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Currículo de Educação Física, Notas de estudo de Educação Física

A Educação Física, enquanto área curricular, estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham os contributos fundamentais para a formação dos alunos ao longo da escolaridade. O essencial do valor pedagógico dessas relações reside nos aspectos particulares da Educação Física, materializado no conjunto de contributos e de riquezas patrimoniais específicas, que não podem ser promovidas por qualquer outra área ou disciplina do currículo escolar.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 22/10/2009

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Baixe Currículo de Educação Física e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! 219 Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais Educação Física Introdução A Educação Física, enquanto área curricular, estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham os contributos fundamentais para a formação dos alunos ao longo da escolaridade. O essencial do valor pedagógico dessas relações reside nos aspectos particulares da Educação Física, materializado no conjunto de contributos e de riquezas patrimoniais específicas, que não podem ser promovidas por qualquer outra área ou disciplina do currículo escolar. Trata-se, como em muitas outras facetas do desenvolvimento humano, da partilha geracional de um conjunto de aquisições socialmente relevantes, que se constituem como o património cultural, tendo como re f e rente o corpo e a actividade física, na sua vertente de construção individual e colectiva e de re l a c i o n a- mento e integração na sociedade. Da diversidade das construções culturais operadas (em constante construção e mutação) resulta um processo de apropriação invariavelmente inacabado e imperfeito. Olha-se, portanto, para este percurso educativo como o combate ao analfabetismo motor, que deverá estar completamente erradicado nos nossos jovens no fim da escolaridade básica, a partir da progressiva integração de um conjunto de atitudes, capacidades, conhecimentos e hábitos no âmbito da Educação Física. Esse percurso obriga à aquisição de competências em diferentes domínios e matérias próprias da Educação Física, num claro sinal de ampliação das experiências motoras vividas, de modo eclético, tendo como pano de fundo a perseguição constante da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Neste quadro perseguem-se um conjunto de finalidades1 enformadoras de todo o plano curricular e garante de orientação, equilíbrio e interdependência quer entre os diversos anos, quer dentro de cada ano e ciclo de escolaridade: "Na perspectiva da melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar: • Melhorar a aptidão física elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno; • Promover a aprendizagem dos conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção das capacidades físicas; • Assegurar a aprendizagem de um conjunto de matérias representativas das diferentes actividades físicas, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso do aluno, através da prática de: • As actividades físicas desportivas nas suas dimensões técnica, táctica, regulamentar e organizativa; • As actividades físicas expressivas (danças), nas suas dimensões técnica, de composição e interpretação; _____________ 1 In Programas Nacionais de Educação Física. • As actividades físicas de exploração da Natureza, nas suas dimensões técnica, organizati - va e ecológica; • Jogos tradicionais e populares. • Promover o gosto pela prática regular das actividades físicas e aprofundar a compreensão da sua importância como factores de saúde e componente da cultura, na dimensão individual e social. • Promover a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos relativos à interpretação e partici - pação nas estruturas sociais no seio das quais se desenvolvem as actividades físicas, valorizando: • A iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade; • A ética desportiva; • A higiene e a segurança pessoal e colectiva; • A consciência cívica na preservação das condições de realização das actividades físicas, em especial a qualidade do ambiente." As competências em Educação Física adquirem-se pela prática de actividade física qualitativa e quantita- tivamente adequada às possibilidades e necessidades de cada aluno, em situações que promovam o seu desenvolvimento, isto é, situações em que o esforço físico, a aprendizagem, a descoberta e o desafio pessoal e colectivo sejam uma constante. