Operador Logistica

Operador Logistica

(Parte 4 de 5)

ValorProduto Básico

Produto Esperado

Produto Ampliado

Produto Potencial

Cursos auxiliares, dicas de uso, funcionalidades extras, etc.

Tudo aquilo que pode ser feito com o produto que possa ser útil para o cliente.

Potencial

Entrega, confiabilidade, pós-venda, etc.

Serviços agregados ao produto Ampliado

Design, marca, embalagem.

Conjunto mínimo de expectativas Esperado

Qualidade e característica.

Necessidade genérica a ser atendida Básico

ExemploDefiniçãoNível

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

6.Expressões mais comuns do Nível de Serviço Logístico:

Disponibilidade:

Freqüência de falta de estoque; Índice de disponibilidade: ID = Qde. Pedida / Qde. Disponível;

Pedidos completos.

Consistência:

Capacidade da empresa de executar o serviço dentro das especificações acordadas; Impactos da falta de consistência para os estoques dos clientes.

Flexibilidade: Capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias.

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO Confiabilidade:

Capacidade de fornecer informações precisas.

Freqüência de Entrega:

Capacidade de fornecer intervalos cada vez menores entre as entregas.

7.Expressões mais comuns do Nível de Serviço Logístico:

Índice de entregas pontuais: Numero de entregas, em um determinado período, que atendem às necessidades dos cientes em função dos pedidos recebidos; Índice de Entregas Pontuais = Entregas Pontuais / Total de Pedidos

Índice de entregas completas: Porcentagem de entregas remetidas de maneira completa na primeira remessa; Índice de Entregas Completas = Entregas Completas / Total de Pedidos

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Índice de entregas sem erros: Expressa eficiência da administração de pedidos Índice de Entregas sem Erros = Faturas Limpas / Faturas Emitidas

Atendimento do Pedido Perfeito: Relacionada com o atendimento dos pedidos com zero defeito.

Índice de Pedidos Perfeitos = Entregas Pontuais x Entregas Completas x Entregas sem Erros

Entregas Completas

Entregas sem Erros

Entregas Pontuais

Pedidos Perfeitos

Menor Custo Diferenciação

Custo Qualidade Flexibilidade Desempenho de

Entrega Inovatividade

Estratégia Competitiva

Critérios Competitivos

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

Por que o nível de serviço é IMPORTANTE??

Case CATERPILLAR

Operador logísticoProfº. Barbara Alyne e Silva

CONCORRENTE:Komatsu

Qual diferencial competitivo?

Reposição de peças avariadas em até 48h ou custo zero na reposição caso prazo exceda 48h;

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