Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Como falar bem em público, Notas de estudo de Bioquímica

Apostila - Apostila

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 26/03/2009

denise-cristina-2
denise-cristina-2 🇧🇷

4.4

(9)

15 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Como falar bem em público e outras Notas de estudo em PDF para Bioquímica, somente na Docsity! PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO CIEE/ESGULA ABERTA TRE CENTRO DE INTEGRAÇÃO GOVERNO GE EMPRESA ESCOLA - CIEEIPE DO ESTADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ) Vença o medo de ECULTU O. falar em público. Raro RE cid 2 — DA CR ale CT * Voz, dicção e vocabulário DA us iRe AE] * Como superar o medo de falar em público PARA SUPERAR O MEDO E A TIMIDEZ DE FALAR nibições; entalmente; osamente o tema; apas da exposição; agem ao público alvo; ia; onfiança; tonia; ; ssão vocal; harmoniosamente; om o olhar; nismo de compreensão; essoal; e treinar. IMPORTANTES ável, mas é normal aos oradores. Use os s dele; o. Procure compreender as suas origens; • Você não precisa e não deve demostrar seu medo. Mantenha sua privacidade; • Utilize a adrenalina produzida pelo medo em seu benefício. Carisma e adrenalina são coisas muito ligadas; • Encare o público como seu aliado. Transmita sempre o sentimento de: “Sinto-me feliz por estar na companhia de vocês”; • Prepare-se. Pense de forma positiva sobre si. Repita sempre ualquer frase que contenha forte apelo exemplo: “Estou preparado e equilibrado. ositivo e forte. Também estou tranqüilo e uma arte que só melhora com o tempo. la determinação e pelo treinamento. palavras. Apresente números em forma de gráficos. Use cores contrastantes, mas sem excesso. Posicione o aparelho de projeção e a tela em local que possibilite a visualização da platéia e facilite sua movimentação. Evite excesso de aparelhos. Quanto mais aparelhos e mais botões maiores as chances de aparecerem problemas. - 4 -consigo mesmo q positivo, como por Sou convincente, p confiante”; • Falar em público é Aplique-se a ela; • medo é vencido pe 10) Fale com emoção Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se nós não demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que estamos abordando, como é que poderemos pretender que os ouvintes se interessem pela mensagem? - 23 - REGRAS 1- Administrar as i 2- Estruturar-se m 3- Motivar-se; 4- Analisar cuidad 5- Fixar objetivos; 6- Organizar as et 7- Adequar a lingu 8- Utilizar a empat 9- Criar zona de c 10- Estabelecer sin 11- Estar atualizado 12- Cuidar da expre 13- Movimentar-se 14- Comunicar-se c 15- Acelerar o meca 16- Criar um estilo p 17- Treinar, treinar OBSERVAÇÕES • Medo é indesej aspectos positivo • Admita seu med - 2 - 9) Use recursos audiovisuais Esse estudo é impressionante - se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes irão se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas com auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido. Mais uma vez, tome cuidado com os excessos. Nada de Power Point acompanhado de brecadinhas de carro, barulhinhos de máquina de escrever, e outros ruídos que deixaram de ser novidade há muito tempo e por isso podem vulgarizar a apresentação. Um bom visual deverá atender a três grandes objetivos: destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado. Portanto, não use o visual como "colinha", só porque é bonito, para impressionar, ou porque todo mundo usa. Observe sempre se o seu uso é mesmo necessário. Faça visuais com letras de um tamanho que todos possam ler. Projete apenas a essência da mensagem em poucas um dos aspectos mais importantes da por isso dê atenção especial a ele. Verifique vo e coerente com o sentimento transmitido exemplo, não demonstre tristeza quando s mãos nos bolsos, com os braços cruzados bém não é recomendável ficar esfregando ente no início, para não passar a idéia de hesitante. rado omprovou que o bom-humor consegue uadir os ouvintes. Se isso ocorresse os empre irresistíveis. Entretanto, é óbvio que morado consegue manter a atenção dos acilidade. rmitir e o ambiente for favorável, use sua to para tornar a apresentação mais leve, essante. nto, para não exagerar, pois o orador que do fazendo gracinhas pode perder a APRESENTAÇÃO PESSOAL Somos uma sociedade visual, as pessoas começam a fazer julgamentos baseadas em sua linguagem corporal