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns é uma competência intrínseca desta área disciplinar. Em todas as matérias da Educação Física coexistem actividades de superação e aperfeiçoamento pessoal e actividades de demonstração de competências, individuais e em grupo (por exemplo, as acções em situação de Jogo Desportivo Colectivo, a exploração de movimento a pares e em grupo na Dança, os esquemas em grupo na Ginástica, os percursos em equipa na Orientação, etc.). A atitude de empenho, perseverança, esforço e autodisciplina, imprescindíveis num processo de desen- volvimento em que o aperfeiçoamento e a superação são um desafio constante, passa pela autonomia e responsabilidade dos alunos na realização e regulação da sua própria actividade. É neste quadro que, na Educação Física, o cumprimento de regras assume grande importância em cenários diversos mas complementares. Às exigências de respeito pelas regras de participação nas várias actividades/matérias, definidas pelos seus regulamentos, juntam-se as de realização das tarefas, sem as quais o treino é inconsequente, as regras de funcionamento e segurança em espaços e actividades próprias da disciplina (ginásios, transporte e manipulação dos equipamentos, etc.), ou ainda normas para preservação do equilíbrio ecológico (por exemplo, em actividades de exploração da natureza). O relacionamento interpessoal e de grupo assume importância vital nesta área, em que grande parte das realizações dos alunos são colectivas. A qualidade deste relacionamento é uma das preocupações representada nos objectivos da Educação Física no Ensino Básico e nos princípios de organização das actividades educativas e assenta na "promoção da autonomia, pela atribuição, reconhecimento e exigência de responsabilidades efectivas aos alunos, nos problemas organizativos e de tratamento das matérias que podem ser assumidos e resolvidos por eles" e na "orientação da sociabilidade no sentido de uma cooperação efectiva entre os alunos, associando-se não só à melhoria da qualidade das prestações, especialmente nas situações de competição entre equipas, mas também ao clima relacional favorável ao aperfeiçoamento pessoal e ao prazer proporcionado pelas actividades." (Cf. Programas de Educação Física do Ensino Básico). 220 Competências Específicas – Educação Física Reconhecendo que a Educação Física se centra na actividade física, embora não se esgote nela, privilegia-se a referência às situações de aprendizagem que envolvam actividade motora. Neste quadro, entende-se como situações de aprendizagem as oportunidades de prática, organizadas de f o rma que todos os alunos tenham o máximo tempo de actividade motora significativa e especificamente orientada para o alcance das competências. Dadas as características próprias da Educação Física e das suas aprendizagens, um conjunto de aspectos essenciais têm de ser considerados na elaboração e selecção das situações de aprendizagem: • A actividade formativa deve ser tão global quanto possível e tão analítica quanto necessário. Entende-se por actividade "global" a organização da prática do aluno segundo as características da actividade referente – jogo, concurso, percurso, sequência, coreografia, etc. Por actividade "analítica" entendemos a exercitação, o aperfeiçoamento de elementos parciais e críticos, das diferentes competências técnicas ou técnico-tácticas, em situações simplificadas ou fraccionadas da actividade referente; • A constituição dos grupos, face às características já referidas dos processos de aprendizagem desta área curricular (os alunos aprendem em interacção com os outros, existência de com- petências de realização colectiva, etc.). Esta é uma questão delicada que o professor não pode deixar de equacionar de forma a gerir a dinâmica e as relações intraturma, aproveitando ao máximo as suas potencialidades para a realização dos objectivos estabelecidos. Assim, os diferentes modos de agrupamento (grupos heterogéneos e homogéneos) devem ser considera- dos processos convenientes em períodos limitados do plano de turma, adequados, portanto, às etapas de aprendizagem e aos propósitos pedagógicos do professor; • A diferenciação de objectivos e ou actividades formativas para alunos e ou subgrupos distintos é desejável e necessária para corresponder ao princípio metodológico segundo o qual a actividade formativa proporcionada aos alunos deve ser tão colectiva (de conjunto, inter- activa) quanto possível e tão individualizada (ou diferenciada por grupos de nível) quanto o necessário. Esta diferenciação é garante também da inclusividade característica das aulas de Educação Física. As situações de aprendizagem na Educação Física são inúmeras e variadas, originando contextos de aprendizagem bastante diversificados consoante o tipo de actividade e papéis