Operador Logistica

Operador Logistica

(Parte 3 de 5)

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Crise: Oportunidade para os profissionais

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Será que a operação atual da minha empresa está OTIMIZADA? Existem oportunidades de MELHORIA?

Crise: Oportunidade para os profissionais

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva Nível de Serviço Logístico

Indicadores de Desempenho de Níveis de Serviço

O tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito;

Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante;

Proporção dos pedidos de Clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido;

Porcentagem de ordens dos Clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito;

Proporção de bens que chegam ao Cliente em condições adequadas para venda;

Tempo despendido entre a colocação de um pedido pelo Cliente e a entrega dos bens solicitados;

Facilidade e flexibilidade com que o Cliente pode gerar um pedido.

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ?

Disponibilidade de Produtos Tempo de Entrega

Freqüência de Entrega

Flexibilidade

Sistemas de Informação

Sistema de Remediação de Falhas Apoio na Entrega Física

Apoio Pós-Entrega

Cumprimento do Prazo 2o

Ordem de importância 1o

M a i s i m p o r ta n te s

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

V e n d a d o

P r o d u t o 1.Introdução:

Grande disponibilidade;

Flexibilidade logística;

Rapidez na reposição;

Remessas pequenas;

Pedidos irregulares (imprevisibilidade);

Atendimento a qualquer custo.

O Conceito de valor para o cliente; O Ciclo de Vida do produto e o Nível de Serviço.

2.Crescimento:

•Fornecer a disponibilidade ideal •Pedidos mais regulares;

•Busca do equilíbrio entre o custo e o serviço prestado, objetivando o lucro;

•Expansão da cobertura de mercado;

•As condições de venda são ajustadas;

3.Saturação:

Oferecer diferenciais logísticos para garantir a fidelidade; Seletividade de clientes;

Comercialização cruzada (logística de múltiplos canais);

Readaptação logística (novos armazéns e flexibilidade).

Restrição da distribuição;

Fornecer somente o apoio necessário;

Encolhimento da rede de distribuição.

5.Criando valor para o cliente:

•A perda de importância da marca e da imagem em função do aumento de opções; •É necessário oferecer mais do que a marca e a imagem.

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