no momento em que o vêem. Dificilmente a lógica do seu discurso poderá desfazer uma primeira má impressão quanto à sua apresentação ou gestos desleixados; ao passo que boa apresentação, gestos seguros e um estilo confiante já o deixa com metade da batalha ganha. Oradores sabem que devem não apenas dominar sua apresentação verbal, mas também fazer com que a comunicação não verbal trabalhe para eles de uma forma positiva. A comunicação não verbal envolve nossa expressão facial, expressão corporal, movimentos, gestos e roupas. Ser um modelo de apresentação pessoal, não quer dizer “estar na moda”, nem mesmo atrativamente vestido ou “despido”. O orador trata com todo tipo de pessoa e, assim, deve compreender que como existe o gosto pelo livre, moderno, atrativo, existe também, o gosto pelo tradicional e conservador. Considerando que em uma platéia temos vários tipos de pessoas a atender, com gostos muito variados, é recomendável para a adequada apresentação pessoal do orador: O semblante é expressão corporal, se ele está expressi pelas palavras. Por falar de alegria. Evite falar com a ou nas costas. Tam as mãos, principalm que está inseguro ou 7) Seja bem-humo Nenhum estudo c convencer ou pers humoristas seriam s um orador bem-hu ouvintes com mais f Se o assunto pe presença de espíri descontraída e inter Cuidado, entreta fica o tempo to credibilidade. VESTIMENTA • • • Corretamente ajustada ao corpo (nem muito colada, nem larga demais); Corretamente ajustada ao tamanho (nem muito curta, nem comprida demais); A mais sóbria possível, a roupa não deve chamar mais a atenção do que a pessoa; • Evitar alças, decotes e excesso de transparência. 8) Prepare-se para falar Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor, isto é, se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição. Faça exercícios falando do espelho, ou se tiver condições, diante de deo. Atenção para essa dica - embora esse ido dê fluência e ritmo à apresentação, de dá naturalidade. Para que a fala atinja bom idade fale com pessoas. Reúna um grupo de ou colegas de trabalho, ou de classe, e sobre o assunto que irá expor. - 22 - • • SAPATOS De preferência baixos, para um conforto maior; Limpos e em perfeito estado de conservação, o que inclui graxa e solado em boas condições. sozinho na frente uma câmera de ví treinamento suger maneira geral, não nível de espontane amigos, familiares converse bastante - 5 - - 21 - Use toda argumentação disponível: pesquisas, estatísticas, exemplos, comparações, estudos técnicos e científicos, etc. Se, eventualmente, perceber que os ouvintes apresentam algum tipo de resistência, defenda os argumentos refutando essas objeções. Finalmente, depois de expor os argumentos e defendê-los das resistências dos ouvintes, diga qual foi o assunto abordado, para que a platéia possa guardar melhor a mensagem principal. 6) Tenha uma postura correta Evite os excessos, inclusive das regras que orientam sobre postura. Alguns, com o intuito de corrigir erros, partem para os extremos e condenam até atitudes que, em determinadas circunstâncias, são naturais e corretas. Assim, cuidado com o "não faça", "não pode", "está errado" e outras afirmações semelhantes. Prefira seguir sugestões que dizem "evite", "desaconselhável", "não é recomendável", e outras que se pareçam com essas. Portanto, evite apoiar-se apenas sobre uma das pernas e procure não deixá-las muito abertas ou fechadas. É importante que se movimente diante dos ouvintes para que realimentem a atenção, mas esteja certo de que o movimento tem algum objetivo, como por exemplo, destacar uma informação, reconquistar parcela do auditório que está desatenta, etc, caso contrário, é preferível que fique parado. Cuidado com a falta de gestos, mas seja mais cauteloso ainda com o excesso de gesticulação. Procure falar olhando para todas as pessoas da platéia, girando o tronco e a cabeça com calma, ora para a esquerda, ora para a direita, para valorizar e prestigiar a presença dos ouvintes, saber como se comportam diante da exposição e dar maleabilidade ao corpo, proporcionando, assim, uma postura mais natural. - 6 - CABELOS • • • • • • • • • • Bem cortados; De preferência presos; Limpos. BARBA Bem aparada. UNHAS Devidamente tratadas, limpas; Não se admite esmalte danificado; Dê preferência a cores rosadas. MAQUILAGEM / PERFUME Sóbria; Florais, coloniais; Desodorante seco. POSTURA