atribuídos ao professor e ao(s) aluno(s). No entanto, as situações que a seguir se enumeram constituem-se como referência fun- damental na organização do processo ensino-aprendizagem. O exercício individual é uma situação simples de aprendizagem ou aperfeiçoamento de acções técnicas e ou técnico-tácticas das várias matérias dos programas. A sua construção deve considerar, sempre que possível, a associação de várias habilidades de forma a aproximá-la do contexto da actividade referente. É o caso das situações de exercício nos Jogos Desportivos Colectivos, em que, por exemplo, a aprendizagem e o aperfeiçoamento da finalização deve ser associada à recepção, passe ou progressão (nos jogos de invasão) ou a recepção associada ao serviço (no voleibol). Mesmo na Ginástica, é fundamental que à aprendizagem de cada habilidade seja associada outra, de forma a garantir o seu encadeamento e facilitar a aprendizagem e demonstração de compe- tências no contexto da sequência gímnica ou da coreografia. O exercício individual pode assumir várias formas organizativas, como é o caso do concurso no voleibol, dos percursos e circuitos na Ginástica ou no treino das capacidades motoras, sendo por esse aspecto uma situação facilitadora da diferenciação do ensino. 223 Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais Os exercícios em grupo constituem-se como situações simples de aprendizagem ou aperfeiçoamento de acções técnicas e ou técnico-tácticas em várias matérias dos programas, em que existe o propósito de valorizar atitudes de cooperação e entreajuda (o 1+1 no badminton, situações de ensino recíproco na Ginástica, percurso na natureza ou de orientação), ou quando a natureza das aprendizagens implica a sua realização em grupo (por exemplo a Luta, os "toques" em grupo no voleibol, o 1x1 no basquetebol). As sequências de habilidades e coreografias são situações mais complexas em que a aprendizagem só se pode realizar nos contextos de demonstração de competências de algumas matérias (Ginástica, Dança, Patinagem). Nalguns casos (quando não são predeterminadas pelo professor), exigem um trabalho prévio do aluno ou grupo de alunos, de concepção da sequência ou da coreografia. Não se trata só da realização de determinadas habilidades, mas sim da composição de umas com as outras (da sua ligação), o que faz realçar a importância da harmonia e fluidez de movimentos. É o caso da sequência gímnica no solo ou na trave, ou da coreografia na Dança ou na Ginástica Acrobática. As situações de jogo , típicas de aprendizagem dos Jogos Desportivos Colectivos ou dos Desportos de Raquetas, são idênticas às actividades referentes das matérias destas subáreas. A escolha, a oportunidade e adequação das acções técnicas e ou técnicas-tácticas depende da capacidade de os alunos "lerem o jogo", cuja aprendizagem implica que o professor, nestas situações, não comande as acções dos alunos, substituindo ou inibindo as suas opções. A constituição dos grupos assume, aqui, uma importância decisiva, de modo a garantir que todos os alunos tenham a possibilidade de protagonismo no jogo, necessário para aprender. Nas situações de jogo simplificado , procura-se retirar alguma complexidade às situações de jogo formal, reduzindo o número de jogadores (3x3 no basquetebol) e ou reduzindo as dimensões do campo (4x4 no voleibol em campo reduzido). A simplificação do jogo pode também ser conseguida utilizando somente uma fracção do campo (3x3 em meio campo no basquetebol). Este tipo de situações visa aumentar a participação dos alunos no jogo, ampliando o espaço relativo de cada um e a possibilidade de protagonismo no jogo. As situações de exploração do movimento são típicas da Dança, em que os alunos, individualmente ou em grupo, combinam movimentos locomotores e não locomotores, segundo determinado ritmo (musical ou outro), e em que o aspecto expressivo tem um relevo fundamental. 224 Competências Específicas – Educação Física culo Nacional do Ensino Cum comiqnosy sotpSIDSp? 2p ou 1onb sonapird ap jadud ou 1anb “sosaguediioo snas sopd ouades > apepaBpios oo ae-opuruore]ay — :odnu8 op » jrossad ogxo o semvoxl joe tedonieg » sagSenirs se sepoz um ajtram -pSuemios op > suo op serias srorde » ses] Sopepranoe sep eongid e sopeposse COST à Apnes ap S51MDej IoIdIMut à 199o1juoo outpnonh nas ou euougint vunos TuUO 2p POIS OvÍPUCS vp OpSUDInuriu à opea “aa ap soesaooud sostasp ade a 1a99quos worgppades a Jezaf sezemssp sep “epepiraresy ep ielDtaNsTsal ap a ojraureoopsap ap 'ogôncaxa ap “exojdmoo o sojdums ogóoeos op opep “popa ep “eprdes vóroj ep Sojmasisos võioy ep SsagSemp empour à efuor op [EIS erouoist op vd “sivIof! 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