/ octais apresenta Ox para hexadecimais apresenta ponto decimal para reais largura = número máximo de caracteres a mostrar precisão = número de casas após a vírgula a mostrar F = em ponteiros, apresentar como "Far" => base : offset (x : x) N = em ponteiros, apresentar como "Near" => offset h = apresentar como "short" l = apresentar como "long"

Escape Sequence Efeito \\ Barra

\a Tocar Sino (Bell) \b Backspace – Retrocesso

\f Salta Página de Formulário

\n Nova Linha

\o Valor em Octal

\r Retorno do Cursor

\t Tabulação

\x Valor em hexadecimal

Tipo Formato

%c Caracter

%d, %i Inteiro decimal (signed int)

%e, %E Formato científico

%f Real (float)

%l, %ld Decimal longo

%lf Real longo (double)

(Parte 4 de 13)

Comentários