E GESTICULAÇÃO O orador deve através dos gestos e movimentos demostrar entusiasmo e vivacidade, embora com moderação. Gesticulação e movimentos bem naturais dão grande variedade e vitalidade a conversação; não os empregando, o orador poderá parecer constrangido e se, ao contrário, empregá-los em excesso ou de maneira forçada chamará a atenção para eles e não para o assunto. c) MANEIRISMO Evitar os maneirismos, dentre os quais o mais comum é brincar com qualquer objeto que esteja por perto. Portanto, o orador deve agir com a maior naturalidade, levando em consideração a comunicação de idéias que é mais importante que muitos detalhes. cadeira sem rigidez, mas com elegância. pés no chão ou cruze as pernas. Mantenha ada, mas sem exageros, para não projetar rogante. Não faça gestos exagerados nem o as pernas ou se mexendo de um lado deira giratória. cio, meio e fim. o - demonstre interesse e envolvimento ES DE FALAR BEM E CONQUISTAR PLATÉIAS ser simples planejar e fazer apresentações nhe passo a passo um conjunto de regras a falar em público com segurança e pode ser considerada a melhor regra da o er alguns erros técnicos durante uma blico, mas comportar-se de maneira natural - 18 - A CABEÇA O semblante é a parte mais expressiva de todo o corpo. Funciona como uma tela onde as imagens do nosso interior são apresentadas em todas as dimensões. Trabalha também como identificador de coerência e de sinceridade das palavras. Deve demonstrar exatamente aquilo que se está dizendo. A BOCA A boca comunica tanto quando fala, quanto quando cala. É ela que determina a simpatia do semblante. A IMPORTÂNCIA DO SORRISO O sorriso poderá quebrar barreiras aparentemente intransponíveis. Ele desarma adversários, conquista inimigos, muda opiniões, abre vontades e corações. É um elemento especial na comunicação e deve ser largamente utilizado. A COMUNICAÇÃO VISUAL De todo o semblante, os olhos possuem importância mais evidenciada para o sucesso da expressão verbal. 6) Posicione-se na Coloque os dois a cabeça levant uma imagem ar fique balançand para outro na ca 7) Dê à sua fala iní 8) Fale com emoçã pelo assunto. O JEITO SIMPL Veja como pode de sucesso. Acompa que irão ajudá-lo desembaraço. 1) A naturalidade boa comunicaçã Se você comet apresentação em pú ATITUDES QUE DEVEM SER EVITADAS • • Fugir com os olhos (para baixo, para cima, para todos os lados), pois dá a impressão de que não tem a atenção do orador; extremo também deve ser evitado, pois olhar insistentemente, deixa o ouvinte pouco à vontade; • • • • Olhar desconfiado (de um lado para outro), pois gera incerteza da atenção merecida pelo ouvinte; Olhar fixo, pois dá a impressão de comportamento hostil do orador; Olhar de “limpador de pára-brisa” (por cima, para os lados); Olhar perdido. e espontânea tenha certeza de que os ouvintes ainda poderão acreditar nas suas palavras e aceitar bem a mensagem. Entretanto, se usar técnicas de comunicação, mas apresentar- se de forma artificial, a platéia poderá duvidar das suas intenções. A técnica será útil quando preservar suas características e respeitar seu estilo de comunicação. Apresentando-se com naturalidade, irá se sentir seguro, confiante e suas apresentações serão mais eficientes. - 9 - - 18 - - 17 - COMO OLHAR Deve-se olhar não apenas com os olhos, mas com todo o corpo. VOZ – DICÇÃO – VOCABULÁRIO Sua voz é um dos seus cartões de visita. Ela é muito importante e vai fazer com que o auditório aceite seu discurso. Para que você obtenha sucesso com a sua voz, é preciso primeiro conhecê-la. O modo como você começa as frases, forma vogais, faz pausa, tudo isso é muito importante para um bom discurso. O exercício mais importante é a leitura em voz alta. Leia para você mesmo. Mas quais são os elementos que você deve trabalhar na sua voz para melhorar a dicção? Existem alguns fatores que podem ser analisados separadamente na sua voz. Vamos a eles: a) Volume – Este elemento está associado à modulação do discurso. Caso sua apresentação dure mais de 03 minutos é necessário modular o volume vocal (falar mais alto e mais baixo, mais depressa e mais devagar). Em pequenos intervalos, de 45 segundos a 1 minuto e meio, fale mais baixo e mais lentamente. Lembre-se, porém, que sempre a sua voz deve ser ouvida por todo o auditório. Após este intervalo, volte ao seu ritmo normal de forma brusca e energética. Isto vai tornar suas apresentações