Curso Integrado-Grandes Endemias MT

Curso Integrado-Grandes Endemias MT

(Parte 3 de 6)

–Atuar como um agente de informação e mobilização social para saúde ambiental;

–Executar ações de campo para inquérito canino (Calazar): coleta de material biológico e eliminação de cães positivos;

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–Ter conhecimento sobre a importância e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI);

–Realizar procedimentos para a manutenção dos equipamentos utilizados em suas atividades (bombas de inseticidas, bombas para nebulização espacial, etc.);

–Preencher formulários dos sistemas de informações relacionados a suas atividades.

Quarta etapa:

Definição das capacitações necessárias para o desenvolvimento do perfil esperado de cada categoria profissional, em cada eixo de atuação

Nesta etapa, e tendo em mãos a listagem de atribuições que pretendeu descrever as habilidades necessárias a cada grupo de profissionais de saúde para atender ao perfil esperado, definiu-se então o menu de capacitações presenciais necessárias voltado para cada eixo e clientela. Além disso, baseado na demanda dos serviços e de conteúdos das capacitações, identificou-se a carga horária para cada capacitação.

Nesta etapa, definiram-se também as cargas horárias de cada capacitação. Estas cargas horárias não se basearam apenas e simplistamente, como classicamente se faz, na necessidade emanada do montante de conteúdo a ser coberto em cada capacitação. Porém, como estratégia de viabilização da proposta, preocupou-se também com:

–o montante de conteúdo a ser coberto em cada capacitação;

–o tempo que cada profissional ficaria afastado de suas atividades, considerando e o grande número de capacitações às quais estes profissionais seriam clientela alvo, à luz do número reduzido de profissionais em algumas das categorias profissionais e a não existência de substitutos;

–a existência de estratégias alternativas não presenciais de capacitação para estes profissionais.

Dessa forma, estas cargas horárias foram idealmente sugeridas e poderão sofrer ajustes no decorrer das capacitações.

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Apresenta-se, a seguir, o resumo do menu de capacitações presenciais integrado na área das grandes endemias, segundo eixo e categoria profissional.

Quinta etapa Elaboração do material instrucional

Uma ementa inicial de cada capacitação foi elaborada a partir da definição de atribuições, e posteriormente discutida com as respectivas áreas técnicas.

Para cada uma das capacitações, foi identificado um coordenador experiente na área, e a ele solicitado a elaboração do material instrucional. Buscou-se dispor de materiais objetivos, com linguagem adequada e voltados à realidade local. Porém, seriam disponibilizados também amplos materiais de apoio para leitura e referência posterior.

Neste momento, alguns ajustes foram feitos, tanto no total da ementa como nos conteúdos e cargas horárias. Além disso, foram definidas as estratégias pedagógicas, tendo como norteadora, sempre que possível, a estratégia da problematização. Junto ao coordenador e equipes técnicas, foram feitas discussões sobre a operacionalização das capacitações, envolvendo, sempre que possível, a formação de multiplicadores.

Uma equipe de apoio colaborou e esteve constantemente disponível, sempre que necessário, principalmente para programar e organizar discussões do material com outros grupos técnicos, organizar o material elaborado e disponibilizar metodologias pedagógicas.

Sexta etapa:

Definição da grade de requisitos e pré-requisitos para cada capacitação

A partir da definição nominal das capacitações, definição de ementas e coordenação, definiu-se uma grade de pré-requisitos entre os cursos deste projeto, organizando-o com uma seqüência lógica para a acumulação do conhecimento.

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Estratégia geral de construção do novo modelo de capacitação esocidéM soriemrefnE saroh88:latoT )sosruc4(

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Quadro Sintético

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42e ateloC,oãçacifitnedI(aigolomotnEedosruC edúaSaarapaicnâtropmIedseroteVedmegatnoM )acilbúP meoiopA aigolomotnE saroh05:latoT )osruc1(

52o pmaCedaigolomotnEedoirótudortnIosruC aarapaicnâtropmIedseroteVedotnemicehnoceR( )acilbúPedúaS

Curso Integrado de Grandes Endemias – 23 ANEXO

Curso Integrado de Grandes Endemias – 24 Curso Integrado de Grandes Endemias – 24

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