Operador Logistica

Operador Logistica

(Parte 2 de 5)

Dirigir os esforços de marketing (propaganda, promoção) para:

Determinar a propaganda mais adequada para atingir estes consumidores;

Concentrar-se nos meios de comunicação que atinjam de forma mais eficiente este grupo;

Utilizar os canais de distribuição mais adequados para levar o produto a este grupo;

Fortalecer a imagem da empresa e de suas linhas de produto junto a grupos específicos.

1. Geográfica

2. Demográfica

3. Psicográficas 4. Comportamental

Bases para Segmentação

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva Case L’oréal

Grande Público

Produtos Profissionais Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Case

Produtos de LuxoCosmética Ativa

Case

Operador Logístico

Estratégias Competitivas

Logística surge na década de 90 como uma nova oportunidade para as empresas conseguirem ganhos;

Para isso, não deve ser considerada como custo, mas como uma forma de agregar valor

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Estratégias Competitivas Logística x Transportes

Transporte: deslocamento de carga de um ponto ao outro. Tarefa estritamente operacional;

Logística: Conjunto de atividades que permite a movimentação de um fluxo material, de forma eficiente e eficaz, desde um ponto fornecedor até um ponto consumidor.

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Estratégias Competitivas Como ser competitivo?

Capacidade de diferenciar-se dos concorrentes; Capacidade de operar a baixos custos;

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Capacidade de oferecer melhor serviço ao cliente.

Logística deixou de ter uma abordagem OPERACIONAL e passou a ter abordagem ESTRATÉGICA

Desafio: A dificuldade de gerir a logística

Dificuldades internas:

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Profissionais qualificados; Visibilidade de custos;

Falta de hábito de se trabalhar em parceria.

Dificuldades externas: Desequilíbrio modal;

Hoje o Brasil se apóia no modal rodoviário (aprox. 56% enquanto que nos EUA essa dependência é de 27% e no Canadá 21%)

Desafio: Quebrar paradigmas do passado

Mentalidade do passado; Gerente de Compras

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Aquisição de grandes lotes de MP para obter vantagens nos preços de compra e frete;

Gerente de Produção

Produzir grandes lotes para obter melhor utilização da capacidade instalada;

Cada um pensando em seu processo, e não na empresa!!

Por que estudar Operador Logístico?

Transporte representa 10% do PIB (100 bilhões);

Há grande pressão para redução dos custos totais das empresas;

Crescimentode 42%;

No Brasil os custos logísticos são praticamente o dobro da média dos países desenvolvidos que gastam entre 8 e 10% do seu PIB(Os EUA gastam aprox. US$ 1,1 trilhão com logística: aprox. 10% do PIB);

Os custos logísticos giram em torno de 7,5% da receita líquida

(Parte 2 de 5)

Comentários