mais atraentes. Tome cuidado com a implementação desta técnica, ela requer muito treino para que você obtenha êxito. Porém, ao falar mais alto, a sua voz tende a sair mais fina e desarmoniosa, exigindo bastante cuidado. b) Andamento e Ritmo – Este elemento está associado a quão rapidamente você articula as palavras e sons, ou seja, sua dicção. Para melhorar bastante neste fator, recomendamos que todos os “quebras-línguas” que seguem adiante sejam treinados e lidos com fluência. Na realização destes exercícios sugerimos que cada quebra-língua seja lido 03 vezes seguidas, rapidamente, em voz alta, sem titubear (pare para respirar quando for necessário). O segredo reside em começar a pronunciar fonemas no lugar de palavras. - 10 - 10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe. COMO SE COMPORTAR NUMA ENTREVISTA OU NUM DEBATE DE TELEVISÃO 1) Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de um amigo e uma câmera de vídeo. Veja os resultados e corrija as falhas. É um bom caminho para evitar o nervosismo. 2) Escolha a roupa certa. Prefira peças de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve variar conforme o cenário do estúdio (tente descobrir isso com antecedência). Esqueça as cores berrantes e as meias curtas, que deixam aparecer a perna. Também é bom evitar acessórios brilhantes e barulhentos, que desviam a atenção do telespectador. 3) Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No dia D, não se atrase: chegue 20 ou 30 minutos antes de começar. Tome um cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio diminuem bastante. 4) Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa", "olá, telespectadores" e coisas do gênero. 5) Comece a responder à pergunta olhando para o entrevistador, mas depois volte-se para a câmera. De vez em quando, olhe de novo para ele. O ideal é olhar de 80% a 90% do tempo para a câmera. Se o programa focalizar vocês dois o tempo todo (normalmente o estúdio tem uma TV que mostra o que está indo ao ar), faça exatamente o contrário, olhando mais para o entrevistador. - 17 - - 16 - O conjunto dos fonemas forma as palavras e o conjunto das palavras forma as orações. Levando este hábito para a sua vida diária, você terá uma dicção mais perfeita. Observe: 2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança. 3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo. 4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público. 5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público for maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal. 6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco. 7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática. 8) Antes de fazer sua apresentação, junte-se aos colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre- se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público. nco, não se desespere. Repita a última frase brar a seqüência. Se este recurso falhar, diga que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por • prestidigitador prestativo e prestatório está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa. • As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três potras prenhas. • Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros. • Plana o planador em pleno céu e, planando por cima do platô, contempla as plantas plantadas na plataforma do plantador. • Em três pratos de trigo comem três tristes tigres. - 16 - • Brito britou brincos de brilhantes, brincando de britador. • Um pé de gabiroba “bem gabirobadinho”, quem bem o desengabirobar, bom desengabirobador será. • Tagarelarei / Tagarelarás / Tagarelará / Tagarelaremos / Tagarelareis / Tagarelarão. • Céu está enladrilhado; quem o desenladrilhará? Quem o desenladrilhar, bom desenladrilhador será. • Grude da gruta gruda a grua de gringa que grita e, gritando, grimpa a grade da garota grandiosa. • Quando lhe fala da falha, falha-lhe a fala. • Luíza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado luzia. • Franqueia-se o frango frito frio, frigorificado à francesa, no 9) Se der o bra para tentar lem aos ouvintes assim não se isso. - 11 - frigorífico do frade; • Arcebispo de Constantinopla será desarcebispoconstantinopolizado; quem o desarcebispoconstantinopolizará? Quem o desarcebispoconstantinopolizar, bom desarcebispoconstantinopolizador será.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved